EVADER EV100METRO em Portalegre
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
EVADER EV100METRO em Portalegre
há uns dois meses atrás o nosso colega tozeve colocou a scooter dele á venda aqui no fórum, um dia em que fui a lisboa , e tinha a carrinha vazia resolvi ir ver a scooter, experimentei-a gostei, e fiz logo negócio.
trata-se de um modelo ev100metro de 1500w , 48v com 4 baterias de gel de 36ah e com travagem regenerativa.
quando a comprei tinha 3200kms , neste momento já passa dos 4400kms , apesar da baixa potencia ainda não me deixou ficar mal, embora evite algumas subidas, não porque não as suba mas porque as sobe devagar e atrapalha o transito, fora isso em estrada tem um desempenho agradável atingido facilmente os 55 km/h ( no velocimetro ) , a autonomia ronda os 45 kms , mas diariamente faço entre 20 a 30 kms pelo que ainda não fiquei a pé.
como as baterias estão a meio uso e pelos meus cálculos quando chegar o fim do verão elas estejam muito gastas , o upgrade será um pack de litio entre 40 a 60ah ( depende do espaço e dos €uros ).
nestes 1200 kms efectuados apenas tenho a assinalar uma pequena falha nos sensores dos travões que com a trepidação tem tendencia a desligar o motor, coisa fácil de resolver, e as baterias que baixaram um bocado a capacidade.
como é o primeiro e único veiculo eléctrico em portalegre é claro que suscita alguma curiosidade onde páro e claro as perguntas do costume e que já estamos habituados.
trata-se de um modelo ev100metro de 1500w , 48v com 4 baterias de gel de 36ah e com travagem regenerativa.
quando a comprei tinha 3200kms , neste momento já passa dos 4400kms , apesar da baixa potencia ainda não me deixou ficar mal, embora evite algumas subidas, não porque não as suba mas porque as sobe devagar e atrapalha o transito, fora isso em estrada tem um desempenho agradável atingido facilmente os 55 km/h ( no velocimetro ) , a autonomia ronda os 45 kms , mas diariamente faço entre 20 a 30 kms pelo que ainda não fiquei a pé.
como as baterias estão a meio uso e pelos meus cálculos quando chegar o fim do verão elas estejam muito gastas , o upgrade será um pack de litio entre 40 a 60ah ( depende do espaço e dos €uros ).
nestes 1200 kms efectuados apenas tenho a assinalar uma pequena falha nos sensores dos travões que com a trepidação tem tendencia a desligar o motor, coisa fácil de resolver, e as baterias que baixaram um bocado a capacidade.
como é o primeiro e único veiculo eléctrico em portalegre é claro que suscita alguma curiosidade onde páro e claro as perguntas do costume e que já estamos habituados.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 113
- Registado: domingo jul 11, 2010 10:20 am
- Localização: enxames
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
no fundão brevemente mais
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
e agora as fotos;
- Anexos
-
- fotos_a 009.JPG (147.77 KiB) Visto 8864 vezes
-
- fotos_a 006.JPG (141.45 KiB) Visto 8864 vezes
-
- fotos_a 003.JPG (146.42 KiB) Visto 8864 vezes
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
a mota quando a comprei vinha com um sistema em que carregando o botão vermelho do punho direito , este fazia travagem regerativa, mas o qual desligava na totalidade o motor , para voltar a ligá-lo era necessário desligar a chave e depois voltar a ligá-la, hoje alterei esse sistema e quando se carrega no botão ele trava ( regenera ) , quando se larga volta ao normal , é como se dessemos um clic nas manetes dos travões, é género o que a sw tem na predator , mas eu mantenho o sistema de acender a luz de stop porque no fundo estou a abrandar e não quero ser passado a ferro por um automóvel.
este botão permite-me ir a 55kms/h e parar só com a actuação deste ( claro que numa distancia de travagem muito maior em relação ás pastilhas) .
este botão permite-me ir a 55kms/h e parar só com a actuação deste ( claro que numa distancia de travagem muito maior em relação ás pastilhas) .
- Anexos
-
- fotos_a 014.JPG (142.08 KiB) Visto 8858 vezes
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
e agora dois videos do funcionamento do botão regenerativo, no primeiro faço uma aproximação a uma retunda a 50kms/h e com o botão reduzo para 30km/h depois faço uma recta e faço um desvio á direita .
no segundo arranco levo a mota a 55kms/h e depois páro só com a actuação do botão regenerativo.
http://www.youtube.com/watch?v=3anoldrm8fa
http://www.youtube.com/watch?v=8tocn4pp38m
no segundo arranco levo a mota a 55kms/h e depois páro só com a actuação do botão regenerativo.
http://www.youtube.com/watch?v=3anoldrm8fa
http://www.youtube.com/watch?v=8tocn4pp38m
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
muitos e bons km´s a emissões zero
parabéns.
podes colocar os vídeos directamente no fórum, assim:
Link
Link
faz citar da minha mensagem, para veres o código, para colocar basta clicares no botão youtube
se a tua intenção é não colocar directamente, desculpa e diz-me que eu altero a mensagem ou os mod´s que a apaguem
parabéns.
podes colocar os vídeos directamente no fórum, assim:
Link
Link
faz citar da minha mensagem, para veres o código, para colocar basta clicares no botão youtube
se a tua intenção é não colocar directamente, desculpa e diz-me que eu altero a mensagem ou os mod´s que a apaguem
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
ainda não cheguei a conclusão nenhuma em relação á travagem regenerativa , pelo menos por agora que ainda tenho as baterias de chumbo , penso que estas baterias não absorvem a corrente produzida e só a a dissipam .
é possivel que com as de litio isso não se passe porque teem mais capacidade de " encaixe " de corrente.
é possivel que com as de litio isso não se passe porque teem mais capacidade de " encaixe " de corrente.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 4184
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
- Localização: Socio Nº 54
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
tavares, penso que isso só um estudo cientifico pode responder, nomeadamente ver a que tensão é feita a regeneração. mas tambem é certo que o litio é melhor para as regenerações, acima disso só os condensadores, ou devo dizer super?
é fantastico o que tens feito com as electricas, pena não teres a sorte de te cair uma vectrix avariada na carteira. mas mais uma vez isso não será uma coincidencia mas a 4 factores magicos, a saber:
1) talvez os serviços de assistencia, apesar de precarios, estejam mesmo à altura dos acontecimentos
2) a famosa fiabilidade dos electricos, tirando os estupidos problemas electronicos de peso menor
3) a longividade das baterias não é assim tão curta como muitos queriam fazer querer
4) os clientes da vectrix são clientes informados, com o tempo apaixonados, menos propensos a stress, erros de condução ou desinteresse pelo veiculo. uma pena
talvez se consiga uma mota acidentada, lá por cima chove mais.
é fantastico o que tens feito com as electricas, pena não teres a sorte de te cair uma vectrix avariada na carteira. mas mais uma vez isso não será uma coincidencia mas a 4 factores magicos, a saber:
1) talvez os serviços de assistencia, apesar de precarios, estejam mesmo à altura dos acontecimentos
2) a famosa fiabilidade dos electricos, tirando os estupidos problemas electronicos de peso menor
3) a longividade das baterias não é assim tão curta como muitos queriam fazer querer
4) os clientes da vectrix são clientes informados, com o tempo apaixonados, menos propensos a stress, erros de condução ou desinteresse pelo veiculo. uma pena
talvez se consiga uma mota acidentada, lá por cima chove mais.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
hoje atingi esta meta : 5000kms
não, não fui eu , foi a mota eu comprei-a com 3200kms em meados de maio 2010 e até agora 1800kms já cá cantam .
avarias = zero
problemas : teve um pequeno problema em que, com a vibração o sensor do travão dianteiro desligava o motor mas já está resolvido.
diariamente faço pelo menos 1,5 kms em calçada e aí nota-se a vibração dos plásticos , já reapertados por várias vezes.
travões : ok
motor : ok
controlador : ok
carregador : ok ( o ventilador fazia algum ruido e tinha pouca rotação com o consequente aquecimento do carregador, um pingo de oleo fino no veio resolveu)
pneus : ok
baterias : ok
luzes : ok
não, não fui eu , foi a mota eu comprei-a com 3200kms em meados de maio 2010 e até agora 1800kms já cá cantam .
avarias = zero
problemas : teve um pequeno problema em que, com a vibração o sensor do travão dianteiro desligava o motor mas já está resolvido.
diariamente faço pelo menos 1,5 kms em calçada e aí nota-se a vibração dos plásticos , já reapertados por várias vezes.
travões : ok
motor : ok
controlador : ok
carregador : ok ( o ventilador fazia algum ruido e tinha pouca rotação com o consequente aquecimento do carregador, um pingo de oleo fino no veio resolveu)
pneus : ok
baterias : ok
luzes : ok
- Anexos
-
- evader 005.JPG (119.08 KiB) Visto 8381 vezes
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
este é o meu protótipo de carregamento , um contador ex-edp e um contador do bricomarché
- Anexos
-
- evader 012.JPG (124.54 KiB) Visto 8380 vezes
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
no dia 7/6/2010 a mota marcava 3700kms e o contador marcava 18840kwh
hoje dia 14/8/2010 a mota marca 5000kms e o contador marca 18875kwh
ou seja em 1300 kms gastei 35 kwh o que dá aproximadamente 4,2 €uros + iva , ou seja 32 centimos por cada 100 kms
hoje dia 14/8/2010 a mota marca 5000kms e o contador marca 18875kwh
ou seja em 1300 kms gastei 35 kwh o que dá aproximadamente 4,2 €uros + iva , ou seja 32 centimos por cada 100 kms
- Anexos
-
- evader 022.JPG (118.79 KiB) Visto 8377 vezes
-
- evader 020.JPG (128.97 KiB) Visto 8377 vezes
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3741
- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
- Localização: Leiria, Associado n.º74
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
chama-se a isso rigor!!!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
- Membro Silver
- Mensagens: 770
- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
- Localização: Coimbra
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
qual foi a diferença de kw entre os contadores? pode-se considerar os valores do contador do bricomarché aceitáveis para dar uma ideia do consumo?
[[]]
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
há uma pequena diferença entre contadores , mas não tem a ver com fiabilidade , no contador do bricomarché entra o factor de potencia mas tem a vantagem de dar o valor em €uros, só o tenho ligado por isso mesmo , dá-me o valor monetário , mas para o valor total conto com o da edp.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
mais uma marca atingida , 6200kms , portanto já fiz 3000kms desde que a comprei , continua uma grande máquina apesar da pequena potencia de 1,5kw, mas dá conta do recado , continua a ser o único veiculo eléctrico em portalegre .
estou quase a apanhar o volt , mais um pouco e toco-lhe com a minha roda da frente na de trás da vectrix
problemas:
- um acidente estúpido em que deixei cair a vassoura das mãos , atingiu a protecção lateral do braço traseiro e claro como o plástico é fraco partiu-se, mas nada que um pouco de fibra e cola não resolva.
- as baterias tiveram um inverno rigoroso e foram-se abaixo , embora agora que o tempo está a aquecer se note uma melhoria de desempenho , mas nada que chegue ao que fazia em setembro, estou a contar trocá-las dentro de um mês , entre chumbo e litio ainda não sei , pq como tenho o projecto da cagiva em andamento , talvez não compense gastar muito dinheiro na evader.
estou quase a apanhar o volt , mais um pouco e toco-lhe com a minha roda da frente na de trás da vectrix
problemas:
- um acidente estúpido em que deixei cair a vassoura das mãos , atingiu a protecção lateral do braço traseiro e claro como o plástico é fraco partiu-se, mas nada que um pouco de fibra e cola não resolva.
- as baterias tiveram um inverno rigoroso e foram-se abaixo , embora agora que o tempo está a aquecer se note uma melhoria de desempenho , mas nada que chegue ao que fazia em setembro, estou a contar trocá-las dentro de um mês , entre chumbo e litio ainda não sei , pq como tenho o projecto da cagiva em andamento , talvez não compense gastar muito dinheiro na evader.
- Anexos
-
- fotos 043.JPG (139.84 KiB) Visto 7089 vezes
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7877
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
- Localização: Amadora
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
mas ambos com problemas de queda!tavares Escreveu:mais uma marca atingida , 6200kms ,
estou quase a apanhar o volt , mais um pouco e toco-lhe com a minha roda da frente na de trás da vectrix
bons quilómetros!
(podes atualizar em http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=12334)
cump.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
pois... eu caí a jogar à bola com o meu sobrinho, ele a varrer. . não sei o que é pior.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
mais 400kms feitos na metro , agora com o tempo bom e serviço ao pé de casa é sempre a andar de ve.
já se nota perfeitamente a recuperação das baterias , está mais rápida a subir e faz mais 7 kms.
problemas:
todos os dias tenho que fazer 500m de calçada pelo menos uma vez , há dois dias tinha tendencia em desligar-se , anteriormente como indiquei num comentário era o sensor do travão da frente que desligava o motor , tinha que empurrar a manete do travão para a frente para não desligar , com um pequeno calço anulei a folga , mas desta vez foi diferente pq o voltimetro caía a zero , foi um pequeno mau contacto no canhão da chave , um pouco de wd40 resolveu , pode ter sido água depois de a ter lavado.
saudações eléctricas
já se nota perfeitamente a recuperação das baterias , está mais rápida a subir e faz mais 7 kms.
problemas:
todos os dias tenho que fazer 500m de calçada pelo menos uma vez , há dois dias tinha tendencia em desligar-se , anteriormente como indiquei num comentário era o sensor do travão da frente que desligava o motor , tinha que empurrar a manete do travão para a frente para não desligar , com um pequeno calço anulei a folga , mas desta vez foi diferente pq o voltimetro caía a zero , foi um pequeno mau contacto no canhão da chave , um pouco de wd40 resolveu , pode ter sido água depois de a ter lavado.
saudações eléctricas
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1079
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: EVADER EV100METRO em Portalegre
esta semana devido ao trabalho e ter que andar sempre com muita ferramenta atrás não pude andar na evmetro, tive que andar toda a semana de opel combo, resultado : meio depósito de gasóleo gasto , e a distancia maior que percorri foram 16kms.