Continuar com o gás ou colocar paineis solares?

Responder

Autor do tópico
Maria Teresa
Membro
Membro
Registado: sexta dez 11, 2009 10:02 pm

Continuar com o gás ou colocar paineis solares?

Mensagem por Maria Teresa »

caros amigos,

sou nova neste forum e venho aqui por ... necessidade.

moro nos arredores do porto e tenho uma moradia de 2 pisos, com um sistema de gás de cidade instalado, de raiz, fornecido pela edp gás.

desde que comprei a casa, há cerca de 12 anos, tenho instalada uma caldeira ocean solaria 1202 (composta de 2 peças, um "esquentador" e o "depósito" propriamente dito). uso-a unicamente para obter água quente para banhos (durante todo o ano) e para o aquecimento central da casa (apenas no inverno).
neste momento, somos apenas 3 pessoas em casa.

acontece que os radiadores mais afastados da caldeira começaram a ficar frios. chamei um técnico e ele disse-me, após ter andado horas e horas à volta da caldeira e dos radiadores, que a caldeira ocean estava com "problemas de idade" (parece até que colocou peças novas para remediar...) e que pensasse seriamente em substituí-la por material novo. disse-me que na urbanização onde vivo, muitos outros vizinhos já efectuaram essa substitução e que ... agora havia chegado a minha vez.

ora, como não percebo absolutamente nada do assunto, sinto-me um bocado (bastante!) perdida. o que fazer?

a) voltar a colocar uma "caldeira" (nova) identica a esta que tenho, com "queimador" por cima e depósito de água por baixo?

b) optar por um sistema de "esquentador" mais moderno? qual? continua a ser de "2 peças" ("queimador" e depósito) ou agora são diferentes? têm só "queimador"? e o depósito "desaparece" assim, sem mais nem menos? e dá para aquecer bem os radiadores, pela casa toda, no inverno?

c) outra opção que não posso deixar de considerar são ... os paineis solares! mas há 3 (ou 4) "contras" que me saltam logo à vista ... 1) o problema da instalação dos ditos e as obras e sujidade que provocam (os furos, os tubos a passar pelas paredes, tectos - lá se vai a impermeabilização! - eu sei lá...); 2) o custo elevado do investimento; 3) a necessidade de ter de comprar, na mesma, um "esquentador" como recurso à falta de sol; 4) e por último o facto de sermos apenas 3 pessoas, o que talvez não justique gastos tão elevados, pois só precisamos da água para banhos e aquecimento (no inverno).

por tudo isto, devem imaginar a "confusão" que vai na minha cabeça ... o que fazer???

ficaria muito agradecida se me pudessem dar a vossa opinião especializada.

que opção devo seguir?

já agora, se me indicassem 2 ou 3 empresas idóneas, da área do grande porto, a quem eu pudesse pedir orçamento (e conselhos) ficaria muito grata.

fico a aguardar a vossa ajuda.

muito obrigada.

maria teresa

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Re: Continuar com o gás ou colocar paineis solares?

Mensagem por mauri »

maria teresa Escreveu:caros amigos,

sou nova neste forum e venho aqui por ... necessidade.

maria teresa
ainda bem que veio a este fórum e que tire dele o que bem precisar e depois nos conte como resolvida a situação.
vai de certeza obter mais comentários e poder lê-los e ponderar como melhor fazer!
seja bem vinda.

eu no seu caso tentaria pelos painéis solares ou melhor pelo termosifão. quanto à tubagem sabe que pode colocar pelo exterior das paredes que actualmente se usa e que não fica mal.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
Maria Teresa
Membro
Membro

[/quote]
eu no seu caso tentaria pelos painéis solares ou melhor pelo termosifão. quanto à tubagem sabe que pode colocar pelo exterior das paredes que actualmente se usa e que não fica mal.[/quote]

desculpem mas nunca ouvi falar em "termosifão". já estou a aprender ...

mas acham que compensa o investimento? afinal, só somos 3 "cucos" e vai ser usado apenas para os banhos e, no inverno, para o aquecimento (logo quando há menos sol...). não estarei a usar um canhão (gastos com a instalação dos paineis) para matar uma formiguinha (as nossas escassas necessidades de água quente)? uma caldeira a gás (mas qual?) não seria a melhor opção para o meu caso e a mais "economicamente rentável"?

também essa dos tubos colocados pelo exterior não me agrada muito... não fica feio? como "entram" em casa? por uma janela?... teria que ver essa opção já aplicada numa casa para fazer o meu juizo.

peço desculpa por todas estas dúvidas e apreensões, mas não conheço nada desta área e não queria errar nas minhas decisões.

fico então a aguardar os vossos sábios conselhos.

muito obrigada.

maria teresa

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

boas,

como tem já gás de cidade, sistema de aquecimento, e só trocar caldeira, diria para ir para uma caldeira de condensação! (as caldeiras de condenação passam pelo futuro.

pesquise na net ,já a muita informação acerca das caldeiras de condenação.

por ex. aqui:

xxx.poupagas.com

Master
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm

Mensagem por Master »

parece-me que o seu problema é o aquecimento central.
os paineis solares não dão para aquecimento central no inverno.
para banhos e máquinas dão perfeitamente.
Dos Fracos Não Reza a História...

Autor do tópico
Maria Teresa
Membro
Membro

master Escreveu:parece-me que o seu problema é o aquecimento central.
os paineis solares não dão para aquecimento central no inverno.
para banhos e máquinas dão perfeitamente.
sim, o gás que recebo da "edp gás" é para alimentar a "caldeira" (eu já expliquei em cima, é composta, a "caldeira", por 2 peças: o "queimador" e o "depósito" da água). essa água destina-se para banhos de 3 adultos e para o aquecimento central da casa (no inverno).

mas diz-me que os paineis solares dão para banhos "e máquinas"? quais máquinas? para por a funcionar a minhas máquinas de secar, lavar roupa e loiça? isso seria interessante, pois pouparia na electricidade...

no entanto, se preciso na mesma de ter uma "caldeira" para usar o gás no aquecimento da casa, lá se vai a poupança ... ficaria com duas despesas: substituir a actual "caldeira" ocean (que dizem estar "velha") e adquirir e instalar esse novo sistema de paines solares.
e depois, somos só 3 pessoas ...

vou informar-me sobre essa "caldeira de condensação" de que falaram aqui.

continuo a aguardar mais ajudas ...
obrigada.

maria teresa

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

pode dizer qual o seu consumo anual de gás? e qual o custo aproximado de uma nova caldeira a gas?
é que pelo que tenho visto, as despesas de aquecimento a gás natural estão entre as mais baixas, mas, se por outro lado a caldeira so dura 10 anos... .

os painéis solares não servem para aquecimento central.

Autor do tópico
Maria Teresa
Membro
Membro

marcopns Escreveu:pode dizer qual o seu consumo anual de gás? e qual o custo aproximado de uma nova caldeira a gas?
é que pelo que tenho visto, as despesas de aquecimento a gás natural estão entre as mais baixas, mas, se por outro lado a caldeira so dura 10 anos... .

os painéis solares não servem para aquecimento central.
para lhe responder com precisão, estive com a máquina de calcular em punho a somar as facturas da "edp gás": em 2008 gastei precisamente 586 euros.

quanto ao custo da caldeira, não faço a menor ideia. nem sei que tipo de caldeira devo comprar!... já ouvi falar aqui de "caldeira de condensação" ... deve haver de diversos tipos. não sei...

o "técnico" deu-me ontem a notícia (de que o "gelo" nos aquecimentos era devido a problemas na caldeira ocean que tenho e que precisava de substituí-la...) e ainda não tive tempo para saber preços.
ele disse que agora as caldeiras/esquentadores (nem sei como chamar...) já não têm 2 partes como esta minha (em cima "queimador", em baixo, independente, um "depósito" com o indicador da temperatura e um regulador de 1 a 5). disse-me que agora as caldeiras/esquentadores só têm o "queimador", mas não sei ...

moro na área do grande porto. podem indicar-me o nome de 2 ou 3 empresas sérias e competentes nesta área para eu pedir opinião especializada e orçamentos? é que tenho medo de ser "enrolada" por alguém com menos escrúpulos ...

por favor ajudem-me.

obrigada.

maria teresa

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

boa tarde maria teresa,

vou tentar dar uma ajudinha ao seu melhor esclarecimento.

primeiro a questão da sua caldeira... o facto de ter um depósito, serve para acumulação de água sanitária, quente. desta forma tem sempre uma reserva de água quente, que fica disponível mesmo quando falha a luz ou exista um corte no fornecimento do gás, por exemplo. este tipo de caldeiras continua a existir e a ser comercializado, sendo sempre uma questão de opção. opção porque, de facto, existem caldeiras com e sem depósito, sendo que ambas podem ter (com um só queimador) possibilidade de efectuar o aquecimento de água e o aquecimento do circuito dos radiadores. já a caldeira de condensação, possui o mesmo princípio básico (queimador com ou sem depósito de acumulação) ao qual se adiciona um sistema de pre-aquecimento que, no fundo, aproveita o calor libertado pela exaustão da caldeira. desta forma consegue-se um aumento significativo de rendimento, logo poupança de combustível.
relativamente ao problema da sua caldeira... eu pediria uma segunda opinião a outro "médico". a caldeira até pode ter problemas, a bomba de circulação pode estar "fanada", o circuito de radiadores pode precisar de uma boa purga, sei lá... só vendo. de qualquer forma, pode ser que ainda se possa fazer um "transplante" do orgão que estiver defeituoso, sem ser necessário recorrer já à "eutanásia" do seu actual aparelho. a mim parece-me um daqueles casos em que foi mais fácil dizer "substitua-se" do que dizer "não sei resolver"...

quanto ao sistema solar, reafirmo o que aqui foi dito e redito. não é adequado para sistemas de aquecimento convencionais. no entanto, é um óptimo sistema para aquecimento de água sanitária e aí é um sistema rentável. mesmo sendo só para 3 utilizadores. quanto ao trabalho de instalação, cada casa é um caso, mas normalmente encontram-se soluções de compromisso que permitem não estragar muito a estética das habitações. de qualquer forma, o sistema solar não prescinde (no período de inverno) da existência de um sistema de apoio, que pode ser a caldeira.
assim, se pode investir num sistema destes (cerca de 900€ compram um óptimo sistema), o meu conselho é de quem nem exite mais. chame um instalador nos próximos dias, veja se ele lhe dá boas dicas quanto à forma de instalar e, se ficar satisfeita, vá ao banco antes do dia 31 para aproveitar o desconto que o estado está a dar. neste momento são 1640€ de desconto e dedução do irs.

espero ter ajudado... nalguma coisa.

Autor do tópico
Maria Teresa
Membro
Membro

cblfreitas Escreveu:quanto ao sistema solar, reafirmo o que aqui foi dito e redito. não é adequado para sistemas de aquecimento convencionais. no entanto, é um óptimo sistema para aquecimento de água sanitária e aí é um sistema rentável. mesmo sendo só para 3 utilizadores. quanto ao trabalho de instalação, cada casa é um caso, mas normalmente encontram-se soluções de compromisso que permitem não estragar muito a estética das habitações. de qualquer forma, o sistema solar não prescinde (no período de inverno) da existência de um sistema de apoio, que pode ser a caldeira.
assim, se pode investir num sistema destes (cerca de 900€ compram um óptimo sistema), o meu conselho é de quem nem exite mais. chame um instalador nos próximos dias, veja se ele lhe dá boas dicas quanto à forma de instalar e, se ficar satisfeita, vá ao banco antes do dia 31 para aproveitar o desconto que o estado está a dar. neste momento são 1640€ de desconto e dedução do irs.
muito obrigada pela resposta.

tenho 3 dúvidas a colocar, fruto do meu desconhecimento na matéria.

1) não compreendo como sendo o aquecimento dos meus convectores feito "a água quente" que sai da caldeira, substituindo-a pela energia solar (que serve para aquecer água) esta não serve para o aquecimento. não sei se me fiz explicar... se os painéis de energia solar aquecem água, por que razão essa água (aquecida) não pode ser usada para o aquecimento?... não compreendi o porquê...

2) um nosso amigo interveio há pouco dizendo que a energia solar serve apenas para aquecimento de águas e "máquinas". a que tipo de "máquinas" esse senhor se referia? será que a energia dos paineis solares dá também para alimentar as minhas máquinas de lavar/secar a roupa e da loiça? isso seria magnífico! só é pena que usemos mais essas máquinas no inverno, altura em que o sol é escasso principalmente aqui no norte.

3) para além do sistema de energia solar, vou precisar ainda de uma "caldeira" nova. (a que tenho, "velha" de 12 anos, já não consegue levar água quente aos convectores mais distantes do andar de cima. o técnico que me presta assistência - tenho uma avença anual -esteve em minha casa uma tarde inteira e uma manhã (foi obra!). desmontou a caldeira, desmontou os convectores, e após muito suor disse que não havia solução. em 3 quartos, os mais distantes, o aquecimento não chega aos convectores. o veredicto do técnico foi ... "só substituindo por uma nova!" e veio com o exemplo dos vizinhos da urbanização que já mudaram de caldeira. eu falei com 3 deles e ... 2, de facto, mudaram, outro não.
mas a minha dúvida é a seguinte: se eu vou ter mesmo que comprar outra caldeira - que só por si é autónoma, isto é, tem capacidade para corresponder a todas as minhas (poucas) necessidades de água quente - estar a comprar (mais) um sistema de paineis solares não será uma duplicação desnecessária de custos? p.f. não me falem em "salvar o ambiente" porque não é o que nós gastamos em águas quente - somos apenas 3 "cucos" - que vai "por em risco" seja o que for nem fazer aumentar a "pegada ecológica" cá de casa.

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

vou dar o meu bitaite embora não ser grande entendido na matéria

os paineis também servem para o aquecimento, mas tem que colocar mais paineis, e lá se vai o apoio do socrates.
penso que o problema de utilizar energia solar para aquecimento não é uma bo solução nos paises com verão quente, porque no verão a água ferve dentro dos acumuladores e pode danifica-los por falta de consumo dessa água, ou seja, arrefecimento dos acumuladores.
para os banhos e máquinas, há aqui no forum ques tenha as máquinas de lavar roupa e loiça ligadas aos paineis, são perfeitos poque são consumos de água quente constantes, ou seja, todos os dias há banhos e máquinas a lavar.
sergiomms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

concordo com o que o cblfreitas disse. recomendo que peça uma segunda ou terceira opinião. se de facto tiver de trocar, então peça vários orçamentos e apresente-os neste seu topico. nos nao deixamos que seja enganada. quanto a instaladores, eu nao posso ajudar porque nao sou da sua zona, pode ser que algum leia isto e a contacte...

quanto á sua 1ª grande duvida, o solar não da para aquecimento central, porque no inverno, em geral 2 painéis aquecem 300 litros de agua a 50º se estiver sol, se tiver nuvens fica-se pelos 30º.
o que acontece é que no funcionamento do aquecimento central, a agua vai aos radiadores e volta a caldeira para ser aquecida, repete este ciclo centenas de vezes. se fizermos as contas, no final do dia passaram centenas de litros em cada radiador... e a caldeira aqueceu uns 4-5 mil litros de agua. ja percebeu que os 300 litros dos painéis solares nao servem de nada. espero que tenha ficado elucidada...

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

mais uma "bitaite"....

todos os aparelhos se vão desgastando e perdendo eficiência com a idade.

todavia a manutenção e reparação tende a prolongar a sua vida ... indefinidamente... até que haja peças de substituição.
normalmente a questão de substituir é tomada quando é pesada na balança o gasto a fazer na reparação em relação ao comprar novo.

uma óptima comparação é pensarmos nos nossos automóveis. o normal é considerarem-se velhos quando têm 8 anos ou 200.000 kms.
até há pouco tempo atrás era habitual encontrar táxis cujos carros já tinham alcançado a bonita soma de...500...600...700 mil... ou até um milhão de quilómetros... e continuavam a rodar... e isto em serviço público.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

1) não compreendo como sendo o aquecimento dos meus convectores feito "a água quente" que sai da caldeira, substituindo-a pela energia solar (que serve para aquecer água) esta não serve para o aquecimento. não sei se me fiz explicar... se os painéis de energia solar aquecem água, por que razão essa água (aquecida) não pode ser usada para o aquecimento?... não compreendi o porquê...
os painéis solares aquecem água e essa pode ser utilizada para quase tudo o que nos apetecer. no entanto os sistemas de aquecimento funcionam com água em circuito fechado que se pode mesmo considerar estagnada, portanto não sanitária. de qualquer forma um sistema solar pode fornecer calor a este sistema fechado. há mesmo depósitos (normalmente de 750 ou 1000 litros) que no fundo possuem duas secções separadas, uma com água que pertence ao circuito fechado de aquecimento e outra com água sanitária para consumo. no entanto, como temos que aquecer muito mais água, também temos que ter mais colectores. torna-se uma instalação pesada, cujo investimento é difícil de amortizar. por outro lado, quando não precisa de aquecimento é quando o sol nos dá mais energia, sobrando-lhe muito calor e criando muito sobreaquecimento na instalação. por isso tudo dizemos que o solar não é adequado para aquecimento. no entanto, se por exemplo tiver uma piscina então começarei a falar de outro modo.
um nosso amigo interveio há pouco dizendo que a energia solar serve apenas para aquecimento de águas e "máquinas". a que tipo de "máquinas" esse senhor se referia? será que a energia dos paineis solares dá também para alimentar as minhas máquinas de lavar/secar a roupa e da loiça? isso seria magnífico! só é pena que usemos mais essas máquinas no inverno, altura em que o sol é escasso principalmente aqui no norte.
de facto a água quente do sistema solar pode alimentar as máquinas de lavar roupa e louça. no entanto há que ter em conta a t máx de admissão de água destas máquinas. há também que contar que uma máquina doméstica tradicional passa a fazer todas as fases dos programas com água quente (mesmo os enxaguamentos). há dispositivos (caros, na minha opinião) para ultrapassar esta questão e até já há máquinas domésticas (também mais caras), preparadas para receber água quente e fria e que depois fazem a sua gestão. mas sim, é perfeitamente possível.
para além do sistema de energia solar, vou precisar ainda de uma "caldeira" nova. (a que tenho, "velha" de 12 anos, já não consegue levar água quente aos convectores mais distantes do andar de cima. o técnico que me presta assistência - tenho uma avença anual -esteve em minha casa uma tarde inteira e uma manhã (foi obra!). desmontou a caldeira, desmontou os convectores, e após muito suor disse que não havia solução. em 3 quartos, os mais distantes, o aquecimento não chega aos convectores. o veredicto do técnico foi ... "só substituindo por uma nova!" e veio com o exemplo dos vizinhos da urbanização que já mudaram de caldeira. eu falei com 3 deles e ... 2, de facto, mudaram, outro não.
aqui, mantenho a minha opinião. aliás já secundada por alguns colegas do fórum. se a caldeira consegue atingir a temperatura e a pressão desejadas então o problema deve estar na distribuição, nomeadamente no circulador do aquecimento central. são possibilidades que coloco, pese embora não seja a minha especialidade. simplesmente estou a tentar raciocinar. quando não se sabe....... é sempre mais fácil substituir por novo do que admitir que não sei. relativamente aos seus vizinhos não sei... mas convinha talvez indagar se não foi o mesmo técnico a substituir a caldeira. não estou a querer pôr ninguém em causa, mas convém sempre que se proteja, pois um instalador ganha muito mais a colocar novo do que a reparar o velho. e ética nos negócios.... bom, isso infelizmente não é para muitos.
mas a minha dúvida é a seguinte: se eu vou ter mesmo que comprar outra caldeira - que só por si é autónoma, isto é, tem capacidade para corresponder a todas as minhas (poucas) necessidades de água quente - estar a comprar (mais) um sistema de paineis solares não será uma duplicação desnecessária de custos? p.f. não me falem em "salvar o ambiente" porque não é o que nós gastamos em águas quente - somos apenas 3 "cucos" - que vai "por em risco" seja o que for nem fazer aumentar a "pegada ecológica" cá de casa.
de facto as caldeiras são só por si autónomas (com ou sem acumulador). não precisamos do solar para nada. eu diria mesmo que o solar não é uma necessidade. o que é necessidade, de facto, é aquilo que não quer que lhe falemos. o que é necessidade é olhar de facto para o ambiente e para o que vamos deixar para o futuro. é claro que 3 são poucos. é claro que há pessoas bem piores, que poluem sem qualquer tipo de escrupulos, que tem um ecoponto à porta de casa e insistem em não ter o trabalho de separar o lixo, etc. é grão a grão que se enche o papo e é 3 a 3 que podemos todos fazer a diferença. para além disso, e desde que tenha condições para tal, o sistema solar é um sistema rentável. se me disser que em sua casa se toma banho de água fria, então não. mas se os três tomam banhinho de água quente, cozinham, lavam loiça, etc. então pode crer que o sistema solar se paga a si próprio em meia dúzia de anos. é poupança para si (e para o ambiente também, pode crer).

mais uma vez espero ter ajudado. como já terá reparado pode estar absolutamente à vontade para colocar questões aqui no fórum. embora faça por vezes instalações por essas bandas, a verdade é que estou longe da invicta. no entanto disponha sempre, que estamos todos cá para aprender e para ajudar.

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

boas,

como referi no post anterior um caldeira de condenação tem uma redução cerca de 30% no consumo de gás em relação a uma caldeira normal.

pesquisar em poupagas !!!

e uma opção, que eu escolheria.

Sani300
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta nov 12, 2009 12:23 am

Mensagem por Sani300 »

sim, cerca de 30%, mas só cerca.

o site da baxiroca: www.poupagas.com serve para ter uma ideia.

melhor é investir num sistema solar eficiente!

Responder

Voltar para “Energia Solar”