microgeraçao 3.45

Tudo que seja relacionado com Projectos
Responder

jorge1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 49
Registado: domingo dez 25, 2011 7:32 pm

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por jorge1 »

Antes de começar a injetar na rede não, se o inversor não está a produzir o sistema está a buscar á rede, podem fazer o teste desligando o dijuntor de saida, vai parar.
A não ser que alguns estejam preparados com conversores DC para aproveitar o energia vinda dos paineis, pode ser esse o vosso caso mas não é muito comum para os Deger vendidos em portugal.


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por areosa »

Quanto ao meu seguidor, como tem lá um autómato da Allen-Bradley e um driver mono/trifásico para alimentar os motores, ambos são verdadeiros gulosos de kWh porque apresentam um consumo em permanência de 12W o que representa ao final do ano (365 dias x 24 horas) um consumo de 105 kWh :oops: :oops: :oops: A 0,38€ o kWh o seguidor tem um custo de 40€/ano!!! Nesse aspeto do consumo, os Deger batem a concorrência aos pontos!

Cps, :mrgreen:


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por PaulOL »

jorge1 Escreveu:Antes de começar a injetar na rede não, se o inversor não está a produzir o sistema está a buscar á rede, podem fazer o teste desligando o dijuntor de saida, vai parar.
A não ser que alguns estejam preparados com conversores DC para aproveitar o energia vinda dos paineis, pode ser esse o vosso caso mas não é muito comum para os Deger vendidos em portugal.

"Antes de começar a injectar na rede não"...sim!!! :D

Em 26 de Janeiro de 2012, foi aberto um tópico, intitulado “Consumo do sistema de posicionamento – exagerado ou não?” pelo colega “areosa”, dê uma vista de olhos, pois sempre pode ser que fique mais um pouco elucidado sobre este tema, é aqui: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 77&t=15568" onclick="window.open(this.href);return false;

Em dada altura é referida a uma característica do Degger, que cito:

“É de referir que o DEGER é dotado de um “Conversor de Energia” que e cito “…acumula as potencias mais reduzidas do modulo solar (que ainda não é suficiente para alimentação da rede) num condensador de alto rendimento e disponibiliza essa energia ao DEGER. Desta forma o DEGERconecter reposiciona e orienta o sistema no ponto mais claro do céu…” basta 0.01W e menos para iniciar as tarefas diárias, o que quer dizer que não precisa da “energia externa” na parte diurna (retirando ao modulo solar no máximo 1 a 3 W), já de noite é diferente, mas neste caso só precisará se o anemómetro der ordem para se por à defesa, no caso de um temporal !”

Espero ter ajudado! :mrgreen:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu: “É de referir que o DEGER é dotado de um “Conversor de Energia” que e cito “…acumula as potencias mais reduzidas do modulo solar (que ainda não é suficiente para alimentação da rede) num condensador de alto rendimento e disponibiliza essa energia ao DEGER. Desta forma o DEGERconecter reposiciona e orienta o sistema no ponto mais claro do céu…” basta 0.01W e menos para iniciar as tarefas diárias, o que quer dizer que não precisa da “energia externa” na parte diurna (retirando ao modulo solar no máximo 1 a 3 W), já de noite é diferente, mas neste caso só precisará se o anemómetro der ordem para se por à defesa, no caso de um temporal !”
Caro PaulOL, permita-me discordar dessa sua citação porque me parece mais conversa de vendedor... e passo a explicar porquê.
Em primeiro lugar, um condensador, mesmo que de alto rendimento, deveria ter um tamanho considerável para acumular energia suficiente para iniciar as tarefas diárias, que não me parece que sejam só 0,01 W porque, conforme tenho observado, o iniciar as tarefas diárias implicam o reposicionamento dos painéis de poente para nascente devido ao facto de o Deger se manter na posição em que terminou o dia, voltado a poente, e só no início do dia seguinte é que se reposiciona a nascente. Fazer uma rotação dos painéis que vai de 120º (no inverno) a 240º (no verão) exige uma energia considerável porque implica alimentar um motor pelo menos uns 3 a 5 minutos para efetuar esse reposicionamento, o que me parece muita areia para um condensador, ainda que de alto rendimento. Eu acredito que esse condensador que refere a documentação deve garantir os consumos exclusivamente da eletrónica de controlo do seguidor durante o período noturno e nada mais, e que esses consumos possam ser na ordem dos 0,01 W, conforme referido.
Mas então, como explicar o facto de o Deger apresentar um consumo de 0 kWh? Esse facto faz parte da estratégia comercial da Deger para se destacar em relação à concorrência... mas como é que o conseguem? A solução é simples, só utilizam os motores de posicionamento quando têm a certeza que o sistema está a produzir energia suficiente de modo a que que nunca apareça um kWh sequer no consumo, daí a razão de o Deger "adormecer" virado a poente e na posição mais inclinada (virar a nascente ou colocar-se em posição defensiva no final do dia implicaria sempre uns kWh no consumo) e de manhã só inicia o reposicionamento quando detecta luz suficiente para o fazer, ou seja, meia hora depois do sol nascer. Basta comparar o gráfico do meu seguidor (controlado por relógio astronómico) do dia 11/7, por exemplo, com o do Marco para se chegar a essa conclusão. Conforme se pode observar nos dois gráfico, nesse dia o meu inversor arrancou às 6h35 com uma curva mais progressiva enquanto o do Marco (do mesmo tipo e marca) teve uma produção residual até às 7h10 e só depois arrancou a sério mas de forma abrupta. A explicação para essa diferença só pode estar no seguidor.
Tenho curiosidade em saber se em dias de pouca luminosidade, como por exemplo, o dia 02/01/2014 se ele se chegou a movimentar, quase apostava que não...
Em conclusão, para a Deger se poder vangloriar com 0 kWh de consumo (aparente) acaba por perder uns bons minutos de produção pela manhã que poderiam ser melhor aproveitados se se deixassem dessas estratégias comerciais ocas.
Corrijam-me se estou equivocado.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Emanuel Couto »

Se me dão licença de intrometer!
Isto começou por ter havido uma desconfiança quando o Marco colocou os resultados dos seus consumos provenientes da sua micro, e para não haver dúvidas ele colocou uma foto do contador, mas pelos vistos não foi o suficiente... sim, como muitos fazem, ele podia simplesmente escrever o número nada mais.

Referente às tecnologias dos vários seguidores!
Na altura da construção do meu seguidor, como já tinha dito não fiz pesquisas do funcionamento dos seguidores comerciais, e tinha ideia que os seguidores tinham um sensor de luminosidade que os fariam rodar para nascente no final do dia, numa posição ideal para receber o sol logo pela manhã.

Já tinha ouvido alguns comentários de alguns utilizadores em relação aos consumos elevados dos seus seguidores!
A meu ver isto podia ser ultrapassado com incremento de algum hardware/software.

Que seria utilizar acionadores (DC) pois há fabricantes que têm para corrente (AC) e (DC).
Um pequeno conversor (DC/DC) e respectivo controlador, que iria converter energia de apenas um painel da micro (mesmo em paralelo com a string deste painel) para uma pequena bateria com capacidade de fornecer energia para as acções do seguidor.

Assim não era necessário ir buscar energia à rede! E em casos de não haver luminosidade suficiente para activar o conversor, ou mesmo em casos que a rede pública fica sem energia, teria sempre uma reserva de energia para colocar o seguidor em modo de defesa em casos de ventos fortes.

A meu ver seria uma boa vantagem, sem ficar a depender da rede para as suas funções, e claro não ter que pagar custos adicionais, custos estes que a longo prazo dariam bem para pagar o conversor/regulador/bateria, e respectivo software.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Marco P G Silva »

Areosa tens de facto uma resposta bem fundamentada com toda a logica e alguma coisa é verdade.
Mas quando dizes "A explicação para essa diferença só pode estar no seguidor.",não é bem assim. O atraso que tenho de manha não é todo da responsabilidade do seguidor,de manha a nachente tenho a serra da sicó e o sol só passa por cima na totalidade por volta das 7:20. Repara que nas condiçoes idiais ele ligaria mais ou menos a mesma hora que o teu. Podes confirmar isso no grafico do Lopes( http://www.solar.zezere.com/" onclick="window.open(this.href);return false;)em que liga por vilta das 6:40h tal como o teu.
Mas o resto dos teus argumentos parecem-me validos. :D

Emanuel uma foto vale por mil palavras mas as vezes não chega. :D
Mas o dialogo é construtivo e dá para aprender alguma coisa.
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Emanuel Couto »

Marco P G Silva Escreveu:Mas o dialogo é construtivo e dá para aprender alguma coisa.
Visto por esta perspectiva sim :)
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por areosa »

Bolas, lá veio a "serra do sicó" deitar abaixo a minha teoria!! ;) ;) ;)
No entanto, mantenho que há sempre um pequeno atraso pela manhã para que o seguidor se posicione a nascente e que a energia usada para esse movimento é retirada à produção. Não acredito que um condensador consiga armazenar energia suficiente para movimentar uma estrutura com 700 kg durante vários minutos.
Cps, :mrgreen:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por areosa »

Emanuel Couto Escreveu: ....
Já tinha ouvido alguns comentários de alguns utilizadores em relação aos consumos elevados dos seus seguidores!
A meu ver isto podia ser ultrapassado com incremento de algum hardware/software.

Que seria utilizar acionadores (DC) pois há fabricantes que têm para corrente (AC) e (DC).
Um pequeno conversor (DC/DC) e respectivo controlador, que iria converter energia de apenas um painel da micro (mesmo em paralelo com a string deste painel) para uma pequena bateria com capacidade de fornecer energia para as acções do seguidor.

Assim não era necessário ir buscar energia à rede! E em casos de não haver luminosidade suficiente para activar o conversor, ou mesmo em casos que a rede pública fica sem energia, teria sempre uma reserva de energia para colocar o seguidor em modo de defesa em casos de ventos fortes.

A meu ver seria uma boa vantagem, sem ficar a depender da rede para as suas funções, e claro não ter que pagar custos adicionais, custos estes que a longo prazo dariam bem para pagar o conversor/regulador/bateria, e respectivo software.
Já em tempos pensei numa solução dessas com conversor e bateria, etc, etc, mas cheguei à conclusão que era mais rentável e mais simples acrescentar mais um painel ao campo fotovoltaico para compensar as perdas com o seguidor.
No meu caso, como tenho motores AC trifásicos ( :o :o :o ) ainda é mais complicado aplicar um sistema desses porque o conversor teria que ser DC/AC 240V com as perdas implícitas na conversão. Por outro lado, a utilização de baterias também implicam custos de tempos a tempos.

Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Emanuel Couto »

areosa Escreveu: Já em tempos pensei numa solução dessas com conversor e bateria, etc, etc, mas cheguei à conclusão que era mais rentável e mais simples acrescentar mais um painel ao campo fotovoltaico para compensar as perdas com o seguidor
Não seria necessário colocar+qualquer painel, tem energia de sobra num painel da micro, que dependendo do conversor (DC/DC) começará a puxar energia até mesmo antes do inversor começar a trabalhar, nem o modo de ligação que referi teria implicações no resto da string.
E se apenas optasse por ligar um painel sem um acumulador de energia,  quando não houvesse luminosidade teria que ir buscar à rede.

Nem seria necessário uma bateria muito potente para satisfazer estas cargas!
Para poupar a bateria o sistema poderia ter duas fontes dedicadas ao seguidor, quando o inversor entrasse em funcionamento (forneceria energia ao seguidor), outra quando este estivesse em modo de espera e o conversor (DC/DC) não conseguir puxar qualquer energia do painel (a energia seria fornecida pela bateria).

Neste cenário a bateria faria muito menos ciclos, onde uma bateria de qualidade poderia manter-se em boa forma muitos muitos anos.

No seu caso com acionadores trifásicos a coisa complica, mas se fossem por exemplo a (24V/DC) a história seria outra.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:
PaulOL Escreveu: “É de referir que o DEGER é dotado de um “Conversor de Energia” que e cito “…acumula as potencias mais reduzidas do modulo solar (que ainda não é suficiente para alimentação da rede) num condensador de alto rendimento e disponibiliza essa energia ao DEGER. Desta forma o DEGERconecter reposiciona e orienta o sistema no ponto mais claro do céu…” basta 0.01W e menos para iniciar as tarefas diárias, o que quer dizer que não precisa da “energia externa” na parte diurna (retirando ao modulo solar no máximo 1 a 3 W), já de noite é diferente, mas neste caso só precisará se o anemómetro der ordem para se por à defesa, no caso de um temporal !”
Caro PaulOL, permita-me discordar dessa sua citação porque me parece mais conversa de vendedor... e passo a explicar porquê.
Em primeiro lugar, um condensador, mesmo que de alto rendimento, deveria ter um tamanho considerável para acumular energia suficiente para iniciar as tarefas diárias, que não me parece que sejam só 0,01 W porque, conforme tenho observado, o iniciar as tarefas diárias implicam o reposicionamento dos painéis de poente para nascente devido ao facto de o Deger se manter na posição em que terminou o dia, voltado a poente, e só no início do dia seguinte é que se reposiciona a nascente. Fazer uma rotação dos painéis que vai de 120º (no inverno) a 240º (no verão) exige uma energia considerável porque implica alimentar um motor pelo menos uns 3 a 5 minutos para efetuar esse reposicionamento, o que me parece muita areia para um condensador, ainda que de alto rendimento. Eu acredito que esse condensador que refere a documentação deve garantir os consumos exclusivamente da eletrónica de controlo do seguidor durante o período noturno e nada mais, e que esses consumos possam ser na ordem dos 0,01 W, conforme referido.
Mas então, como explicar o facto de o Deger apresentar um consumo de 0 kWh? Esse facto faz parte da estratégia comercial da Deger para se destacar em relação à concorrência... mas como é que o conseguem? A solução é simples, só utilizam os motores de posicionamento quando têm a certeza que o sistema está a produzir energia suficiente de modo a que que nunca apareça um kWh sequer no consumo, daí a razão de o Deger "adormecer" virado a poente e na posição mais inclinada (virar a nascente ou colocar-se em posição defensiva no final do dia implicaria sempre uns kWh no consumo) e de manhã só inicia o reposicionamento quando detecta luz suficiente para o fazer, ou seja, meia hora depois do sol nascer. Basta comparar o gráfico do meu seguidor (controlado por relógio astronómico) do dia 11/7, por exemplo, com o do Marco para se chegar a essa conclusão. Conforme se pode observar nos dois gráfico, nesse dia o meu inversor arrancou às 6h35 com uma curva mais progressiva enquanto o do Marco (do mesmo tipo e marca) teve uma produção residual até às 7h10 e só depois arrancou a sério mas de forma abrupta. A explicação para essa diferença só pode estar no seguidor.
Tenho curiosidade em saber se em dias de pouca luminosidade, como por exemplo, o dia 02/01/2014 se ele se chegou a movimentar, quase apostava que não...
Em conclusão, para a Deger se poder vangloriar com 0 kWh de consumo (aparente) acaba por perder uns bons minutos de produção pela manhã que poderiam ser melhor aproveitados se se deixassem dessas estratégias comerciais ocas.
Corrijam-me se estou equivocado.

Cps, :mrgreen:
Amigo "areosa",

Como já foi afirmado, tem uma teoria muito bem fundamentada ;) , embora para já, com um pequeno percalço, a comparação com a MP do Marco já caiu por terra, mas mesmo assim continua com pernas para andar e pode ser a explicação para os poupadinhos kwh do consumo do sistema Degger. :o
Estou pessoalmente, tentado em verificar o comportamento do ajuste do posicionamento no início do dia, se ajustar sem o inversor arrancar, das duas uma, ou o “marketing” da Degger é real, ou vai à rede…que não me parece, se ajustar depois do inversor ligar, a explicação está dada... 8-)
Assim que tiver a resposta, terei todo o prazer em informar aqui no fórum, sempre vai ajudar esclarecer este mistério(!?).

Cps. :mrgreen:

PS: Não sou muito madrugador! :lol: :lol:


areosa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 382
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por areosa »

PaulOL Escreveu: Amigo "areosa",

Como já foi afirmado, tem uma teoria muito bem fundamentada ;) , embora para já, com um pequeno percalço, a comparação com a MP do Marco já caiu por terra, mas mesmo assim continua com pernas para andar e pode ser a explicação para os poupadinhos kwh do consumo do sistema Degger. :o
Estou pessoalmente, tentado em verificar o comportamento do ajuste do posicionamento no início do dia, se ajustar sem o inversor arrancar, das duas uma, ou o “marketing” da Degger é real, ou vai à rede…que não me parece, se ajustar depois do inversor ligar, a explicação está dada... 8-)
Assim que tiver a resposta, terei todo o prazer em informar aqui no fórum, sempre vai ajudar esclarecer este mistério(!?).

Cps. :mrgreen:

PS: Não sou muito madrugador! :lol: :lol:
Muito bem! Sempre gostaria de saber se tenho razão ou não, mas se não tiver, tenho que fazer uma vénia à Deger.
Cps, :mrgreen:

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Emanuel Couto »

Referente a um capacitor com capacidade de fornecer energia ao reposicionamento para nascente do seguidor, tenho que ser sincero, que é uma tarefa impossível para (1) capacitor (teria que ser uma enorme bateria de Megas capacitores de muitos farads) para terem capacidade de realizar tal operação.
Onde iria aumentar, e muito... o preço final do produto, sem falar o volume que estes capacitores iriam ocupar no respectivo compartimento.

Este capacitor deve ser para servir de buffer do (CI).
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Marco P G Silva »

Julho 2014,podia ser melhor. :(
Anexos
mes2014-07.png
mes2014-07.png (72.81 KiB) Visto 6753 vezes
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Emanuel Couto »

Daqui a pouco coloco a minha, uma desilusão.......... :cry: :cry:

Um mês para esquecer :evil:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Marco P G Silva »

Agosto
Mais um mês abaixo do esperado,muito nevoeiro matinal.
Vamos lá ver o resto do ano.
Anexos
mes2014-08.png
mes2014-08.png (71.95 KiB) Visto 6591 vezes
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Marco P G Silva »

Setembro
Anexos
mes2014-09.png
mes2014-09.png (64.02 KiB) Visto 6443 vezes
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Emanuel Couto »

Pois Marco, agora é sempre a descer, mas podia ser pior ;)

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Marco P G Silva »

Boas
Com mais um mês no fim esta na altura de começar a fazer contas.
No meu caso vou com 7243kw, o que quer dizer que estou a 1037kw da cota, o que me dá 17kw por dia até ao fim do ano...
Embora não seja imposivel é complicado,vamos ver o verão de SºMartinho...... :D
Anexos
mes2014-10.png
mes2014-10.png (69.01 KiB) Visto 6351 vezes
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Marco P G Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 477
Registado: sexta set 02, 2011 11:00 am
Localização: pombal

Re: microgeraçao 3.45

Mensagem por Marco P G Silva »

Novembro muito fraquinho :(
Faltam-me 688Kwh para a meta anual.
Anexos
mes2014-11.png
mes2014-11.png (60.9 KiB) Visto 6249 vezes
http://marcopgs.jgduarte.com/
4940w+Kaco 3600+deger 5000nt
Solaharte 300l
Laguna e Clio GPL
Renault fluence ZE
1500w autoconsumo.

Responder

Voltar para “Projectos”