Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Vamos criar uma empresa de scooters eléctricas???

Mensagem por Bluesky »

eheh ok, oiçam então este chato...

Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mensagem por MacSousa »

jmal Escreveu:
tvcrabo Escreveu:eu ainda adiciono uma outra opçao de desenvolvimento que serve os proximos 10 anos. conversao de carros de ci em hibridos da forma mais low cost possivel. assim era possivel reduzir emissoes sem mandar tudo o que era carros actuais para a sucata...
essa ideia é boa, mas eu metia-a de parte porque pra isso temos de pedir autorização ás marcas em questão, e não creio que eles vão nessa, sem isso não é possível legalizar o veículo, mas esperamos que apareça aqui alguém que perceba de leis e nos dê umas dicas.
eu acho a ideia muito interessante. deixava-mos de estar nas mãos dos fabricantes para circular com emissões zero.
relativamente à necessária autorização, não era contornável retirando do ex-fumarento todas as referências ao construtor?
pensem nisso.

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

macsousa Escreveu:
jmal Escreveu:
tvcrabo Escreveu:eu ainda adiciono uma outra opçao de desenvolvimento que serve os proximos 10 anos. conversao de carros de ci em hibridos da forma mais low cost possivel. assim era possivel reduzir emissoes sem mandar tudo o que era carros actuais para a sucata...
essa ideia é boa, mas eu metia-a de parte porque pra isso temos de pedir autorização ás marcas em questão, e não creio que eles vão nessa, sem isso não é possível legalizar o veículo, mas esperamos que apareça aqui alguém que perceba de leis e nos dê umas dicas.
eu acho a ideia muito interessante. deixava-mos de estar nas mãos dos fabricantes para circular com emissões zero.
relativamente à necessária autorização, não era contornável retirando do ex-fumarento todas as referências ao construtor?
pensem nisso.

cumprimentos
mas não podes simplesmente "arrancar" os símbolos da marca, existem coisas bem complicadas tais como direitos de autor, não se pode pegar num carro qualquer e modifica-lo sem primeiro pedir autorização à empresa ou pessoa que o fabricou.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

blue em relação ao 2º vídeo dos pneus a esticarem, no meu não posso fazer aquilo, eu quando disse que os pneus se descolam é mesmo em andamento, porque em vazio eles além se descolarem e saltarem também se rasgam. neste momento já meti uma desmultiplicação maior o que já me permite acelerar a fundo em cima de alcatrão.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

ora bolas, afinavas o travao da frente e fazias "burnings" fumarentos nas rodas de trás... perai, o teu modelo tem tracçao atras, à frente ou 4x4? sim, tens de por chumbo para teres mais peso sobre as rodas...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky Escreveu:ora bolas, afinavas o travao da frente e fazias "burnings" fumarentos nas rodas de trás... perai, o teu modelo tem tracçao atras, à frente ou 4x4? sim, tens de por chumbo para teres mais peso sobre as rodas...
estamos em off-topic, mas só pra finalizar o carro é este, em principio levo-o ao nosso encontro, se conseguir arranjar um cardan novo, torceu um cardan da frente.

Imagem

a tracção é 4x4 e relamente vou ter de meter chumbo mas à frente, os fumarentos até agora não houve nenhum que lhe chegasse aos calcalhares nem mesmo os .28. nos saltos das pistas normalmente passo-lhes por cima.

Link

e já agora vê este.

Link

este de pista, numa pista de grandes.

Link
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

nao consegues aumentar a distancia entre eixos? isso ajuda muito, juntamente com um apropriado sistema de suspensão, transmissao, desmultiplicaçao e o peso extra. agora vê estes motores...

http://www.rcdriftclub.com/home/archives/40" onclick="window.open(this.href);return false;

lol ... lrp vector x-11 11.400 kv ... pois tá bem tá, até fazia saltar a tampa! se conseguissemos por este poder no asfalto sem fundir a transmissão tinhamos o nosso recordista de velocidade...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

bluesky estás a falar destes...
Imagem 007.jpg
Imagem 007.jpg (75.45 KiB) Visto 2970 vezes
o da esquerda é novak brushless 3.5 com 10.500 rpm por volt com 620w.

o da direita é um lrp vector x11 5.5 turns com 8.100 rpm por volt e tem 393w. este é o que estava montado no carro de pista do ultimo video, cheguei a ter o motor novak instalado mas era rotação a mais e não consegui desmultiplicar mais.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

exactamente!!

j.p
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 26, 2008 9:56 am

Mensagem por j.p »

tvcrabo Escreveu:fonix bluesky,

eu a pensar que ia ver um video sobre veiculos electricos explosivos, afinal era so um video sobre veiculos explosivos...
e eu que tinha a minha maria por perto levei com o chinelo
mas amigos penso que estamos a divagar o assunto que nos traz aqui não são motores para carrinhos de corrida mas sim motas electricas, vejo muitas ideias mas nada de concreto, eu pessoalmente continuo na minha os motores de passo são os mais eficaz , imaginen só que já estam a ser lançados nas maquinas de lavar roupa lg o motor meus caros está montado na propria cuba e são controlados por placa electronica só se ouve o motor da bomba de agua. penso , melhor tenho a certeza

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

imaginen só que já estam a ser lançados nas maquinas de lavar roupa lg o motor meus caros está montado na propria cuba e são controlados por placa electronica só se ouve o motor da bomba de agua. penso , melhor tenho a certeza
entao ja temos uma fonte onde sacar motores-inwheel .... a lg , para conversões... 1 em cada roda #

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

j.p Escreveu:
tvcrabo Escreveu:fonix bluesky,

eu a pensar que ia ver um video sobre veiculos electricos explosivos, afinal era so um video sobre veiculos explosivos...
e eu que tinha a minha maria por perto levei com o chinelo
mas amigos penso que estamos a divagar o assunto que nos traz aqui não são motores para carrinhos de corrida mas sim motas electricas, vejo muitas ideias mas nada de concreto, eu pessoalmente continuo na minha os motores de passo são os mais eficaz , imaginen só que já estam a ser lançados nas maquinas de lavar roupa lg o motor meus caros está montado na propria cuba e são controlados por placa electronica só se ouve o motor da bomba de agua. penso , melhor tenho a certeza
j.p, os motores passo-a-passo são muito lentos, têm pouco torque e também pouca eficiência, são utilizados em aplicações que necessitem de precisão, de qualquer modo estes motores que falamos, os brushless ou motores sem escovas também se assemelham a motores passo-a-passo, isto porque a comutação das bobines também é feita passo-a-passo mas de modo diferente, estes últimos já são muitos utilizados pelos veículos que estão aqui no fórum, tal como a bereco, a emax, a vectrix, e muitos dos carros que também por aqui aparecem.

os maiores motores passo-a-passo que existem não conseguem meter a bereco a andar a 10km, esses motores têm uma aplicação muito especifica, por exemplo nas impressoras.
Cumps Inovadores

José Luís Cabete
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sábado jun 23, 2007 3:31 pm

Mensagem por José Luís Cabete »

[quote="jmal"]os maiores motores passo-a-passo que existem não conseguem meter a bereco a andar a 10km, esses motores têm uma aplicação muito especifica, por exemplo nas impressoras.

jmal, os motores de passo não estão limitados ás impressoras, olha para os tornos e fresadoras cnc,e maquinaria em geral.
EU QUERO UM CARRO ELETRICO JÁ!

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

ora bolas cabete, o jmal falou em termos exemplificativos e nao absolutos, e entao os servomotores na industria, os automatismos? coisa e tal ?... etc etc. fica bem #

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

josé luís cabete Escreveu:
jmal Escreveu:os maiores motores passo-a-passo que existem não conseguem meter a bereco a andar a 10km, esses motores têm uma aplicação muito especifica, por exemplo nas impressoras.

jmal, os motores de passo não estão limitados ás impressoras, olha para os tornos e fresadoras cnc,e maquinaria em geral.
não apenas às impressoras, mas são também utilizador na indústria, mas estes têm os dias contados, as impressoras trazem-os cada vez menos, e a industria já não os quer, isto pelas razões que disse, são lentos, têm pouco torque e são caros. agora a tecnologia que se utiliza passa por servo-motores tanto de escovas com sem, e motores ac monofásicos e trifásicos também servo accionados.
Cumps Inovadores

tvcrabo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 16, 2007 12:53 pm

Mensagem por tvcrabo »

nos veiculos electricos, numa primeira fase a precisao do posicionamento não é importante, logo os motores com a melhor relação custo/eficiencia vao ser claramente os trifasicos vulgarmente usados na industria até porque têm preços imbativeis quando comparados com os demais.
no entanto essa precisao de posicionamento vai ser interessantissima quando foi viavel economicamente avançar para os inwheel nas 4 rodas. imaginem o que se pode fazer em termos de segurança do veiculo se conseguirmos medir e controlar individualmente as 4 rodas do veiculo. quando isso for uma realidade o abs e o esp vao ser tecnologias de brincadeira
isto por que medindo os movimentos de forma individualmente facilmente se detecta que uma ou mais rodas estão fora do movimento esperado e é possivel corrigir as restantes para compensar... é a loucuuuuuuuuuuuuura

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tvcrabo Escreveu:nos veiculos electricos, numa primeira fase a precisao do posicionamento não é importante, logo os motores com a melhor relação custo/eficiencia vao ser claramente os trifasicos vulgarmente usados na industria até porque têm preços imbativeis quando comparados com os demais.
no entanto essa precisao de posicionamento vai ser interessantissima quando foi viavel economicamente avançar para os inwheel nas 4 rodas. imaginem o que se pode fazer em termos de segurança do veiculo se conseguirmos medir e controlar individualmente as 4 rodas do veiculo. quando isso for uma realidade o abs e o esp vao ser tecnologias de brincadeira
isto por que medindo os movimentos de forma individualmente facilmente se detecta que uma ou mais rodas estão fora do movimento esperado e é possivel corrigir as restantes para compensar... é a loucuuuuuuuuuuuuura
mas isso já acontece, os motores inwheel são brushless logo são controlados por microprocessadores que controlam a rotação, torque e até a travagem, daí ligar isso a uma unidade central que controle todos em simultâneo como já acontece com alguns protótipos. os controladores ou variadores de motores brushless já são em si de precisão, eles comutam as bobines na maior precisão possível para obter a maior eficiência em função da rotação necessária e torque. tvcrabo passar para o que dizes é um passo muito pequeno, pequeno mesmo. à uns tempos atrás desenvolvi um software para uma máquina que controlava 3 motores em simultâneo e para fazer algumas operações travava uns motores e acelerava outros. esse software ajustado a um veículo serve perfeitamente para esse efeito.
Cumps Inovadores

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Bluesky »

o pml mini qed é um exemplo disso...

http://www.youtube.com/watch?v=w0sy7xnjbpe

Zamith
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado mai 24, 2008 6:53 pm

Mensagem por Zamith »

pessoal que quer fazer a empresa, vejam isto...

possíveis apoios. só tenho mesmo é pena de a empresa não ser entre o porto e braga.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... l=26&rss=0

saudações a todos

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”