Minha nova e-bici acabada de "montar"

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Sun_rise_pt »

A base de tudo: Uma comum e baratinha bicicleta de alumínio do Hiper Continente.

-Motor Brushless 24V / 350W
-Baterias: 3 x 12V / 7Ah

O mais complicado: Encurtar e roscar os 36 raios da roda traseira. Alargar ( forçando sem partir ) o espaço para montagem da roda com este motor.

Tudo o mais, é fácil....


Deixo aqui o link para uma imagem:


http://imageshack.us/photo/my-images/84 ... nente.jpg/

Avatar do Utilizador

gryphus
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 90
Registado: sexta fev 20, 2009 7:15 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por gryphus »

E o controlador?
"A certeza absoluta é um privilégio de mentes não educadas e dos fanáticos".

Avatar do Utilizador

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 492
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Localização: albufeira algarve

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por sergio ferraz »

tens uma boa bici
tens um motor 24v com 3 baterias de 12v ?
essas baterias deven durar 1000km
nao tens voltimetro?
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Sun_rise_pt »

- Pelas regras da electricidade, nomeadamente a básica Lei de Ohm, o que será previsível acontecer é que as baterias neste caso "durem" menos, quer na quantidade de carga versus utilização, quer no tempo de vida.

- Os 36V aplicados no motor de 24V não são uma gaffe técnica ou descritiva. O facto é que este motor normalmente usado para alimentação 24V, é perfeitamente tolerante aos 36V ( característica corrente na maioria deles ) especialmente para quem, tal como eu, os usa quando apenas quando são necessários durante os percursos. Mesmo os 250W legais são realmente exíguos quando confrontados com uma subida mesmo de pendente reduzida.

Factos comprovados: Este motor Samhyun (já usado por mim diversas vezes) tem um excelente comportamento a 36V sem aquecimento proibitivo aumentando considerávelmente o binário.

E está aqui, à disposição de qualquer interessado em ver...

Quanto ao voltímetro... Apliquei um de apenas 3 níveis de tensão ( Bat. carregada-verde; Com nível intermédio (amarelo): Carregar (vermelho). Este "voltímetro" tem agregados um acelerador de polegar (efeito Hall) e um interruptor para inibição, ou não, do funcionamento do controlador.

---

O Controlador (Hua Yu Xin Feng Motor Co., Ltd.), esse é que não há volta a dar-lhe, pelo menos de forma fácil... É para 36V / 14A (até).


Filtheskull
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 27
Registado: segunda set 07, 2009 12:22 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Filtheskull »

Qual foi o preço dos acessórios para a parte "eléctrica"?
E se poder deixar os links onde adquiriu o material tb agradecia.
e ja que estamos numa de pedir, era mesmo uma explicaçãozinha para os menos conhecedores terem uma ideia da montagem !!!
Cumps

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Sun_rise_pt »

O material é proveniente da China, que tem preços incomparávelmente mais baratos relativamente a outros países.

Em valores aproximados em euros (não tenho aqui documentação, mas sem errar demasiado:

- Motor: 150.
- Controlador: 60.
- Acelerador, indicador de edtado de bateria, switch: 25.
- Travões c/ switch inibidor de motor nas travagens (par): 25.
- Baterias (conjunto): 66.
- Pedais (com luz própria quando rodam) (par): 30.
- Caçonete 2.5mm para roscar os raios encurtados: 5.
- Bicicleta c rodas 26" e chassis de alumínio: 80.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16146
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por serges »

Muito bem, vou mover para a area de projectos.!


Parabéns!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Fidel »

Sun_rise_pt Escreveu:O material é proveniente da China, que tem preços incomparávelmente mais baratos relativamente a outros países.

Em valores aproximados em euros (não tenho aqui documentação, mas sem errar demasiado:

- Motor: 150.
- Controlador: 60.
- Acelerador, indicador de edtado de bateria, switch: 25.
- Travões c/ switch inibidor de motor nas travagens (par): 25.
- Baterias (conjunto): 66.
- Pedais (com luz própria quando rodam) (par): 30.
- Caçonete 2.5mm para roscar os raios encurtados: 5.
- Bicicleta c rodas 26" e chassis de alumínio: 80.
Nao sei se ja viste o meu topico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 92&t=14789, a minha pergunta é se ja experimentaste um motor como o meu, não hub. É que o meu e tao mais barato, tipo por 40€ comprei um de 450W com desmultiplicador de força e aquilo anda que se farta. Quanto ao controlador arranjei um loja na china que me fez o controlador à "medida" com as especificações que pedi, o controlador de 24v 500w que ficou por 9$, perto de 7€, mais 18€ para o transporte, ainda nao chegou mas espero não me ter saído o tiro pela culatra :D.

Abraço

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Sun_rise_pt
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Sun_rise_pt »

Nao sei se ja viste o meu topico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 92&t=14789, a minha pergunta é se ja experimentaste um motor como o meu, não hub. É que o meu e tao mais barato, tipo por 40€ comprei um de 450W com desmultiplicador de força e aquilo anda que se farta. Quanto ao controlador arranjei um loja na china que me fez o controlador à "medida" com as especificações que pedi, o controlador de 24v 500w que ficou por 9$, perto de 7€, mais 18€ para o transporte, ainda nao chegou mas espero não me ter saído o tiro pela culatra
Tenho aqui desses motores de 250W mostrados no link, que são fáceis de conseguir comprando a sucata aos desiludidos com a trotinetes.

Mas, um motor de 400W com desmultiplicador pelo valor de 40€ não é de desprezar... Tenho feita a electrónica e parte da mecânica de uma máquina em pêndulo invertido e daria jeito ter uns motores desse tipo. Podes informar onde os encontraste?

Quanto ao motor que usei: É um motor sem escovas, trifásico, que envolve outra tecnologia, além de possuir também as imprenscindíveis engrenagens para desmultiplicação.

O controlador para o motor de escovas é muito fácil de construir mesmo para um estudante de electrónica, que também pode copiar os chineses. Estes possuem um circuito comparador entre uma tensão de referência e a tensão da bateria a fim de não a maltratar abaixo do limite perigoso para a durabilidade.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Minha nova e-bici acabada de "montar"

Mensagem por Fidel »

Sun_rise_pt Escreveu:
Nao sei se ja viste o meu topico http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 92&t=14789, a minha pergunta é se ja experimentaste um motor como o meu, não hub. É que o meu e tao mais barato, tipo por 40€ comprei um de 450W com desmultiplicador de força e aquilo anda que se farta. Quanto ao controlador arranjei um loja na china que me fez o controlador à "medida" com as especificações que pedi, o controlador de 24v 500w que ficou por 9$, perto de 7€, mais 18€ para o transporte, ainda nao chegou mas espero não me ter saído o tiro pela culatra
Tenho aqui desses motores de 250W mostrados no link, que são fáceis de conseguir comprando a sucata aos desiludidos com a trotinetes.

Mas, um motor de 400W com desmultiplicador pelo valor de 40€ não é de desprezar... Tenho feita a electrónica e parte da mecânica de uma máquina em pêndulo invertido e daria jeito ter uns motores desse tipo. Podes informar onde os encontraste?

Quanto ao motor que usei: É um motor sem escovas, trifásico, que envolve outra tecnologia, além de possuir também as imprenscindíveis engrenagens para desmultiplicação.

O controlador para o motor de escovas é muito fácil de construir mesmo para um estudante de electrónica, que também pode copiar os chineses. Estes possuem um circuito comparador entre uma tensão de referência e a tensão da bateria a fim de não a maltratar abaixo do limite perigoso para a durabilidade.
Boas,
O preço é 5€ mais caro do que eu pensei ter pago, custou 45€ sem portes de envio.
O site e este: http://tncscooters.com/view.php?page=Home. Tens ai uma variedade muito grande de motores e de acessórios.
Podes arranjar o circuito?? o unico problema que tenho em fazer um meu é a potencia, ainda nao encontrei nada que aguente estas potencias, mas ja tenho algumas ideias usando um arduino, conheces??
O meu motor é de escovas e nao é trifasico.

Abraço

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”