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Kit de 1 ou 2 depósitos - esquemas, componentes, material

Enviado: sábado nov 11, 2006 1:53 pm
por hynek
olá pessoal,

este tópico deve servir para esclarecer o que é realmente necessário para que se faça uma adaptação segura, funcional e mais económica possível. há muitas opiniões. vamos tentar chegar a um consenso, vamos ensaiar, experimetar e relatar.

a minha contribuição para o desenvolvimento do ov em portugal concretiza-se, entre outro, no site específico com esquemas, componentes e material necessário:

http://seealte.europecon.net

ao registar-se terão acesso à mais informação e funcionalidades.

estou a pensar colocar lá mais material que o pessoal daqui anda à procura (tubos de combustível, abraçadeiras, t e l para combustível, vários tipos de termocontactos, conectores, terminais, etc...). agradeço a sugestão daquilo que gostariam lá ver ou o que faz-vos falta.

vou continuar traduzir, corrigir e actualizar.

agradeço que me relatem gralhas, tradução ou terminologia errada ou esquisita, coisas estranhas, etc.

Enviado: domingo nov 12, 2006 10:49 am
por jossef
essa ideia em tempos também tive o problema é mesmo o preço dos depósitos usados, quanto mais novos.
a ideia era por um deposito de gás no porta malas mas adaptado para óleo , pois é mais seguro ter o óleo no porta malas do q o gasóleo.
também já me lembrei foi dos depósitos das motas de água ou mesmo dos pequenos barcos a motor.

Enviado: domingo nov 12, 2006 3:05 pm
por Tó Miguel
já viste o espaço existente na traseira do disco entre o tubo do depósito e o parachoques traseiro, feito á medida dá para 20litros

Enviado: domingo nov 12, 2006 4:47 pm
por hynek
eu já dei conta disso, dá para fazer um depósito mais pequeno ao lado. talvez dava para fazer a entrada de abastecimento ao lado da principal, com tampa e chave.

quero mandar vir o depósito de 12 l da europecon para ver se o consigo enfiar lá.

Enviado: domingo nov 12, 2006 5:40 pm
por Tó Miguel
hynek Escreveu:eu já dei conta disso, dá para fazer um depósito mais pequeno ao lado. talvez dava para fazer a entrada de abastecimento ao lado da principal, com tampa e chave.

quero mandar vir o depósito de 12 l da europecon para ver se o consigo enfiar lá.
sabes estou a pensar fazer uma caixa de cartão à medida, para ver o espaço e depois medir a capacidade

Enviado: domingo nov 12, 2006 8:14 pm
por jossef
isto tem tudo um inconveniente q nos estamos a esquecer é q estamos neste pais á beira-mar implantado e temos uma coisa q dá por o nome de centro de inspecção por isso o q tenho mais em mente é;
1º um deposito na mala do carro o mais discreto possível (temos q ter em atenção q se torna menos perigoso ter o ov dentro de um deposito na mala do carro do q ter gasóleo)
2º fazer todo o circuito o mais discreto possível
3º dentro do compartimento do motor tentar fazer uma tampa para tapar tudo (tal como todos os carros novos trazem

nota: no caso de se ter um veiculo 4x4 existe sempre a legalidade de ter 2 depósitos com a desculpa de se fazer passeios tt em marrocos

Enviado: domingo nov 12, 2006 9:20 pm
por Tó Miguel
os depósitos desde que não estejam dentro do habitáculo não acredito que ponham problemas

Enviado: domingo nov 12, 2006 10:21 pm
por hynek
espreitem aqui:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 2765#12765

primeiro kit elsbett montado em portugal.

Enviado: domingo nov 12, 2006 10:52 pm
por Tó Miguel
já se começa a ver a luz ao fundo do tunel, assim só nos falta saber se realmente os resultados são reais

Enviado: segunda nov 13, 2006 12:40 am
por manuelcar
do elsbett não há nada a dizer. tenho aqui um amigo alemão que montou um aqui hà 15 anos atrás... a não ser que custam bastante e que o carro só funciona realmente bem a ov100 após os primeiros 20/30 kilometros.

Enviado: segunda nov 13, 2006 9:47 am
por Tó Miguel
manuelcar Escreveu:do elsbett não há nada a dizer. tenho aqui um amigo alemão que montou um aqui hà 15 anos atrás... a não ser que custam bastante e que o carro só funciona realmente bem a ov100 após os primeiros 20/30 kilometros.
então parece que não funciona e se tivermos em conta que a maioria das pessoas os trajectos diarios que fazem é dentro dessas médias, ´quer dizer que quando o sistema está em pleno o carro pára

Enviado: segunda nov 13, 2006 9:50 am
por hynek
eu ouvi algumas opiniões sobre elsbett, que afirmam que há, na alemanha, alternativas muito mais económicas, quanto a origem do fornecedor, e até de mais qualidade, que funcionam também muito bem ou até melhor que os kits da elsbett.

dizem que a elsbett serve-se do nome, que o fundador conquistou graças ao invenção do motor elsbett (e foi à falência causada por lobby's do petróleo).

também dizem, que os filhos deste senhor mantém este negócio graças ao nome e que já não tem nada de ver com as invenções do pai deles.

mas por outro lado penso que, se não for suficientemente bom, já estava na falência. e se alguém está disposto pagar o dobro ou triplo do preço da concorrência, é porque sente-se mais seguro e é uma questão da opinião pessoal.

Enviado: segunda nov 13, 2006 9:55 am
por Tó Miguel
hynek Escreveu:eu ouvi algumas opiniões sobre elsbett, que afirmam que há, na alemanha, alternativas muito mais económicas, quanto a origem do fornecedor, e até de mais qualidade, que funcionam também muito bem ou até melhor que os kits da elsbett.

dizem que a elsbett serve-se do nome, que o fundador conquistou graças ao invenção do motor elsbett (e foi à falência causada por lobby's do petróleo).

também dizem, que os filhos deste senhor mantém este negócio graças ao nome e que já não tem nada de ver com as invenções do pai deles.

mas por outro lado penso que, se não for suficientemente bom, já estava na falência. e se alguém está disposto pagar o dobro ou triplo do preço da concorrência, é porque sente-se mais seguro e é uma questão da opinião pessoal.
esta comparação que vou fazer não tem nada a haver mas lá porque o benfica é o clube com mais sócios no mundo não quer dizer que seja o melhor (eu até sou do benfica ).

Enviado: segunda nov 13, 2006 10:01 am
por hynek
tó miguel,

realmente se não funcionar bem dentro de 2 a 5 minutos, não serve para maioria de pesoas. solução para isso é sistema de 2 depósitos com comutação automática para ov quando estiverem reunidas condições para tal.

vou ver se desenho um sitema destes. já ando pensar nisso há algum tempo e acho que encontrei solução.

Enviado: segunda nov 13, 2006 10:05 am
por Tó Miguel
então vê lá, que parece que arranjamos espaço nos lr, para esse dito cujo a mais

Enviado: segunda nov 13, 2006 10:45 am
por hynek
quanto ao 2.º depósito, realmente os que estão no e-shop tem uma grande inconveniência - côr vermelha aberrante. enquanto não estiver completamente legalizado, é melhor usar um que se pareça com vasilhame normal. sempre se pode dizer que é para levar ao outro carro que ficou sem combustível... e fica muito mais barato.

basta um depósito destes de 10 l para carros pequenos e de 20 para maiores, tipo nosso lr.

Enviado: segunda nov 13, 2006 1:36 pm
por manuelcar
pois, mas os problemas que se põem no elsbett põem-se em todos os outros. se vai queimar gasoleo antes dos 20 km, mais vale, em trajectos curtos, misturares um pouco mais no oleo. resolvem-se os problemas todos, e talvez ainda poupes dinheiro.
qunato à localização do tanque auxiliar, estou em crer que dentro do veículo, ventilado para o exterior, e usado para ov, será uma boa solução. beneficiando da temperatura interior do habitáculo podem-se resolver alguns problemas.

Enviado: segunda nov 13, 2006 1:54 pm
por hynek
para isso seria uma boa solução - uma válvula proporcional. podia se fazer mistura que for necessária e até podia progressivamente aumentar a percentagem do ov conforme o aquecimento.

vou pensar no assunto.

Enviado: segunda nov 13, 2006 4:08 pm
por hynek
consultei esta questão com europecon. usam um sistema comandado por microprocessor que mistura ov e gasóleo na proporção desejada (controla tempo de abertura da válvula em conformidade com as necessidades do sistema). usa-se para sistemas common-rail e fica caro.

para nós há uma solução mais económica e completamente óbvia.
o sistema de 2 depósitos é, de facto, o sistema de 1 depósito mais desenvolvido. nada nos impede ter no depósito do gasóleo uma mistura com ov adequada à temperatura da época.

enquanto o sistema não aquecer suficientemente, funciona como o de 1 depósito, com mistura, se houver condições, o sistema passa automaticamente para ov (i.e. para sistema de 2 depósitos).

Enviado: segunda nov 13, 2006 8:25 pm
por manuelcar
genial, pois!
no dia-a-dia, não faz diferença em relação a aquilo que temos. nas viagens grandes, vá de queimar ov100. infelizmene o truque do deposito de 10 litros deixa de se aplicar, mas vale a pena.