serges Escreveu:não é defender a camisola mas ao que assim vai se dispersar a informação e claro perder tudo o que se fez, no entanto respeito qual quer que seja a vossa decisão pois é vossa.
pena pois com tantas coisas que a associação tem feito e possivel existencia de novos pontos de carga é pena que não se unam esforços pois preciso de mais ajuda por estes lados!
barrocas tem sido mais que o meu braço direito, precisava de mais uns quantos pois contra estes lobbys e mentalidades
quando se pensou em fazer a reunião muitos ficaram de mãos nos bolsos e sentados á espera do que iria dar .
porque na verdade o que muitos acharam é que isto não ia dar em nada .
da minha parte digo-vos que tem pernas para andar , e muito devido ao bom naipe de pessoas e conhecimentos que nos juntámos e das diversas áreas que num conjunto podem meter o barco em andamento .
njay Escreveu:sérgio, de vez em quando mencionas que está algo "a preparar-se nos bastiadores" e etc., mas, e pode ser falha minha que não vi, não vejo nenhum tópico nem discussão acerca disso (também não as vejo no fórum acessível apenas a associados da ane), nem pedidos de participação nem nada, portanto, aos meus olhos, ninguém participa porque também não deste a conhecer nenhuma actividade concrecta
pois é onde é que esteve pelo menos um representante da associação ?
a reunião esteve aberta a quem quisesse ir inclusivé estiveram presentes pessoas que não estão registadas no fórum mas que compartilham os mesmos interesses que nós .
njay Escreveu:eu acho que também poderia ser uma boa aposta envolver a associação do veículo eléctrico
quem são estes ? o que fazem ? a mim parece-me que só é uma página na net .
boas,
em relação à apve (associação portuguesa do veículo eléctrico) foram relatadas algumas experiências, com e sobre a direcção dessa associação, não muito agradáveis que fez com que não seja do nosso agrado trabalhar com eles, a não ser que as mentalidades mudem, até porque segundo parece a apve quer apenas apoiar grandes empresas, enquanto a malta que foi à reunião parecia querer trabalhar mais com pequenas empresas.
reflectindo agora à luz dos comentários aqui feitos, vejo que a decisão de criar uma nova associação talvez tenha sido precipitada.
já deu para entender que existe interesse e boa vontade do lado da ane, e talvez tenhamos sido um pouco ingratos ao "exilarmo-nos" noutra casa depois de "comer a esta mesa".
não tenho qualquer desejo de criar atritos com ninguém, nem de parecer ingrato, por isso vou tentar esclarecer a decisão.
não posso falar pelos outros, por isso vou apenas apresentar aquilo que penso.
primeiro, há que falar dos assuntos objectivamente, e são dois:
1 - a associação propriamente dita (o objectivo, as pessoas, e a entidade legal);
2 - o mecanismo de comunicação da associação (site/forum/lista/etc.);
em relação ao primeiro, eu pessoalmente nem tinha pensado no assunto, e tanto me faz se se cria uma nova associação ou se estende aquela que existe. é claro que aquilo que faz mais sentido é juntar esforços com quem já anda nesta batalha, de forma a tirar maiores proveitos para todos os envolvidos, e como tal o meu voto é que a ane inclua um "braço" dedicado ao tópico da conversão de veículos eléctricos - mas um braço com algum músculo!
pessoalmente, esta hipótese nunca antes me passou pela cabeça porque este fórum me parece demasiado grande e diverso e a ane me parece estar demasiado dispersa por tópicos muito diferentes para que possa efectivamente ter um impacto real para além daquele que o próprio fórum permite (i.e., as discussões).
peço desculpa desde já se estou a ser injusto para com os esforços da ane, mas tal é o nível da minha ignorância.
por outro lado, para que esta nova iniciativa (que não é nova, apenas tem um novo fôlego hoje) possa concretizar-se sem demoras nem desperdícios, e a ser implementada dentro da ane, esta teria de garantir um nível de atenção bastante elevado ao assunto... é que as expectativas das pessoas são altas, o calendário é curto, e quando o tempo passa e os resultados não aparecem, o pessoal desmoraliza facilmente. daí eu pensar que se calhar será talvez um sacrifício inútil para a ane dedicar-se mais profundamente a esta causa, e ao mesmo tempo para este novo grupo seria um fardo estar à espera de alguém que já está esticado para além da sua disponibilidade... mas mais uma vez, posso estar a ser injusto e mal-informado, por isso agradeço que me corrijam ou confirmem.
quanto ao segundo tópico, o mecanismo de comunicação, tenho a dizer que a sugestão de criar um novo site para a iniciativa foi minha. e fi-lo em boa consciência porque considero que o fórumne, apesar de ser um excelente e mui valioso local de encontro neste pequeno deserto lusitano da revolução energética, padece claramente de alguns problemas derivados do formato de fórum, sendo os maiores a dificuldade de filtragem da informação, a dispersão da informação (e mistura com muito ruído), e o nível baixo de interacção automatizada.
todos estes problemas poderiam ser resolvidos com um "upgrade" ao fórum que incluísse:
- canais rss separados por fórum (e talvez até com uma granularidade mais fina e configurável...)
- mailing lists (com arquivo), por fórum ou não (discutível);
- páginas wiki (vitais para construir faqs e sumarizar a informação mais importante, evitando a enorme perda de tempo que é filtrar tudo o que aqui se escreve);
ou seja, tudo o que o google groups tem e o fne não tem. penso que este upgrade seria de grande valor para toda a comunidade ne, que dessa forma poderia fazer crescer esta já grande casa não só em tamanho, mas fundamentalmente em organização e interactividade focalizada, dando-lhe maior valor prático.
mais uma vez repito que não quero ofender ninguém nem sequer criticar o trabalho de ninguém, apenas relato aquilo que observo e gostava de ver melhorado. é claro que, se o fne não tiver meios ou vontade para fazer estas alterações, então as pessoas poderão sempre decidir-se por outras escolhas mais flexíveis.
pela minha parte, acho que seria positivo ver o fne mudar para melhor; mas se isso não acontecer, também não há problema e podemos sempre manter os dois sites articulados e em sinergia - aliás, penso que será inevitável no futuro encontrar links de um para outro e vice-versa com bastante frequência.
bom.... tenho dito.
como se pronunciam o fne e a ane sobre estes assuntos?
Lemmings, nunca! A cabeça é para pensar e acima de tudo sonhar.
eu penso que alguém que participa no fórum não deve nada ao mesmo. que seria do fórum se não houvessem participantes registados??? um fórum é isso mesmo é uma partilha de conhecimentos e interesses, quem prosta tem necessidade de o fazer quem cria ou sustenta essa possibilidade tem necessidade de tópicos que “provocam” mais visitas ao mesmo que, por sua vez, justificam publicidade.
no entanto, a associação nova energia, se conseguir-se afastar da sua fundação de base, óleos (+/-= a azeite utilizado para iluminação há muitos, muitos anos, talvez há mais tempo que os moinhos e noras, acho), poderia e deveria ter uma posição importante nesta iniciativa e noutras, que no fundo, vão na realização dos seus próprios propósitos/objectivos.
força em frente com ou sem a participação das associações já existentes, até porque a maior parte das associações e foruns são meros espaços de exposição de “pavoneação” teórica que acabam-se por se revelar bloqueadores às próprias praxis.
Última edição por FERNANDO PEREIRA em domingo nov 30, 2008 11:29 pm, editado 2 vezes no total.
njay Escreveu:sérgio, de vez em quando mencionas que está algo "a preparar-se nos bastiadores" e etc., mas, e pode ser falha minha que não vi, não vejo nenhum tópico nem discussão acerca disso (também não as vejo no fórum acessível apenas a associados da ane), nem pedidos de participação nem nada, portanto, aos meus olhos, ninguém participa porque também não deste a conhecer nenhuma actividade concrecta... mas isto já é off-topic.
eu acho que também poderia ser uma boa aposta envolver a associação do veículo eléctrico, quanto mais não seja, ou talvez, essencialmente, no aspecto politico, publicitário e de lobbying. ela existe e portanto é bom que sirva para alguma coisa.
pois tens razão pequei por não dizer o que faço ou o que tento fazer, lamento que penses assim desta forma não vou mais pronunciar sobre o assunto!
tenho uma reunião marcada com dois grupos que vão criar mais 2 postos de carga, lamento mas não posso indicar quais são ao que ainda não foi tomada tal decisão! até lá só a surpresa! talvez aí tenhas razão, falei com as pessoas da associação e nada mais e claro com o meu braço direito.
tavares Escreveu:pois é onde é que esteve pelo menos um representante da associação ?
a reunião esteve aberta a quem quisesse ir inclusivé estiveram presentes pessoas que não estão registadas no fórum mas que compartilham os mesmos interesses que nós .
se não sabes o tozé pertence a associação e esteve a representar tal, talvez eu se tivesse mais tempo teria todo o gosto, atrás referi tal! mas cada um tem a sua vida ao que infelizmente nesta altura nada posso fazer pois trabalho no comércio e agora é me impossível!
mais não posso dizer nem fazer!
sugeri e tal indiquei a ane como um apoio e não como comandante pois a minha maior paixão sempre foram os eléctricos, agora meus amigos façam como quiserem, eu apoio qualquer iniciativa a apoiar tal!
nada a dizer sobre interesses sobre tal reunião! faço o que gosto e faço por que gosto e acredito no ve, nada mais!
40595 a bordo de uma Vectrix. Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me!915001177 Mapa dos pontos de carga
a ane não se opõe e poderá até eventualmente ajudar o aparecimento de todo o tipo de organizações, sejam associações, empresas, etc. no âmbito das energias renováveis, conforme consta no seu regulamento interno.
está-me a falhar alguma coisa de certeza, mas o objectivo não era criar uma empresa?
é que quanto a associações temos uma constituída que precisa de melhorar bastante com o contributo que queiram dar. quantidade e qualidade são coisas diferentes....mas tudo bem... respeita-se a livre iniciativa.
foi apenas um reparo justificado presumo, mas que não pretende por nada em causa. em vez de reagir com um tom tão irritado, leia o forum e depressa descobre quem eu sou. mas afinal, esclareça a curiosidade foi uma empresa, foi uma associação, foi um almoço? o que eu quero dizer é que já temos uma associação e se forem por essa via, talvez não valha a pena começar do zero. contudo, estamos num país livre, quem sou eu para criticar a livre iniciativa dos outros?
ps: moro a 20 km de coimbra e o tema interessa-me e não fui lá porque era para constituir uma empresa industrial, presumo. não tenciono investir nessa área.