Página 1 de 11

Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbra

Enviado: sábado ago 13, 2011 6:46 pm
por zepequeno
Boas caros e caras amigo(a)s do fórum NovaEnergia,

É com grande entusiasmo que começo este DB. Como alguns já sabem, comprei em 2ª mão, ao pai do amigo Barrocas, uma Huasha 3000W a gel, aqui em Portugal mais conhecida como Batlight Thunder 3000W. Vai ser conhecida como a Vermelhinha, pois é toda vermelhinha (vermelho Ferrari mesmo). Eu preferia que fosse Preta, mas acho que já gosto dela assim!

Esperei ansiosamente por este momento e foi com grande alegria que recebi hoje a máquina! O amigo Barrocas deu-me o máximo de informação acerca da mota e uma primeira formação, já que nunca tive motas nem scooters. Portanto, foi uma formação de scooter já inclinado para as eléctricas, foi muito simpático mesmo e respondeu com paciência as múltiplas perguntas que me iam surgindo. Explicou a aceleração, o travão bloquear o acelerador, o descanso, o carregamento (não tinha ideia que é melhor desligar o disjuntor quando se põe a carregar e lembrar sempre de o ligar antes de andar nela!), explicou-me como a abrir, enfim, tudo e mais alguma coisa... Agradeço desde já por terem vindo cá entregar a scooter e terem feito as primeiras "aulas"!

A primeira impressão foi muito positiva, ela é realmente grande como parece, o modelo é mesmo bonito. Só tinha a comparação com as scooters normais pequenas e aquilo de frente até parece uma mota!

Tem 5077Km, as baterias como são de gel já estão "cansadas" e logo que foi anunciada aqui no fórum veio com essa informação. Como o meu percurso diário são 5Km para o trabalho, 5Km para casa, trabalho-casa. Carregando entre os trajectos pesno que as baterias ainda chegam aos 8000Km e até lá junto dinheiro para a conversão a Lítio. Foi comprada já a pensar nisso. Ainda ponderei, caso as baterias "morram" mais cedo de lhe pôr as baterias normais, mas penso que o ideal será partir para o Lítio e ter uma scooter nova.

O meu "medo" era que como moro numa subida bastante íngreme que uma 2000W não subisse e que a 3000W com baterias cansadas também não. Tenho outra alternativa de percurso que também é a subir mas vai tendo umas partes direitas onde ela vai embalando, feito o primeiro teste pelo Barrocas, subiu até a cima, devagar mas subiu. Desmitificado o problema da subida e papéis tratados, é tempo de fazer os meus primeiros contactos com ela.. dei uma voltinha com muito cuidado (só para não dizer que não experimentei) e pusemos a bicha a comer electrões.

Depois dos amigos Barrocas (pai e filho) irem embora, lá fui testando a machine, primeiro na garagem, depois lá fora ao fim da rua, depois subir até lá a cima, depois lá para baixo, cada vez com mais "agilidade" e "confiança". Ao fim de umas voltinhas já me sentia um pouco mais a vontade para andar, travar, fazer as manobras e comprovo o que todos dizem aqui, aquilo é mesmo viciante! Só dizia assim, só mais uma voltinha, e outra e outra... estou aqui a escrever e só me apetece ir lá para baixo andar na vermelhinha!

A nível de baterias já se sabe, vou tentar andar com ela sempre carregada, a nível exterior notei (depois de olhar bem para ela) alguns arranhões, pequenos, nada de grave, devido a encostos em parede ou algo do género, mas no geral ela está muito bem estimadinha.

Mas penso que por hoje chega de blablabla e deixo algumas imagens para verem a máquina:

ZePequeno e sua Vermelhina

Imagem

Imagem

aqui podem ver uma das subidas

Imagem

Imagem

Devo ter feito 1Km de electricidade até agora. Já me sinto um a mais nesta pequena comunidade!

Depois irei precisar de muita ajuda na conversão mas isso é tema para mais a frente falarmos nisso, agora vai ser carregar e andar!

Abraço e boa queima de electrões!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado ago 13, 2011 8:52 pm
por Barrocas
Bem vindo a esta pequena comunidade de electrizados! :D

É sempre bom conhecer mais pessoas que gostem destas energias "alternativas" :mrgreen:

Desejamos muitos e bons km's sem queimar fósseis! :lol:

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado ago 13, 2011 9:57 pm
por Volt
És mais um sim, mas não és "a mais". ;-).

Parabéns.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado ago 13, 2011 10:41 pm
por zepequeno
hehe obrigado. pois é, fui jantar fora e quando cheguei lá tive que dar uma voltinha. senti um pouco de frio (neste calor!) imagino no inverno devo ir mesmo muuito bem equipado.

uma cena, aquele indicador de bateria a direita, pensei que aquilo funcionasse tipo o "depósito", ou seja, quando a bateria vai-se gastando aquilo vai baixando.. e deve funcionar um pouco assim, mas reparei que quando subia e forçava a scooter, aquilo descia perto do vermelho, depois quando largava o punho aquilo voltava lá para cima. entendo então que além de indicar o estado da bateria, indica também o "esforço" que ela está a fazer. gosto e não gosto disso. gosto porque dá pa ver o consumo imediato, mas preferia ter alguma coisa que me indicasse a energia disponível na bateria. parado em princípio é isso que me indica, ou seja, se tiver a bateria a meio e estar parado o ponteiro estará a meio, é isso né?

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado ago 13, 2011 11:05 pm
por Barrocas
A noção que referes é +- correcta, com as subidas que tens perto de casa, essas baterias "cansadas" sofrem um bocado :roll:

O indicador do lado direito é um voltimetro, que indica o valor de tensão (ou voltagem, como queiram) instantâneo do pack de baterias.

Em repouso, o nivel sobe porque não há esforço aplicado nas baterias, mas ao subir as tuas diversas rampas íngremes, vai indicar o nivel de esforço a que estão a ser sujeitas.

Nas scooters com baterias de chumbo, o indicador varia consoante a utilização, as baterias novas acusam menor queda de tensão (menos oscilação), mas nas baterias "cansadas" nota-se o esforço (e perda de força).

com o passar do tempo e experiencia, vais compreendendo a variação e comportamento.

Evita entrar no "red-line", se possivel... por vezes é a diferença entre acelerar a fundo, ou dosear o punho, mas no teu caso, se optares por subir as rampas, é dificil.

De salientar tambem, que quanto menos energia as baterias tiverem, mais rapidamente a tensão cai.
Daí a recomendação de carregar sempre que possivel.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado ago 13, 2011 11:12 pm
por zepequeno
ok! sim ela sempre que está parada leva com a carga. quero manter estas baterias o máximo possível. a sensação de conduzir é um espectáculo...

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: domingo ago 14, 2011 12:23 am
por O_volt
Parabéns e mts kms!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: domingo ago 14, 2011 1:13 am
por zepequeno
obrigado! agora a vermelhinha vai ficar parada 1 semana (e o db também) porque vou de férias..

vou ter muitas saudades dela, mas quando chegar já vou ter os documentos (valeu Barrocas!), vou ver se trato do seguro, vou a masac ver se encontro 1 capacete fixe em promoção, umas luvas, vou atacar os seguros porque esta semana liguei e liguei e liguei e o espanto de ter uma scooter electrica era sempre o mesmo mas uma solução foi sempre negada, enfim nesta crise e o pessoal recusa dinheiro, fazer aí os procedimentos para a mobi.e...

depois de ter capacete, luvas, documentos, seguros e mobi.e prevejo que eu e a vermelhinha vamos andar aí sempre a passear!

grande abraço a todos e muitos Kms verdinhos!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: domingo ago 14, 2011 11:49 pm
por aljesus
Muitos parabéns pela aquisição e agora muito cuidado na estrada, onde todos os conselhos serão poucos.
Sugiro travar antes das curvas e tomar atenção a todos os que circulam na estrada, peões e especialmente crianças, uma vez que ninguém dá pela aproximação de uma eléctrica...
Na minha opinião o capacete deve ter um bom ângulo de visão, isto é, deveríamos conseguir usar a visão periférica como se não o tivéssemos.
Boas férias!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: segunda ago 15, 2011 4:18 pm
por 2wheelfun
Parabéns! Desejo-te muitas alegrias e muita sorte com a tua eléctrica.
Vou acompanhando o teu DB e tentar responder às tuas dúvidas sempre que souber.

Cumps.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: terça ago 16, 2011 12:42 am
por e_bike
Parabéns! Boa sorte com a mota!
Sei que vindo do Barrocas, ela foi bem tratada!

Essa subida que tens antes de chegar a casa é tramada! :)
Não tentes subir isso com pouca carga pois vais ficar apeado! :mrgreen:

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado ago 20, 2011 7:20 pm
por zepequeno
Boas companheiros! Muito obrigado pela força de todos, gostei de ver a vossa participação!

Pois é, voltei de férias, mas estou em casa dos sogros e ainda não vi a bichinha abandonada... tive uma má notícia, é que vou trabalhar para fora do país durante uma semana, ou seja, vai ser mais uma semana loja da electricidade do asfalto!

Assim que tiver notícias venho aqui "postar".

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: domingo ago 21, 2011 10:32 pm
por zepequeno
só para dizer que a vermelhinha subiu a minha rua principal sempre a 15Km/h, uma rua que o Barrocas tinha dito que duvidava que ela subia (ponho fotos daqui a uns dias). estou muito contente! ando só a dar umas voltinhas aqui a volta do prédio, ainda não tenho capacete nem seguro... estou clandestino. só vou ter tempo de tratar disso tudo quando voltar de espanha...

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: segunda ago 22, 2011 11:53 am
por Barrocas
Não facilites, anda sempre com capacete e luvas! :shock:
e seguro tb... obviamente

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: segunda ago 22, 2011 2:17 pm
por zepequeno
pois é! eu sei, semana que vem vou logo tratar disso tudo.

já tive um pequeno susto, uma vez que ia dar a volta, precisei de subir um pouco uma rampinha de um passeio e a mota fugiu-me e eu tive que a agarrar para ela não cair. senti-lhe o peso todo nos braços.

é bom ter estes sustinhos para ficar esperto!

de resto, estou muito satisfeito com ela e não vejo a hora de começar a ir todos os dias para o trabalho com ela.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: segunda ago 22, 2011 10:44 pm
por Mumia
epaaaaaaaaaa sem capacete nunca mm :shock:

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: terça ago 23, 2011 10:25 am
por hmma
Parabéns pela compra e espero que faça ainda uns bons Kms !!

Agora que fazes parte dos "eletrizados", se tiveres conta no Facebook podes também juntar-te ao grupo - Eu tenho um Veículo Eléctrico em Portugal

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: domingo ago 28, 2011 11:55 pm
por zepequeno
cheguei e tinha em casa uma surpresa! chegou o documento da vermelhinha! consegui um seguro por 70€!

boas mumia, sim eu só tenho feito umas voltinhas a volta do meu prédio e só mesmo porque não resisto, mas agora que voltei de Espanha vou já tratar disso, luvas e capacete, se encontrar um casaco bacano e barato também estou a pensar em investir.

hmma já estou nesse grupo, mesmo antes de ter a vermelhinha comigo.

depois de ter o equipamento vou começar a ir para o trabalho com ela e vou contando as "aventuras"

abraço a todos e bons electrões

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: segunda ago 29, 2011 12:10 am
por electrizado
como conseguiste esse preço? está como motociclo? e o q cobre?

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: segunda ago 29, 2011 12:23 am
por electrizado
pois deve estar como ciclomotor é uma 3000 estava desatento.........