Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Tudo que seja relacionado com Projectos
Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por visitante1 »

vivas,
fazendo as contas rapidamente chego a conclusão que precisaria de cerca de 80 meses só para amortizar os 2 paineis, isto com dias permanentemente de sol.
se os paineis ficaram mais baratos já começa a ser ligeiramente melhor, no entanto penso que estas modificações só servem para ficarmos ligeiramente mais orgulhosos da ligeira maior produção, no entanto se formos fazer bem as contas!!!
de qq forma parabéns pela sua micro.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:vivas,
fazendo as contas rapidamente chego a conclusão que precisaria de cerca de 80 meses só para amortizar os 2 paineis, isto com dias permanentemente de sol.
se os paineis ficaram mais baratos já começa a ser ligeiramente melhor, no entanto penso que estas modificações só servem para ficarmos ligeiramente mais orgulhosos da ligeira maior produção, no entanto se formos fazer bem as contas!!!
de qq forma parabéns pela sua micro.
cumprimentos

boas!
se me permite vou meter o bedelho nesse assunto, como tenho algum interesse pessoal nesta matéria (+ painéis), pretendia compreender o seu raciocínio com as respectivas contas, como chega à conclusão dos 80 meses, claro se for possível...

cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

obrigado pelo comentário pnunes..

sistema inicial: 18*215=3870w inversor sma: saída max= 3600w

sistema final: 20*215=4300w inversor kaco: saída max= 3800w


esta modificações foram feitas, porque a meu ver o sistema inicial não estava completo.
tinha pouca potencia de paneis e um inversor engasgado, pois para o micro de 3.45 estou agora a tirar o máximo possível.

exemplos:
o inversor sma nos meses de verão só chegava aos 3601w durante algumas horas de pico, no mês de outubro quando instalei o (kaco+2paineis) liguei a rede as 10h00 e em 10m colou ao 3800w até as 17h+-.

não percebo porque fazem cálculos para saber quanto vai demorar a pagar +2 painéis?!?!?! eu vejo a minha micro com 20p e não 18+2, é como se tivesse comprado tudo desde o inicio(diferença de 3 meses)...
a micro vai demorar a pagar-se em 5 a 5.5 anos, mas ainda não fez 1 ano por isso não posso dizer ao certo.

conclusão:
neste momento esta com mais produção por dia e mais w durante os horários de pico.
os resultados esperado no sistema inicial era de 7500kw+- e agora pode chegar aos 8200kw-8400kw.

com uma diferença +- 800kw ao fim do ano se multiplicar por 5 anos, 800*5=4000kw*0.5866=2340€, ou seja, nem metade do que foi gasto em modificações. estes são os cálculos importantes para mim.

de qualquer maneira até fazer um ano tudo que digo são expectativas, pela positiva.


agradeço as vossas opiniões pois assim é que aprendemos.

fiquem bem..


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por PaulOL »

mariosolar Escreveu:obrigado pelo comentário pnunes..

sistema inicial: 18*215=3870w inversor sma: saída max= 3600w

sistema final: 20*215=4300w inversor kaco: saída max= 3800w


esta modificações foram feitas, porque a meu ver o sistema inicial não estava completo.
tinha pouca potencia de paneis e um inversor engasgado, pois para o micro de 3.45 estou agora a tirar o máximo possível.

exemplos:
o inversor sma nos meses de verão só chegava aos 3601w durante algumas horas de pico, no mês de outubro quando instalei o (kaco+2paineis) liguei a rede as 10h00 e em 10m colou ao 3800w até as 17h+-.

não percebo porque fazem cálculos para saber quanto vai demorar a pagar +2 painéis?!?!?! eu vejo a minha micro com 20p e não 18+2, é como se tivesse comprado tudo desde o inicio(diferença de 3 meses)...
a micro vai demorar a pagar-se em 5 a 5.5 anos, mas ainda não fez 1 ano por isso não posso dizer ao certo.

conclusão:
neste momento esta com mais produção por dia e mais w durante os horários de pico.
os resultados esperado no sistema inicial era de 7500kw+- e agora pode chegar aos 8200kw-8400kw.

com uma diferença +- 800kw ao fim do ano se multiplicar por 5 anos, 800*5=4000kw*0.5866=2340€, ou seja, nem metade do que foi gasto em modificações. estes são os cálculos importantes para mim.

de qualquer maneira até fazer um ano tudo que digo são expectativas, pela positiva.


agradeço as vossas opiniões pois assim é que aprendemos.

fiquem bem..

boas! mariosolar

é precisamente assim que eu também vejo a questão do acrescento de mais painéis, ou qualquer outra alteração que acrescente mais produção à mp!
agora queria perceber as contas do nosso amigo "pnunes" como chega à conclusão dos 80 meses...
pois na verdade estamos todos aqui com intuito de aprender!

cumpts.

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por visitante1 »

viva carissimos,
antes de mais espero que ninguem leve a mal o levantar esta discussão porque é atravez do debate de ideias que tentamos tirar conclusões, boas ou más.
respondendo a pergunta dos 80 meses, isso dá aprox. 6 anos, baseei-me nos 0,2kw a mais do sma para o kaco, se estivesse sempre no pico maximo. devo lembrar que um determinado equipamento, neste caso um inversor que é de uma determinada potencia nominal e está permanentemente na potencia maxima não vai dar saude de forma alguma, mas isso são opções. (imaginem um carro cuja rotação vai até ás 7000rpm, mas a partir das 5000rpm já está no vermelho...)
de lembrar que a reparação de um inversor não é barata, e temos de contar com avarias durante o tempo de vida deste, podemos é tentar evitar algumas desnecessárias.
se consultarmos as principais empresas instaladoras ou fornecedoras destes equipamentos rapidamente chegamos a conclusão disso.
quando me refiro a essas empresas não estou a dizer que hajam outras de menor dimensão que não sejam competentes, mas provavelmente essas já não existirão daqui a 2 ou 3 anos, e com os conselhos que dão para produzir muito e amortizar no mais curto espaço de tempo já não vão poder ser confrontadas.
eu proprio que embora esteja ligado a renovaveis no ramo do stand-alone e agora pedi aos meus colegas para me dimensionarem uma micro me debato quase com uma proibição de meter o sma sb3300 no pico maximo, sendo que me calcularam o gerador para 3700wp,
embora eu queira também meter mais 2 paineis (e haja também uma abertura nesse sentido por parte deles) e assim ficar com 4070, mas isto a contar com que as condições de produção nunca sejam as ideais, e essas claro quase nunca o são.
cumprimentos a todos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por PaulOL »

pnunes Escreveu:viva carissimos,
antes de mais espero que ninguem leve a mal o levantar esta discussão porque é atravez do debate de ideias que tentamos tirar conclusões, boas ou más.
respondendo a pergunta dos 80 meses, isso dá aprox. 6 anos, baseei-me nos 0,2kw a mais do sma para o kaco, se estivesse sempre no pico maximo. devo lembrar que um determinado equipamento, neste caso um inversor que é de uma determinada potencia nominal e está permanentemente na potencia maxima não vai dar saude de forma alguma, mas isso são opções. (imaginem um carro cuja rotação vai até ás 7000rpm, mas a partir das 5000rpm já está no vermelho...)
de lembrar que a reparação de um inversor não é barata, e temos de contar com avarias durante o tempo de vida deste, podemos é tentar evitar algumas desnecessárias.
se consultarmos as principais empresas instaladoras ou fornecedoras destes equipamentos rapidamente chegamos a conclusão disso.
quando me refiro a essas empresas não estou a dizer que hajam outras de menor dimensão que não sejam competentes, mas provavelmente essas já não existirão daqui a 2 ou 3 anos, e com os conselhos que dão para produzir muito e amortizar no mais curto espaço de tempo já não vão poder ser confrontadas.
eu proprio que embora esteja ligado a renovaveis no ramo do stand-alone e agora pedi aos meus colegas para me dimensionarem uma micro me debato quase com uma proibição de meter o sma sb3300 no pico maximo, sendo que me calcularam o gerador para 3700wp,
embora eu queira também meter mais 2 paineis (e haja também uma abertura nesse sentido por parte deles) e assim ficar com 4070, mas isto a contar com que as condições de produção nunca sejam as ideais, e essas claro quase nunca o são.
cumprimentos a todos
boas!

é evidente que ninguém tem de levar a mal esta discussão, até porque é salutar a troca de ideias e opiniões!

há pessoas aqui no fórum, bem mais habilitadas tecnicamente para rebater as suas preocupações, mas ainda assim vou deixar aqui o meu entendimento nesta matéria.

compreendo as suas preocupações sobre o aproveitamento do máximo rendimento dos inversores, mas parecem-me exageradas, o exemplo do carro pouco tem a ver com os inversores porque algumas marcas limitam mesmos as “5000 rotações e não deixa chegar às 7000”…
penso que os equipamentos foram concebidos para trabalharem nas máximas potencialidades, inclusive alguns ultrapassam os valores pré-indicados de marca (potencia máxima), até porque os fabricantes (alguns) se assim não fosse, não arriscavam em dar garantia por muitos e muitos anos, como o caso concreto do kaco (minha opção). mas lembro-me de alguém já aqui referir um dado que é muito importante, alguns fabricantes produzem inversores para todos os continentes e basicamente o seu conteúdo “hardware” é igual (não todos) sendo apenas “aprimorados tecnicamente”, ou seja, configurados para as exigências de cada país.
no caso concreto do kaco para 3.45 e 3.68 são exactamente iguais (segundo dizem os entendidos), se um suporta produzir 4000w na potencia máxima, porque razão o de (3.45) fica-se por 3800w, simplesmente porque foi configurado (limitado) para parar nos 3800, pelo que não vejo o perigo que daí advenha de colar-se nos 3800w!
tem outros exemplos, um deles é o fronius em 3.68, tem a potência máxima de 4100w, veja o exemplo aqui no fórum nos valores que alcança, será que vai durar menos anos por isso, não creio, até porque o fabricante permite em potência fv espectacular, acima de 5000w, mais palavras para quê…

quanto ao tempo para amortizar o suplemento de painéis (+2) sou mais positivo e penso (expectativa) que o máriosolar vai amortizar no mesmo tempo que na versão inicial da mp e provavelmente vai chegar ao fim de um ano e colar-se no limite de produção anual (8280kwh), mas claro o meteorologia vai ter sempre uma palavra a dizer…

...mas previsões, só mesmo no final do jogo

cumpts.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

ola pessoal!

parece que o mês de março se vai "salvar"...

ontem cá no norte com o seu limpo, fez 39kw. maravilhoso

espero que dure mais alguns dias, pois já não fazia 39kw desde agosto 2010.

e vocês conseguiram mais/menos?

fiquem bem


jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1068
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Localização: Stª Mª da Feira

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por jasmim »

a 100 km a sul de ti, com sistema fixo, fiz 28 kw
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Avatar do Utilizador

lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por lopes »

ainda um pouco cá mais para baixo, com seguidor, o mesmo inversor, mas menos potência em paineis ... fiz 34,5kw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

Imagem

produção março: 630kw edp / +15 do que no inversor...
- de 26 fevereiro a 25 de março
- média diária: 22kw

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

boas, a partir de agora passo a apresentar também as produções de 1 a 30 de cada mês.

produção março: 627kw kaco

média diária: 20kw


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por PaulOL »

mariosolar Escreveu:boas, a partir de agora passo a apresentar também as produções de 1 a 30 de cada mês.

produção março: 627kw kaco

média diária: 20kw


boas!

era bom que esse principio "1 a 30 de cada mês" fosse optado por todos os mps que postam aqui no forum!!!

não só facilitava as comparações, se bem que nem tudo é comparável, como evitava alguns mal entendidos...desnecessários!

como já disse, a questão dos nºs da facturação (kwh & €€€) é de único interesse pessoal.

cumpts

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

Imagem

produção abril: 915kw kaco / edp são mais +-20kw
- de 1 a 30 de avril
- média diária: 30kw

Avatar do Utilizador

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3322
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Localização: Região norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por visitante1 »

excelente.. parabéns.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

boas noites.

para os menos optimistas, que não acreditam nas minhas previsões aqui fica um novo recorde:

47.873kw

os 50kw estão mesmo ali....


JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1081
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por JDuarte »

mariosolar Escreveu:boas noites.

para os menos optimistas, que não acreditam nas minhas previsões aqui fica um novo recorde:

47.873kw

os 50kw estão mesmo ali....
parabéns mário, é um valor excelente, são várias horas com o inversor no "red line", pena não termos um gráfico de log para ver esse "planalto".

estes resultados são consequência da aposta na qualidade.

cmps,


PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1157
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Localização: Aveiro

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por PaulOL »

mariosolar Escreveu:boas noites.

para os menos optimistas, que não acreditam nas minhas previsões aqui fica um novo recorde:

47.873kw

os 50kw estão mesmo ali....

boas! mário

é um excelente valor, está de parabéns, ainda para mais num contrato 3.45... atrevo-me a dizer que deve ser recorde nacional é também prova da excelente equipa kaco + sanyo + deger
estamos cá para ver até onde essa "equipa" vai chegar, pois o dia mais longo do ano ainda está a 1 mês e 1 semana, o que deixa muito espaço para boas surpresas... embora o aumento de temperatura também faça moça.


Pedro Nuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: domingo ago 22, 2010 7:27 pm

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por Pedro Nuno »

muito bem mário. nestes dias faz a diferença os sanyo, não tenho ficado muito longe, mas com o aperto da temperatura vai-se notar ainda mais. já agora parabéns pela segunda instalação.
pedro nuno

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
MarioSolar
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 62
Registado: sábado out 02, 2010 12:37 pm
Localização: Zona Norte

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por MarioSolar »

boas pessoal.

obrigado pelos vossos comentários.
pedro nuno Escreveu:muito bem mário. nestes dias faz a diferença os sanyo, não tenho ficado muito longe, mas com o aperto da temperatura vai-se notar ainda mais. já agora parabéns pela segunda instalação.
pedro nuno
obrigado. ja se tem notado diferenças, a verdade é que os meus sanyo se estão a aguentar bem, tenho conseguido boas produções.

os teus painéis são policristalinos, não aguentam tanto como os monocristalinos, mas verás que quando as temperaturas baixarem será diferente. os meus painéis com temperaturas baixas não produzem como esperava, os seja enquanto não aquecem não dão rendimento. a resistência do painel as temperaturas altas é desfavorável no inverno principalmente.

mas o tempo por ai não tem estado la muito bom ultimamente.

fiquem bem e até ao fim do mês.


Pedro Nuno
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 28
Registado: domingo ago 22, 2010 7:27 pm

Re: Micro-produção 3.45kw - Viana do Castelo - Seguidor

Mensagem por Pedro Nuno »

é verdade, estes últimos dias o sol tem vindo a prestações. ainda hoje ás 16.00h ia com 29 kw, veio uma trovoada fechei o dia com 32.7 kw. mas ai pelo norte não tem corrido mal, com certeza que tiveram melhores abertas. ainda não vai ser este mês que chego aos 1 000 kw. o pessoal dos fixos das zonas de aveiro, leiria, etc, que tem fornecido produções para a nossa folha, também não se têm saido muito bem.

vamos acreditar em dias melhores.

pedro nuno

Responder

Voltar para “Projectos”