Dúvidas e mais dúvidas

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
jackslater
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 18, 2009 12:07 am

Dúvidas e mais dúvidas

Mensagem por jackslater »

boas,

pois é queria comprar os paneis solares para aquecimento de águas com incentivo do governo, e tenho diversas dúvidas.

situção actual:

- somos 2 pessoas, mas pode aumentar para 3 ou 4
- só tenho gaz natural para os banhos tudo o resto é electrico
- gasto em média 22 euros de gaz por mês.

pretendido:

- paineis solares para aquecimento das águas sanitárias

duvidas:

- primeiro será que 200l de água chega ou era melhor um de 300 litros?
- na termossifão o depósito não pode ficar dentro de uma divisão (garagem) ou tem de ficar por cima do painel?
- para desistir do gaz natural, será que depois vou gastar muita energia electrica na resistencia?
- tenho na garagem a instalação para uma caldeira a gasoleo como optei por ar condicionado, queria saber se posso colocar os paineis solares no telhado da garagem e usar a tubagem da caldeira para fornecer agua para casa.
- uma dúvida talvez parva, eu tomo banho ao gastar uma parte da água quente do depósito (imaginamos 100l de 200) esse 100l são repostos com água fria, certo? então não vai arefecer os outros 100l ao ponto de não se ter agua quente e ter de se usar a resistencia?

ps: alguem conhecea marca sanitech? se tiver mais duvidas coloco. ehhehe

muito obrigado

Autor do tópico
jackslater
Membro Silver
Membro Silver

Re: Dúvidas e mais dúvidas

desde já o meu muito obrigado

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas,

-para 2 ou 3 pessoas 200l chega perfeitamente!!
-o sistema termossifão utiliza a diferença de temperatura para fazer movimentar a água, visto a água quente ser mais leve que a fria esta sobe, obrigando a que o deposito tenha que ficar por cima do painel! se pretender o deposito na garagem terá que optar pelo sistema de circulação forçada.
-depende da utilização, mas se tiver bi-horário e ligar a resistência apenas nas horas de vazio provavelmente irá compensar.
-penso que sim, mas só um instalador depois de analisar lhe poderá dar certezas...
-não lhe sei responder

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
jackslater
Membro Silver
Membro Silver

desde já o meu muito obrigado pela pronta resposta.

outra pregunta 200l dá para 2 ou 3 pessoas, no caso de excepção (visitas) e imaginando que temos 5 pessoas, as primeiras 3 gastam a água quente quanto tempo será necessário para recuperar (aquecer/resistencia) para as outras duas utilizarem?

imaginado 2 pessoas a tomar banho, a que horas deverão tomar banho para ser mais eficiente ou seja uma a seguir á outra ou dar um tempo?

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

bem... jackslater esta na minha situação... no meu agregado familiar também é composto por 2 pessoas, que espero que aumente para 4 a médio longo prazo. eu optei por 300l. para 4 pessoas, 200l esta mesmo no limite, têm de ser poupados nos banhos.

em relaçao á ultima questao, a agua nao se mistura. a agua quente mantem-se em cima, a fria fica em baixo. mas com o tempo a agua tende a ficar toda à mesma temperatura, mas é algo que demora varias horas a acontecer.

só quero chamar a atenção para o comentário do mix, é que normalmente, a hora ideal a que a resistência eléctrica deve ligar não é compatível com o horário vazio da tarifa bi-horaria.
como não tenho apoio de resistência eléctrica, não sei dizer quais são os gastos, e se realmente compensa em relação ao gás.

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

jackslater Escreveu:desde já o meu muito obrigado pela pronta resposta.

outra pregunta 200l dá para 2 ou 3 pessoas, no caso de excepção (visitas) e imaginando que temos 5 pessoas, as primeiras 3 gastam a água quente quanto tempo será necessário para recuperar (aquecer/resistencia) para as outras duas utilizarem?

imaginado 2 pessoas a tomar banho, a que horas deverão tomar banho para ser mais eficiente ou seja uma a seguir á outra ou dar um tempo?
a soluçao é: 300l

em relaçao á segunda questao, penso que é indiferente, podem tomar banho ao mesmo tempo. penso que o ideal é tomar banho no fim do dia. de manha, ja os nossos 300l perderam 3º ou 4º durante a noite, que no inverno pode fazer toda a diferença.

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

jackslater Escreveu:desde já o meu muito obrigado pela pronta resposta.

é só para teres mais uma opinião.
se puderes em relação aos €€€€€ opta pelo de 300l. dá-te para a família e para as visitas. cá em casa somos 5 e por vezes há 3 a tomar banho ao mesmo tempo sem falta de água quente nem de pressão.

quanto ao uso da resistência, se a usares com tarifa bi-horária é sempre compensatório. se por exemplo a tiveres a ligar entre as 5 e as 7 da manhã tens sempre água quente para um banho matinal. durante o dia o sol prepara-te os banhos do fim do dia.

em termos económicos considera o seguinte: se tiveres a resistência ligada 3 horas por dia (por exemplo das 4 ás 7 da manhã) durante 6 meses no ano (provavelmente não precisas de tanto tempo) com tarifa bi-horária, vais ter um gasto anual de cerca de 90€, o que te dá uma média inferior a 8€ por mês.
terás é que instalar um quadro eléctrico com um relógio programador. não faz parte do programa governamental e custa cerca de 100€+iva.

espero ter ajudado.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

uma sugestão, confere a temperatura no topo do tanque quando fores tomar banho, se não for suficiente ligas a resistência que demora a subir a temperatura em 10 ou 15º mais ou menos o tempo que demora a beber um gin tónico ou tomar um pequeno almoço. a resistência aquece apenas o topo do tanque e não é ligada a menos que absolutamente necessário. provavelmente este procedimento será mais económico do que o contador bi-horário.
Porreiro, pá!

NunoBS
Membro
Membro
Registado: domingo jan 11, 2009 7:22 pm

Mensagem por NunoBS »

na minha casa não vai haver gás nem electriciade da rede.

pelo que percebi, o melhor sistema para não faltar água quente todo o ano será com paineis e circulação forçada com acumulador de 300l, certo?

qual o consumo de elctricidade da resistência? será significativo para que o tenha de incluir no dimensionamento da micro geração?

henriquefala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jan 13, 2009 6:11 pm

Mensagem por henriquefala »

normalmente uma resistencia desse tipo tem cerca de 2000w. ora ha uma relação na electrotecnia que relaciona a tensao com a potencia p=u*i
2000/220=9a
cerca de 9ampers.
com certeza que quem vai dimensionar o seu sistema tera que ter em comta os consumos que o seu sistema tera.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”