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Mais uma conversão

Enviado: sexta ago 27, 2010 1:13 pm
por DCardoso
boas pessoal,
chamo-me duarte cardoso, tenho 23anos e sou novo aqui no forum. encontrei este forum por acaso e achei bastante engraçado porque existe pessoal com ideias parecidas ás minhas.
acontece o seguinte, quero converter uma casal boss. não é com fins de legalização, simplesmente concretizaçao de um projecto pessoal, será para andar mais tarde na estrada mas em nada que seja preciso legalizar.
vi por aí algures uma conversão de uma scooter com um motor 24v dc de um bomba hidraulica de um camião basculante e acho que era mesmo um desses que precisava.
depois penso em meter 3 paralelos de 2 series destas baterias:
http://www.sonigate.com/?pt#!/3/10462/b ... x77x167mm/
(espero nao haver problemas em ter linkado aqui onde estão á venda as baterias), em que ficaria com 24v 54ah, que penso que daria uma autonomia muito boa. de resto, tenho problemas em saber qual controlador hei-de comprar, sou sincero, nao percebo muito disso mas para este conjunto de motor/baterias qual me aconselhariam? depois dos modelos que me apresentarem eu vou estudando a situação.

cumprimentos,
duarte cardoso

Re: Mais uma conversão

Enviado: sexta ago 27, 2010 11:39 pm
por tavares
fazer uma conversão é sempre o que toda a gente quer , mas há projectos que estão condenados á partida , e o teu parce-me ser um deles .

motor : o motor que queres usar não é o mais indicado , tem pouco rendimento , não é o ideal para uso continuo , tem escovas , e gasta muita energia.

baterias : eu quando fiz a minha scooter não quis gastar dinheiro em baterias indicadas para ve´s ( eram mais caras ) e optei por umas baterias exactamente iguais a essas ( 12 v 18 ah ) , ao fim de 700 kms estavam quase mortas . as baterias custaram-me 200 euros e fizeram 700 kms o que quer dizer que gastei cerca de 30 euros por cada 100kms , não valeu a pena.
com as baterias que dizes querer ( 24v 54 ah ) tens cerca de 1300w armazenados para o motor que queres pôr , vais ter uma autonomia de 15 a 20 kms na melhor das hipoteses.

controlador : é uma das peças mais importantes e caras ,e tem de ser adequado ao motor

eu não sei , mas por mim não gastava dinheiro assim , facilmente vais gastar 1000 euros nessa conversão ( eu gastei 600 ) , já há scooters eléctricas em segunda mão por esse preço.

Re: Mais uma conversão

Enviado: sábado ago 28, 2010 4:25 am
por DCardoso
amigo o objectivo é ser eu a fazer e tirar as minhas próprias conclusões. comprar por comprar novo não precisava de vir aqui dar a conhecer a minha ideia e pedir opiniões, e o valor pessoal nunca seria o mesmo. é obvio que ninguem aqui está a inventar nada, de longe, já foi inventado e riventado mas toda gente gosta de ter as coisinhas ao seu jeito.
agradeço o comentário e estou receptor de ideias, antes corrigir já que no final.

cumprimentos,
duarte cardoso

Re: Mais uma conversão

Enviado: sábado ago 28, 2010 7:04 pm
por sergio ferraz
mais um projecto vais ter em conta a relaçao custo/resultado
se optares por litio e motores com mais qualidade vais ter melhor resultado

Re: Mais uma conversão

Enviado: sábado ago 28, 2010 7:06 pm
por jmal
sergio ferraz Escreveu:mais um projecto vais ter em conta a relaçao custo/resultado
se optares por litio e motores com mais qualidade vais ter melhor resultado

concordo, porque ao gastares pouco dinheiro, isso vai sair caro. (não sei se me fiz entender)

Re: Mais uma conversão

Enviado: sábado ago 28, 2010 10:56 pm
por tavares
jmal Escreveu:

concordo, porque ao gastares pouco dinheiro, isso vai sair caro. (não sei se me fiz entender)
foi isto que tentei passar , até dei o exemplo das baterias. como projecto pessoal foi muito enriquecedor , mas foi um desperdicio de dinheiro.

se fosse hoje :

motor brushless com o minimo de 5000w
controlador kelly
baterias a123 e respectivo bms

gastava 5000 euros ou seja o valor de uma predator e coninuava a não ser a mesma coisa , logo comprava mas era uma predator.

Re: Mais uma conversão

Enviado: segunda ago 30, 2010 10:41 am
por souza1234
eu opto sempre pela modificação e melhoramentos.
opto, não só no caso da scooter mas também profissionalmente, em comprar barato (normalmente chinês), com legalização (burocracia ultrapassada), desfrutar desde o primeiro minuto (produto acabado) e só depois, ver como os outros fizeram (aprendendo sempre), alterar, modificar e sobretudo melhorar.
compreendo o nosso amigo, dá um certo gozo fazer de raiz, mas não tenho dinheiro para isso.

Re: Mais uma conversão

Enviado: segunda ago 30, 2010 8:42 pm
por _rapt0r_
ja experimentas t ver este?

http://www.electricmotion.org/

Re: Mais uma conversão

Enviado: quinta set 02, 2010 11:54 am
por DCardoso
boas.

não conhecia esse site e achei muito bom. acho que o projecto está muito bem feito. ora, eu nao quero algo assim tao bem estruturado, nem tenho euros para tal mas acho que esse projecto serve para tirar algumas ideias e saber bem o que é preciso. obrigado..

já agora, em que outras aplicações posso encontrar um motor dc 24v que possa utilizar neste projecto? sem ser novo, óbvio, nao é para legalização portanto pode ser um qualquer. isto é um projecto de gastar o minimo possivel, e depois como disse o colega em cima, vai-se melhorando com o tempo. não me importo que faça so 15km ou 20, com o tempo melhora-se.
cumprimentos,
duarte cardoso

Re: Mais uma conversão

Enviado: quinta set 02, 2010 1:23 pm
por sergio ferraz
eu tenho um desta marca ,é do mais barato
http://www.goldenmotor.com/
mesmo com pouco dinheiro podes comprar litio, afinal é um ciclomotor

Re: Mais uma conversão

Enviado: quarta set 08, 2010 2:48 am
por miniUMM
_rapt0r_ Escreveu:ja experimentas t ver este?

http://www.electricmotion.org/

bom site