Paineis solares para os consumos fixos da casa

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro
Registado: quinta jul 22, 2010 2:30 pm

Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por joaoabs »

Saudações ao forum,

Comprei recentemente um daqueles dispositivos que indica o consumo instantâneo de electricidade.
(é basicamente um dispositivo que se "abraça" ao ramal de entrada e mede a corrente que passa. Depois, envia por rádio essa informação a outro dispositivo que mostra num LCD os KW/h consumidos ou o preço que estamos a pagar por hora/dia/semana/mes/ano - se configurarmos os custos por KW/h). Por acaso até é um dispositivo porreiro porque nos dá a consciência de quanto estamos a gastar no momento e relembra-nos para apagar a luz da sala quando não está lá ninguém... :)

Reparei que o consumo mínimo que tenho em casa, anda na ordem dos 200-300w/h, o que dá 3 centimos à hora, 82 centimos ao dia, ~5,7€ à semana, ~24€ ao mês e 302€ ao ano. Isto é obviamente o consumo dos equipamentos em stand-by, despertadores, e outros transformadores que estão sempre ligados e que não quero ter de desligar.

Agora estava aqui a pensar se seria possível montar um sistema de uns paineis solares e um inversor que por sua vez estaria ligado a uma tomada. A ideia seria que este sistema (pelo menos durante o dia - quando a electricidade é mais cara) fornecesse a energia mínima para estes dispositivos que assim não consumiriam a energia da rede da EDP.

Obviamente que quando estiver a fornecer mais energia do que a que estou a gastar, estaria a alimentar a EDP, mas isso não me chateia.

Estava disposto a investir, por exemplo, o valor que gasto num ano (302€ - Sei que não é bem este valor, mas estou a assumí-lo para simplificar as contas) num sistema deste tipo.

Isto é possível de se fazer? Qual a opinião do fórum? Valerá a pena?

Obrigado,
João Silva

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Re: Paineis solares para os consumos fixos da casa

Mensagem por Master »

O problema é o valor que estás disponível a gastar, pois com 302,00 € acho que n te safas, acho que não há painéis,inversores etc...que suportem o gasto energético por 300,00 €
Se colocares mais um 0, talvez....
Eu ando a pensar num aerogerador urbano, que poderá ficar por volta dos 1.000 ou 2.000 €, mais que isso também n compensa,mais vale ligar á corrente geral.
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro

Mensagem por joaoabs »

Master Escreveu:O problema é o valor que estás disponível a gastar, pois com 302,00 € acho que n te safas, acho que não há painéis,inversores etc...que suportem o gasto energético por 300,00 €
Se colocares mais um 0, talvez....
Eu ando a pensar num aerogerador urbano, que poderá ficar por volta dos 1.000 ou 2.000 €, mais que isso também n compensa,mais vale ligar á corrente geral.
OK, mas sem ligar ao valor, será tecnicamente possível?
É seguro? Se estiver a "alimentar" a rede da EDP, não haverá nenhum risco que eu não esteja a ver?

Poderia ser feito com paineis de 18v/10w? Para 300w iria necessitar de uns 30 paineis, estou a fazer bem as contas?

Será necessário mais alguma coisa? Outro componente que não esteja a considerar? Já vi malta a vender cabos eléctricos e adaptadores para paineis solares a preços estapafúrdios - É mesmo necessário usar cabos e adaptadores especiais?

Obrigado,
João Silva

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

É perfeitamente possivel, eu tenho um sistema parecido a funcionar, é composto por um simples inversor grid tie de 350w desses de baixo custo e uns paineis de 125wp, no meu caso estou a dar prioridade ao carregamento de baterias para uso noturno, quando estas estaõ +- carregadas o inversor começa a injectar no quadro de casa/tomada.
a unica preocupação a ter é com o inversor que seja tipo island, ou seja que se desligue caso a energia externa falhe (uma questão de segurança)
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

Para uso noturno?
Não te daria mais jeito para uso diurno? visto que á noite e se optares pela bi-horária a electricidade fica-te a metade do preço, logo daria mais jeito usar de dia quando é mais cara.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Master Escreveu:Para uso noturno?
Não te daria mais jeito para uso diurno? visto que á noite e se optares pela bi-horária a electricidade fica-te a metade do preço, logo daria mais jeito usar de dia quando é mais cara.
Sim , mas para de dia e para as aplicações que estou a utilizar tenho energia de sobra...
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

Master Escreveu:Para uso noturno?
Oi, não te esqueças que a tarifa bi-horária começa quando a noite já está instalada à muito.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

Sim, começa ás 22H00
Infelizmente para mim é quase a hora que chego a casa ;(
Mas e como estou habituado, faço tudo a partir dessa hora.

Autor do tópico
joaoabs
Membro
Membro

Mensagem por joaoabs »

pnunes Escreveu:É perfeitamente possivel, eu tenho um sistema parecido a funcionar, é composto por um simples inversor grid tie de 350w desses de baixo custo e uns paineis de 125wp, no meu caso estou a dar prioridade ao carregamento de baterias para uso noturno, quando estas estaõ +- carregadas o inversor começa a injectar no quadro de casa/tomada.
a unica preocupação a ter é com o inversor que seja tipo island, ou seja que se desligue caso a energia externa falhe (uma questão de segurança)
cumprimentos
Essa solução parece-me bastante interessante... Seria posível partilhar o circuito/esquema de montagem?

Obrigado,
Joao Silva

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

joaoabs Escreveu:
pnunes Escreveu:É perfeitamente possivel, eu tenho um sistema parecido a funcionar, é composto por um simples inversor grid tie de 350w desses de baixo custo e uns paineis de 125wp, no meu caso estou a dar prioridade ao carregamento de baterias para uso noturno, quando estas estaõ +- carregadas o inversor começa a injectar no quadro de casa/tomada.
cumprimentos
Essa solução parece-me bastante interessante... Seria posível partilhar o circuito/esquema de montagem?

Obrigado,
Joao Silva
Concerteza...

Fiz uma extenção bmp mas não é permitida... segue por mail.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Entretanto podem ver aqui o principio de funcionamento...
Anexos
Grid tie00.jpg
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Master
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Master »

Parece que falta um equipamento no esquema.
Temos o painel que fornece a energia, temos o transformador que transforma a energia para 220 V e temos a tomada de entrada da energia na rede.
A minha dúvida é se não é necessário um equipamento para gerir ambas as energias? A energia do painel e a energia da rede.
Por Ex. tenho um consumo de 300 W, o painel em boas condições solares fornece-me essa energia,mas de repente passa uma nuvem e fico com 100 W de energia fornecida, ora para os aparelhos não desligarem têm de haver um outro equipamento que faça a gestão da energia, que vá buscar á rede quando for necessário automaticamente, senão lá se vão alguns equipamentos caseiros.

dj.luc
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mar 18, 2011 10:27 am

Mensagem por dj.luc »

cumprimentos
Pnunes, o teu contador da edp é analógico?
Cumprimentos.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Como tambem tenho um consumo minimo constante de cerca de 300W, pensei nesta solução, e, para já, está a funcionar exatamente como previsto.

Estou neste momento a fazer os primeiros testes com uma situação do género. 2 Paineis de 100W, inversor grid tie de 300W. Os paineis dão cerca de 140W, o resto vem da rede. Já experimentei ligar e desligar os paineis, e o consumo da rede sobe e desce, na medida do que estava a ser produzido pelos paineis.

Estou a ponderar pelo menos mais um painel, de forma a ficar mais próximo do consumo minimo, e ir buscar o menos possível. Isto para não injetar eletricidade à borla na rede. Só tenho é pena de não ter um contador dos antigos, aì é que era ver o contador a andar para trás

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

CrOhN Escreveu:Como tambem tenho um consumo minimo constante de cerca de 300W, pensei nesta solução, e, para já, está a funcionar exatamente como previsto.

Estou neste momento a fazer os primeiros testes com uma situação do género. 2 Paineis de 100W, inversor grid tie de 300W. Os paineis dão cerca de 140W, o resto vem da rede. Já experimentei ligar e desligar os paineis, e o consumo da rede sobe e desce, na medida do que estava a ser produzido pelos paineis.

Estou a ponderar pelo menos mais um painel, de forma a ficar mais próximo do consumo minimo, e ir buscar o menos possível. Isto para não injetar eletricidade à borla na rede. Só tenho é pena de não ter um contador dos antigos, aì é que era ver o contador a andar para trás

É pá isso é muita giro, tens ideia do total que gastas-te ? O teu consumo mínimo parece que é muito elevado, será que tinhas o compressor do frigorífico a trabalhar quando mediste ?
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Tenho, cerca de 400eur. O que me dá, ainda sem a subida do IVA, um payback time de cerca de 10 anos. O consumo minímo é mesmo esse, não há engano.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

joaoabs Escreveu:Saudações ao forum,

Comprei recentemente um daqueles dispositivos que indica o consumo instantâneo de electricidade.
(é basicamente um dispositivo que se "abraça" ao ramal de entrada e mede a corrente que passa. Depois, envia por rádio essa informação a outro dispositivo que mostra num LCD os KW/h consumidos ou o preço que estamos a pagar por hora/dia/semana/mes/ano - se configurarmos os custos por KW/h). Por acaso até é um dispositivo porreiro porque nos dá a consciência de quanto estamos a gastar no momento e relembra-nos para apagar a luz da sala quando não está lá ninguém... :)
.....
Obrigado,
João Silva
Olá João,
Podes colocar aqui o link para esse equipamento? É que eu tb quero :)
sergiomms

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

Já vi no ebay... Obrigado na mesma!

Sabem se existe algum tópico sobre estes aparelhos?
sergiomms

Hugomez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado ago 13, 2011 2:28 am

Mensagem por Hugomez »

CrOhN Escreveu:Tenho, cerca de 400eur. O que me dá, ainda sem a subida do IVA, um payback time de cerca de 10 anos. O consumo minímo é mesmo esse, não há engano.
CrohN gastas-te tanto em 2 paineis e um grid tie? :S

Deves conseguir recuperar bem mais rápido que os 10 anos, o preço apartir de 1 janeiro será de 0,17€ KW, eu fiz as contas e demora cerca de 2,5 anos a recuperar um investimento de e paineis e 1 grid tie

Cumprimentos

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

Hugomez Escreveu:
CrOhN Escreveu:Tenho, cerca de 400eur. O que me dá, ainda sem a subida do IVA, um payback time de cerca de 10 anos. O consumo minímo é mesmo esse, não há engano.
CrohN gastas-te tanto em 2 paineis e um grid tie? :S

Deves conseguir recuperar bem mais rápido que os 10 anos, o preço apartir de 1 janeiro será de 0,17€ KW, eu fiz as contas e demora cerca de 2,5 anos a recuperar um investimento de e paineis e 1 grid tie

Cumprimentos
Importaste de explicar as tuas contas?

Responder

Voltar para “Autoconsumo”