Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por JDuarte »

man Escreveu: Obrigado pela informação.
Os meus paineis são de 235 w. Quantos paineis posso ligar a cada string?
Como posso saber se tenho tensão alta de rede?
Cps
Boas,
O que determina o número de painéis por string não é a sua potência mas sim a tensão e intensidade de corrente em operação. (não considere o valor em aberto, a menos que a soma das tensões em aberto ultrapasse o limite dos painéis, normalmente 1000V).
Todos os inversores estão optimizados para operarem dentro de um intervalo de tensões, se o 3600 que tem for a série MV será dos 180V aos 350V. Se na ficha técnica do painel lhe for dito que a tensão de operação em condições standard (STC) for de 30V, terá de colocar no mínimo 8 painéis por string (8x30=240V), pois com 7 (7x30=210V) correrá o risco de ficar de fora da janela MPPT em dias quentes (a tensão irá baixar com o aumento da temperatura), a opção de 6 painéis por string é para esquecer.
De mesma forma deve pensar que colocar 11 painéis na mesma string também irá dar asneira, pois 11x30 = 330V, mas nas manhãs de geada o limite de 350V é amplamente ultrapassado.
Normalmente os fabricantes disponibilizam uma ferramenta de dimensionamento para ajudar neste processo, essa ferramenta irá validar os limites extremos (muito frio, muito quente).
Cmps,


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

JDuarte Escreveu: Boas,
O que determina o número de painéis por string não é a sua potência mas sim a tensão e intensidade de corrente em operação. (não considere o valor em aberto, a menos que a soma das tensões em aberto ultrapasse o limite dos painéis, normalmente 1000V).
Todos os inversores estão optimizados para operarem dentro de um intervalo de tensões, se o 3600 que tem for a série MV será dos 180V aos 350V. Se na ficha técnica do painel lhe for dito que a tensão de operação em condições standard (STC) for de 30V, terá de colocar no mínimo 8 painéis por string (8x30=240V), pois com 7 (7x30=210V) correrá o risco de ficar de fora da janela MPPT em dias quentes (a tensão irá baixar com o aumento da temperatura), a opção de 6 painéis por string é para esquecer.
De mesma forma deve pensar que colocar 11 painéis na mesma string também irá dar asneira, pois 11x30 = 330V, mas nas manhãs de geada o limite de 350V é amplamente ultrapassado.
Normalmente os fabricantes disponibilizam uma ferramenta de dimensionamento para ajudar neste processo, essa ferramenta irá validar os limites extremos (muito frio, muito quente).
Cmps,
Agradeço a informação.
Também consegui esta informação que deixo abaixo. Ainda não consegui nada sobre o powerone.

"O inversor Danfoss ULX3600 tem uma potência nominal de 3300W e potência máxima de 3600W e é o equipamento adequado para o seu sistema.
Tem também os 2 seguidores de pontos de máxima potencia (MPPT) entre outras características que o diferenciam das restantes marcas.

O inversor deverá ser escolhido de acordo com as características dos módulos fotovoltaicos já que para a mesma referencia, neste caso ULX3600, existem as versões MV (medium voltage) e HV (high voltage), normalmente a versão MV é utilizada com módulos policristalinos e a versão HV com módulos monocristalinos, de todo o modo deverá ser feita a verificação de acordo as características dos painéis.
Existe também a possibilidade de optar por um equipamento Outdoor com índice de protecção IP54 e Indoor com IP21."

Enviei email para representantes em Portugal do Powerone e nehuma resposta...


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

[quote="Neutrao

Viva
Qual destes modelos se adapta à minha potência (3,45 kw)?
Danfoss modelo ULX 3000 ou o ULX 3600?
Aurora power one PVI-3.0-OUTD ou o PVI-3.6-OUTD?
Não vejo nenhum inversor com duas MPPT que esteja mais perto do valor pretendido (3.45).

Desde já agradecido
Cumprimentos[/quote]

Boas

Se optares pelo Danfoss este terá de ser o 3600.

Toma atenção a tensão alta de rede se a tiveres na tua casa porque o Danfoss não se da nada bem nessa situação.[/quote]

Viva
Obrigado pela informação.
Também consegui a informação abaixo que agradeço e que me parece muito interessante:

Os problemas de tensão que podem ocorrer são originados pela má qualidade da rede que pode apresentar grandes flutuações e nunca pelos inversores nem de outras marcas de nível inferior à Danfoss.

Segundo os padrões de qualidade impostos pela EDP a tensão da rede tem de se encontrar com um valor de 230V+/- 10%, assim sendo todos os equipamentos aprovados para a Microgeração pela Certiel são obrigados a cumprir este requisito e vêm com valor máximo de funcionamento ao nível da tensão de 253V. Muitas vezes a tensão no ponto de entrega já se encontra com valores próximos deste tecto máximo e assim que o sistema começa a produzir irá injectar uma corrente na rede que fará a tensão subir de acordo com a impedância lida da linha e sai fora do limite máximo dos inversores.

O inversor Danfoss está preparado para pequenas flutuações através duma função que é o Ride Through.

“Estes inversores apresentam a função Ride Through que mantém o equipamento ligado durante algum tempo quando existem pequenas
flutuações na rede de modo a evitar falhas na produção devido a transitórios na rede eléctrica.”

Para resolução deste problema o fornecedor de energia deverá realizar uma análise à rede e fazer o ajuste necessário para que a instalação que é aprovada por ele e com os equipamentos que só eles autorizam possa funcionar dentro da normalidade.

Em último caso poderá ser ajustado o valor máximo da tensão de funcionamento do inversor para um valor mais elevado. Esta situação irá garantir o funcionamento do sistema nas situações menos graves, mas não é recomendável, já que toda a instalação de consumo ficará a funcionar ao valor da tensão que o inversor impor, além do mais que ficamos em incumprimento com o máximo regulamentado (253V).


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

man Escreveu:
man Escreveu:Viva
Tavez troque o meu inversor por um Danfoss ou um Power One com duas MPPT.
Agradeço sugestões do modelo e potência a adquirir.
Cps
(man)uel
Encontrei este site para o pwer one:
http://www.power-one.com/sites/power-on ... l_en_0.pdf
e este para o Danfoss:
http://www.rolear.pt/gestor/upload_file ... 20(pt).pdf

Julgo que faz referência ao modelo que se adequa à minha potência (3,45kW).
O inversor Danfoss ULX3600 tem uma potência nominal de 3300W e potência máxima de 3600W e e está também certificado para a minha potência (3,45kW).
Sobre o Danfoss encontrei mais esta informação.
http://www.danfoss.com/NR/rdonlyres/B5C ... ULX003.pdf

O KOSTAL piko 3.6 tem a potência nominal de 3300W e está também certificado para a minha potência (3,45kW).
http://www.kostal-solar-electric.com/do ... -06-09.pdf

Alguém me pode dar informações sobre o powerone certificada para a minha unidade fotovoltaica? Será o PVI-3.0-OUTD ou o PVI-3.6-OUTD?

Já sei o que significa o S nos modelos do Powerone. Estes possuem um seccionador que é uma chave externa que permite desconectar o inversor antes de o manipular (motivos de segurança).


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Neutrao »

man Escreveu: Os problemas de tensão que podem ocorrer são originados pela má qualidade da rede que pode apresentar grandes flutuações e nunca pelos inversores nem de outras marcas de nível inferior à Danfoss.

Segundo os padrões de qualidade impostos pela EDP a tensão da rede tem de se encontrar com um valor de 230V+/- 10%, assim sendo todos os equipamentos aprovados para a Microgeração pela Certiel são obrigados a cumprir este requisito e vêm com valor máximo de funcionamento ao nível da tensão de 253V. Muitas vezes a tensão no ponto de entrega já se encontra com valores próximos deste tecto máximo e assim que o sistema começa a produzir irá injectar uma corrente na rede que fará a tensão subir de acordo com a impedância lida da linha e sai fora do limite máximo dos inversores.

O inversor Danfoss está preparado para pequenas flutuações através duma função que é o Ride Through.

“Estes inversores apresentam a função Ride Through que mantém o equipamento ligado durante algum tempo quando existem pequenas
flutuações na rede de modo a evitar falhas na produção devido a transitórios na rede eléctrica.”

Para resolução deste problema o fornecedor de energia deverá realizar uma análise à rede e fazer o ajuste necessário para que a instalação que é aprovada por ele e com os equipamentos que só eles autorizam possa funcionar dentro da normalidade.

Em último caso poderá ser ajustado o valor máximo da tensão de funcionamento do inversor para um valor mais elevado. Esta situação irá garantir o funcionamento do sistema nas situações menos graves, mas não é recomendável, já que toda a instalação de consumo ficará a funcionar ao valor da tensão que o inversor impor, além do mais que ficamos em incumprimento com o máximo regulamentado (253V).
Boas

Pede um medidor de tensão a algum colega e verifica-a varias vezes durante o dia tanto em fim de semana como de semana.
Eu tenho tensão acima dos 253 volts durante a semana porque moro num bairro residencial (pouca gente a consumir durante o dia) e estou perto do PT (levo sempre com a tensão mais alta)
No caso de teres oscilações altas de tensão recomendo-te a pedir ao instalador para vir já com o inversor reprogramado.....Mas não o compres se tal não der para ser feito.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Neutrao Escreveu:
man Escreveu: .
Boas

Pede um medidor de tensão a algum colega e verifica-a varias vezes durante o dia tanto em fim de semana como de semana.
Eu tenho tensão acima dos 253 volts durante a semana porque moro num bairro residencial (pouca gente a consumir durante o dia) e estou perto do PT (levo sempre com a tensão mais alta)
No caso de teres oscilações altas de tensão recomendo-te a pedir ao instalador para vir já com o inversor reprogramado.....Mas não o compres se tal não der para ser feito.
Viva
Agradeço a informação.
Moro num bairro residencial com cerca de 11 anos. Tenho medido a tensão e verifico que varia entre 232 e 243 V. Estes valores são normais? Será que o inversor Danfoss criará problemas?
cps


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Neutrao »

man Escreveu:
Viva
Agradeço a informação.
Moro num bairro residencial com cerca de 11 anos. Tenho medido a tensão e verifico que varia entre 232 e 243 V. Estes valores são normais? Será que o inversor Danfoss criará problemas?
cps
Boas

Se tens a tensão nesses valores então ela esta optima.
O Danfoss ou qualquer outro inversor suportam bem essa tensão....Alias , aqui nem se põe o termo "suportam" porque ela esta dentro dos parâmetros normais.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Neutrao Escreveu:
man Escreveu:
Moro num bairro residencial com cerca de 11 anos. Tenho medido a tensão e verifico que varia entre 232 e 243 V. cps
Boas

Se tens a tensão nesses valores então ela esta optima.
O Danfoss ou qualquer outro inversor suportam bem essa tensão....Alias , aqui nem se põe o termo "suportam" porque ela esta dentro dos parâmetros normais.
Obrigado
Só agora reparei na link com a foto de um telhado parecido ao meu.
Qual é o declive do telhado?
Qual é o declive dos painéis?
A estrutura foi mandada fazer ou foi comprada já feita?
Desde já agradecido


Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 176
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Neutrao »

man Escreveu:
Obrigado
Só agora reparei na link com a foto de um telhado parecido ao meu.
Qual é o declive do telhado?
Qual é o declive dos painéis?
A estrutura foi mandada fazer ou foi comprada já feita?
Desde já agradecido
Boas

Foi o próprio instalador que me fez e montou a estrutura.
Quanto ao declive dos painéis esta perto dos 20 graus......Penso eu :?
De qualquer modo aconselho-te a ter cuidado na estrutura , para durante o inverno os painéis da frente não fazerem sombra sobre os de trás.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

[/quote]

Boas

Foi o próprio instalador que me fez e montou a estrutura.
Quanto ao declive dos painéis esta perto dos 20 graus......Penso eu :?
De qualquer modo aconselho-te a ter cuidado na estrutura , para durante o inverno os painéis da frente não fazerem sombra sobre os de trás.[/quote]

Obrigado
Há umas fórmulas matemáticas para controlar a distância e as sombras das diferentes fiadas de painéis.
Alguém sabe quais são essas fórmulas ou onde as posso encontrar.
Desde já agradecido
Cumprimentos

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Volt »

Já vi isso abordado pelo JDuarte... Não em fórmulas, mas pelo menos em "tema"... Acho que foi no projecto dele. :|
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


miguelfilipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quinta jun 02, 2011 10:43 pm

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por miguelfilipe »

Viva,

Na figura que se segue coloquei as fórmulas para determinar a distância entre os painéis. Concordam? ;)


/ | / Comprimento do painel (l) = 1,7 metros
/ | / Ângulo dos painéis (alfa) = 35º
/ | altura= l x sen (alfa) /
/|alfa | /
-------
distância= l x cos (alfa)
___________________________
Distância entre paineis = altura/TAN(26º)+distância

Nota: considerei 26º,ou seja, para a situação em que o sol está mais baixo no solstício de Inverno (21 de Dezembro) para a zona de Lisboa.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

miguelfilipe Escreveu:Viva,

Na figura que se segue coloquei as fórmulas para determinar a distância entre os painéis. Concordam? ;)


/ | / Comprimento do painel (l) = 1,7 metros
/ | / Ângulo dos painéis (alfa) = 35º
/ | altura= l x sen (alfa) /
/|alfa | /
-------
distância= l x cos (alfa)
___________________________
Distância entre paineis = altura/TAN(26º)+distância

Nota: considerei 26º,ou seja, para a situação em que o sol está mais baixo no solstício de Inverno (21 de Dezembro) para a zona de Lisboa.
Viva
Obrigado
Este site também explica isso:
http://oficioapuntes.blogspot.com/2010/ ... ma-de.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Também li moutro local que em Portugal, a distância mínima entre estruturas, deve ser da ordem de 2,5 vezes a altura h (já que o ângulo solar ás 12 h do dia 21 de Dezembro é da ordem de 25°).


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

man Escreveu:
man Escreveu:Deixo aqui a tradução de passagens relevantes do artigo que referi:
http://www.interpv.net/wsr/wsr_view.asp" onclick="window.open(this.href);return false; ... =03&page=1
“Se considerarmos regras básicas de instalação, o ângulo de inclinação dos módulos solares e tecnologia, a instalação de um inversor em unidades orientadas Este-Oeste pode ser mais barato do que instalar um sistema com inversores separados. Finalmente, a instalação de um inversor simples não tem desvantagens em comparação com a instalação de um inversor com duas MPP.”
http://www.fronius.com/cps/rde/xbcr/SID" onclick="window.open(this.href);return false; ... apshot.pdf

Alguém comentou este artigo da seguinte forma.É preciso ter cuidado sobre um artigo publicado por uma empresa. Notar que não há nenhuma referência à corrente (que é o que realmente varia com a irradiação solar). A voltagem dos painéis permanece praticamente inalterada, mais de 200W/sqm, enquanto a corrente varia muito mais de forma linear com aumento da irradiação solar. O trabalho compara duas strings e um inversor; com 2 strings em dois inversores (todos Fronius) em oposição a duas strings e um inversor único com múltiplas MPPTs. Este artigo é baseado num declive de um telhado com 15 graus, (quase plano). As strings são idênticas.
O autor da publicação referida respondeu-me a uma pergunta sobre a utilização de diodos Schottky e a utilização de inversores com 1 ou 2 MPPT. Agradeço desde já a resposta. Aqui ficam algumas ideias resumidas:

Primeiro é preciso saber se o sistema PV é parcialmente sombreado!
Se sim, a instalação de um inversor com um MPP não é recomendada (está escrito no artigo).
Se não, eu recomendo a instalação de um inversor com um MPP logo que as regras básicas de instalação sejam cumpridas (ver documento). O uso de diodos Schottky não é necessário porque praticamente nenhuma corrente inversa ocorre (O desempenho do sistema de PV não será incrementado através da utilização dos diodos referidos).


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Viva
Esta é a minha produção nos primeiros 3 meses de funcionamento:
22 de Novembro 2011 a 22 de Dezembro 2011 (156 kWh) 59,28 €
23 de Dezembro 2011 a 22 de Janeiro 2012 (193 kWh) 73,34 €
23 de Janeiro 2012 a 22 de Fevereiro 2012 (336 kWh) 128,06 €

Noto que em Dezembro a produção diária, num dia com muito sol, não ultrapassava os 8 kWh e agora ultrapassa os 16 kWh.
Para a semana vão deslocar um painel termosolar de modo a diminuir o sombreamento.
O instalador ainda não mudou o inversor.

Avatar do Utilizador

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7717
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por Volt »

Pois... Isso está um pouco fraco. Tens mesmo de acabar com essas sombras.

:-).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Viva
Ontem produziu 18,5 kW e hoje produziu 19,4 kW.
Ainda não me mudaram o painel termosolar (talvez esta semana) nem o inversor.
Parece que está a melhorar!
Sei no entanto que ainda esta longe de outras produções.
Costumo comparar com estas:
http://www.jgduarte.com/mps-online/" onclick="window.open(this.href);return false;
Cumprimentos


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Continuo com o mesmo inversor (só com um 1 MPPT), no entanto mudei o painel termossolar diminuindo as sombras. Ontem, obtive uma produção de 27,1 kWh apesar de algumas nuvens principalmente à tarde. Parece-me que o rendimento aumentou cerca de 20 %. Ainda tenho algumas sombras a partir das 16:40. Vou avaliar a progressão dessas sombras com a aproximação do solstício de Verão. Sem essas sombras imagino que aumentaria a produção +/- 5%.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Viva
Deixo aqui as produções que tenho obtido. Estas são as minhas produções desde o início:
22 de Novembro 2011 a 22 de Dezembro (156 kWh)
23 de Dezembro 2011 a 22 de Janeiro (193 kWh)
23 de Janeiro 2012 a 22 de Fevereiro (336 kWh)
22 de Fevereiro 2012 a 22 de Março (456 kWh)
22 de Março 2012 a 22 de Abril (480 kWh)

Só no último mês é que consegui remover grande parte das sombras. Nos últimos 3 dias a minha produção foi a seguinte:
14 de Maio 29,0 kWh
15 de Maio 28,6 kWh
16 de Maio 27,9 kWh
Estas últimas produções parecem-me já muito razoáveis.
Apesar de ainda ter algumas sombras a partir das 16:35 no lado nascente, parece-me que o artigo que referi anteriormente (autor: Dietmar Staudacher) tem alguma razão: “Os sistemas Este/Oeste com inversores de 1 mppt, permitem ter produções interessantes” (http://www.interpv.net/wsr/wsr_view.asp ... =03&page=1" onclick="window.open(this.href);return false;).
Agora estou a tentar remover essas sombras. Se tivesse orientado os painéis a Sul, devido aos condicionalismos de espaço, suponho que as sombras seriam muito mais difíceis de remover.


Autor do tópico
man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 71
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Localização: Trás-os-Montes

Re: Orientação Este / Oeste (devido a várias limitações)

Mensagem por man »

Deixo aqui um poster sobre o artigo referido.
Anexos
east west.png
east west.png (120.83 KiB) Visto 5726 vezes

Responder

Voltar para “Micro-Produção”