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SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 10:32 pm
por O_volt

depois dos vários pedidos, aqui vai o relato do que foi um sonho e agora é uma realidade.
temos também muitas fotos no nosso facebook: http://www.facebook.com/editalbum.php?a ... 524&v=wall
http://www.facebook.com/editalbum.php?& ... 4&aid=5557
certo dia, ao olhar para o nosso email e inquéritos feitos a clientes, verificamos que determinados clientes não tem interesse especial em fazer mais de 100kms, mas sim atingir outros tipos de velocidades e perfomances . claro que também não pretendiam uma maxi-scooter, mas uma mota desportiva, com linhas modernas.
assim, pegamos neste modelo e sonhamos com um protótipo que muito em breve, será um veículo comercial.
começamos então à procura de 1 motor hub, com as características pretendidas, desta feita, optamos por um motor de 10kw de potência nominal com 20kw de pico, mas que poderá no futuro evoluir para 15kw nominais para mais de 25kw de pico.
motor encontrado, passamos às baterias. nada melhor do que umas a123. são 32 celulas (+ ou – 105volts) com 34,5 amperes. futuramente, pensamos oferecer 2 tipos de bateria, consoante exigências do cliente.
finalmente a peça principal, o controlador: só podia ser um kelly de 18kw!
pegamos nisto tudo, inventamos um pouco, e eis que surgiu a nova coqueluche da sw para o mercado mundial. se repararem ninguém tem um produto destes, e nós portugueses somos os primeiros a tê-lo.
o que nos falta fazer nesta mota:
- substituir a jante traseira para pôr uma jante e pneu maior
- marcha-atrás
- utilizar o conta rotações como leitura de potência de motor, isto é, o conta rotações vai até aos 12.000 rpm entrando no vermelho aos 10.000rpm; assim como motor hub é de 10kw, saberão que estão a ultrapassar a potência nominal quando a agulha entrar no vermelho
- travagem regenerativa na manete esquerda; esta travagem será progressiva, desde 0% até 100%
de resto, aceitamos sugestões...e queremos a vossa ajuda!
como por exemplo para o nome. já pensamos em dominator, na sequência da predator, mas se quiserem opinar, força.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 10:37 pm
por Ricardo_Santos


muito bom!

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 10:39 pm
por Bluesky
o humberto nao levou uma para faro? pareceu-me ve-la na foto, fiquei mesmo um pouco confuso com a mota. acho excelente a passagem a 10kw!!!! muito boas noticias!!!!

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 10:48 pm
por O_volt
tens razão, blue aqui vai ela no almoço de faro

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 10:58 pm
por Njay
excelente produto! acho que é o caminho certo, e sempre pensei que era óbvio que as pessoas querem é "uma mota desportiva, com linhas modernas" ou, melhor dizendo, não scooters . as motas de estrada ou cross têm um aspecto bem melhor do que as scooters.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 11:09 pm
por sergiomms
que excelente noticia
já tens dados estatisticos de performance? ... com uma roda maior vai andar bem,
parece/é uma cópia da bmw f650 cs, apenas com ligeiras alterações.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 11:11 pm
por O_volt
sergiomms Escreveu:que excelente noticia
já tens dados estatisticos de performance? ... com uma roda maior vai andar bem,
parece/é uma cópia da bmw f650 cs, apenas com ligeiras alterações.
na mouche! é mesmo uma réplica da bmw, daí a nossa escolha.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 11:32 pm
por gryphus
espectáculo!!! continuem assim pessoal!!!

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 11:47 pm
por e_bike
procurem uma empresa nacional para fabricar uma carenagem em fibra que tape a zona onde estava o motor de combustão, e melhore esteticamente essa zona ocultando e protegendo as baterias.

a polisport é uma referência internacional mas há outras mais pequenas é só procurar.
podia haver mais cores sem ser só cinza.
não pensaram na hipotese de manter a transmissão por corrente e usar outro tipo de motor?

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: terça jul 20, 2010 11:55 pm
por hp78
e_bike Escreveu: não pensaram na hipotese de manter a transmissão por corrente e usar outro tipo de motor?
como sabes as motas que utilizam a transmissão por corrente a medição da potência à cambota ou ao pneu são diferentes, pois existe perdas, neste caso o pretendido , julgo eu, é fazer um veiculo mais eficiente possível para aproveitar toda a potencia existente.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 1:47 am
por Monty
por acaso não gosto muito da frente da mota. é um bocado estranho aqueles dois farois ali pendurados sem nada por baixo
no entanto a iniciativa é excelente e vem combater um mercado que ainda não tinha sido explorado, o das motas desportivas.

já agora não querendo ser chato, isto não deveria estar no "mercado livre"?

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 2:34 am
por RJSC
e quanto à autonomia da máquina?
é que a potência nunca foi o ponto fraco dos ve, aguentar essa potência durante uns km/tempo é que tem sido o problema.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 2:56 am
por arison
boas companheiros
conforme tenho lido por aqui neste forum, de alternativas enegéticas, tenho reparado que a unica empresa, que tem se mostrado em defesa do ambiente neste rectangulo (como diz a mónica), é na realidade a swenergy, claro que também está em defesa dos seus investimentos, mas as outras também estão com os mesmos obectivos. só que eu acho diferença que a swenergy, investe na investigação do melhor, tanto a nivél de maior qualidade e conforto nas ve,s. daí eu ter feito um livro virtual que se encontra no blog, http://prevmotociclista.blogs.sapo.pt
recomendo uma visitinha.
abraço
ari

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 10:20 am
por O_volt
e_bike Escreveu:procurem uma empresa nacional para fabricar uma carenagem em fibra que tape a zona onde estava o motor de combustão, e melhore esteticamente essa zona ocultando e protegendo as baterias.

a polisport é uma referência internacional mas há outras mais pequenas é só procurar.
podia haver mais cores sem ser só cinza.
não pensaram na hipotese de manter a transmissão por corrente e usar outro tipo de motor?
já estamos a trabalhar pra isso, mas enquanto nós demoramos 3 dias para fazer uma mota quase de raiz, eles andam há 2 meses!
claro que haverá mais cores, ainda não estamos na versão final. mas que cores?
manter transmissão e outro tipo de motor tipo perm foi equacionado e dimensionado, mas ocupa demasiado espaço...

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 10:25 am
por O_volt
rjsc Escreveu:e quanto à autonomia da máquina?
é que a potência nunca foi o ponto fraco dos ve, aguentar essa potência durante uns km/tempo é que tem sido o problema.
ainda não podemos avançar dados.
sabemos que consome entre 40w a 80w por km. só pra teres termo de comparação, as predator's consomem entre 30w a 55w. claro que o objectico não é ter um ferrari a consumir 6litros aos 100! mas posso te dizer que a rolar bem já fizemos cerca de 70kms. mas também está em estudo outro tipo de bateria sem ser as a123.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 10:55 am
por renateves
sem dúvida que estão de parabéns... é uma "mota" com características que muita gente gosta. aliás, antes de adquirir a predator andei muito tempo a olhar para as "fumarentas" de estrada... a honda hornet, a yamaha fazer... para mim são excelente máquinas e bonitas.

creio que tem um diamante em bruto nas mãos e que como é óbvio tem que ser polido... bem polido para ter tanto ou maior sucesso que a predator.
concordo com o que já disseram... o nível estético precisa de ser trabalho. no entanto parece-me que as opções que estão a ser tomadas estão a ir no bom caminho

mais uma vez parabéns sw energy... estão na linha de frente.

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 11:11 am
por Volt
monty Escreveu:já agora não querendo ser chato, isto não deveria estar no "mercado livre"?
nós estamos atentos. para já, como a mota não está à venda e, este tópico, apesar de criado por um utilizador que vai ter interesse comercial, está a ser interessante a nível informativo e inovador, vamos mantê-lo por aqui.

mas atenção que esta situação será alterada caso haja algum desrespeito pelas regras do fórum. a moderação vai estar atenta ao dito.


Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 11:22 am
por O_volt
obrigado.
realmente se fosse pra venda estaria como a de 50ah, no mercado livre!
conto com as vossas dicas, nomeadamente sobre jantes, alguem sabe de uma loja que tenha grande variedade de jantes 16?

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 11:36 am
por Seal
a opção de mudar o pneu traseiro também é de salutar, as 1ª fotos que vi observei logo isso, demasiado fino.

concordo com o renateves, essa máquina com umas alterações ficará excelente.

dou uma ideia: vão colocando o que pretendem fazer e o ppl.vai dando a sua opinião sobre a estética, ficavam com uma máquina ao gosto do cliente

Re: SWenergy desenvolve mota eléctrica de 10kw.

Enviado: quarta jul 21, 2010 1:05 pm
por sergiomms
e_bike Escreveu:procurem uma empresa nacional para fabricar uma carenagem em fibra que tape a zona onde estava o motor de combustão, e melhore esteticamente essa zona ocultando e protegendo as baterias....
eu discordo, acho que se neste conceito estético de moto colocarem uma carenagem na protecção do motor, vão estar a misturar conceitos, quero dizer, ou é uma moto de pista e colocam a carenagem e fazem uma frente mais "bicuda", ou é uma moto de estrada como está.

Imagem

eu acho que deviam era trabalhar na estética da parte que serve de suporte/protecção/arrefecimento das baterias, tal como temos visto os produtos finais de desenvolvimentos estrangeiros.