Baião: construção de unidade para a produção de Biodiesel

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Baião: construção de unidade para a produção de Biodiesel

Mensagem por luimio »

baião: câmara anuncia construção de unidade para a produção de biodiesel


a câmara de baião anunciou ontem a construção no concelho de uma unidade de produção de biodiesel no âmbito de um protocolo assinado com a empresa “quimicalis - químicos e
petroquímicos”. “a autarquia comprometeu-se a disponibilizar o espaço e neste momento estão a ser estudadas as melhores soluções de implementação”,
disse o presidente da autarquia, prevendo que o projecto possa arrancar até final deste ano. sem adiantar o valor do investimento, josé luís carneiro considerou que “esta solução irá contribuir para resolver diversos problemas que têm surgido nas condutas de saneamento resultantes das descargas de óleos”. “o biodiesel produzido será depois utilizado nas viaturas da câmara municipal, permitindo assim reduzir em cerca de 30 por cento os custos com combustíveis”, acrescentou. ficou também acordado entre os outorgantes que a empresa exploradora irá contratar funcionários no concelho, prestando-lhes a formação necessária para o exercício do cargo. o biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais, de gorduras de animais, de lixos e das lamas das estações de tratamento de águas residuais (etar). “possui um grande potencial económico como combustível para veículos automóveis, dado ser mais barato do que o gasóleo ou gasolina, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, considerou o autarca. a par destas vantagens, “a produção de biodiesel requer alguma mão-de-obra que, a avaliar pelas estimativas feitas para portugal, está representado numa proporção de 23 postos de trabalho por cada mil toneladas de combustível”, acrescentou.

fonte:
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

mais uma vez são os autarcas dos pequenos municípios a dar o exemplo, porque os grandes centros urbanos como lisboa e porto, estão mais interessados nos estádios de futebol
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Energias alternativas recusadas

Mensagem por Tó Miguel »

energias alternativas recusadas
pela maioria psd / cds na câmara de lisboa

a questão das energias alternativas não tem nenhum acolhimento real
no seio da maioria psd / cds
é isso mesmo que se deve concluir dos seguintes factos:

1.
em 2002, por proposta do pcp, foi aprovada uma proposta para a substituição progressiva de veículos da cml a combustíveis habituais (gasolina / gasóleo) por outros a gás natural. mas a maioria psd / cds nunca fez nada nesse sentido.

2.
esta semana, na sessão da cml, a mesmíssima maioria negou que pudessem ter acolhimento, no procedimento de concurso para aquisição de 381 veículos ligeiros novos, as sugestões dos vereadores do pcp e outros da oposição para aquisição de veículos movidos com energias alternativas.

tendo em conta factores ambientais e o facto de o município ter vindo a gastar milhões de contos em combustível (obrigando o vereador que detém o pelouro da frota municipal a levar à aprovação na sessão da cml várias propostas por se ter esgotado o ‘plafond’ cabimentado devido aos aumentos sucessivos no preço), os vereadores do pcp exigiram que no caderno de encargos da proposta para aquisição de 381 veículos ficasse uma quota de 20% para veículos movidos a energias alternativos.
mas o vereador do pelouro recusou a sugestão, argumentando com a demora que tal traria para o processo de aquisição, no que foi apoiado pela maioria psd / cds.

uma proposta de 2002
que nunca foi cumprida!

porém os vereadores do pcp fizeram aprovar por unanimidade em 2002 a proposta n.º 271/2002 pela qual se propunha «… a elaboração, pela cml, de um estudo técnico e económico com o objectivo de:
(…) 2.2. substituir progressivamente os veículos ligeiros da frota municipal, aquando da sua renovação, por veículos a gás natural, instalando um posto de abastecimento próprio nas dependências da cml (possivelmente nos olivais)
2.3. promoção junto dos outros operadores de transporte colectivo da necessidade de utilização de combustíveis alternativos na cidade de lisboa, com eventual cedência de terreno para a instalação de um posto público de abastecimento de gás natural comprimido aos operadores de táxis.»
no entanto, apesar de aprovada por unanimidade, esta proposta nunca foi levada à prática: os vereadores do psd e cds nunca lhe deram execução.

vantagem dupla para o município
dá em duplo prejuízo
por culpa da maioria psd / cds

a inclusão desse ponto no caderno de encargos permitiria que se modificassem as viaturas, mesmo que adquiridas em aluguer operacional.
deste modo, não será possível tal operação.

ou seja: para além da questão ambiental, estas propostas trariam ainda o benefício financeiro: se já tivessem sido adoptadas estas tecnologias o município de lisboa teria poupado muito dinheiro, visto o gás natural ser mais barato que a gasolina ou gasóleo.

e vai continuar este duplo desperdício: sendo os veículos ligeiros todos alugados, não será permitido à cml a sua posterior adaptação para gnl ou gpl – visto tal não constar do caderno de encargos do concurso como foi sugerido que constasse pelos vereadores do pcp.

o pcp faz ainda notar que esta maioria psd / cds na cml, que rejeita uma medida ambiental fundamental para a cidade e que dá este mau exemplo ao país em matéria de sustentabilidade ambiental, é a mesma que, na mesma sessão, rejeita a proposta do pcp para que seja encerrado o campo de tiro a chumbo existente no parque florestal de monsanto.
http://www.cm-lisboa.pt/?id_categoria=79&id_item=12195
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Re: Baião: construção de unidade para a produção de Biodiese

Mensagem por escalavardo »

luimio Escreveu: o biodiesel é produzido a partir de óleos vegetais, de gorduras de animais, de lixos e das lamas das estações de tratamento de águas residuais (etar). “possui um grande potencial económico como combustível para veículos automóveis, dado ser mais barato do que o gasóleo ou gasolina, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, considerou o autarca.
como é que se consegue fazer bd a partir de lixo e lamas de etar's? algum processo revolucionário usado em baião, concerteza..
3º sócio novaenergia


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

provávelmente é biogas
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

já vi que estamos bem servidos...

Avatar do Utilizador

Elios
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 181
Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am

Re: Baião: construção de unidade para a produção de Biodiese

Mensagem por Elios »

escalavardo Escreveu:
como é que se consegue fazer bd a partir de lixo e lamas de etar's? algum processo revolucionário usado em baião, concerteza..
boas,

nada como a precisão e exactidão informativa que a comunicação social faz questão de utilizar de forma a manter a opinião publica bem informada... (fim de ironia)

a ideia com que fiquei é que a produção de biodiesel nessa zona, além das vantagens obvias visto ser uma actvidade lucrativa, irá libertar as etars, sistema de saneamento, aterros e unidades de triagem da tarefa de lidar com os oleos alimentares residuais, parece-me ser esta a mensagem que "alguém" quis passar mas algures meteu os pés pelas mão e saiu o que saiu

abraço
Verde por Excelência


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

pois!

quando se sabe o que vai por detras do artigo , ele aparece sempre distrocido, deve ser uma cadeira que os jornalistas tem na escola!

as gorduras que apareem nas etar, sao de diferentes proveniencias, desde fabricas, restaurantes, estacoes de serviço, á primeira vista sao tudo gorduras, mas existem gorduras animais, vegetais e minerais.

enfim , quem nao sabe é como quem não ve!

ab
mtavares


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

sim deve de ser isso pois os óleos são muito prejudiciais ao processo das etar
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “BioDiesel”