Página 1 de 1
Test Drive Nissan LEAF
Enviado: quinta dez 02, 2010 12:59 am
por ecoman
queria partilhar convosco o test drive com o nissan leaf que fiz hoje no evento de demonstração que a nissan têm montado na expo.
como foi a primeira vez que andei num 100% eléctrico e não tenho termo de comparação mas, de facto, gostei bastante do carro.
o que gostei mais:
-> habitabilidade: esperava um carro mais sóbrio e menos confortável mas saiu-me um carro confortável e com uma óptima habitabilidade. as suspensões são boas. o espaço a trás é generoso para o segmento.
-> comportamento: acelera bem até aos 130km/h mesmo com 5 pessoas no carro (mais não dei porque não havia estrada para isso) e o silêncio vale ouro. nunca pensei que o facto de não ter o barulho do motor fizesse tanta diferença
-> outros pormenores:
no gps há uma opção que nos permite ver no mapa até onde podemos ir com o nível de carga das baterias que temos no momento. há duas áreas, uma indica até onde podemos ir com a nossa condução "normal" e a outra area mais alargada que nos indica até onde podemos ir se formos poupadinhos.
gostei também do "potenciómetro". é uma escala em "bolinhas" que se vão enchendo à medida que "damos gáz" e que nos indicam a carga instantânea que estamos a gastar. o pormenor desta escala é que há 4 bolinhas abaixo do zero que acendem à medida que regeneramos electricidade. no caso de estarmos simplesmente a rolar sem pisar o acelerador acende uma bolinha de regeneração, se travarmos acendem-se mais.
há uma "brincadeira" que a nissan colocou no canto superior esquerdo do visor que nos indica quantas árvores já poupámos por estarmos a conduzir um veiculo eléctrico vs um veículo a gasolína. não me perguntem quais os critérios que foram usados mas eu poupei 1 árvore mais um ramozito
por último, o travão de mão é eléctrico (dá jeito!)
o que gostei menos:
-> a posição eco. o leaf tem a posição d (drive) e eco. esta última é muito molengona. espero que seja uma super poupadora.
o teste foi muito rápido andei apenas 6,5 km e com uma média (ou pelo menos entendi assim os dados) de 0,2kwh por km. este menu também nos mostra as médias de viagens anteriores, não tive foi mais tempo de antena para perceber melhor mais uma carrada de informações que tinha o computador de bordo que aliás é bastante colorido.
conclusão: acho que com uma velocidade máxima de 144km/h, com uma autonomia média de 160km e por ser tão agradável de conduzir, é um carro a considerar seriamente numa eventual compra.
alguém mais fez o test drive?
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: quinta dez 02, 2010 10:49 am
por vgomes
boas,
fiz o test drive ontem.
pelas informações que tinha pensava que o dia era reservado a quem tinha efectuado a pre-reserva, mas não sei se foi assim.
a nissan vendeu mt bem a ideia que quem efectuasse a pré-reserva, os pioneiros, teria um tratamento diferenciado. pareceu-me que não tiveram em consideração que este dia era para quem já tinha efectuado a pre-reserva e que estaria de facto interessado em o adquirir. o test drive em si pareceu-me mais um test drive de contacto com o produto. acho que está bem para quem se increve no facebook e marca o test drive. acho que vai ser igualzinho nos próximos dias. não me pareceu bem para quem o reservou e sinalizou há alguns meses. achei curto, sem hipótese de ver por exemplo consumos em estrada ou via rápida, sem hipótese de por o carro a carregar, de experimentar o mobi-e que é mesmo ali ao lado etc. também não me souberam responder a algumas perguntas de aquisição, por exemplo se o incentivo ao abate se podia usar ou não. sobre este assunto chegaram mesmo a dizer coisas contrárias e no final ficaram com o contacto para poderem esclarecer mais tarde.
se calhar o objectivo era mesmo esse, um contacto com o produto. fico portanto a espera do próximo passo para as restantes duvidas.
sobre o carro, tem de facto mt espaço atrás para a gama. mas tem pouco espaço na bagageira para a gama.
já tinha conduzido a test mule em alges. conduzir em cidade, com o transito normal de facto foi uma boa experiência.
achei um pouco pequeno por dentro para o tamanho que tem por fora. no entanto tudo está perto e funcional. tambem parece bastante solido. o meu carro actual é um megane (dos primeiros), apesar de parecer bastante mais solido o leaf tem algumas área de plástico duro bem maiores que o meu carro. estava a espera de mais qq coisa, mas tb não sei bem o que.
mt informação, não só na consola central mas tb ao nível dos dois mostradores.
o carro que experimentei não tinha uma extensão com ficha schuko, como num vídeo aqui postado. dentro da exposição está o carregador da efacec que é suposto pormos em casa. custa 1000 euros mais iva. todos lá dentro me disseram é altamente recomendável usar para o dia a dia. o cabo que vem para portugal tem ficha industrial na ponta e uma evse de 16a que nao dá para alterar. ou seja é mt bom para quem vai usar todos os dias os carregadores lentos da mobi-e.
a nissan vende uma outra com ficha shucko e 13a, ou 10a não me lembro, mas é um extra. não me parece bem andar por aí a fazer colecções de evses... mas pronto é o que temos. se pusermos uma ficha shuko a frente da que vem com o cabo, com os 16 a vai ser difícil arranjar uma tomada qd vamos de ferias, ou a casa de alguém ou mesmo a garga de conveniência ou emergência num café ou restaurante. parece que vai ser do tipo, desligar a maquina da roupa para lá por o carro... acho que fazia mesmo falta uma que desse para escolher entre, pelo menos, 2 amperagens diferentes.
por outro lado, ao termos esta evse, podemos carregar o carro em casa sem comprar um carregador da efacec. não sei se a evse aguentará todos os dias 8hrs, mas de facto se o carro já é caro, mais 1000€.....
de resto, é um carro 100 eléctrico. o resto são pormenores.
não sei se esta experiência me fez bem ou me fez mal, ainda estou para descobrir.
cumps
vgomes
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: quinta dez 02, 2010 12:04 pm
por ruimegas
boas pessoal,
depois do teste em algés ao test mule em junho, à voltinha dada ao quarteirão à volta da nova fil na expo em 25out e à volta um pouco maior feita ontem de cerca de 8 km mas ainda assim aquém das minhas expectativas para fazer alguns testes que tinha programado posso fazer os seguintes comentários:
1. o pessoal que nos recebe continua muito simpático mas com um grande desconhecimento sobre o produto em si.
2. quando disseram para levarmos o bi e a carta de condução ed sendo pre-reservistas pensei (mal) por momentos que iríamos de ter hipótese de dar uma volta mais completa e inclusive efectuá-la sozinhos (vi logo que era pedir demais).
3. ao colocar ao mais alto nível no local algumas questões tive muitas dificuldades em obter respostas claras tendo mesmo sido tomado notas das mesmas para futuro esclarecimentos, sendo elas:
a. possibilidade de substituição da bateria por outro pack com mais autonomia daqui a 3 ou 4 anos?
b. resultados oficial do crash test euroncap?
c. sensor pressão pneus? (o leaf americano possui este sensor)
d. disponibilização antecipada (preferência em pdf) do manual de utilizador do nissan leaf.
e. cabo carregamento de emergência - preço? (leia-se vulgo cabo com tomada de terra a puxar até 10 amp para não rebentar com os sistema eléctrico duma casa normal)
f. sistemas anti-roubo (tipo alarme, geolocalização por gps e outros) - quais são?
g. perguntei ainda se a nissan possuia alguma ideia do custo aproximado do seguro deste tipo de carro nomeadamente se iria aumentar ou pelo contrário descer,l como nos eua, para um carro da mesma gama classe c pequeno familiar.
4. penso ser de propor algumas pequenas alterações e melhorias no carro (para fazer se houver tempo):
a. melhorar o sistema de navegação pois ontem indicou-me erradamente uma situação e quando os jornalistas estiveram cá a fazer o teste à duas semanas vários queixaram-se de se ter enganado no caminho por erro do sistema.
b. melhorar o sistema de leitura das pen usb pois testei uma minha que foi detectada mas não consegui tocar nenhuma musica. (pode ter sido por ser de 8 gb)
c. o porta luvas não tem luz.
d. o espelho do pendura não tem luz (importante para a qualidade de vida das senhoras).
e. não pude confirmar mas disseram-me que o porta bagagens não tem luz.
f. o espelho retrovisor devia de funcionar com sistema de fotosensor para evitar encadiamentos.
em resumo:
como pre-reservista do leaf fiz o meu teste drive hoje, dia 01dez e apesar de só poder ter feito o percurso pre determinado de 8 kms tive oportunidade de validar mais uma vez as minhas expectativas. o leaf é um veículo cativante em todas as áreas, rapidamente cheguei aos 100 kms/h e não fosse o risco de ser multado e só me apetecia continuar a acelerar. fiquei com a sensação de, sem ter de abdicar muito da performance e dos meus hábitos de condução normais, alcançar com facilidade os 160 kms de autonomia que é o que mais me preocupa no dia a dia, no entanto penso que quem adquirir este carro deverá evitar a sua utilização em auto-estrada uma vez que acima dos 90 kms/h o atrito aumenta o consumo de energia exponencialmente. em conclusão, o nissan leaf é o carro que se adapta às minhas necessidades usuais quer de, circulação habituais, económicas, por ter a sensação de consumir efectivamente menos que os carros de combustão (cerca de 1/3 menos = +/- 2€ cada 100 kms) e finalmente ecológicas por não estar a contribuir para deteriorar ainda mais a qualidade do planeta. (produção de electricidade através de combustível fossil co2 = máximo 100 co2; motores de combustão desde a extracção do petróleo até ao consumo nos motores de combustão dos carros = +/- 500 co2).
cumprimentos
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: quinta dez 02, 2010 12:22 pm
por vgomes
ruimegas Escreveu:
f. o espelho retrovisor devia de funcionar com sistema de fotosensor para evitar encadiamentos.
tb reparei e assinalei no questionário.
na mesma onda da segurança, os cintos traseiros tb não têm luz avisadora como tem o banco do pendura.
vgomes
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: quinta dez 02, 2010 2:44 pm
por Brunus
vou fazer para a semana, depois deixo as minhas impressões.
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: quinta dez 02, 2010 7:18 pm
por O_volt
que inveja que eu tenho...sabem quando passa por leiria?
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: sexta dez 03, 2010 7:58 am
por ecoman
respondendo aqui ao vgomes e ao ruimegas e relativamente ao test drive na expo, na realidade a pessoa que me acompanhou não estava muito informada de nada à volta do "mundo" dos veículos eléctricos e tinha um conhecimento básico do leaf. é compreensível porque essencialmente este evento é um evento de marketing exactamente para que as pessoas tenham um pequeno contacto com um novo paradigma de carros elétrico/"condução eléctrica". as pessoas que nos acompanham devem ter uma formação de 1 dia e fundamentalmente têm que ser simpáticas e despachar um cliente a cada meia hora.
relativamente à tomada eléctrica "caseira" se não vier por defeito um adaptador para 10a acho que é uma falta de visão tremenda.
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: sexta dez 03, 2010 9:54 am
por vgomes
ecoman Escreveu:respondendo aqui ao vgomes e ao ruimegas e relativamente ao test drive na expo, na realidade a pessoa que me acompanhou não estava muito informada de nada à volta do "mundo" dos veículos eléctricos e tinha um conhecimento básico do leaf. é compreensível porque essencialmente este evento é um evento de marketing exactamente para que as pessoas tenham um pequeno contacto com um novo paradigma de carros elétrico/"condução eléctrica". as pessoas que nos acompanham devem ter uma formação de 1 dia e fundamentalmente têm que ser simpáticas e despachar um cliente a cada meia hora.
relativamente à tomada eléctrica "caseira" se não vier por defeito um adaptador para 10a acho que é uma falta de visão tremenda.
vem de 110v 12a para os eua.
vem de 13 para europa toda e com ficha shucko; ficha de 3 pinos uk e irl.
vem de 16 para portugal e com ficha industrial. com os cumprimentos da mobi-e.
Re: Test Drive Nissan LEAF
Enviado: sexta dez 03, 2010 10:00 am
por O_volt
imaginem agora os bandidos de leaf...quem será o policeman?
aqui está ele, mini, pronto a atacar...sé se safará o chef do gang...pois vai de tesla!
[youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=ztffddgz ... r_embedded[/youtube]