Página 1 de 9
EcoSpider 1.4Kw 40Ah
Enviado: quinta set 01, 2011 9:37 pm
por lopes
Olá a todos,
Chegou a altura de dar mais um (pequeno) passo nas energias renováveis e alternativas...
Já tinha anunciádo aqui no forum as novidades, mas agora que a Spider se prepara para voltar à estrada, acho que estou em condições de criar o meu DB
Adquiri a semana passada uma EcoGlady Spider de apenas 1,4Kw de potência, por isso disse que era um pequeno passo que estava a dar. É realmente do segmento mais fraco, mas acho que vai satisfazer as minhas actuais necessidades, e depois mais tarde nunca se sabe...
A Spider de 3 anos está com 3122Km, era VE de serviço e foi adquirida directamente a um agente da marca. Andou a ultima vez à cerca de 2/3 meses e está actualmente com as baterias arrumadas - ainda nem deu para dar o gosto ao dedo. Por isso este compasso de espera para ela voltar à estrada, pois aguardam-se novas baterias. E antes que perguntem... por enquanto ainda vão ser de gel

e por falta de baterias originais de 24Ah (a espera era de mais de um mês

) optámos por colocar outras ligeiramente mais fracas (as que equipam a EcoLiberty) - vou ficar apenas com 20Ah, mas mesmo assim acho que com boa autonomia! Até porque já vi que tem espaço suficiente para colocar mais um conjunto de baterias e meter aquilo com 40Ah caso seja necessário.
A Spider vai servir para ir para o trabalho que está a 7Km de distãncia, vir almoçar, ir e voltar novamente, por isso não conto de fazer mais de 30Km por dia. Por aqui há algumas subidas e descidas mas pouco acentuadas, e assim sendo acho que para já os 20Ah vão servir para mover os 1400w da Spider.
Com o bom aspecto que apresenta e com baterias novas, acho que a Spider vai rejuvenescer novamente!

E para a semana já deve rolar!

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw
Enviado: quinta set 01, 2011 9:47 pm
por tavares
Olá
A tua mota é do segmento da minha ( 1,5 KW) , é pouco mas vai chegando.
Os 20 Ah acho-os muito curtos para essa distância , eu tenho uma de 0,5KW com baterias de 18Ah e não me faziam mais de 32Km e repara que o consumo era de 3 vezes menos , a mota pesa cerca de 60kgs , as baterias comprei-as novas e duraram cerca de 1000kms depois morreram.
Além disso o conselho que dou sempre para quem tem baterias de gel é que nunca faça mais do que 30 a 40% da distancia que a mota faria para esgotar completamente as baterias .
Por exemplo uma carga completa daria para 40Kms
Essas baterias deveriam ser recarregadas aos 15kms, isso prolonga a vida das baterias de gel.
Cada vez que descarregas totalmente as baterias é um ciclo que gastas e as baterias de gel na melhor das hipóteses fazem 200 ciclos ou 400 meio-ciclos
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 01, 2011 10:03 pm
por RuFuS
pedrolopes Escreveu:Olá a todos,
Chegou a altura de dar mais um (pequeno) passo nas energias renováveis e alternativas...
Já tinha anunciádo aqui no forum as novidades, mas agora que a Spider se prepara para voltar à estrada, acho que estou em condições de criar o meu DB
Adquiri a semana passada uma EcoGlady Spider de apenas 1,4Kw de potência, por isso disse que era um pequeno passo que estava a dar. É realmente do segmento mais fraco, mas acho que vai satisfazer as minhas actuais necessidades, e depois mais tarde nunca se sabe...
A Spider de 3 anos está com 3122Km, era VE de serviço e foi adquirida directamente a um agente da marca. Andou a ultima vez à cerca de 2/3 meses e está actualmente com as baterias arrumadas - ainda nem deu para dar o gosto ao dedo. Por isso este compasso de espera para ela voltar à estrada, pois aguardam-se novas baterias. E antes que perguntem... por enquanto ainda vão ser de gel

e por falta de baterias originais de 24Ah (a espera era de mais de um mês

) optámos por colocar outras ligeiramente mais fracas (as que equipam a EcoLiberty) - vou ficar apenas com 20Ah, mas mesmo assim acho que com boa autonomia! Até porque já vi que tem espaço suficiente para colocar mais um conjunto de baterias e meter aquilo com 40Ah caso seja necessário.
A Spider vai servir para ir para o trabalho que está a 7Km de distãncia, vir almoçar, ir e voltar novamente, por isso não conto de fazer mais de 30Km por dia. Por aqui há algumas subidas e descidas mas pouco acentuadas, e assim sendo acho que para já os 20Ah vão servir para mover os 1400w da Spider.
Com o bom aspecto que apresenta e com baterias novas, acho que a Spider vai rejuvenescer novamente!

E para a semana já deve rolar!

Essas baterias não vão durar muito...tenta meter umas de Gel de 40Ah...o ideal era lítio pq essas de Gel só vão durar um a dois milhares de kms a fazer esse esticão todo...30kms para 20Ah de GEL é muito...é como 60km para 40Ah...
Mesmo que carregues meia ou uma hora ao almoço ñ é suficiente...
Cumps
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 01, 2011 10:11 pm
por tavares
Ao pores baterias de 40Ah na tua vais ter o mesmo problema que eu tive na minha , tens menos espaço que eu , e eu ainda não consigo colocar totalmente uma tampa da carenagem , por isso é que na tua ( se não me engano ) colocaram dois packs de baterias , faz o mesmo com baterias de 20 Ah mas que sejam adequadas para VE´s e não para UPS.
Bom Bom seria colocares Litio , mas o investimento é elevado , mas aí terias entre 2000 a 3000 ciclos de carga/descarga ou seja quase 10 anos .
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 01, 2011 10:40 pm
por lopes
tavares Escreveu:Ao pores baterias de 40Ah na tua vais ter o mesmo problema que eu tive na minha , tens menos espaço que eu , e eu ainda não consigo colocar totalmente uma tampa da carenagem , por isso é que na tua ( se não me engano ) colocaram dois packs de baterias , faz o mesmo com baterias de 20 Ah mas que sejam adequadas para VE´s e não para UPS.
Bom Bom seria colocares Litio , mas o investimento é elevado , mas aí terias entre 2000 a 3000 ciclos de carga/descarga ou seja quase 10 anos .
Originalmente a Spider é equipada com 4 x 12v/24Ah, mas vai passar a estar (para já) com 4 x 12/20Ah, pelo motivo que já referi.
Litio é bom realmente, mas só as baterias de litio iam custar mais do que vou dar agora pela scooter+baterias de gel.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 01, 2011 10:48 pm
por O_volt
Parabéns e mts kms!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 02, 2011 3:32 pm
por lopes
tavares Escreveu:Olá
Os 20 Ah acho-os muito curtos para essa distância , eu tenho uma de 0,5KW com baterias de 18Ah e não me faziam mais de 32Km e repara que o consumo era de 3 vezes menos , a mota pesa cerca de 60kgs , as baterias comprei-as novas e duraram cerca de 1000kms depois morreram.
Fiquei a pensar no que disse o tavares...
Vou contrapor que outra da mesma marca, a EcoLiberty II que é 50Kg mais pesada e que tem mais do dobro da potência 3000w, com os seus 40Ah anuncia uma autonomia de 70Km. Poderei eu dizer que a minha com metade da potência e metade da amperagem se ficava pela mesma autonomia ou perto? É claro que isto é tudo na teórica, e só na prática é que se vai ver a coisa como deve ser, mas o que vocês dizem?
Cheguei a pensar em ser eu a arranjar outro tipo de baterias por volta dos 30/35Ah para ficar no meio termo, mas o agente que vendeu prontificou-se a ser ele a resolver a situação, e dá-me 1 ano de garantia das baterias e a certesa de que qualquer coisa que corra mal será resolvida.
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: sexta set 02, 2011 6:16 pm
por serges
Bem vindo e participa sempre com qualquer duvida estamos cá para ajudar!
Gostei da Foto com o painel solar atrás...
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: terça set 06, 2011 6:22 pm
por lopes
Estou neste preciso momento à espera da chegada da assistência para mudar as baterias... será hoje que a Spider volta a viver? Vamos ver... espero que sim!

Mais logo já dou novidades!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: terça set 06, 2011 7:29 pm
por civic
Bem vindo,
e podes ver pelo meu db a mudança de baterias que fiz (Gel por Lítio), a transformação ronda os 1000€, isto se tiveres jeito para fazer a coisa.
Duvido muito desses 30km's de autonomia com 20Ah, a minha liberty 2.0 com 40Ah faria no máximo uns 50 km's com as baterias novas.
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: terça set 06, 2011 9:29 pm
por lopes
civic Escreveu:Bem vindo,
e podes ver pelo meu db a mudança de baterias que fiz (Gel por Lítio), a transformação ronda os 1000€, isto se tiveres jeito para fazer a coisa.
Duvido muito desses 30km's de autonomia com 20Ah, a minha liberty 2.0 com 40Ah faria no máximo uns 50 km's com as baterias novas.
Olá, jeito tenho, o problema é mesmo o preço dessa conversão...

até porque só a compra da spider+baterias ainda ficou bem longe desse valor...
Foi-me garantido que o teste já tinha sido realizado com outras spider's que também levaram o pack de 20Ah sem comprometer significativamente a autonomia. O meu teste pessoal irá começar a ser feito já amanhã, pois a intervenção correu conforme previsto e a spider já mexe... finalmente já consegui dar o gosto ao dedo! Já fez 4Km
Não é nenhum foguetão, mas mexe-se o suficiente para aquilo que pretendia... por enquanto...

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: terça set 06, 2011 10:31 pm
por RuFuS
pedrolopes Escreveu:civic Escreveu:Bem vindo,
e podes ver pelo meu db a mudança de baterias que fiz (Gel por Lítio), a transformação ronda os 1000€, isto se tiveres jeito para fazer a coisa.
Duvido muito desses 30km's de autonomia com 20Ah, a minha liberty 2.0 com 40Ah faria no máximo uns 50 km's com as baterias novas.
Olá, jeito tenho, o problema é mesmo o preço dessa conversão...

até porque só a compra da spider+baterias ainda ficou bem longe desse valor...
Foi-me garantido que o teste já tinha sido realizado com outras spider's que também levaram o pack de 20Ah sem comprometer significativamente a autonomia. O meu teste pessoal irá começar a ser feito já amanhã, pois a intervenção correu conforme previsto e a spider já mexe... finalmente já consegui dar o gosto ao dedo! Já fez 4Km
Não é nenhum foguetão, mas mexe-se o suficiente para aquilo que pretendia... por enquanto...

Boa sorte e carrega-as sempre que puderes...
Cumps
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quarta set 07, 2011 12:29 am
por zepequeno
gel = sempre que estiver parada a carregar
elas gostam é disso!
bons e muitos kms
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quarta set 07, 2011 3:21 pm
por lopes
zepequeno Escreveu:gel = sempre que estiver parada a carregar
elas gostam é disso!
bons e muitos kms
Em último recurso, tenho sempre a possibilidade de carregar no local de trabalho
Feita a primeira parte do teste durante a manhã, acho que não correu muito mal... A carga conta com 15Km feitos, e a scooter porta-se muito bem em estrada... e fez sem grandes problemas as subidas que encontrou pela frente sem perder velocidade.
O apontamento vai para o mostrador do nivel da bateria que foi variando ao longo do percurso. Esta scooter tem para a bateria um medidor com 5 leds (1 vermelho, 1 amarelo, 3 verdes)... Notei que nas situações de esforço (subidas) ela apagava alguns 1 ou 2 niveis conforme a subida, que retomava logo que deixava de estar em esforço.
No regresso a casa para almoçar fui mauzinho e fui pelo percurso mais dificil...

numa descida acentuada 65-70Km/h, na consequente subida muito acentuada, não desceu dos 35Km/h o que considero bom tendo em conta que deve ter uns 600m sempre a subir, mas ai as luzes verdes do nivel foram as 3... só ficou o amarelo e o vermelho. Coisa que voltou a recuperar a seguir. Aliás, a chegar a casa com os 15Km feitos apenas levava um dos leds apagados.
Como preciso do carro à tarde, a spider ficou em casa a descançar (sem carregar), e mais logo vou ver até onde é que ela aguenta!

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quarta set 07, 2011 3:29 pm
por zepequeno
boa! bons testes, se sobe esses 600m a 35km/h está muito fixe!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quarta set 07, 2011 3:49 pm
por lopes
zepequeno Escreveu:boa! bons testes, se sobe esses 600m a 35km/h está muito fixe!
A menos que o velocimetro não marque correctamente, coisa que facilmente consigo confirmar com o gps.
Também tenho acompanhado o seu BD nestes ultimos dias... tem ai uma bela máquina

Está visto que já somos dois que andamos neste momento a testar os limites das nossas VE's.

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quarta set 07, 2011 4:59 pm
por zepequeno
hehe pois é! o que acho é que isto é mesmo viciante... estive quase quase para comprar uma Ecoliberty II, mas este modelo que comprei era o que mais me agradava e é 60v.
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 08, 2011 5:35 pm
por lopes
Tenho andado tão ocudado com a Spider que nunca mais cá vinha actualizar a coisa... eh eh brincadeira! Trabalho é trabalho!
Como prometido ontem à tarde apertei mais um bocado com a Spider (a minha esposa também ajudou bastante

)... digamos que percorreu uns kilometros acidentados e chegar aos 30Km de autonomia até chegou, mas já muito "estafada"...

nessa altura estava a fazer andamento a prume sem passar dos 30Km/h e subidas a 10Km/h, mas parar nunca parou!
Hoje foi outro dia, e ao contrário do dia de ontem (que andou com o punho a bater no fundo), hoje controlei mais o andamento e a velocidade sem andar com o punho no máximo, e sempre com uma velocidade entre os 40/45Km/h. Vim ao trabalho e voltei a casa (14Km) e ao parar tinha os led's do nivel da bateria todos acesos... melhor que ontem seguramente
Vamos ver se ainda faz mais uns kilometros hoje ou não... mas acho que sim...

Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 08, 2011 5:38 pm
por zepequeno
perfeito! dá para o uso! ainda bem.
muitos kms aí com a spider!
Re: EcoGlady Spider 1,4Kw em Ferreira do Zêzere
Enviado: quinta set 08, 2011 9:35 pm
por RuFuS
pedrolopes Escreveu:Tenho andado tão ocudado com a Spider que nunca mais cá vinha actualizar a coisa... eh eh brincadeira! Trabalho é trabalho!
Como prometido ontem à tarde apertei mais um bocado com a Spider (a minha esposa também ajudou bastante

)... digamos que percorreu uns kilometros acidentados e chegar aos 30Km de autonomia até chegou, mas já muito "estafada"...

nessa altura estava a fazer andamento a prume sem passar dos 30Km/h e subidas a 10Km/h, mas parar nunca parou!
Hoje foi outro dia, e ao contrário do dia de ontem (que andou com o punho a bater no fundo), hoje controlei mais o andamento e a velocidade sem andar com o punho no máximo, e sempre com uma velocidade entre os 40/45Km/h. Vim ao trabalho e voltei a casa (14Km) e ao parar tinha os led's do nivel da bateria todos acesos... melhor que ontem seguramente
Vamos ver se ainda faz mais uns kilometros hoje ou não... mas acho que sim...

Não te querendo desmotivar mas querendo ser realista:
- a manteres esse ritmo as baterias daqui a 2000 a 3000km penso que estarão prontas a ser substituídas...jamais conseguirás manter essa autonomia daqui a uns milhares de kms...
Por acaso não consegues carregar no local de trabalho? Era muito importante no teu caso...
Cumps