Página 1 de 11

Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 05, 2010 7:47 am
por lrds
boas

finalmente depois de esperar....7 meses, quase que eram 9 tenho o meu sistema montado. ainda não sei ao certo se vou pagar a estrutura, o instalador fez um ultimoapelo para a marca, que enviou a dita debitada na factura. só que não era a estrutura que eu vi nas fotos e tenho impressos os dados técnicos dela. é uma estrutura diferente que deixa o acumulador assente nas telhas e os paineis inclinados a 35º. é parecido com um que já vi por aqui da vulcano. e vai ser assente nesta diferença que vou basear a minha reclamação, se tiver de a pagar. aliás quando via montagem alertei o instalador para o facto do possivel mau funcionamento, devido ao acumulador não estar totalmente acima dos paineis, mas ele disse que não havia motivo para alarme.
realmente mesmo com o tempo que tem estado, nos 2 dias atrás, céu com muitas nuvens, a água chegou aos 49º. eu penso que é bom, mas é necessário comparar com outras pessoas.

alguém que seja da zona de aveiro me diga por favor como estava a água do vosso termossifão nos dias 3 e 4.

hoje o céu está completamente nublado 100%, de manhã a água estava a 30º e de certeza não vai aquecer.

quando o tempo estiver bom ponho aqui fotos.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 05, 2010 9:36 am
por CrOhN
um pergunta, estás a medir a temperatura onde? é que mesmo que os paineis ultrapassem o fundo do acumulador, a parte superior vai aquecer sempre bem. o problema é que em vez de teres 200l, terás só 150l ou mesmo 100l aquecidos.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 05, 2010 12:25 pm
por lrds
boas
tem um termometro digital instalado no centro na zona da resistência.
quanto ao resto penso que aquecerá por todo, já que o circuito primário entra por cima e sai por baixo toda a água vai ser aquecida. basta pensar um pouco e concluir.
não acho que marcas conceituadas como a wikora e vulcano iam cometer um erro desses. há um caso aqui com uma instalação idêntica da vulcano mas há um erro na montagem. a ligação do circuito primário ao acumulador está ligeiramente descendente, quando havia de ser o contrário. nesse caso é muito mais dificil fazer-se a circulação natural do fluido. mostrei umas fotos dessa montagem ao meu instalador que viu logo o defeito. mesmo assim ele tem uma solução, quando há essa possibilidade. que é fazer com que o tubo de retorno do fluido aos paineis fique mais comprido, de maneira a criar uma barriga que fique muito mais baixa e assim ajuda a provocar a circulação natural.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 05, 2010 2:12 pm
por CrOhN
lrds Escreveu:boas
quanto ao resto penso que aquecerá por todo, já que o circuito primário entra por cima e sai por baixo toda a água vai ser aquecida. basta pensar um pouco e concluir.
é mais ou menos isso, mas ao sair por baixo, foi libertando o calor, mais em cima, e progressivamente menos para baixo. no caso do meu sistema, o circuito primário faz a permuta na base do acumulador, mas, nem assim a água aquece por todo o cilindro, já que a água aquecida sobe para o topo.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 05, 2010 10:25 pm
por Njay
lrds Escreveu:tem um termometro digital instalado no centro na zona da resistência.
isso já vinha de origem ou instalaste?

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 05, 2010 10:45 pm
por lrds
isso já vinha de origem ou instalaste?

boas

pedi ao instalador, custou cerca de 40 €

hoje chuva o dia inteirinho, água a 30º

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: domingo mar 07, 2010 12:28 am
por lrds
boas

céu muito nublado, poucas abertas, água a 40º ao fim da tarde, deu pra lavar a loiça de 6 pessoas e ficou a 38º. prós duches acendi a bailarina.

melhores dias virão. mau é se não.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: domingo mar 07, 2010 1:02 am
por manuelcar
não desesperem porque o inverno vai duro. assim que chegar a primavera vão-se aperceber do absurdo de não terem feito a instalação mais cedo.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: domingo mar 07, 2010 9:46 pm
por lrds
manuelcar Escreveu:não desesperem porque o inverno vai duro. assim que chegar a primavera vão-se aperceber do absurdo de não terem feito a instalação mais cedo.
boas
encomenda a 22 de outubro de 2009 e montaram a 01 de março de 2010, são 4 meses, fora os problemas que tive com a 1ª encomenda (esquecer) + 3 meses.

hoje sol nem vê-lo.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: terça mar 09, 2010 8:49 am
por lrds
boas

ontem continuou o sol escondido todo o dia. hoje há grandes expectativas, já que o sol logo de manhãzinha brilhava cheio de força, vamos a ver.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: terça mar 09, 2010 9:54 pm
por lrds
tal como pensei, às 17 horas tinha água a 60º.

apesar do sol a temperatura do ar não era muita, pois esteve frio. quando os dias aquecerem mais um pouco penso que não faltará água quentinha, aquecida pelo sólinho

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: terça mar 09, 2010 11:22 pm
por manuelcar
o que vai fazer mais diferença é a duração do dia e a altura do sol. a temperatura ambiente não é um factor determinante.
eu tive água a 45º como programado, mas todo o excesso foi para o piso radiante, o que nos permite andar de meias em casa. como todo o inverno, de resto.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: quinta mar 11, 2010 4:48 pm
por lrds
continua o sol e água quente.
já reparei que ao fim de 2 banhos o termometro desce para 40 e poucos graus, o que pode ser um efeito da sonda do termometro estar metida ao centro. é um detalhe que tenho de verificar, sábado se estiver bom tempo.
se bem que possivelmente ainda não há calor suficiente para aquecer a totalidade dos 200l do acumolador.

era importante que mais pessoas dessem o seu testemunho até para compararmos as diferentes marcas e ou sistemas.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 12, 2010 8:35 am
por CrOhN
a mim o que me interessa é a temperatura de manhã, já que os banhos são matinais. ontem o termometro estava a 48º às 22h. de manhã estava nos 43º após 2 banhos ficou nos 35º. o termómetro está um pouco mais alto que o centro do acumulador.

de notar: independentemente do que o termómetro indica (às vezes passa-se), tivemos sempre que misturar água fria.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sexta mar 12, 2010 11:02 pm
por lrds
boas
eu também acho que a minha água vem muito quente, se calhar um ajuste na valvula termostatica não se perdia nada. o meu sistema está ai a uns 5 metros do esquentador práticamente todo isolado, só falta cerca de 2m dentro de casa, há poucas perdas. não há necessidade de a água vir tão quente.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sábado mar 13, 2010 9:38 pm
por manuelcar
correcto, se no inverno ainda tens que abrir a água fria é porque a válvula pode ser afinada.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sábado mar 13, 2010 9:58 pm
por lrds
mais um belo dia de sol e água aquecida por ele. hoje como é sábado e a mulher sempre vai gastando alguma, durante o dia, nas limpezas e louças, acendi a bailarina para que não gastasse demasiada água do acumulador. assim à hora dos banhos eu ainda tomei duche com a água da bailarina, não a podia desperdiçar, e a mulher e o puto (puto, 13 anos e praticamente 1,80, já me passa em 7 cm) tomaram banho do painel. fui ao telhado tirei fotos, que mais tarde aqui porei, tirei a tampa da resistência e como suspeitava a sonda do termómetro está ao meio do acumolador. vou falar com o instalador para a mudar para a parte de cima da resistência e assim fica mais ou menos a 2/3 do acumolador. assim fico com uma ideia mais precisa da quantidade de água quente que há. eu podia mudar a sonda, está entalada entre o isolamento e o depósito, mas puxei um pouco e ofereceu resistência. é melhor chamar o instalador, que é práticamente meu vizinho, e assim já afina a termostática.

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: sábado mar 13, 2010 10:30 pm
por Abiliodinis
boas se não fosse pedir muito era capaz de perguntar ao instalador aonde comprou o termometro digital?
eu sou de cacia aveiro, sobre o ts não posso dar informações porque so tenho o sistema forçado, alem de ter o cap, tirado na no c.formação da vulcano.
cumprimentos

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: domingo mar 14, 2010 9:42 pm
por lrds
abiliodinis Escreveu:boas se não fosse pedir muito era capaz de perguntar ao instalador aonde comprou o termometro digital?
eu sou de cacia aveiro, sobre o ts não posso dar informações porque so tenho o sistema forçado, alem de ter o cap, tirado na no c.formação da vulcano.
cumprimentos
boas
o instalador é a
moderado por violar o artigo 4º: de qualquer modo já teve a informação, pede-se para que seja enviada por mp: mauri
. agora não sei como vai instalá-lo, já que no ts com resistência ele é aplicado junto dela. tem que er um acesso para entalar a sonda entre o isolamento e a chapa interior do acumulador

Re: Wikora ts 200l - Diário

Enviado: domingo mar 14, 2010 9:55 pm
por Abiliodinis
boas o meu agradecimento pela informação, sera que essa empresa estará na feira de março?
cumprimentos