[***************] Escreveu:
passemos ás minhas razões pela opção de uma caixa de velocidades "aberta" (com pleno acesso a todas as velocidades) e porquê a opção de utilizar uma caixa de um punto diesel em detrimento da original (para um a gasolina)..agora vai de cor..mas não falha muito..:
velocidade de cruzeiro em 5ª..130 kms/h..com caixa para motor a gasolina..cerca de 4.500 rpm
velocidade de cruzeiro em 5ª..130 kms/h..com caixa para motor diesel.......cerca de 3.200 rpm
sendo que para a mesma rotação transmitida pelo motor a caixa de um diesel oferece maior velocidade..as razões para que assim seja são enfandonhas de descrever (mas se desejarem descreve-las-ei)..resulta que para uma mesma rotação do motor a caixa "diesel" oferece mais velocidade..ou que para a mesma velocidade a caixa "diesel" requer menos rpm do motor..logo menor consumo/maior economia para o mesmo desempenho..
segundo estas afirmações, vou já trocar as caixas dos carros a gasolina cá de casa, pelas caixas das versões a gasóleo! vou ter uma maior economia para o mesmo desempenho, nem sei porque é os carros não vem logo assim ....?
fernando já vi que percebes de mecânica, e já aprendi muito com os teus posts, mas não posso concordar com este!
tens noção que ao colocar a caixa de um carro a gasóleo num carro a gasolina o carro vai ficar muito mais lento?
o limite de rpm's de um diesel comparado com um a gasolina(no minimo uma diferença de 1000rpm)?
a única vantagem é mesmo a 5º mais longa, mas apanhas uma subida e tens que por duas abaixo porque o carro simplesmente morre?!
supondo que esse punto a gasolina e outro a gasóleo tem 100cv, o a gasolina atinge esses cavalos as 5000rpm, o diesel atinge esse cavalos as 4000rpm, para não falar no binário que num diesel começa bem mais cedo que um a gasolina, para não dizer que tem o dobro do binário....
vais no punto a gasolina com caixa de origem, as tais 4.500rpm a 130km/h, ou seja a essa velocidade tens disponível 90cv, apanhas uma subida e ele ate se aguenta... agora vais no mesmo punto mas com caixa do carro a gasóleo, vais a 130km/h a 3.200rpm, apanhas a tal subida, mas neste caso tens apenas disponíveis 64cv, ou seja 26cv de diferença, achas que o carro se vai aguentar?
um carro a gasóleo faz 5000rpm, e supostamente a caixa aguenta pouco mais do que essa rotação, certo? vais no punto a gasolina com a caixa do carro a gasóleo, numa condução mais viva, ou seja, com as rpm entre as 4500 e as 6000(ex,o max do punto), a caixa vai num stress doido, porque assim que passas as 5000rpm já vai a fazer muito esforço para se aguentar... e no final de alguns kms tens que encostar porque a caixa deu o berro!
[***************] Escreveu:
eu verifiquei isso na prática fazem uns bons anos em que substitui a caixa (com as competentes adaptações..basicamente só tive de substituir a coberta da embraiagem) dum r21 a gasolina que possuia por uma caixa doutro r21 mas diesel..resultou que se para atingir cerca de 120 kms/h com a caixa do motor a gasolina necessitava de cerca de 3.500 rpm após substituição da caixa pela dum diesel passou a requer apenas cerca de 2.700 rpm..tendo mantido o motor resultou numa economia de cerca de 25% de combustivel..
extrapolando estas experiencias para conversões de ci para ve estou convencido de que melhorarão..em muito..tanto a velocidade de ponta como a autonomia..
e o tempo que demoras-te ate chegar aos 120km/h comparado com a caixa antiga? mais uns bons segundos?
mais velocidade de ponta, com uma caixa mais longa? sim, desde que tenhas potencia para ela, ou apanhes uma grande descida!
limitando as rpm do r21 as 6000, com a caixa de origem faz 205km/h, com a caixa do carro a gasóleo faz 266km/h certo?
e potencia para isso? na pratica o mais certo é teres menos ponta, porque tens menos potencia para a mesma velocidade.
consegues de facto ter mais autonomia, mas apenas em certos casos, como velocidade constante, terreno plano, etc...
[***************] Escreveu:
levem a vossa viatura a 60 kms/h em 3ª e verifiquem/anotem qual o regime (rpm) a que o motor está a funcionar..
façam a mesma experiencia mas engrenando em 4ª ou 5ª..quanto menor a rotação do motor menor é o consumo..
no meu carro (gasóleo) em 5º a 60, vou as 1100rpm +/-, mas consigo manter essa rpm porque é plano, e de facto o consumo é mais baixo, mas basta começar a subir para o consumo/esforço ser superior, e la se vai a economia...