Opel Ampera - Lithium White

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por serges »

Lol muito bom...

Infelizmente nesta casa ainda carrego do 1ºandar para a estrada e nem sempre tenho o estacionamento disponivel portanto tenho 10000kms com 64 litros o que faz uma media interessante de 6.5lt aos 1000kms...

Não te esqueças que o "neurotrico", motor a combustão, trabalha de tempos a tempos mais ou menos 1000kms para fazer manutenção da gasolina e do motor a combustão!

Continuação de muitos e bons kms!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

serges Escreveu:6.5lt aos 1000kms...
Tão mau... :lol: 0.65l/100km 8-)
serges Escreveu:Não te esqueças que o "neurotrico", motor a combustão, trabalha de tempos a tempos mais ou menos 1000kms para fazer manutenção da gasolina e do motor a combustão!
Creio que ainda não é desta que o vou ver a fazer a manutenção do motor, pois vou de férias este fim-de-semana. (Finalmente!) :D Lá vai o MCI ter de justificar a sua existência. :lol:
serges Escreveu:Continuação de muitos e bons kms!
Obrigado e igualmente! 8-)
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por serges »

Muito bem e boas férias...

Pois a brincar a brincar vai se pagando sozinho...

Enviado do meu LG-H955 através de Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por lmmr74 »

O meu já me "devolveu" quase 2000 euros em poupança face ao anterior carro a diesel...not bad!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Mais as toneladas de CO2 e outras emissões que foram evitadas. B-)

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Finalmente de férias. 8-) Aqui fica a foto-reportagem da viagem com um novo record pessoal de autonomia eléctrica: 107.9km :D

21:16 Odivelas, hora da partida:Imagem

Tinha um bonito registo de 1227.8 km em modo 100% eléctrico:
Imagem

Mas para efeitos da viagem, coloquei-o a zeros:
Imagem

Screenshot do "MyGreenVolt" no momento da partida. Aqui dá para perceber um dos truques que usei... Cerca de meia hora antes de partir e ainda com o carro ligado ao EVSE, liguei o carro e deixei-o ficar. Isto permite que a carga real da bateria passasse dos típicos 85.5% para 89.5%:
Imagem

4 horas e 10 minutos depois (fizemos 3 paragens pelo caminho), chegamos a Portimão à 1:25 da manhã.

MyGreenVolt à chegada.
Imagem

Gráfico da temperatura diária da bateria. A barra correspondente a esta viagem é a da direita. A temperatura oscilou entre os 22 e os 25 graus celsius:
Imagem

Vista geral à chegada. Como parece ser habitual, o painel de intrumentos e o computador de bordo não estão 100% de acordo. Um diz que percorremos 273.6km e que gastámos 3.4l/100km, o outro diz 273.7km e 3.5l/100km... Imagino que haja aqui conversões de unidades US para métricas com alguma falta de precisão.
Imagem
Imagem
Imagem

Decidi mudar as unidades para US:
Imagem

E os dois ecrãs passam a estar de acordo:
Imagem
Imagem

Com as bagagens arrumadas, chegou a hora de o colocar à carga com o EVSE portátil incluído, em modo 10A:
Imagem
Imagem
Imagem

Ás 6:30 da manhã, quando acordei, já a bateria estava quase carregada:
Imagem

Quando fui arrumar o EVSE:
Imagem

Agora enquanto cá estivermos, vamos andar sempre em modo eléctrico. 8-)
Opel Ampera
O meu Instagram


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por jmlflorencio »

Espectacular!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: RE: Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

jmlflorencio Escreveu:Espectacular!
Obrigado. :-)
Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por serges »

Muito bem...

o ma´ximo que consegui foi os quase, por 100mt, 90kms mas isso já coloco no meu DB...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: RE: Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

serges Escreveu:Muito bem...

o ma´ximo que consegui foi os quase, por 100mt, 90kms mas isso já coloco no meu DB...
Reservei as partes mais fáceis para a bateria. De outra forma não teria conseguido tantos quilómetros. Pode dizer-se que é de certa forma fazer batota. Imagem

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por luis_b »

Descarregas mais 2kwh que eu aos 9.9h esgoto a bateria


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: RE: Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

luis_b Escreveu:Descarregas mais 2kwh que eu aos 9.9h esgoto a bateria


Sent from my iPhone using Tapatalk
A minha também só dá 9.9kWh. Se reparares, no screenshot do MGV é o que mostra. Creio que o computador de bordo se baralhou com o alternar entre o Hold e o Normal bem como com o andar em Neutro.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram


luis_b
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 107
Registado: quinta jan 07, 2016 1:54 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por luis_b »

sosimple Escreveu:
luis_b Escreveu:Descarregas mais 2kwh que eu aos 9.9h esgoto a bateria


Sent from my iPhone using Tapatalk
A minha também só dá 9.9kWh. Se reparares, no screenshot do MGV é o que mostra. Creio que o computador de bordo se baralhou com o alternar entre o Hold e o Normal bem como com o andar em Neutro.

Via Tapatalk
Mand you have so fucking tricks....eheheh preciso de me licenciar contigo para entender o teu e o meu ampera....quando falamos ahaha


Sent from my iPhone using Tapatalk

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: RE: Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

luis_b Escreveu:
sosimple Escreveu:
luis_b Escreveu:Descarregas mais 2kwh que eu aos 9.9h esgoto a bateria


Sent from my iPhone using Tapatalk
A minha também só dá 9.9kWh. Se reparares, no screenshot do MGV é o que mostra. Creio que o computador de bordo se baralhou com o alternar entre o Hold e o Normal bem como com o andar em Neutro.

Via Tapatalk
Mand you have so fucking tricks....eheheh preciso de me licenciar contigo para entender o teu e o meu ampera....quando falamos ahaha


Sent from my iPhone using Tapatalk
Lol. Sempre ao dispor. Imagem

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

paulo f silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 123
Registado: quarta out 05, 2016 12:04 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por paulo f silva »

Obrigado pela partilha, ajuda Rookies como eu a tomar a decisão de avançar com a compra.
Cump.


VitorF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 25
Registado: quinta out 20, 2016 8:45 pm

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por VitorF »

Mais um Lithiun White a caminho :)

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16151
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por serges »

Muito bem

Parabéns...

Não tarda temos de criar um sub forum só para amperas e volt's...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Realmente.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

Como ultimamente tenho assistido a muitas dúvidas sobre como funciona o Ampera, deixo aqui um extracto do manual de mecânica do mesmo:

This vehicle is an Extended Range Electric Vehicle. It uses an electric propulsion system to drive the vehicle at all times. Electricity is the vehicle's primary source of energy, while gasoline is the secondary source.

The vehicle has two modes of operation - Electric and Extended Range. In both modes, the vehicle is propelled by the electric motors that are internal to the transmission.

Electrical energy is converted into mechanical energy to drive the wheels and propel the vehicle. The vehicle's performance remains the same in either mode.

Electric Mode
Electric Mode is the primary mode of operation for this vehicle. While in electric mode the vehicle is powered by electrical energy stored in the high-voltage battery. The vehicle can operate in this mode for a range of up to 40-80 km (25-50 miles) until the battery has reached a low state of charge.

Extended Range Mode
When the vehicle reaches the end of its electric range, it switches to extended range mode. In this mode, electricity is produced by the motor generator which is driven by the internal combustion engine (ICE). This secondary source of electric power extends the vehicle range. Operation will continue in extended range mode until the vehicle can be plugged in to recharge the high-voltage battery and restore electric mode. The high-voltage battery will continue to provide some power and work together with the ICE to provide peak performance when it is required, such as driving up a steep incline or during high acceleration. The high-voltage battery will not be recharged while in extended range mode.
Opel Ampera
O meu Instagram

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
sosimple
Moderador
Moderador
Mensagens: 380
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am
Localização: Odivelas, Paço de Arcos, Lisboa

Re: Opel Ampera - Lithium White

Mensagem por sosimple »

No capítulo da transmissão, mais uns detalhes:

Electric Only Engine Off (EV):
Upon the driver removing their foot from the brake pedal and depressing the accelerator, the vehicle will launch in electric-only mode or electrically variable (EV). The vehicle operates in full-electric mode without starting the engine for approx 25 to 50 miles depending on ambient temperature, terrain and driving behaviour. DC power from the battery flows to the TPIM where it is converted into 3-phase AC power. Once the battery reaches a determined range the engine will start see Electric Only Engine On.

Electric Only Combined Engine Off (EV):
Depending on driver demands and road conditions the vehicle can enter combined mode. If the required torque to propel the vehicle is low then drive motor A can supply the torque needed to move the vehicle. If the demands increase then the primary torque supplied comes from drive motor B.

Electric Only Engine On (EV) or Extended Range:
Once the battery reaches a determined range the engine will start. After the engine is started the system operates in electrically variable (EV) mode utilising an input split configuration, where the engine drives motor A to generate electricity to provide power to drive motor B which provides torque to the wheels. The energy generated by drive motor A is either stored in the battery or provided to drive motor B delivering output torque depending on driving conditions. The engine will operate at an appropriate speed to optimise fuel consumption while maintaining output power requirements.

Electric Only Combined Engine On (EV):
Depending on driver demands and road conditions the vehicle can enter combined engine on mode. During this mode the engine electrical power is combined with the battery electrical power to provide the output torque required to move the vehicle. The variable 1-3R clutch is locked as well as the variable 2-3-4 clutch.

Regenerative Braking:
As the driver lifts their foot from the accelerator pedal and depresses the brake pedal the electric motors are used to decelerate the vehicle by applying negative torque to the output shaft and generate electricity thereby charging the battery. The 3-phase AC power generated by the motor is converted to high-voltage DC power in the HPCM and stored in the battery. The EREV operating system coordinates requests for negative torque requests from the electronic brake module with
electric motor and engine control functions.

Engine Start:
Once the predetermined state of charge is reached the engine is started by drive motor A. Drive motor A is used to start the engine while the Variable Low 1-2 Clutch remains locked and drive motor B simultaneously provides output power to the wheels. During the engine start event drive motor A also provides active damping to
reduce torque disturbances from engine cylinder firing pulses, and drive motor B is used to damp driveline disturbances. During this event the inverter draws DC power from the battery and converts it to AC power for both motors. The drive motor generator power inverter control module controls each motor's speed and power independently. The drive motor generator power inverter control module determines when to stop the engine and when to restart based on vehicle operating conditions and optimal hybrid battery power and fuel consumption. The engine is stopped at idle and during deceleration manoeuvres to improve fuel economy.

Reverse: When the vehicle is placed in reverse the Variable Low 1-2 Clutch is locked and drive motor B spins backwards and provides output torque to the wheels. When needed the engine starts and drive motor A is used to charge the battery and DC power from the battery flows to the HPCM where it is converted into 3-phase AC power to
drive motor B.
Opel Ampera
O meu Instagram

Responder

Voltar para “Automóveis”