olá,
eu comprei em segunda mão uns 'painéis' daqueles de 'espetar' no jardim, que iluminam de noite, sem leds e com 3 pilhas nimh cada. ficou-me cada um a ~2,5€.
vou fazer um painel de 4x4, em princípio, com todos os painéis em paralelo (soma das correntes individuais). a corrente de circuito circuito estimada é de cerca de 1.2a. vai servir para carregar vários conjuntos de duas pilhas aaa/aa em série (2.4v nominais, 2.8-3.0v em carga/carregadas). a corrente esperada de carga das pilhas deve ser de cerca de 400ma (100ma por cada 4 'painéis', com elevada intensidade solar). estou a contar com colocar interruptores em cada conjunto de 4 painéis para diminuir essa corrente de carga, por exemplo, caso apenas pretenda manutenção da carga das pilhas ou um carregamento mais lento (a corrente de carga recomendada para pilhas nimh é um décimo da capacidade, logo 100ma para uma pilha aaa 1000mah e 200ma para uma pilha aa 2000mah).
depois pensei em alimentar, utilizando essas pilhas, um circuito elevador de tensão (regulador comutado, eficiência >70%, chegando mesmo aos 90%), para ter à saída do mesmo +5v 0.5-1.0a, e assim carregar, por exemplo, um leitor mp3 como se o tivesse ligado a uma porta usb (os valores nominais duma porta usb são +5v 0.5a), um telemóvel, etc. assim, os painéis podem fornecer corrente a esse circuito - quando houver luz solar, evidentemente - e, ao mesmo tempo, dependendo do valor médio de corrente exigida, carregar as pilhas.
em princípio terei 2/3 conjuntos de 2 pilhas aa em série como 'bateria de backup', com o devido interruptor com funções carga-off-descarga, em que descarga corresponde ao respectivo conjunto de pilhas a alimentar o tal circuito elevador de tensão.
isto dito assim deve ser difícil de imaginar, a ver se coloco fotos/esquemas. por enquanto apenas tenho um paralelo de 4 painéis individuais num protótipo desenrascado.
em relação ao regulador de tensão comutado, não encontro nada de jeito, já com todos os componentes integrados, em lojas portuguesas de electrónica. vi
este que, já com portes, deve ficar a ~13€. tem é que vir dos eua :\