Micro Produção Com seguidor - Viseu

Tudo que seja relacionado com Projectos

Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

JDuarte Escreveu: Viva,
Para facilitar as comparações deve mencionar a listagem por mês de dia 01 a dia 01.
Quanto aos valores parecem-me normais para um seguidor.
Cmps,

;) então cá vai JDuarte

Novembro de 17 a 30 - 226,8 kw
Dezembro 385kw (faltam-me 3 dias de contagem mas assumi os valores médios da microprodução)

abraço


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Assim com valores mensais é só comparar nos vários sistemas online. (passe pela folha de cálculo partilhada que o volt criou).
De março em diante vai dar gosto publicar essas produções... pois agora o sol ainda deixa muito a dever (pouco intensidade e poucas horas). Nessa altura verá que a produção já atinge o dobro da registada em Dezembro.
Cmps,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

JDuarte Escreveu:
profsoeiro Escreveu:desde o dia 17-11 até 7-1 produzi 713,3 kw que vos parece? uma média diária de 13,98...
sendo o máximo produzido num dia de 22,7 e o mínimo 0,9
Viva,
Para facilitar as comparações deve mencionar a listagem por mês de dia 01 a dia 01.
Quanto aos valores parecem-me normais para um seguidor.
Cmps,

Boas profsoeiro,

Atrevo-me a por a fasquia mais alta :mrgreen: , pois esperava mais... :o :( estamos a falar de uma configuração com paineis SANYO 20x215(??)W e em SEGUIDOR (1-eixo), mas quero acreditar que a causa esteja nas condições climatericas na zona.

Para verificar se as produções estão "normais" para seguidor, como o JDuarte já mencionou, deve ver a folha de cálculo partilhada que o "volt" criou e em especial comparar (por enquanto) a produção em dia de céu limpo em todo o país, só assim pode ficar com uma ideia da normalidade ou não dos valores produzidos, mas a partir de Março/Abril os valores vão com certeza ter um "disparo"... :lol: assim o clima o permita!

Cumpts.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Eu quando me referia a estar dentro dos valores era precisamente pelo seguidor ser de um eixo... pois o Etatrack mantêm os 33º fixos, apenas roda nascente poente.
Eu vejo aqui por um seguidor vizinho (Dasoluz julgo) que mesmo na hora de almoço a inclinação é sempre superior a 45º.
Em março os 33º do Etratrack deixam de ser penalizadores, pelo menos nas horas de pico.
Cmps,


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

alguém me pode dar o link dessa folha partilhada?

procuro e não encontro... :geek:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

profsoeiro Escreveu:alguém me pode dar o link dessa folha partilhada?

procuro e não encontro... :geek:

Aqui vai: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

PaulOL Escreveu:
profsoeiro Escreveu:alguém me pode dar o link dessa folha partilhada?

procuro e não encontro... :geek:

Aqui vai: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15

tenho q pedir ao volt para criar uma coluna para mim, certo??


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

profsoeiro Escreveu:
PaulOL Escreveu:
profsoeiro Escreveu:alguém me pode dar o link dessa folha partilhada?

procuro e não encontro... :geek:

Aqui vai: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc ... JoK#gid=15

tenho q pedir ao volt para criar uma coluna para mim, certo??

Correcto e afirmativo... :lol: :lol:


Smamede
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 74
Registado: quarta jun 08, 2011 11:06 am

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por Smamede »

Boas ,
tambem concordo com PaulOL, uma vez que imaginava uns numeros maiores, mais distantes dos meus.
Sabendo que tem uns execelente paineis e com o Etatrack tinha que ter uma diferença maior que a minha produção, penso eu de que , uma vez que temos o mesmo inversor. È certo que tenho 4500W de campo, mas a tecnologia é diferente e tambem sou de outra zona ,mas por outro lado tenho sombras.
Somos um país pequeno mas até no sol se pode ver as diferenças que se fazem notar.
Bons dias de sol para todos nós.
Cump.
BR


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

eu tenho a sensação que o painel anda um pedaço atrasado em relação ao sol...

o sol deve incidir directamente no painel?


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

profsoeiro Escreveu:eu tenho a sensação que o painel anda um pedaço atrasado em relação ao sol...

o sol deve incidir directamente no painel?

Boas

É isso mesmo!!! :mrgreen:

A incidência do sol deve ser o mais directo e perpendicular possível, no seu caso como é um seguidor de apenas 1 eixo e tem predefinido 33º de inclinação fixo (ideal para todo o ano), devem os paineis estarem plenamente direccionados para o sol, como o sistema é de programação astronómica pode haver ai algo erro de quem instalou a programação. :twisted:
A acontecer já não era o primeiro caso, pois já vi um seguidor (programação astronómica) na minha zona, completamente desfasado em relação ao sol, quer em orientação, quer em inclinação visto que este era de 2 eixos. :evil:
Já basta perder um pouquinho com a inclinação nesta altura do ano (nada de alarmante), mas perder também com a orientação e "um pedaço atrasado" pode estar aqui um grave erro :shock: que não faz qualquer sentido, chame o técnico para verificar essa sua "sensação" e corrigir se for caso disso.

Cumpts.


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Faça o seguinte exercício, às 12:00 alinhe com o sol por debaixo do seguidor se a essa hora o tabuleiro do seguidor não estiver horizontal (veja o alinhamento da sombra - não pode estar inclinado nem para a esquerda nem para a direita) é sinal que a programação está errada.
Cmps,


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

JDuarte Escreveu:Viva,
Faça o seguinte exercício, às 12:00 alinhe com o sol por debaixo do seguidor se a essa hora o tabuleiro do seguidor não estiver horizontal (veja o alinhamento da sombra - não pode estar inclinado nem para a esquerda nem para a direita) é sinal que a programação está errada.
Cmps,

n me trate por vc!;) o que quer dizer que a sombra deve estar exactamente por baixo do tabuleiro e não desviado é isso? Jduarte?

obrigado


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por JDuarte »

Viva,
Sim quando o sol está a sul a sombra deve estar alinhada com o limite dos painéis.
O seguidor fica orientado para sul, quando um painel à esquerda do eixo está exactamente à mesma altura do que o correspondente à direita do eixo.
Se te imaginares debaixo do seguidor orientado para sul, de manhã os painéis à esquerda do eixo estão mais baixos, os painéis à direita estão mais altos, ao longo do dia vão virando estando na posição oposta no final da tarde. Deverão estar à mesma altura quando o sol está a sul.
Se pensarmos no eixo do seguidor como sendo o fiel de uma balança de pratos, estará a sul quando o peso em cada um dos pratos for igual.
Se bem me recordo do manual do Etatrack, a posição de descanso (durante a noite) é precisamente a sul.
Se a instalação fosse no solo, poderia confirmar que quando está a sul a linha inferior dos painéis é paralela à base de suporte (se esta for quadrada e estiver nivelada).
Cmps,
Anexos
etatrack.jpg
etatrack.jpg (93.72 KiB) Visto 3271 vezes


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

não consegui chegar lá as 12h certas, eram aproximadamente 12h20m e aqui ficam 3 fotos! entretanto liguei à empresa para lá passar pois parece-me que o painel n tá a seguir o sol como devia!


Imagem

Imagem

Imagem

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por Esteves »

Boas!

@profsoeiro esse seguidor é só de um eixo?
..........:::::Pré-Reforma:::::..........


Autor do tópico
profsoeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: quarta abr 06, 2011 4:00 pm

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por profsoeiro »

Esteves Escreveu:Boas!

@profsoeiro esse seguidor é só de um eixo?

sim


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por JDuarte »

Boa noite,
De facto o seguidor parece-me estar um pouco atrasado em relação ao sol. A perspectiva das fotos não é a melhor porque não está exactamente de frente, mas o alinhamento das sombras dá a entender que o tabuleiro ainda não tinha atingido o ponto de equilíbrio (sul posicional).
Mas a existir desfasamento não será significativo, a questão está mesmo é nos 33º do eixo fixo. Não é por acaso que os seguidores de 2 eixos são 10% mais eficazes e no inverno quando todos os watts contam é mais notório.
Cmps,
JDuarte


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por PaulOL »

Boas,

O ângulo da foto não é o ideal para este tipo de análise, devia estar alinhado com o eixo do seguidor e o mastro, mesmo assim e olhando para o eixo do seguidor e o ângulo dos painéis formado com este parece-me que não existe um desfasamento relevante, visto que praticamente forma um ângulo recto e ainda não é o meio-dia solar, falta pouco... :lol:

Parece-me sim, que existe um desfasamento com o SUL, ou seja, o seguidor parece estar mal ORIENTADO e daí a sombra estar mais projectada para nascente, mas atenção que o meio-dia solar, atendendo que o sol hoje nasce 07:58 e o põe-se às 17:28. é só por volta das 12:44 horas. A estar tudo bem orientado, a sombra devia estar projectada de forma uniforme ou seja tanto para a esquerda do mastro como para a direita, penso eu de que… :mrgreen:

Cumpts

Avatar do Utilizador

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1149
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Localização: Beira Alta

Re: Micro Produção Com seguidor - Viseu

Mensagem por Esteves »

JDuarte Escreveu:Boa noite,
De facto o seguidor parece-me estar um pouco atrasado em relação ao sol. A perspectiva das fotos não é a melhor porque não está exactamente de frente, mas o alinhamento das sombras dá a entender que o tabuleiro ainda não tinha atingido o ponto de equilíbrio (sul posicional).
Mas a existir desfasamento não será significativo, a questão está mesmo é nos 33º do eixo fixo. Não é por acaso que os seguidores de 2 eixos são 10% mais eficazes e no inverno quando todos os watts contam é mais notório.
Cmps,
JDuarte

Ai está a razão da minha pergunta anterior a este post, sobre o seguidor, pelas fotos dava a entender que é de um só eixo e como diz o @JDuarte 2 eixos tem sempre mais rendimento.

O meu seguidor feito por mim é misto, um eixo é motorizado mas na elevação é manual o sendo tem 4 posições de 20º a 45º agora está a 45º, mais tarde talvez ponha mais um motor.

Bem quanto ao seguidor do @profsoeiro também me parece não estar acompanhar o sol, outra coisa esse seguidor segue o sol só pelo sensor? Eu digo isto porque há por ai alguns que trabalham com o sistema sensor e com o sistema horário.
Eu no meu vou alterar para os 2 sistemas com o sensor e com o horário, explicando o sensor vai ser alimentado por horário, o sensor só vai receber sinal de X em X minutos ou sendo o motor só vai trabalhar de X em X minutos, esta situação como eu já disse já é aplicada em muitos seguidores, com isto poupa-se alguma energia.

@profsoeiro eu tb sou de Viseu gostava de ver essa PM de perto, há muitos por aqui mas esse ainda não vi. um dia destes vamos tomar um café e apresenta-me a MP.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Responder

Voltar para “Projectos”