FILTRO GASOLEO COM AQUECIMENTO , com fotos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

FILTRO GASOLEO COM AQUECIMENTO , com fotos

Mensagem por mtavares »

ola a todos

alguem sabe dizer de que carro é este filtro de gasóleo.

é que na sucata onde o comprei nao sabem dizer, tem aquecimento e bomba manual para purgar o ar !

que tal ?

Imagem

Imagem

na cabeça da bomba manual diz , roto disel , e tem lucas escrito algures.

ab a todos


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

pode ser peugeot, ou umm. as 505 vinham com o filtro rotodiesel. trata-se de um truque para facilitar os arranques de inverno. para o ovd não serve porque a temperatura não sobe o suficiente, a menos que consigas rebentar com o termostato para a temperatura poder subir à vontade.
http://www.roulemafleur.free.fr/mecanique.htm

Avatar do Utilizador

faria
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: quinta jun 29, 2006 4:35 pm

Mensagem por faria »

boas, o meu umm tem um identico, o meu rrvm tb tem akecimento no filtro, mas é completamente diferente... e como diz o manuelcar, n serve de nada (paraovd) porque akece muito pouco...
________
AbRRaço

Avatar do Utilizador

jossef
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 780
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am
Localização: LISBOA

Mensagem por jossef »

nos land´s é meter o retorno para o filtro.
"A vida é uma folga que a morte nos dá"


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

obrigado a todos!

o que eu queria fazer era ganhar uns kw de potencia de aquecimento. ie, ter o filtro de gasoleo aquecido, para nao perder calorias.
aquecer um filtro de gasoleo que nao foi desenhado pra levar calor !!
este basicamente pode.

outra coisa interresante era acescentar no permutador em baixo as velas de incandescencia. e ai sim!!! oh oh !

é que estou a construir devagar devagarinho, um sistema de 2 tanques.

abraco a todos!

mtavares


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

se quiseres abrir um topico com a descrição do teu sistema, podes receber a colaboração do resto da comunidade. isso ajuda bastante a prever potenciais problemas. esses filtros são interessantes, ni linque te mandei, os colegas do roule ma fleur recomendar partir o temostato para manter a circulação de agua a qualquer temperatura. se quiseres fazer uns testes e descrever a temperatura que consegues atingir...
atenção ao estado da superficie de comutação, se o cobre corroi entra agua no circuito de combustivel, com resultados evidentes. se conseguires colocar uma vela de incandescência no topo do filtro tb seria interessante, pois o calor mantem-se por cima e assim não se desperdiçava energia a aquecer a agua do circuito de refrigeração. isto permitia liquefazer o oleo antes do motor arrancar e antes do refrigerante ter atingido a temperatura normal de funcionamento. não sei bem onde colocar a vela, talvez no parafuso que segura o copo, assim a vela não entrava em contacto com o oleo, o que sería muito importante.
saúde da boa!


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola manuelcar

tas a dizer que a vela nao pode entrar me contacto com o oleo????

que grande falha minha!!!! é que o primeiro dispositivo que fiz, tem 2 velas em contaco com o oleo,, mas ainda nao o testei!!

acabei de furar a peça para la colocar as velas!!!


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

outro permutador para filtros!

Mensagem por mtavares »

ola a todos!

aqui temos um permutadro comum para refrigerar o oleo dos motores, que está acoplado ao filtro de oleo do motor .

serve para alguma coisa?

Imagem Imagem
Última edição por mtavares em domingo out 29, 2006 2:24 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

manuelcar Escreveu: atenção ao estado da superficie de comutação, se o cobre corroi entra agua no circuito de combustivel, com resultados evidentes.
ola manuelcar!

o permutador do filtro lucas, é de alumínio, e é possivel de desmontar, já apresenta algumas entradas sem rosca para possíveis aplicacoes de contactos ou coisa assim parecida.

o que pretendo saber é se alguem conhece o catalogo da fae, foi de la que comprei um termocontaco de uma mitsubischi para colocar no aquecedor de oleo que montei. este termocontacto está normalmente fechado e abre entre os 70 e 75ºc. ( nao sei o acontece para cima de 75ºc ) e este está em contacto com o oleo e nao com a superfície do permutador. nao como esses baratos que se encostam na superfíce dos permutadores.


ora como nao tenho nenhum sensor de temperatura, para medir temperatura, ter tenho mas sao de contacto, e no dito catálogo encontrei várias indicaçoes de termo resistencia, que seriam possíveis de mergular no fluxo de oleo.

ab
mtavares


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a superficie de uma vela de incandescência atinge temperaturas da ordem dos 850º c em 4 segundos. não é de todo conveniente expôr o ov a temperaturas dessa ordem. existe o risco de oxidação e polimerização, com a formação de gomas.
mesmo que a corrente de convecção dentro do filtro não permita que a ponta da vela atinja essa ordem de temperaturas ainda assim o risco de ocorrencia desses fenómenos é possível. recomenda-se portanto que o contacto não seja directo. a localização da vela de incandescência também não é indiferente. no fundo do filtro existe agua que se condensou no interior do tanque e que, sendo mais densa que o combustivel, acabou por se depositar no fundo do mesmo sendo depois transportada até ao filtro onde fica retida. ora, num ambiente onde não exista pressão a água vaporiza aos 100ºc
relativamente aos termocontactos não te posso ajudar. talvez o hynek, ele tem experiencia com esses equipamentos.
Última edição por manuelcar em domingo out 29, 2006 3:24 pm, editado 1 vez no total.


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

entao por esta imagem, algo se passa ,
tens razao naquilo que escreves; vou tentar encontrar ago de interresante.

agora pelo disel therm ! algo pode transparecer, será que eles fizeram uma vela de incandescencia com menos potencia ?

isso pode-se resolver ao colocar algumas velas em paralelo para baixar a intensidade de corrente. isto com as velas normais de mercado. a baixo custo.


Imagem

aqui claramente se ve o oleo em contacto com a vela de incandescencia.
[/list]

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

aplicador do filtro

Mensagem por opelcorsa15d »

essa peça que tens na foto que se aplica no filtro de que carro e ha a venda diz coisas
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

o segundo permutador que se apresenta nas imagens , e se aplica na cabeça do filtro de oleo do motor, pertence salvo o erro, a modelos vokswagen , penso que nos passat´s.

nao sei o preço mas podes encontrar isso em quase todas as casas de peças.

agora o suporte para o filtro e o filtro nao sei onde se pode encontrar , é uma questao de ver se este se adpata ao teu filtro e á tua cabeça do filtro que usas.

o que pretendo é fazer um sistema de 2 tanques, com filtro aquecido, ou por agua ou electrico, neste momento estou a tratar das sondas de temperatura prara fazer monitorizacao antes de fazer asneiras.

a pagina onde saquei as fotos, foi um site alemao

http://www.poelmax.de/index.php?cat=c7_ ... scher.html

aqui podes ver preços , coisas do costume.

ab
m

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

kit aquecimento

Mensagem por opelcorsa15d »

m tavavares tou a fzer um kit de aquecimento tb mas o problema e o termostato poi eu preciso de um termosta to que lige qundo ta frio e dslige quando ta quente a quem diga que ha reles que fazem o inverso tens conhecimento disso ja pedi ajuda aqui no forum a quem tem kits para me darem a referncia mas ate agora nd
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola!

o meu termostato, ou termocontacto , sei la como se chama, a malta na loja gozou comigo, e eu pedi o catálogo e ignorei.

pelas caracterisitcas apontadas, encontrei um que está normalmete fechado, ie, quando ta frio ta fechado e interrompe o circuito quando atinge os 70 a 75 ºc. o que acontece depois dos 75ºc nao sei. é de um mitsubisch. sei que custou 12,50 se a memória nao me falha.

ainda nao instalei e tb nao sei o código do equipamento, mas amanha, vou ter isso aqui publicado.

abraço


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Re: kit aquecimento

Mensagem por mtavares »

opelcorsa15d Escreveu:m tavavares tou a fzer um kit de aquecimento tb mas o problema e o termostato poi eu preciso de um termosta to que lige qundo ta frio e dslige quando ta quente a quem diga que ha reles que fazem o inverso tens conhecimento disso ja pedi ajuda aqui no forum a quem tem kits para me darem a referncia mas ate agora nd
pois os relés!

tens de saber como estes funcionam , eu tenho um que é directo, tu tens de arranajar que quando está fechado ele abre , o que acontece quem está atraz do balcao so sabe vender, se la apareces só com a treta que queres um rele que faça isso ele dizem " quem , onde que!!! nao temos nada disso.."

mas vou tentar ajudar-te nisso , da-me uns dias!

Avatar do Utilizador

opelcorsa15d
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta set 06, 2006 5:39 pm
Localização: gondomar porto

Mensagem por opelcorsa15d »

ok obrigado pela atençao
BIODIESEL POR UM MUNDO MELHOR

vendo OPEL CORSA A 1.5 D

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

quanto aos termocontactos, já comprei (vende se nas casas de peças para electrodomésticos - há para fornos, secadores, máquinas de café, etc.) e testei muitos - de 55, 90, 95, 107, 134, 145 ºc. há termocontactos que ao aquecer ligam a atingir uma certa temperatura (na - normal aberto) outros o contrário, desligam (nc - normal cerrado).

não consegui é encontrar os com temperaturas por volta de 70 ºc. nos classificados tenho anúncio, entre outras peças, também para este termocontactos, de 75 ºc:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... 1930#11930

este é usado especialmente nos kit's para ov. brevemente vou mandar vir alguns.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Autor do tópico
mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

1ª parte do KIT

Mensagem por mtavares »

ola aqui esta a primeira parte do kit,

ie, o pre aquecimento antes do filtro e da bomba injectora, o que pretendo é tb aquecer o filtro, uma vez que tera oleo a temperaturas baixas.

Imagem
Imagem

aqui pode-se ver que as velas incandescencia estao mergulhadas no oleo, e no final destas duas tem um termocontacto que tb esta mergulhado no oleo.

ainda nao fiz testes, sobre a temperatura das sondas. teoricamente funciona, se a temperatura da superficie das velas for elevadissima, vou cortar na corrente destas, com um paralelo ou com mais uns gadjet´s.

o inicio está aqui!

o termocontacto que utilizei é muito mais caro que o do hynke, é um fa fae com o codigo 3773 tenho de ver melhor naotenho aqui a peça e tb na foto nao se nota.

ab a todos

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Mensagem por hynek »

parabéns pela iniciativa, mas eu não arriscava velas mergulhadas no óleo.

também já pensei em fazer uma peça desta, mas quando descobri o site da europecon, cheguei à conclusão que não valia a pena. é mais barato e fiável comprar o aquecedor deles (embora ainda estou a pensar numa peça muito mais simples e barata - tenho de fazê-la e ensaiar, logo se vê).
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”