converter prius para phev


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

O tamanho do pack não fará muita diferença. O problema é mesmo no motor elétrico que tem as suas limitações. Podes forçar o motor a 110km/h mas sobreaquece rápidamente e não vai durar muito tempo. não é nada recomendado. e também se houver descuido a 111km/h ou até em subidas ou em outro esforço o motor ci entra em acção.
Não foi concebido para andar exclusivamente a elétrico. Alguns kits alteram o sistema para que isso aconteça. Há 2 tipos de kits aqueles que enganam o sistema para pensar que o carro está sem gasolina e que fica limitado a cerca de 50km/h e outro tipo que é menos limitativo que permite velocidades maiores.

O problema que se coloca é que um prius é um carro que não é barato e que irá ter todos os problemas e desgastes dos carros ci. converter a phev um prius fica mais caro do que converter outro carro a EV com extensor de autonomia. além de que essa opção é menos limitativa.


E aqui está um prius de 2006. Penso que tenha vindo para cá já convertido e parece-me ser de alguma empresa.
Imagem

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

srecologico Escreveu:O tamanho do pack não fará muita diferença. O problema é mesmo no motor elétrico que tem as suas limitações. Podes forçar o motor a 110km/h mas sobreaquece rápidamente e não vai durar muito tempo. não é nada recomendado. e também se houver descuido a 111km/h ou até em subidas ou em outro esforço o motor ci entra em acção.
Não foi concebido para andar exclusivamente a elétrico. Alguns kits alteram o sistema para que isso aconteça. Há 2 tipos de kits aqueles que enganam o sistema para pensar que o carro está sem gasolina e que fica limitado a cerca de 50km/h e outro tipo que é menos limitativo que permite velocidades maiores.

O problema que se coloca é que um prius é um carro que não é barato e que irá ter todos os problemas e desgastes dos carros ci. converter a phev um prius fica mais caro do que converter outro carro a EV com extensor de autonomia. além de que essa opção é menos limitativa.
Gostava de saber qual a sua experiencia com esse motor electrico, para afirmar tão claramente que ele aquece!

Que eu saiba, esse motor até é de 60KW a 650V. Não teria muita logica o seu aquecimento exagerado com apenas 27KW.

Quando refere a todos os problemas de desgaste dos carros CI, poderia descrimina-los? Na minha ideia os carros CI tinham como desgaste principal o seu motor CI. Ora se utilizarmos apenas o motor electrico o desgaste do motor CI será nulo.

Em 99% das minhas utilizações com um carro, poderia apenas necessitar de velocidades até os 90 km/h, e autonomias inferiores a 100 kms.

Para mim um Prius seria o carro perfeito!
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

Sendo assim a minha scooter eléctrica é mais que híbrida, gasta vento, água, petróleo, nuclear e sobretudo Sol, que é de onde provem toda a energia.

Podem chamar-lhe o que quiserem ao ampera, até uma gaita de foles, a grande diferença do ampera para todos os outros é que é consegue rodar apenas com eletricidade onde no prius isso é impossível, por mais queiram o prius precisa do motor a gasolina, porque não tem motor electrico que chegue para o puxar, enquanto o ampera acontece o contrário, e além disso nunca precisas de parar para que o gerador o carregue, além de ter potência suficiente para manter em andamento, a bateria de 16 kwh começa a ser carregada (dependendo do modo) quando tiver 50%, para que a potência seja mantida por exemplo em subidas e ultrapassagens, sendo que o remanescente vai para a bateria.

Portanto se é ev, ze, manel ou simplesmente gaita de foles é indiferente, o que interessa aqui é perceber como funciona.
:)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Jorge Rocha Escreveu: Gostava de saber qual a sua experiencia com esse motor electrico, para afirmar tão claramente que ele aquece!

Que eu saiba, esse motor até é de 60KW a 650V. Não teria muita logica o seu aquecimento exagerado com apenas 27KW.

Quando refere a todos os problemas de desgaste dos carros CI, poderia descrimina-los? Na minha ideia os carros CI tinham como desgaste principal o seu motor CI. Ora se utilizarmos apenas o motor electrico o desgaste do motor CI será nulo.

Em 99% das minhas utilizações com um carro, poderia apenas necessitar de velocidades até os 90 km/h, e autonomias inferiores a 100 kms.

Para mim um Prius seria o carro perfeito!
Feedback de milhares de utilizadores com dezenas de packs diferentes.
http://priuschat.com/forums/prius-phev- ... fications/" onclick="window.open(this.href);return false;

Já o referi várias vezes. um prius mesmo convertido para phev com o melhor dos kits tem as suas limitações. mesmo em modo EV o motor ci irá funcionar muitas vezes. a não ser que tenhamos a mesma condução, acelraração etc de um carrinho de golf.
É irrealista pensar que se pode carregar num botão e mágicamente passarmos sempre a conduzir a 100% em modo EV sem qualquer tipo de constrangimento em termos de prestações. Quando comecei este tópico ainda não sabia disto. Na verdade eu estaria á espera de converter o prius para phev como se fosse uma especie de ampera mais barato.
Claro que melhora os consuumos drásticamente mas tem MUITO a ver com o tipo de condução que se pratica. Em média quem tem um bom kit e faz uma condução dita conservativa mas sem restrições mas também sem abusos, tem um consumo de cerca de 2Ç/100km.
Ora, o prius já tem bons consumos e 5L/100km é comum. Gastar 8mil € para baixar 3L/100km compensa? depende de cada um.

Esta solução pode servir a muitas pessoas mas tudo depende das necessidades de cada um. Compensa principalmente quando se pretende um carro da classe e do tamanho do prius, com a mesma capacidade de transporte etc etc.
Se servir um carro da classe A ou B então quase de certeza que não compensa.

Por isso é que eu digo que para mim mais vale comprar outro carro qualquer e converter para EV com extensor de autonomia. Porque o valor do carro e dessa conversão seria mais barata do que converter um prius para PHEV. eu por exemplo não me importo de perder totalmente o espaço da bagagem desde que tenha 5 lugares e não me importo de ter um carro de qualquer outro segmento.

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

srecologico Escreveu:
Já o referi várias vezes. um prius mesmo convertido para phev com o melhor dos kits tem as suas limitações. mesmo em modo EV o motor ci irá funcionar muitas vezes. a não ser que tenhamos a mesma condução, acelraração etc de um carrinho de golf.
É irrealista pensar que se pode carregar num botão e mágicamente passarmos sempre a conduzir a 100% em modo EV sem qualquer tipo de constrangimento em termos de prestações. Quando comecei este tópico ainda não sabia disto. Na verdade eu estaria á espera de converter o prius para phev como se fosse uma especie de ampera mais barato.
Claro que melhora os consuumos drásticamente mas tem MUITO a ver com o tipo de condução que se pratica. Em média quem tem um bom kit e faz uma condução dita conservativa mas sem restrições mas também sem abusos, tem um consumo de cerca de 2Ç/100km.
Ora, o prius já tem bons consumos e 5L/100km é comum. Gastar 8mil € para baixar 3L/100km compensa? depende de cada um.

Esta solução pode servir a muitas pessoas mas tudo depende das necessidades de cada um. Compensa principalmente quando se pretende um carro da classe e do tamanho do prius, com a mesma capacidade de transporte etc etc.
Se servir um carro da classe A ou B então quase de certeza que não compensa.

Por isso é que eu digo que para mim mais vale comprar outro carro qualquer e converter para EV com extensor de autonomia. Porque o valor do carro e dessa conversão seria mais barata do que converter um prius para PHEV. eu por exemplo não me importo de perder totalmente o espaço da bagagem desde que tenha 5 lugares e não me importo de ter um carro de qualquer outro segmento.
É comum as pessoas andarem super stressadas, querendo aproveitar a ganhar tempo nas viagens que fazem, acelerando ao maximo suas chaimites (grandes carros), para depois chegarem a casa e disperdiçarem seu tempo vendo a desgraça que sucedeu aos outros (pelo televisor).

Porque é que eu não posso andar simplesmente a 50, 60, 70, 80 ou 90 km/h (fora das auto-estradas ou similares)?
Para isso não necessito de muito mais de 20KW, ora se o Prius tem 27Kw, já dará e sobra.
É bem preferivel andar a estas velocidades (dentro dos limites), do que andar de mota à chuva e ao frio no Inverno, ou simplesmente para andar com a familia e/ou mercadorias. Para os outros percursos tenho a mota electrica com apenas 2kW, que me chega perfeitamente para fazer 130 kms seguidos.

Não digo que o Prius seja solução para todos, mas para mim será uma optima solução.
Tudo por um mundo mais limpo!


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

Parece que ainda não percebeste. Está complicado. As limitações não se prendem apenas com a velocidade instatanea. Como já disse mais que muitas vezes, NÃO CONSEGUES NUNCA UM CONSUMO 100% ELÉTRICO NUM PRIUS PHEV. para conseguires isso terias de acelarar dos 0 aos 50km/h em 60 segundos e nunca subir nenhuma subida nem acelarar normalmente nem transportar carga nenhuma senão o condutor teriam de haver condições atmosféricas perfeitas sem vento etc etc etc etc. Não consegues porque simplesmente o sistema hibrido do prius não permite isso independentemente da potencia do mesmo. Simplesmente o prius tal como existe não permite esse tipo de utilização. É completamente impossivel.

Não é possivel uma condução normal dentro dos limites de velocidade em todos os percursos um consumo 100% EV. Para conseguires isso estarias a por em risco todos os outros condutores. Não me parece que seja seguro conduzir a 60km/h numa auto-estrada ou que tenhas acelarações extremamente lentas tipo dos 0 aos 50km/h em 60 segundos.

É dificil considerar como opção visto que uma conversão EV de um carro do mesmo segmento pode ficar mais em conta. depende sempre do que se pretenda.
Se o prius fosse mais barato com certeza que compensaria bastante mas infelizmente é um carro caro.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

srecologico Escreveu:Parece que ainda não percebeste. Está complicado. As limitações não se prendem apenas com a velocidade instatanea. Como já disse mais que muitas vezes, NÃO CONSEGUES NUNCA UM CONSUMO 100% ELÉTRICO NUM PRIUS PHEV. para conseguires isso terias de acelarar dos 0 aos 50km/h em 60 segundos e nunca subir nenhuma subida nem acelarar normalmente nem transportar carga nenhuma senão o condutor teriam de haver condições atmosféricas perfeitas sem vento etc etc etc etc. Não consegues porque simplesmente o sistema hibrido do prius não permite isso independentemente da potencia do mesmo. Simplesmente o prius tal como existe não permite esse tipo de utilização. É completamente impossivel.

Não é possivel uma condução normal dentro dos limites de velocidade em todos os percursos um consumo 100% EV. Para conseguires isso estarias a por em risco todos os outros condutores. Não me parece que seja seguro conduzir a 60km/h numa auto-estrada ou que tenhas acelarações extremamente lentas tipo dos 0 aos 50km/h em 60 segundos.

É dificil considerar como opção visto que uma conversão EV de um carro do mesmo segmento pode ficar mais em conta. depende sempre do que se pretenda.
Se o prius fosse mais barato com certeza que compensaria bastante mas infelizmente é um carro caro.
Sim, realmente 27 kw não dão para nada num veiculo com esse tamanho e peso.

PS: Espero que também tenhas entendido a diferença entre os hibridos que falas e o ampera.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:Sim, realmente 27 kw não dão para nada num veiculo com esse tamanho e peso.
Se fizeres bem as contas, verificarás que até será suficiente (lembra-te que eu sempre disse que não ultrapasso dos 90 km/h, pois não ando em auto-estradas, e as multas de excesso de velocidade são apenas para os ricos).

Uma maxi-scooter com motor de 5KW porerá ter um comportamento semelhante ao que tento mostrar no Prius (modo 100% electrico, com 13 KW de LiFePO4)...
Comparando suas potências/kg, teremos:
Para uma maxi-scooter (expl. Predator+piloto+pendura) +/- 5 KW / 300 Kg = 16,6 W/Kg.
Para um Prius (a tara do carro+pack 13 KW+ 2 pessoas) +/- 27 KW / 1600 Kg = 16,8 W/Kg.

Conclusão, o Prius ainda terá mais genica que a maxi-scooter e sempre com a possibilidade de colocar o motor CI a ajudar em caso de necessidade.
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: converter prius para phev

Mensagem por sergio ferraz »

e se utilizasem o motor e controlador do prius que esta na sucata num projecto de conversao de outro veiculo?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:Sim, realmente 27 kw não dão para nada num veiculo com esse tamanho e peso.
Se fizeres bem as contas, verificarás que até será suficiente (lembra-te que eu sempre disse que não ultrapasso dos 90 km/h, pois não ando em auto-estradas, e as multas de excesso de velocidade são apenas para os ricos).

Uma maxi-scooter com motor de 5KW porerá ter um comportamento semelhante ao que tento mostrar no Prius (modo 100% electrico, com 13 KW de LiFePO4)...
Comparando suas potências/kg, teremos:
Para uma maxi-scooter (expl. Predator+piloto+pendura) +/- 5 KW / 300 Kg = 16,6 W/Kg.
Para um Prius (a tara do carro+pack 13 KW+ 2 pessoas) +/- 27 KW / 1600 Kg = 16,8 W/Kg.

Conclusão, o Prius ainda terá mais genica que a maxi-scooter e sempre com a possibilidade de colocar o motor CI a ajudar em caso de necessidade.
E quantos kms dura esse motor a debitar esses kw's ??

Os motores dos híbridos não estão preparados para trabalharem muito tempo seguido, nem trabalham, apenas auxiliam o motor ci nos pontos onde este último é menos eficiente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

Jorge Rocha
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3152
Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Localização: Aveiro

Re: converter prius para phev

Mensagem por Jorge Rocha »

jmal Escreveu:
E quantos kms dura esse motor a debitar esses kw's ??

Os motores dos híbridos não estão preparados para trabalharem muito tempo seguido, nem trabalham, apenas auxiliam o motor ci nos pontos onde este último é menos eficiente.
Os motores electricos, quando bem constuidos, uma vez funcionando bem (com uma boa eficiencia = pouco aquecimento) funcionarão assim para toda a vida.

Não estou a ver a Toyota a investir num motor que não seja bom... e que lhes dê problemas a médio ou longo prazo.

Já existe à alguns anos Prius a funcionar com um pack extra de baterias, e em modo totalmente electrico, e não conheço um que tenha dado problemas.

O auxilio que o motor electrico dá ao CI é de 27KW (36cv). Um binario fantastico (sendo electrico).
Tudo por um mundo mais limpo!

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: converter prius para phev

Mensagem por jmal »

Jorge Rocha Escreveu:
jmal Escreveu:
E quantos kms dura esse motor a debitar esses kw's ??

Os motores dos híbridos não estão preparados para trabalharem muito tempo seguido, nem trabalham, apenas auxiliam o motor ci nos pontos onde este último é menos eficiente.
Os motores electricos, quando bem constuidos, uma vez funcionando bem (com uma boa eficiencia = pouco aquecimento) funcionarão assim para toda a vida.

Não estou a ver a Toyota a investir num motor que não seja bom... e que lhes dê problemas a médio ou longo prazo.

Já existe à alguns anos Prius a funcionar com um pack extra de baterias, e em modo totalmente electrico, e não conheço um que tenha dado problemas.

O auxilio que o motor electrico dá ao CI é de 27KW (36cv). Um binario fantastico (sendo electrico).
Eu não disse que os motores eléctricos do prius não duram, eu disse que ele não está preparado para andar 100 % eléctrico, e no caso de de o alterarem para isso, ele vai ter problemas, de certeza.

A toyota investiu num motor que se adequa ao trabalho que foi designado fazer, ajudar o motor ci naquilo que ele é mau.

Desculpa discordar, mas não conheces nenhum prius que funcione totalmente eléctrico, isso acontece apenas quando ele circula em estradas planas, com pezinhos de lã e também a descer, quando aparecer alguma subida ele vai meter o ci, porque só o eléctrico não chega para o fazer andar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


CRISTOF
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 2
Registado: quinta mai 10, 2012 7:59 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por CRISTOF »

Gostaria de receber comentarios sobre a ideia de instalar um gerador a gaz(bilha) para carregar as baterias dum carro electrico.Sera viavel e onde poderia obter apoio?


Autor do tópico
srecologico
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: terça abr 03, 2012 3:01 pm

Re: converter prius para phev

Mensagem por srecologico »

sergio ferraz Escreveu:e se utilizasem o motor e controlador do prius que esta na sucata num projecto de conversao de outro veiculo?
seria parvo porque ainda na sucata são mais caros do que muitos motores EV novos que têm bem mais potencia. alem de que o controlador nao serveria tinhas de instalar tudo. basicamente era construires um prius de raiz com outro chassis. mais caro que comprares vários Volts.
CRISTOF Escreveu:Gostaria de receber comentarios sobre a ideia de instalar um gerador a gaz(bilha) para carregar as baterias dum carro electrico.Sera viavel e onde poderia obter apoio?
isso basicamente é a mesma coisa que um gerador a gasoleo, só que em vez de gásoleo, é a gaz. existem muitos geradores a gás disponiveis no mercado.
não recomendo porque normalmente são bem mais pesados, maiores e menos eficientes. alem de que altamente perigoso. uma bilha de gás não é um depositio GPL em kevlar e afins com protecções todas xpto.
aliás mesmo a gasoleo pode ser pegiroso. um gerador nao foi feito para estar em movimento. é para estar bem quietinho e normalmente por muito longos periodos de tempo.
sobre um sistema gpl, é a mesma coisa, muito pesado etc etc apesar de seguro. mas é viável se conseguires.
o problema é que quanto mais peso mais energia precisas e para isso tudo caber num carro teria de ser num carro pesado e como teria de ser um carro pesado para poder caber tudo iria precisar de componentes ainda mais pesados etc etc etc ficaria bastante caro.
Realmente não seria nada má ideia por exemplo converter um Volt a gpl.
sobre apoios, acho que ninguem com amor á vida te iria apoiar em tão perigosa e muito potencialmente mortal aventura.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”