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Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 12:05 pm
por Volt
chegou o inverno(1). é hora de mudar a rotina!

acorda-se 10 minutos mais cedo, visto que é preciso acomodar melhor a roupa, que, por si, também passa a ser mais em número e em espessura.

toma-se o banho matutino já com o apoio da resistência ao "painel das águas". ainda não chegou a altura de maior frio, mas, quem anda de mota, deve saber que o "quentinho do banho" é para aproveitar. quero dizer com isto que, se possível, devemos nos vestir imediatamente depois do banho. especialmente as mãos. se optamos por usar luvas térmicas interiores(2), a melhor altura para as colocarmos é depois do quente banho.

com o fato, camisa e gravata da farda diária, entro na garagem, desligo a zev da tomada, guardo o material no banco e visto o casaco de inverno (impermeável a 100%) que já me acompanha há quase 5 invernos. antes do casaco, visto as calças impermeáveis. elevo-as até à cintura. coloco o capacete e vou abrir o portão. saio, mais a zev, fecho tudo e guardo as chaves, para terminar, enfiando as luvas de inverno pelas mãos, enquanto a chuva continua a cair.

nos dias de muito frio, os punhos aquecidos ajudam, mas não são o melhor. até agora, o melhor para as mãos frias, têm sido as luvas de boa qualidade. estou, entretanto, a pensar comprar também uns handguards(3). algo me diz que, com eles, ficarei melhor servido.

o caminho faz-se calmamente. a suavidade na aceleração e na pressão do travão, quando dele se precisa, é meio caminho para um bom caminho. nas curvas, não se "deita" a mota. quase nem se inclina. tudo tem que ser suave, pois o alcatrão molhado não perdoa nem os pequenos excessos. mas o pior mesmo, é tudo o que não é alcatrão. tintas de traços, guias, passadeiras ou outras tintas, juntas de dilatação ou outras juntas, carris de eléctricos ou outros ferros, calçada portuguesa, ucraniana, moldava, brasileira ou do mundo, é tudo para evitar. se, no entanto, não nos é possível evitar alguma destas "armadilhas", há que passar por ela com a suavidade que nem pele-sem-barba tem, mantendo a mota na vertical, sem qualquer inclinação brusca (nada pode ser brusco!), nem toques de acelerador ou travão.

nestes dias, os condutores de latas irritados, são mais em número e em estupidez. se há o normal condutor extra-cuidadoso em dia de chuva (que de mim arranca sorrisos e agradecimentos), também é verdade que há sempre um anormal condutor nada-cuidadoso e potencial homicida, que espera que a esquina se dobre em desculpas que vestem a sua própria (in)consciência...

a distância das latas, sempre limitadas em visibilidade (especialmente "embaciamentos invernais", ou "ângulos mortos"), é imperativa! é também o principal segredo para manter a pele com vários anos sem sinistros.

boa viagem. nunca esta frase quis dizer tanto, como neste período anual...



notas:
(1) - quando falo em "inverno", não me refiro à estação. refiro-me às condições climatéricas típicas da estação.
(2) - luvas térmicas interiores, são umas luvas que se usam por baixo das "luvas de motard".
(3) - handguards são uns plásticos que se colocam à frente dos punhos, que desviam o vento das mãos. vê-se muito nas motos de todo-o-terreno, pois também protege os punhos (especialmente o acelerador) da lama jorrada pelos pneus.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 12:15 pm
por hmgp
muito bom.

ainda ontem falava com um amigo e explicava que com chuva a condução é mesmo como referiste.


Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 12:29 pm
por O_volt
gostei da descrição....posso colocar no nosso facebook, como exemplo a seguir?

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 12:46 pm
por Volt
'tás à vontade. .

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 1:23 pm
por Seal
gostei

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 1:39 pm
por LaiaS
obrigado pela informação

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 2:28 pm
por monicasalgado
boa também gostei


Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 2:44 pm
por Volt
Imagem

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 2:50 pm
por 2wheelfun
muito boa a descrição de facto...

aproveito para perguntar aos mais experientes se não têm problemas de embaciamento no capacete. se calhar sou eu que sou muito encalorado. em deslocação, a refrigeração do capacete "limpa" qualquer embaciamento da viseira mas se páro por exemplo num semáforo começa rapidamente a embaciar-se, especiamente se o tempo estiver para o húmido.

normalmente limpo a viseira por fora com um produto próprio da shell para motas, mas por dentro não arrisco qualquer limpeza para não estragar as propriedades de anti-embaciamento. há alguma forma de limpar por dentro?

cumps.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 3:13 pm
por jmap
obrigado pela descrição.

eu também tenho problemas de embaciamento... se alguém conhecer um remédio para além de abrir a viseira... diga.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 3:42 pm
por Volt
pois... há várias soluções. a única que considero perfeita, custa dinheiro. a verdade, é que é mesmo essa que eu uso e nunca mais tive esse problema. chama-se "pinlock". já vem de origem com grande parte dos super-capacetes (tinha escrito "capacetes-de-jeito" em vez de "super-capacetes", mas apaguei porque seria injusto e fundamentalista). o "balúrdio" até nem é assim tanto, mas como eu ganho mais que a média da população, também não tenho moral para este tipo de afirmações. acho que o dito ainda não chega a 50€...
outra solução, é andar sempre com uma pequena greta da viseira aberta.
ainda outra solução (a mais famosa), é passar o suco-de-batata pela viseira. peguem numa batata crua e esfreguem-na bem na viseira que isso fica uma semana sem embaciar.


Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 3:53 pm
por hmgp
volt Escreveu:pois... há várias soluções. a única que considero perfeita, custa dinheiro. a verdade, é que é mesmo essa que eu uso e nunca mais tive esse problema. chama-se "pinlock". já vem de origem com grande parte dos super-capacetes (tinha escrito "capacetes-de-jeito" em vez de "super-capacetes", mas apaguei porque seria injusto e fundamentalista). o "balúrdio" até nem é assim tanto, mas como eu ganho mais que a média da população, também não tenho moral para este tipo de afirmações. acho que o dito ainda não chega a 50€...
outra solução, é andar sempre com uma pequena greta da viseira aberta.
ainda outra solução (a mais famosa), é passar o suco-de-batata pela viseira. peguem numa batata crua e esfreguem-na bem na viseira que isso fica uma semana sem embaciar.
podes-me explicar na prática o que é isso do pinlock? é o material da viseira que não embacia? aquele pinozinho de lado é para quê?

já sabes, isto de falar aos maçaricos ...

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:05 pm
por Ricardo_Santos
eu comprei na decathlon um liquido que se coloca nas máscaras de mergulho!

funciona bem.

e é barato

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:11 pm
por Monty
ricardo_santos Escreveu:eu comprei na decathlon um liquido que se coloca nas máscaras de mergulho!

funciona bem.

e é barato
eu na minha máscara de mergulho uso a bela da cuspidela mas não aconcelho isso nos capacetes

daquilo que conheço a receita mais barata é mesmo a da batata. utilizava nos meus tempos de kart e funcionava bastante bem, pelo menos durante as 4 horas de prova funcionava. para a mota quando comprei o capacete consegui convence-los a oferecerem o pinlock por isso ainda não utilizei a batata

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:14 pm
por Volt
hmgp Escreveu:podes-me explicar na prática o que é isso do pinlock? é o material da viseira que não embacia? aquele pinozinho de lado é para quê?
é um plástico que se coloca na viseira (do lado de dentro). não embacia. o que vês de lado é o que segura esse plástico e, nesse caso, já vem com a viseira.
pinlock
pinlock
07102010.jpg (59.84 KiB) Visto 4287 vezes
ps: não é publicidade... o carro da sagres é que estava a passar no momento exacto em que tirei a foto.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:22 pm
por hmgp
obrigado!

a viseira tem que estar preparada para isso porque senão como se faz o buraco parao pinaroco?

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:28 pm
por LaiaS
isso dá para comprar à parte e colocar em qualquer capacete?

desculpem a ignorância mas vê-se no ebay esses visores (que nao sei se serão os tais pinlocks) por 20€ penso eu.

os pinlocks têm que ser compatíveis com a marca/modelo do capacete ou isso é tudo igual (bastando só escolher o tamanho)?

desculpem tanta ignorância junta..respondam se vos apetecer

ps: ok, entendi que é preciso ter aqueles pins por dentro para colocar o tal pinlock

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:38 pm
por Volt
já ouvi falar de quem fez a sua própria adaptação e furou a sua viseira. eu nunca fiz. mas, é quase certo que tal coisa seja passível de realização... pelo menos no google encontra-se. basta pesquisar por "pinlock universal".
acabei de encontrar este.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 4:49 pm
por Monty
volt Escreveu:já ouvi falar de quem fez a sua própria adaptação e furou a sua viseira. eu nunca fiz. mas, é quase certo que tal coisa seja passível de realização... pelo menos no google encontra-se. basta pesquisar por "pinlock universal".
acabei de encontrar este.
o segundo até tem uma broca para fazer os furos

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta out 07, 2010 5:56 pm
por serges
estes conselhos de ouro do volt brevemente disponíveis perto de todos... não é verdade volt?

obrigado por partilhares!