Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: hynec

Mensagem por hynek »

olá mtavares,
é exactamente o que eu tenho feito, duas chapas de 5 mm de espessura cada, furadas em conjunto com uma chapa de 0,3 mm entre eles, com brocas correspondentes ao diâmetro da vela (5 mm) e diâmetro do tubo (6 mm). assim, ao apertar as chapas, a vela e o tubo ficam bem abraçadas para transmitir o calor. se olhares bem com atenção para foto acima, vais verificar que as chapas abraçam os tubos sem haver espaço entre elas. quando faço alguma coisa, penso bem e não faço disparates do tipo que tu descreveste.

entretanto já contactei casas que fabricam resistências e pedi orçamento para fazer uma centena de velas à medida das nossas necessidades. mas os preços são proibitivos. não vale a pena.

como alternativa vou mesmo bobinar as resistências sobre os tubos. já desenvolvi a técnica. na semana passada mandei vir da uk o fio de resistência que vou precisar, pois não encontrei cá em portugal.

o meu filtro tem 200 w de potência (0,7 ohm), na sucata custa 30 a 40 €.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

mtavares Escreveu:ate me passo, na busca por diesel filter heater aparece isto !!!!

http://vegburner.co.uk/heat.htm


dahh ja tive um filtro destes !!!! aparenta ser mais simples a brincadeira !!!
parece-me complicado e aquele suporte do filtro com vela.....

não sou suicida para instalar uma coisa dessa.

o elemento de aquecimento do filtro, que eu tenho instalado, tem umas chapas, por onde passa óleo. tem uma grande superfície de contacto para permutar o calor. e não aquece para ficar vermelho.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek, as fotos estão espetaculares e gostei de ver a utilização do cinto de segurança para prender o deposito sebes utilizo o mesmo sistema quando transporto bilhas de gás .
estou a pensar tapar metade da entrada de ar da grelha, pois à duas noites atrás fiz uma viagem de 50km estava 10º no exterior e nevoeiro e a temperatura da agua não passou os 65º, temos que pensar também em isolamento
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

exactamente, o isolamento poupa imensa energia. vou mandar vir umas fitas, para isolamento dos componentes:

http://seealte.europecon.net/convers-o- ... tivel.html
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

e o que dizes de diminuir a entrada de ar no compartimento do motor?
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

tó miguel Escreveu:e o que dizes de diminuir a entrada de ar no compartimento do motor?
isso é frequente nos países com inverno mais rigoroso. muitas vezes até se vê os carros terem tapada a parte de frente do carro, i.e. entrada do ar para o radiador de refrigeração, com uma manta.

para nós, cá em portugal, também é perfeitamente aceitável ajudar ao motor manter-se quentinho desta forma. claro que é necessário controlar mais vezes o termómetro do aquecimento, para não exagerar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:
tó miguel Escreveu:e o que dizes de diminuir a entrada de ar no compartimento do motor?
isso é frequente nos países com inverno mais rigoroso. muitas vezes até se vê os carros terem tapada a parte de frente do carro, i.e. entrada do ar para o radiador de refrigeração, com uma manta.

para nós, cá em portugal, também é perfeitamente aceitável ajudar ao motor manter-se quentinho desta forma. claro que é necessário controlar mais vezes o termómetro do aquecimento, para não exagerar.
mesmo no verão o meu disco nunca chega a meio do manómetro da temperatura +- 82º
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

cuidado que o problema pode ser do termómetro (manómetro é para indicar pressão)
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

não é problema do manómetro, pois também tenho um lede ligado ao promutador e liga quando as temperaturas baixam.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola! hynek e to miguel !

o meu mercedes tema temperatura do oleo assinalado , o sensor de temperatura esta no bloco do motor.

a agua anda perto dos 70ºc.

recordo-me do meu corsa b 1.5td, em que este , tinha as valvulas da ventoina de refirgeracao para 95ºc, e 110ºc. e nao me recordo de sentir as ventoinhas ligarem, só quando estava 10minutos prego a fundo parado para ver a temperatura subir....

procurem onde está a valvula de temperatura do vosso carro e tentem monitorizar a temperatura com um termometro de jeito.

se a malta alinhar, compro um, e alugo a um custo simbolico pra fazerem experiencias, e verificarem in loco a temperatura do vosso liquido de refrigeracao.

ab
mtavares


batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Mensagem por batatinhas »

o teu motor não sobe mais a temperatura por causa da caixa de termostato, derivado a deixar passar a agua entre o termostato e a caixa, eu não sei se já viste se ele tem termostato, ou se esta furado para não subir a temperatura.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

precisamente. a temperatura do refrigerante deve ser medida no circuito primário, antes da valvula termostática.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

se a derivação para o premutador estiver feita no circuito da água que vai, para a sofagem não deve ter ter esse problema.
no meu fiz uma saida antes do termostato, assim tenho a água sempre à temperatura que está o motor antes de passar pelo radiador
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ai ai ai ai!! falo falo falo , e nao entendem nada!

o meu mercedes !! nao avaria com qq coisa ok! este menino é de 1977 e tem 5000 peças.

eu verifiquei a temperatura em 2 lugares,
1- á entrada no radiador, em cima, que fic após a valvula termostatica
2- no circuito da sofagem, que nao esta conectado á valvula termostatica, leva com o criculador de agua mas a valvula nao interfere.

aqui nestes dois lugares medi 65 ºc.com um termometro de contacto da roca, e este esta "calibrado" pela comparacao das funcoes que executa no aquecimento central cá de casa, com tenho 3 termometros eles todos indicam o mesmo.
a temperatura foi medida da seguinte maneira. porque estava preocupado com esta.

5 lugares ocupados, serra acima, durante uns 7 km, sempre a derreter prego a fundo, é obvio que a temperatura subiria um pouco, mas nada, o termometro do carro marcava perto dos 80ºc e o termometro nos tubos de agua 65 !!!

ab mtavares


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

vê onde estão os tubos que vão para a sofagem e depois mede aí a temperatura
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

peço esclarecimento:
- o que é sofagem?

não encontrei este termo em dicionário nenhum.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

hynek Escreveu:peço esclarecimento:
- o que é sofagem?

não encontrei este termo em dicionário nenhum.
desculpa lá o meu francês "chauffage"
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


tem que vir um estrangeiro para pôr os portugueses na ordem! boa hynek!


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

vamos é deixar de estrangeirismos e chamar aquecimento central, dando assim cumprimento à regra n.º 9 das regras de utilização do novaenergia fórum, a qual passo a transcrever:
9. se um tópico incluir um texto numa língua que não a de camões, exige-se a tradução para português a acompanhar o texto original. a referência à fonte de qualquer texto original que não seja da autoria do membro que o coloca é obrigatória
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

concordo plenamente com o que foi descrito. neste forum tem-se dado tanto pontapé na gramática que até dá para humorizar

faz-me lembrar aquela pequena anedota... escreva três palavras sem erros?

ao que o outro responde: na sará facel....
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”