Processadores de Biodiesel/Kits

Local onde se pode discutir de tudo um pouco acerca do biodiesel.

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subrui
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Processadores de Biodiesel/Kits

Mensagem por subrui »

olá a todos

venho pedir a todos aqueles que possam ter experiencia na compra/uso de processadores de biodiesel, se poderiam partilhar experiências, nomeadamente:
preços dos kits: ex. o c300/r50 discutido em vários topics, o seu preço na biodys seria acima dos 1000eur, site troquedeenergia.com está acima dos 2000eur, e também já li aqui algures no forum que o mesmo processador na elanotec estaria cotado acima de 3000eur.
alguém daqui já comprou algum processador deste tipo a qualquer uma destas empresas, ou outra? se sim, quanto pagaram, e funciona tudo como mencionado na publicidade?
alguem tem algum processador destes tipo 'kit-chave-na-mão-pronto-a-funcionar', que queira partilhar informação adicional?tipo preço, e caracteristicas principais(recuperação de metanol,lavagem/secagem do produto,outras)?

também pensei em pedir a um electricista que me fizesse um kit 'personalizado', apartir de ferro-velho essencialmente, concerteza que ficaria mais barato, mas em termos de controlo de qualidade do biodiesel produzido...tanto pode correr bem como mal, especialmente a fase crucial da lavagem/secagem...
quais são as vossas experiências com estes processadores 'á la carte'!? boas ou más? qualidade do produto? preços?

falando também em preços....a quanto vos sai o litro do bd caseiro?? é que como não se arranja óleo novo a muito menos de 0,7 ou 0,6eur/l, metanol é entre 0,5 a 2eur/l, soda caustica é barata....mas a electricidade pros motores e aquecimento não é...e para a maioria dos processadores que não faz re-aproveitamento da água...uiuiu....uns 5l de água gastos por cada litro de bd produzido?!eu pelo menos gasto bues de água até estabilizar o ph no 7, mesmo se acidificar com ac.acético pra baixar o ph rápido e complexar as bases livres, ainda assim é um gasto de água brutal...
é que com o petro-diesel a 1eur/l, o bd feito apartir dum kit que custe plo menos 1000eur, deve levar milhares(milhões!?) de km's a amortizar o investimento, plo menos a partir de óleo vegetal novo...porque com o usado a conversa é outra...mas aonde o arranjar em quantidade e qualidade 'filtrável', para uma operação a longo prazo?!?

agora um 'á parte';confirme quem puder: li algures que as fábricas de larga escala em portugal estão a produzir bd apartir de oleo de soja novo(o mais barato dos oleos), a custos que rondam os 0,9 a 1 eur/l....ao preço a que os particulares pagam a electricidade e a água, pra nem falar das vantagens competitivas que as empresas têm em comprar óleos/outros reagentes em mto larga escala, será a amortizaçao de um reactor caseiro sequer possível!?!?!?

comentários de quem produza biodiesel caseiro, precissam-se e agradecem-se, sff!!
e desculpem lá ter-vos feito ler isto tudo...obrigado pela v/paciência!!!


Fry
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Mensagem por Fry »

ola subrui

vamos por partes:

1º fazer bd caseiro ou artesanal só é economicamente viável, a que tem acesso a oleos vegetais usados

2º o metanol se for comprado em bibons de 200 litros fica mais em conta.

3º o bd mesmo depois do recente aumento do metanol ainda fica a menos de 0,4euros.

4º fabricar um processador que faça tudo é extremamente simples. a cuba pode ser as do vinho em inox. precisas duma bomba torneiras, tubos, sprinklers, resistência, sonda e termoestato.

5º um processador feito por nós, fica em menos de 1/3 do preço que anunciam. (atenção que ainda há o acréscimo do transporte)

6º quanto á qualidade, se seguires os nossos conselhos terás um bom biodiesel sem que origine qualquer tipo de problemas.

7º nas lavagens, a água a usar também não considero que seja muita. qualquer pequeno jardim numa moradia gasta muito mais.

8ª o ph 7 consegues com 3 lavagens, a não ser que a água da tua zona seja muito alcalina.

espero ter respondido a tudo
Última edição por Fry em segunda out 30, 2006 6:00 am, editado 2 vezes no total.
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subrui
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Obrigado pela resposta!

Mensagem por subrui »

desde já agradeço a sua atençao e rápida resposta.

espero ainda durante esta semana ir fazer uma 'prospecção' de preços para o material.

em termos da água gasta, no minimo, utilizaria-a para regas(no inverno...não é precisso, huummm); também pensei num qualquer sistema de recirculação/reaproveitamento/tratamento que permitisse reduzir os custos e volume de água. sei que pelo menos a nível industrial, existem processadores que não necessitam de água, ou pelo menos reaproveitam a água...ainda nao sei bem como isso funciona, mas vou pesquisar

electricidade para o aquecimento, em principio será possivel cortar bastante neste ponto, a reacção de trans-esterificação também se dá bem á temperatura ambiente deste país, que eu tb ja experimentei...pode ficar um pouco mais lenta, mas nem por isso menos completa, e os misturadores gastam bem menos que as resistências!importante mesmo, é os reagentes estarem livres de água!

falando em reagentes....começei a fazer umas peskisas sobre a possibilidade de produzir e secar etanol em casa...estou á espera de preços, para estudar a viabilidade financeira do assunto...é que o metanol que se compra, como é produzido através do petroleo, acaba por derrotar alguns dos aspectos ambientais do bd.

quanto aos óleos usados....não tenho propriamente um fornecedor estável, não sei bem quanto irei arranjar...e como a filtragem é um grande problema, ja encomendei uma pequena bomba eléctrica que em conjunto com uns filtros, espero que facilite o trabalho de recolha e filtração do óleo usado, se tudo correr bem...

...mais noticias á medida que as haja!


|eNgEl|
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Mensagem por |eNgEl| »

estou a ver um grande entusiasmo!

1. o etanol feito em portugal (ou nos eua) não fica tão em conta como o brasileiro porque lá eles usam as sobras da cana espremida (bagaço, um bocadinho diferente daquele que eu e muitos portugueses apreciam).

2. um processador não é uma máquina complicada. não precisas de comprar uma bomba e filtrar o óleo à parte. basta fazeres um processador com misturação por bombagem (para isso o ideal é uma cuba de vinho, que já tem uma tampa em cima e uma no fundo para drenar) e com umas junções em t e umas válvulas pões a bomba a sugar o óleo através de um filtro (também podes pôr a bombear através de um filtro mas isso depois acaba por abrandar o funcionamento da bomba durante a misturação dos reagentes) mas há que ter atenção ao facto que a bomba tem que estar abaixo do nível do óleo num hipotético depósito de óleo vegetal usado para que não tenhas o trabalho de encher a bomba, a não ser que escolhas uma bomba auto-ferrante como se usam nas adegas que tem o inconveniente de fazer tanto barulho que mal te ouves a berrar.

3. se estiveres a pensar em fazer um processador com recolha de excesso de metanol a pressão reduzida (tens uma bomba de vácuo que diminui a pressão dentro do reactor e facilita a evaporação do metanol, poupando assim energia) tens que escolher um recipiente forte que não dobre ou impluda com as baixas pressões, algo como um depósito de compressor ou uma garrafa de propano de 45 kg (que te fica por uns 40€ mais o gás lá dentro). uma vantagem além da recuperação desse precioso e volátil metanol é o facto de, em teoria, poderes evaporar algum vestígio de água que ainda se encontre no óleo, embora eu ache que isso ficaria demasiado despendioso em termos de aquecimento (uma vala no chão com um bidão cheio de óleo deitado em cima e com um buraco aberto para sair o vapor mais um ventilador a soprar ar para a cova devem chegar para secar o óleo, se tiveres espaço e restos de lenha ou podas secas para queimar). em qualquer dos casos, podes sempre procurar manuais de soldadura a arco smaw (smaw - shielded metal arc welding), que é uma técnica prática e versátil (não há a complicação das garrafas de gás da soldadura mig mas em contrapartida, as soldas têm que ser limpas no fim e também não há as regulações de gás dos sistemas de acetileno e também dá para soldar ao ar livre, onde o gás da soldadura mig seria levado pelo vento, mais informações: wikipedia) que permite aproveitar materiais ferrosos (ferro velho, por exemplo) para construir um processador prático, compacto e com rodinhas ou mesmo um engate de reboque e uns santo antónios cromados a substituir o anjo da rolls royce no topo do processador.

boa sorte!
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.


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subrui
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Mensagem por subrui »

obrigado pelas v/respostas! de facto, já estou com uma ideia ácerca do que terei que fabricar para construir um processador aceitável.

entretanto, pus o meu carro a diesel mais gastador com 1 kit single-tank da elsbett, e neste momento ando a óleo vegetal (de soja) puro! 0.67cents/l no jumbo.
para os renault's, menos gulosos, o kit elsbett axo k já n compensa...fika mais caro, é sistema 2 tanques(o q na cidade é a mm coisa q dizer:sempre a petrodiesel...), 2ºtanque na mala, dificuldades de instalação acrescidas....
ando aki a peskisar, e se vender os renault's, vou pra gpl...motores a gasolina smp foram a minha paixão, já desde os tempos da saudosa yamaha dt50lc, ehehe
se ficar com os renault's, avanço com a produção de biodiesel.

com a produção de etanol, devo avançar de qqr modo,quer seja pra fazer biodiesel ou misturar na gasolina, pois o etanol puro pode ser misturado na gasolina até max de 25%, e c tanque gpl, fiko a andar bem e barato! ainda não tive foi tmp pra me informar ácerca das destilações caseiras de etanol; em termos de preços, tou a leste...

por enquanto, continuo a aguardar que me chegue a bomba que tenciono adaptar prá filtração do óleo vegetal usado, até já comprei 2 filtros pra lhe instalar na entrada, e dpx é andar literalmente de borla graças ao kit elsbett.(resta saber é se dpx conseguirei arranjar óleo á velocidade a que o gasto )

obrigado pelo v/interesse!


|eNgEl|
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Mensagem por |eNgEl| »

ora vamos ver se me despacho para ir dormir...

não sou nenhum especialista em óleo vegetal directo mas convém filtrar quaisquer partículas em suspensão, mesmo que não as consigamos ver. há por aí uns filtros de aço inoxidável de 5 microns que duram indefinidamente e que devem servir lindamente para uma pré-filtragem e há pessoal por aí que tem arranjado filtros de 1 micron mas ainda não tropecei em nenhum desses. com os filtros que se usam para água podes construir em poucos minutos uma unidade de filtragem com uma bomba auto-ferrante (até pode ter um carrinho, como as que se usam nas adegas) e dois filtros. construí uma máquina assim para limpar tanques de água. o primeiro filtro protege a bomba da areia e o segundo limpa a água. quanto ao fabrico de etanol, sugiro que construas um alambique como deve ser, ou seja, sem partes em ferro, apenas em aço inoxidável ou cobre. isto apenas para assegurar que o álcool não tenha sabor e possa ser utilizado para consumo humano.

o desenho mais simples para produzir álcool forte é um alambique de coluna de refluxo (o refluxo também acontece nos alambiques tradicionais, mas não é tão intenso). a coluna de refluxo é um tubo largo, vertical e alto, cheio de algum material que aumente a área de contacto com o vapor que o vai atravessar (algo como berlindes ou palha de aço inoxidável) e faça com que o vapor de água se condense e a água volte para o fundo do alambique. quanto maior for a coluna, maior é o refluxo. os materiais que são talvez os mais fáceis de arranjar são:
-1 barril de cerveja grande em aço inoxidável;
-um tubo largo e comprido (tubo de escape em aço inoxidável serve lindamente);
-tubo de cobre para maleável fazer o condensador que fica no topo da coluna de refluxo
-fita de teflon para vedar as roscas (aguenta a temperatura bem e não dá sabor);
-uma fonte de aquecimento (pode ser um fogareiro eléctrico ou um banho de areia).
e claro o trabalho do serralheiro que fará um buraco no barril para ele poder ser atestado.

uma nota importantíssima: o primeiro líquido que sai durante o processo de destilação tem que ser deitado fora. isto porque se trata de metanol!

nota secundária: se não estiveres mesmo interessado em fazer nada que possa ser utilizado para consumo humano podes fazer como os americanos que faziam o moonshine e usar radiadores de carros ou mesmo de camiões como condensador. claro que isto só se justifica se fizeres um alambique com uma caldeira grande e até tem a vantagem de poupar água (deixas ficar a ventoinha no radiador e vês como se poupa :p).

boa sorte
|eNgEl| - Há 17 anos a tentar ver o mundo através do fumo negro.


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subrui
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Mensagem por subrui »

essa ideia do radiador é bacana, ehehe
já tinha visto uns esquemas pra destiladores caseiros, inda n tive tmp pra fazer uma peskisa séria sobre o assunto...tb kero ver se vou a 1 feira ver quanto custam akeles destiladores de cobre, pra ter 1 ponto de referencia...

como ainda n sei se vou ter algum carro a gpl num futuro prox, inda n me dedikei a 100% na peskisa de reactores de bd e destiladores de etanol, tou somente a aguardar pra ver cm vai ser.
pra já, ando a curtir o jipe c o kit da elsbett, k me ta a dar +cavalos por menos óleo por litro do k gastava gasoil por litro, e por muito menos $$$!!!! (fiz +umas pekenas alterações no motor, ehehe )
inda n veio foi a minha bomba pra filtrar o oleo usado....começo a desesperar c akilo :s meti á pouco óleo novo do jumbo a 0.67€/l...o k inda é 1 poupança significativa pro petrodiesel, mas podia tar á pála...

fikem bem, e smp a bombar c energia alternativa!!

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hynek
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Mensagem por hynek »

importas-te relatar a tua experiência com elsbett?

acho que és o primeiro por aqui que tem um kit professional.
Um abraço
Hynek
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subrui
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Kit 1-tank Elsbett

Mensagem por subrui »

olá a todos !

instalei um kit da elsbett (http://www.elsbett.com) no meu mitsubishi pajero para poder passar a queimar óleo vegetal puro a 100%, ainda só fiz aprox. 1000km's, mas já lhes posso dizer o seguinte(aproveitei também para aumentar a pressão do turbo e a carga da bomba, o timming da injeçcão e pressão de injecção ficaram iguais):

-óleo novo de soja custa no jumbo 0,67€/l
-passou a gastar 9,5l/100km contra 10,5l/100km do petrodiesel
-mais potencia e acelerações
-redução de 100% do fumo negro visivél!!!!(espantoso, mas verdadeiro!)
-motor mais suave e silencioso depois de quente.
-menores temperaturas de funcionamento do motor.
-a adição de gasolina numa percentagem inferior a 5% reduz brutalmente o cheiro a fritos do escape.
-solução 1 tanque:posso meter biodiesel,petrodiesel ou óleo vegetal em
qualquer percentagem ou mistura, tudo no tanque pré-existente, sem problemas, botões e complicações, anda a óleo vegetal desde que rodo a chave, até desligar o motor.
-utilizável sem aditivivos até -10cº, garantido pela elsbett.


gastei 976€ no kit(incluido o transporte), mais aprox. 300€ na instalação do mesmo.espero rentabilizá-lo em pouco mais de 1 ano,considerando o preço de óleo vegetal novo.
estou á espera de uma bomba para poder filtar óleo usado, nesse caso fico a andar á borla, e rentabilizarei muito mais rápido o investimento, desde que consiga arranjar óleo usado tão rápido como o gasto!

e caso não troque brevemente os renault's por veiculos a gpl, também deverei avançar com a produção de etanol e biodiesel caseiros, libertando-me assim definitivamente das idas 'á bomba'!

como desvantagem, a única que assinalo até á data, é que com o motor sem estar realmente quente(min. de 15 a 20km's), os 30amps das velas de incandescencia e os 150w do aquecedor eléctrico do filtro, tornam o ralenti bastante instável, porque puxam bem pelo alternador. o que vale é que o alternador é made in japan, senão n sei... fica tudo normal, depois do motor aquecer bem, e esses componentes ficarem off-line.

bom, por enquanto é tudo, este post ficou um pouco off-topic, mas tb é um assunto relacionado, eheh
espero k possa ajudar!

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hynek
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Mensagem por hynek »

muito bem, obrigado pelo relatório. importas-te descrever melhor o teu kit? no site da elsbett não se consegue perceber bem. pelo que entendi, é kit de 1 depósito. tem permutador e aquecedor eléctrico e o sistema de comando e controle.

agradeço mais pormenores.
Um abraço
Hynek
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Tó Miguel
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Mensagem por Tó Miguel »

então e se não for pedir muito, que tal umas fotos do dito já instalado
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subrui
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Mensagem por subrui »

vou ver se arranjo as tais fotos...dpx alguem me vai ter de ensinar a meter isso aki

até lá, fika a descrição resumida dos componentes e instalação:
-bomba auxiliar de combustivél, montada em linha com a pre-existente, serve para nao stressar a antiga, e garantir um grande fluxo de oleo.tem limitador de pressão e um pre-filtro dakeles transparentes.
-filtro de combustivel metálico, basicamente igual ao de origem; guardei o de origem que ficou sem uso, quando for precisso substituir, ja n gasto $.
-aquecedor electrico de 150w, instalado a abraçar o filtro
-velas de incandescencia maiores, mais compridas e potentes, 30a
-bicos dos injectores que substituiram os originais, preparados para melhor atomizar o oleo.
-válvula de retorno da bomba, peça inútil no meu carro, a da mitsubishi é de melhor qualidade e maior caudal, portanto nao instalei.
-permutador de calor que aproveita o liquido de refrigeração para aquecer o oleo
-sensor de temperatura do oleo
-mangueiras, anilhas e toda a especie de peças necessárias para a instalação.
-relays e fusiveis para controlar essas brincadeiras todas

operação tal e qual como era 'antigamente', sem butões ou complicações, o relay controla tudo tipo: o aquecedor electrico, as velas de incandescencia;
intervalos e tipo de manutenção, no meu caso, iguais aos já praticados.
sistema 1 tanque, o deposito original pode levar gasoleo,biodiesel ou oleo vegetal em qqr % ou mistura.
tenho adicionado quantidades mto pekenas de gasolina(prai a 2 ou 3%), pois reduz em muito o cheiro a fritos.


Tó Miguel
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Mensagem por Tó Miguel »

numa primeira apreciação parece funcionar bem estou desejoso de ver essas fotos
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mtavares
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Mensagem por mtavares »

ola!!

essas fotos sao importantíssimas!

onde esta o sensor de temperatura?

ab

obrigado!


Tó Miguel
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Mensagem por Tó Miguel »

afinal perece não ser só eu a estar em pulgas, para ser esquema a funcionar
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subrui
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vou ver se amnhã tiro umas fotos, mas preparem-se pois não vão ver nada do outro mundo: relays electricos e fusiveis dum lado do motor, e do outro, mais interessante, o filtro c o aquecedor, a bomba de combustivel auxiliar, o pré-filtro transparente, e o permutador, tudo c fios e tubos a ligar as diferentes peças.
o sensor de temp. do combustivel está perto da bomba,ligado num tubo, o k kem conheçe os motores mitsubishi, sabe que estão numa posição mto pouco fotogénica...vou ver o k se pode arranjar

claro que por motivos obvios, os injectores e as velas de incandescencia, não se vão ver!!!

depois se alguem souber como é k se metem fotos aki, k diga, k eu nunca pus...


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Mensagem por Tó Miguel »

as velas de incandescencia, foram modificadas?
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as velas são novas, veêm no kit elsbett, sao maiores e +potentes e fikam acesas por(ainda) +tempo. gastam 30amps!


Tó Miguel
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Mensagem por Tó Miguel »

o kit elsbett, não obriga a mais uma bateria
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tó miguel Escreveu:o kit elsbett, não obriga a mais uma bateria
noop, apenas um alternador tolerante...nada d 'valeo's e cenas assim...
de qqr modo, cm o jipe tb tem uma bateria bem potente, tipo 90amps...aguenta

num carro c 1 alternador mais fraco, e 1 bateria menos potente...huummm akilo a frio puxa bem pla electricidade...

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