MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
Da costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça fev 21, 2012 9:22 pm

MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Da costa »

Boa noite, como principiante nesta matéria, gostaria que se possivel me fossem esclarecidas algumas dúvidas e em todo o caso opiniões e conselhos são sempre benvindos...
Vou colocar na região de trás os montes uma MP com seguidor de 3,45.
O orçamento prevê um seguidor deger 5000, 20 modulos de marca bluesun 230w (4600w) e inversor solarmax 4200.
Gostaria de saber se com este projecto consigo atingir o maximo de produção anual.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Volt »

Eu apostava que sim... :-).

PS: Sem sombras, certo?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Avatar do Utilizador

jama
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 561
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
Localização: Lapa do Lobo-Nelas-Viseu

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por jama »

Volt Escreveu:Eu apostava que sim... :-).

PS: Sem sombras, certo?
e se lá nao chegar deve ser por uma "unha de gato"mas 8mw quase que postava que chega.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM


Autor do tópico
Da costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça fev 21, 2012 9:22 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Da costa »

No final da tarde alguns paineis vão ter um pouco de sombra, por isso, pondero colocar 24 paineis para colmatar esse problema (sombras) mas será que o inversr aguenta?


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por JDuarte »

Da costa Escreveu:No final da tarde alguns paineis vão ter um pouco de sombra, por isso, pondero colocar 24 paineis para colmatar esse problema (sombras) mas será que o inversr aguenta?
Viva,
No máximo 22, não se esqueça do limite do inversor.... além disso a instalação é em seguidor... quer estar uns meses a oferecer energia à EDP?
Cmps,


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por suntroika »

Eu cá não colocava seguidor, hoje em dia não compensa. Punha antes um fixo com 4.800w/5.000w. Rende menos ao mês mas compensa mais, porque se formos a ver a manutenção do seguidor como 1 mês de produção anual.

Da costa Escreveu:Boa noite, como principiante nesta matéria, gostaria que se possivel me fossem esclarecidas algumas dúvidas e em todo o caso opiniões e conselhos são sempre benvindos...
Vou colocar na região de trás os montes uma MP com seguidor de 3,45.
O orçamento prevê um seguidor deger 5000, 20 modulos de marca bluesun 230w (4600w) e inversor solarmax 4200.
Gostaria de saber se com este projecto consigo atingir o maximo de produção anual.


cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por cmm »

Boa tarde.

Pela experiência aconselhava, visto que tem espaço para seguidor um de um eixo e assimas manuntenções são minimas e o rendimento é na ordem de 20% mais que a fixa.

Ou em alternativa uma bancada em altura e a manuntenção seria quase nula.

Também deve optar por escolher seguidores em que a manuntenção e as avarias não sejam tão ferquentes, temos atualmente em portugal fornecedores de seguidores em que assistência é garantida e com um funcionamento muito simples.


vmacosta
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quinta jan 19, 2012 10:40 am

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por vmacosta »

Boa noite!

Estou a pensar numa configuração parecida para a região de Viseu.

Da Costa,
existem algumas MPs no fórum que te podem servir de referência:
Já andei a espreitar as produções nos projetos e no ficheiro excel do googledocs:
MarioSolar (4300W - Viana): 8692 kwh
PaulOL (4370W - Aveiro): 8629 kwh
PedroNuno (4400W - Figueira): 7728,5 kWh (falta Janeiro, Fevereiro e 10 dias de Março, para um ano, pelo que chegará a +/- 8800 kWh, bem acima do limite)
Qualquer um destes sistemas, são seguidores (3,45 kW), o que me leva a concluir que uma potência de painéis da ordem dos 4300W-4400W, será suficiente para assegurar a produção máxima anual (8280kWh).

suntroika,
isso são valores na ordem de 200€/ano para manutenção de um seguidor de 2 eixos, confirma-se?

cumps


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por suntroika »

Diria que deve andar na ordem dos 300€/400€. Como disse talvez considerar um mês de produção anual para a manutenção. Isto não considerando as possíveis avarias, porque no meio de no mínimo 9.000 rotações do sistema, tenho dúvidas da fiabilidade de qualquer motor associado.
Continuo ma minha, apesar de produzir mais, é um fato, mas também o investimento é maior e prevejo que daqui a 10 anos esteja tudo a berrar por avarias de motor. Pergunto eu, quanto custará a substituição de motor? Alguém sabe? Lá vai o beneficio conseguido....


vmacosta Escreveu:Boa noite!

Estou a pensar numa configuração parecida para a região de Viseu.

Da Costa,
existem algumas MPs no fórum que te podem servir de referência:
Já andei a espreitar as produções nos projetos e no ficheiro excel do googledocs:
MarioSolar (4300W - Viana): 8692 kwh
PaulOL (4370W - Aveiro): 8629 kwh
PedroNuno (4400W - Figueira): 7728,5 kWh (falta Janeiro, Fevereiro e 10 dias de Março, para um ano, pelo que chegará a +/- 8800 kWh, bem acima do limite)
Qualquer um destes sistemas, são seguidores (3,45 kW), o que me leva a concluir que uma potência de painéis da ordem dos 4300W-4400W, será suficiente para assegurar a produção máxima anual (8280kWh).

suntroika,
isso são valores na ordem de 200€/ano para manutenção de um seguidor de 2 eixos, confirma-se?

cumps


Autor do tópico
Da costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça fev 21, 2012 9:22 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Da costa »

Bom dia.
Agora esta questão da manutenção levantou-me algumas dúvidas que estava a descorar.
Os valores atrás referidos correspondem ao consumo anual do seguidor ou à manutenção propriamente dita?
Segundo o futuro instalador a única manutenção que teria de fazer seria a lubrificação das partes móveis e a limpeza dos módulos fotovoltaicos.


suntroika
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 65
Registado: terça jan 17, 2012 4:15 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por suntroika »

Não me parece que seja assim tão simples. quem é que faz essa lubrificação? E quanto é que ele leva para fazer isso? Pergunta-lhe se avariar o motor daqui a 5 anos, quanto é que custa um novo? é melhor falares com outros instaladores, não fiques só com opinião de um. Agora custa tudo muito pouco, mas depois de instalado não tens outro remédio senão pagar.


Da costa Escreveu:Bom dia.
Agora esta questão da manutenção levantou-me algumas dúvidas que estava a descorar.
Os valores atrás referidos correspondem ao consumo anual do seguidor ou à manutenção propriamente dita?
Segundo o futuro instalador a única manutenção que teria de fazer seria a lubrificação das partes móveis e a limpeza dos módulos fotovoltaicos.


fmaxado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 04, 2011 4:38 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por fmaxado »

A isso tudo tem que se contabilizar as percas de produção pelo excesso de vento, céu nublado, etc. Outro dia passei pela central no Alentejo e estava cada seguidor virado para o seu lado. É preciso ter cuidado com isso. Nem sempre as pessoas estão ao lado do seguidor para detetar a avaria.

suntroika Escreveu:Não me parece que seja assim tão simples. quem é que faz essa lubrificação? E quanto é que ele leva para fazer isso? Pergunta-lhe se avariar o motor daqui a 5 anos, quanto é que custa um novo? é melhor falares com outros instaladores, não fiques só com opinião de um. Agora custa tudo muito pouco, mas depois de instalado não tens outro remédio senão pagar.


Da costa Escreveu:Bom dia.
Agora esta questão da manutenção levantou-me algumas dúvidas que estava a descorar.
Os valores atrás referidos correspondem ao consumo anual do seguidor ou à manutenção propriamente dita?
Segundo o futuro instalador a única manutenção que teria de fazer seria a lubrificação das partes móveis e a limpeza dos módulos fotovoltaicos.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Volt »

Eu gostava que houvesse um (pelo menos um!!!) utilizador que tenha um seguidor (e que o obrigue a gastar 100 euros por ano em manutenção), que viesse aqui dizê-lo. É que estas palavras de "o seguidor não compensa" são, até que me provem o contrário, pura treta, na minha opinião... :-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
Da costa
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: terça fev 21, 2012 9:22 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Da costa »

Obrigado VOLT, já estava a ficar um pouco assustado com essas despesas.
Eu tenho apenas um orçamento para a instalação deste sistema de MP, haverá aqui pelo furum alguém com um projecto semelhante onde podessemos trocar ideias e valor do mesmo?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Volt »

Tens, aqui na zona de projectos, vários colegas com seguidores aí na zona norte do país. Investiga um pouco esses projectos e pede-lhes opinião. Talvez conheçam mais instaladores e até te possam ajudar a tirar as tuas dúvidas.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


fmaxado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 04, 2011 4:38 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por fmaxado »

Não digo que o seguidor não compensa, apenas o que pretendo dizer é que com a diferença atual de investimento + o rendimento liquido a obter tenho dúvidas que seja melhor que um sistema fixo. Não é à toa que os grandes parques fotovoltaicos que se estão a instalar atualmente são com sistemas fixos em detrimento de seguidores. Porque será????
Não me digam que não se faz manutenção nestes sistemas. Diria até que se quiserem não se paga manutenção, fica à consideração e responsabilidade do produtor. Quanto custa um motor novo se avariar, alguém sabe?

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Volt »

Não tenha dúvidas de qual é melhor. Investigue. Tem aqui no fórum vários relatos de várias instalações com e sem seguidor. Eu não tenho dúvidas. Fiz as contas e até disponibilizei um simulador feito em Excel na última vez que vieram aqui ao fórum com essa conversa do "talvez não seja melhor que o fixo".
Continua online aqui.

Quanto aos grandes parques, isso é comparar situações sem comparação. Vou apenas falar da microprodução em regime bonificado (pois é esse o assunto do tópico). Os seguidores compensam e de que maneira. Quem quiser perceber porquê, basta comparar as produções de quem tem seguidor com as de quem não tem.

Quanto a perguntas do género "quanto custa um motor se se avariar?", é assim tão mau sinal aqui ninguém saber? Para mim, é sinal de que nenhum avariou... Já agora, isso não tem garantia? Não anda a tirar nabos da púcara?

Quem me dera a mim poder ter um seguidor.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


fmaxado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: sexta mar 04, 2011 4:38 pm

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por fmaxado »

Não ando a tirar qualquer tipo de vegetal da púcara, somente estou a dar a minha opinião, não a impor nada. A garantia de um seguidor será de 2 anos ou pouco mais, e não digo que estes irão avariar, somente tal é previsível já que estamos a falar de um motor a trabalhar durante 25 anos seguidos diariamente. Até agora não apareceu ninguém a queixar-se aqui no forum porque também estamos a falar de instalações com cerca de 3/4 anos.
Quando me referi aos grandes parques não era para comparar nada somente para se analisar o conceito ou seja deixou-se de aplicar esses tipos de sistemas simplesmente porque o custo da manutenção tornava o negocio pouco rentável, dai optar-se pelos fixos.
Aliás com a tabela apresentada como exemplo e partindo do principio que os valores de produção indicados são fiáveis só vem dar razão e agradeço por isso ao que venho a dizer ou seja no final dos 15 anos o diferencial de rendimento obtido é precisamente a diferença de custo atual entre as 2 instalações-6600€ (32310€-1500€-24165€). Nessa perspectiva qual é a base para se dizer que compensa muito mais, porque aquilo que dá a mais no fim é aquilo que se paga a mais no principio. Dai eu levantar a questão das avarias, que a "eventualmente" acontecer torna o investimento não rentável, podendo ser até ruinoso. Quem é que pode afirmar que um motor em 25 anos de funcionamento não avarie, ninguém....nem a Mercedes......

Avatar do Utilizador

Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Marco P G Silva »

Pois bem eu tenho um estudo de rentabilidade feito entre fixo e seguidor pelo mesmo motivo(sera que vale a pena)e o retorno final é notorio.
Eu aconcelho a quem poder por seguidor.
Quanto a manutençao um seguidor,no meu caso degger,tem 4ou5 copos em que quaquer pessoa pode por massa.
Avarias espero numca mer vir a prenunciar mas tanbem ha os seguros que podem ser feitos ;)
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: MP 3,45 com seguidor em trás os montes.

Mensagem por Volt »

Nem mais Marco. Não percebo de onde vêm as dúvidas.

Quanto ao "estar a dar-lhe razão", dizer que há uma diferença de 6600 euros entre uma instalação com e outra sem seguidor, é estar, no mínimo, desatento ao mercado...
E se eu tivesse seguidor, nem precisava de tantos painéis para produzir muito mais.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Responder

Voltar para “Projectos”