Comprei recentemente um daqueles dispositivos que indica o consumo instantâneo de electricidade.
(é basicamente um dispositivo que se "abraça" ao ramal de entrada e mede a corrente que passa. Depois, envia por rádio essa informação a outro dispositivo que mostra num LCD os KW/h consumidos ou o preço que estamos a pagar por hora/dia/semana/mes/ano - se configurarmos os custos por KW/h). Por acaso até é um dispositivo porreiro porque nos dá a consciência de quanto estamos a gastar no momento e relembra-nos para apagar a luz da sala quando não está lá ninguém...

Reparei que o consumo mínimo que tenho em casa, anda na ordem dos 200-300w/h, o que dá 3 centimos à hora, 82 centimos ao dia, ~5,7€ à semana, ~24€ ao mês e 302€ ao ano. Isto é obviamente o consumo dos equipamentos em stand-by, despertadores, e outros transformadores que estão sempre ligados e que não quero ter de desligar.
Agora estava aqui a pensar se seria possível montar um sistema de uns paineis solares e um inversor que por sua vez estaria ligado a uma tomada. A ideia seria que este sistema (pelo menos durante o dia - quando a electricidade é mais cara) fornecesse a energia mínima para estes dispositivos que assim não consumiriam a energia da rede da EDP.
Obviamente que quando estiver a fornecer mais energia do que a que estou a gastar, estaria a alimentar a EDP, mas isso não me chateia.
Estava disposto a investir, por exemplo, o valor que gasto num ano (302€ - Sei que não é bem este valor, mas estou a assumí-lo para simplificar as contas) num sistema deste tipo.
Isto é possível de se fazer? Qual a opinião do fórum? Valerá a pena?
Obrigado,
João Silva