La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: La Espanholita - Vectrix Vx-1 Ni-Mh Recondicionada

Mensagem por jmal »

E_MAN Escreveu:Conclusão: tás contente com a montada e recomendas...ora aí está, cada um com a sua! Nos fotovoltaicos é a mesma coisa, compramos e produzimos aquilo que queremos.
Tou a gostar deste DB, abc forte.
?

Zointz, esses 128 v com diferença de 28 kms viste-os onde, em carga ou no corte de corrente ?
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Mensagem por RuFuS »

E_MAN Escreveu:Conclusão: tás contente com a montada e recomendas...ora aí está, cada um com a sua! Nos fotovoltaicos é a mesma coisa, compramos e produzimos aquilo que queremos.
Também tens uma Vectrix E_MAN? :mrgreen:

Geralmente quem tem é que sabe o quanto boa é uma Vectrix...principalmente se tiver umas alterações face às Vectrix's de origem para não danificarem o pack de baterias... ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm

Mensagem por E_MAN »

RuFuS Escreveu:

Geralmente quem tem é que sabe o quanto boa é uma Vectrix...principalmente se tiver umas alterações face às Vectrix's de origem para não danificarem o pack de baterias... ;)
?

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Parece que o Rufus também apanhou o Vírus ...
:lol:

Será que eles sabem que a Vectrix está a dar a últimas... para não dizer que morreu...!
As Vectrix VX-1 tiveram um custo real quase de 100 000 euros... era impossível sobreviver!
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

galt Escreveu:Parece que o Rufus também apanhou o Vírus ...
:lol:

Será que eles sabem que a Vectrix está a dar a últimas... para não dizer que morreu...!
As Vectrix VX-1 tiveram um custo real quase de 100 000 euros... era impossível sobreviver!
Eheheh...vírus vectrixiano com firmware alterado! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Já dizia o outro..."é munta bom"... :lol:
E_MAN Escreveu:
RuFuS Escreveu:

?

Tens uma vectrix ou não E_MAN? ;)
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

RuFuS Escreveu: Tens a certeza que tens efeito memoria na tua? Qual foi a ultima vez k o tiveste?

Pergunto pq é um dos grandes trunfos do software que temos nas nossas vectrix`s...tais como as outras alterações face ao software de origem... ;)
Boas Rufus, como é o que o software previne o efeito de memória ou melhor a “Voltage depression” da Ni-Mh?
E_MAN Escreveu:Conclusão: tás contente com a montada e recomendas...
É isso E-Man, obrigado, na realidade tb. estava satisfeito com a Chica, mas esta é diferente claro
jmal Escreveu:Zointz, esses 128 v com diferença de 28 kms viste-os onde, em carga ou no corte de corrente ?
Esses 128v com a autonomia para 30kms foram medidos com algum frio e após descanso de 1/2 horas, os segundos 128v já praticamente sem carga foram medidos após +/- 8 horas.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

zointz Escreveu:
RuFuS Escreveu: Tens a certeza que tens efeito memoria na tua? Qual foi a ultima vez k o tiveste?

Pergunto pq é um dos grandes trunfos do software que temos nas nossas vectrix`s...tais como as outras alterações face ao software de origem... ;)
Boas Rufus, como é o que o software previne o efeito de memória ou melhor a “Voltage depression” da Ni-Mh?
E_MAN Escreveu:Conclusão: tás contente com a montada e recomendas...
É isso E-Man, obrigado, na realidade tb. estava satisfeito com a Chica, mas esta é diferente claro
jmal Escreveu:Zointz, esses 128 v com diferença de 28 kms viste-os onde, em carga ou no corte de corrente ?
Esses 128v com a autonomia para 30kms foram medidos com algum frio e após descanso de 1/2 horas, os segundos 128v já praticamente sem carga foram medidos após +/- 8 horas.

O efeito memória desaparece pq a gestão das baterias no carregamento/descarregamento é completamente diferente e está tudo corrigido...a haver efeito memória (que até hoje ainda não detectei e já fiz muitos milhares de kms com este software) é de 1 a 2 barras no máximo!

Com este software não me acontece como o software de origem que por mais que uma vez tinha ainda meia-carga e fiquei sem barras...Por sorte tive sempre onde carregar!

Qt aos 128v não foram correctamente bem lidos...nenhuma vectrix mantém os 128v em 30km de percurso...provavelmente na 1ªvez que leste foi com o corte e depois com o carregador...

No software que uso na minha vectrix tenho sempre a tensão real em andamento e parada...e é mesmo a tensão real que meço com o multímetro! ;)

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

RuFuS Escreveu:O efeito memória desaparece pq a gestão das baterias no carregamento/descarregamento é completamente diferente e está tudo corrigido...a haver efeito memória (que até hoje ainda não detectei e já fiz muitos milhares de kms com este software) é de 1 a 2 barras no máximo!

Com este software não me acontece como o software de origem que por mais que uma vez tinha ainda meia-carga e fiquei sem barras...Por sorte tive sempre onde carregar!

Qt aos 128v não foram correctamente bem lidos...nenhuma vectrix mantém os 128v em 30km de percurso...provavelmente na 1ªvez que leste foi com o corte e depois com o carregador...

No software que uso na minha vectrix tenho sempre a tensão real em andamento e parada...e é mesmo a tensão real que meço com o multímetro! ;)
Acho que estás a confundir Rufos, o efeito de memória não tem nada a ver com as questão das barras na Vectrix, o efeito de memória limita-te o numero de Kms e é uma característica que as Ni-Mh têm e a gravidade depende sempre do modo de utilização, o desaparecimento das barras tem a ver com o fato de a Vectrix calcular mal as barras com o software de origem e fazer o reset apenas quando vai ao vermelho.
Relativamente aos 128v, foram ambos medidos em repouso, na realidade acabei por fazer 70,4kms com aquela descarga e foi até acender a luz vermelha, para fazer os restante kms assim que andei alguns metros muito devagar, parei, voltei a ler e apareceu 126v.
Estas leituras foram sempre feitas com ela parada e desligada da corrente o que variou foi quando tempo entre a paragem e a leitura, as baterias têm sempre tendência para uma certa tensão em repouso e deve ser por isso.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

sugarstorm Escreveu:63 kms numa Vectrix Nimh quer dizer que tens o pack em boas condições.
Mas não te esqueças que cada vez que levas a bateria bem abaixo estás a prejudicar a mesma para o futuro.
A regra de ouro deverá ser SEMPRE carregar em todas as oportunidades.
Acredito que estejas a tentar perceber quais são os limites, mas não abuses da sorte :D
E lembra-te. Umas baterias que fazem 1000 descargas completas fazem 4000 meias descargas. Apenas tu podes decidir como é que as queres utilizar ;)
Boas Sugarstorm,
Esquecime de responder, eu sei que não devo fazer descargas profundas, mas como são novas e apesar de indicarem que já fizeram 2 ciclos completos, resolvi fazer mais 2 ciclos completos, este foi o ultimo e acabou por fazer 70,4kms no total até acender a luz vermelha.

Abraços, e obrigado pelos concelhos.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

zointz Escreveu:
RuFuS Escreveu:O efeito memória desaparece pq a gestão das baterias no carregamento/descarregamento é completamente diferente e está tudo corrigido...a haver efeito memória (que até hoje ainda não detectei e já fiz muitos milhares de kms com este software) é de 1 a 2 barras no máximo!

Acho que estás a confundir Rufos, o efeito de memória não tem nada a ver com as questão das barras na Vectrix, o efeito de memória limita-te o numero de Kms e é uma característica que as Ni-Mh têm e a gravidade depende sempre do modo de utilização, o desaparecimento das barras tem a ver com o fato de a Vectrix calcular mal as barras com o software de origem e fazer o reset apenas quando vai ao vermelho.
Relativamente aos 128v, foram ambos medidos em repouso, na realidade acabei por fazer 70,4kms com aquela descarga e foi até acender a luz vermelha, para fazer os restante kms assim que andei alguns metros muito devagar, parei, voltei a ler e apareceu 126v.
Estas leituras foram sempre feitas com ela parada e desligada da corrente o que variou foi quando tempo entre a paragem e a leitura, as baterias têm sempre tendência para uma certa tensão em repouso e deve ser por isso.

Não estou a confundir rigorosamente nada...o defeito é no software e não nas baterias...pago-te um jantar se estiver enganado mas vens aos algarves e demonstro-te...depois escolhes o restaurante do meu roll de favoritos... :mrgreen: :lol: :P

O efeito memória não é tão pronunciado ao ponto de se perder metade das barras, por algum motivo eu já não tenho esse efeito...eu e quem usa esta versão do software para as vectrix's nimh... ;)

PS - Aqui na minha zona há uns restaurantes "munta bons"... :mrgreen:

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

Eu só gosto de paineis, mas já experimentei mts elétricas e carros.
Acho que zointz ganhou aposta, porque nimh e nicd tem esse efeito, mesmo que se faça cargas lentas, são da culpa dos ditos cristais de que o "sugar" das tempestades já falou por aqui. Nas nicd chega-se a ir perto dos 0v e elas continuam boas, já com as nimh, a conversa é outra. E deves estar a falar do SW do bondoso The Laird que tanta gente tem ajudado genuinamente!

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por RuFuS »

E_MAN Escreveu:Eu só gosto de paineis, mas já experimentei mts elétricas e carros.
Acho que zointz ganhou aposta, porque nimh e nicd tem esse efeito, mesmo que se faça cargas lentas, são da culpa dos ditos cristais de que o "sugar" das tempestades já falou por aqui. Nas nicd chega-se a ir perto dos 0v e elas continuam boas, já com as nimh, a conversa é outra. E deves estar a falar do SW do bondoso The Laird que tanta gente tem ajudado genuinamente!

Sim painéis tb gosto mas não é a minha área... ;)

Se não tens uma Vectrix como sabes o que estou aqui a falar? Se nunca tiveste uma no dia-a-dia como tens noção de como o efeito memória se apresenta nas Vectrix's?
Estar a afirmar sem experimentar não me parece correcto...eu falo daquilo que sei! ;)

Quanto à aposta, juntas-te ao zointz e vêm os dois até ao Algarve para verem (e me pagarem um jantarinho...) até fica mais barato pq dividem a viagem por dois e a conta no restaurante também! :lol: ;) :mrgreen: :P

Eu qd aposto ñ é para perder... :mrgreen:

Qt ao software, não é esse que falas...o "the laird" que afirmas também tem muitos defeitos e não faz a gestão correcta das baterias, temperaturas entre outras coisas correctamente...também não tem cruise control nem permite a mota chegar aos 120km/h como a minha... ;)

PS - Tou a brincar convosco de pagarem o jantar mas se vierem ao Algarve são os 2 bem-vindos para vos demonstrar como o efeito memória é eliminado! ;) jantam por minha casa que pago eu... :D

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

Anda ai muita confusão sobre esse efeito dito de memória, já desde a muitos anos que esse efeito não se faz sentir nas NiMH, no máximo pode existir a queda de tensão provocada pela auto-descarga, se houvesse esse efeito de memoria e fosse necessário fazer as descargas profundas, as NiMH não podiam ser usadas nos hibridos, onde a malta não tem controle sobre isso e o sistema só usa dos +- 45% aos 80 % capacidade total, gerindo muito bem a temperatura e tensão, coisa que a vectrix abusa, dai as diferenças.
Cumps Inovadores

E_MAN
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por E_MAN »

jmal Escreveu:Anda ai muita confusão sobre esse efeito dito de memória, já desde a muitos anos que esse efeito não se faz sentir nas NiMH, no máximo pode existir a queda de tensão provocada pela auto-descarga, se houvesse esse efeito de memoria e fosse necessário fazer as descargas profundas, as NiMH não podiam ser usadas nos hibridos, onde a malta não tem controle sobre isso e o sistema só usa dos +- 45% aos 80 % capacidade total, gerindo muito bem a temperatura e tensão, coisa que a vectrix abusa, dai as diferenças.
E lá vão 3 a comer à pala. :D
Qto ao não conhecer no dia a dia a mota, sim é verdade, mas lido com baterias há uns anos, apenas reconto a minha experiência.
E eu não chamaria defeituoso ao "The Laird", pois o VV fala nele e todos dizem maravilhas, sem problemas com temperaturas. Essa dos 120kmh é k não sabia, porque pensava que estavam limitadas a 113kmh pelo próprio material.
DEsculpa o off topic Zointz sobre a publicidade que estou aqui a fazer ao Laird, mas como é gratuito, não me leves a mal.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

E_MAN Escreveu:
jmal Escreveu:Anda ai muita confusão sobre esse efeito dito de memória, já desde a muitos anos que esse efeito não se faz sentir nas NiMH, no máximo pode existir a queda de tensão provocada pela auto-descarga, se houvesse esse efeito de memoria e fosse necessário fazer as descargas profundas, as NiMH não podiam ser usadas nos hibridos, onde a malta não tem controle sobre isso e o sistema só usa dos +- 45% aos 80 % capacidade total, gerindo muito bem a temperatura e tensão, coisa que a vectrix abusa, dai as diferenças.
????? Não, são 2, e um deles és tu.
Cumps Inovadores

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

Boas,
Eu acho que ainda se está a criar mais confusao assim, vamos por partes.
- As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).
Para "desfazer" esses cristais faz-se um ou duas descargas profundas. No caso da vectrix isto é praticularmente importante porque usa correntes muito elevadas, e ao fazer essa descarga nota-se que até passa a ter mais potência como alguns users têm descrito.
No caso dos hibridos nomeadamente o Prius que conheco bem, usam uma tecnica que consiste no seguinte. O ponto médio do estado de carga vamos dizer 60% varia conforme indicação do computador de bordo, ora poderá estar a 50% e todas as cargas e descargas terão como objectivo esse valor, ora poderá estar a 70%. Ao que parece essa variação do ponto médio quebra os cristais (explicação ainda mais simplificada se alguém quiser tenho algures um documento a explicar isso).
Pronto, espero ter explicado, e se alguem conseguir pôr a Vectrix a comportar-se como o prius as baterias vão durar mais.

Agora algo que nunca vi aqui falado.... Cargas lentas segundo os especialistas aumentam a criação de cristais grandes, portanto cuidados com essas cargas lentas.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Contacto:

Mensagem por zointz »

E_MAN Escreveu:
Qto ao não conhecer no dia a dia a mota, sim é verdade, mas lido com baterias há uns anos, apenas reconto a minha experiência.
E eu não chamaria defeituoso ao "The Laird", pois o VV fala nele e todos dizem maravilhas, sem problemas com temperaturas. Essa dos 120kmh é k não sabia, porque pensava que estavam limitadas a 113kmh pelo próprio material.
DEsculpa o off topic Zointz sobre a publicidade que estou aqui a fazer ao Laird, mas como é gratuito, não me leves a mal.
E-man, o Rufus está a referir-se ao software que ele comercializa junto com o Jmal, e será provavelmente a melhor alternativa ao software original, infelizmente não é gratuito pelo que acaba-se por estar a infrigir as regras do forum ao publicita-lo... as minhas desculpas à administração. O SW do Laird em Portugal não funciona bem pelo nosso clima quente.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu: Boas,
Eu acho que ainda se está a criar mais confusao assim, vamos por partes.
- As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).

Para "desfazer" esses cristais faz-se um ou duas descargas profundas. No caso da vectrix isto é praticularmente importante porque usa correntes muito elevadas, e ao fazer essa descarga nota-se que até passa a ter mais potência como alguns users têm descrito.
No caso dos hibridos nomeadamente o Prius que conheco bem, usam uma tecnica que consiste no seguinte. O ponto médio do estado de carga vamos dizer 60% varia conforme indicação do computador de bordo, ora poderá estar a 50% e todas as cargas e descargas terão como objectivo esse valor, ora poderá estar a 70%. Ao que parece essa variação do ponto médio quebra os cristais (explicação ainda mais simplificada se alguém quiser tenho algures um documento a explicar isso).
Pronto, espero ter explicado, e se alguem conseguir pôr a Vectrix a comportar-se como o prius as baterias vão durar mais.

Agora algo que nunca vi aqui falado.... Cargas lentas segundo os especialistas aumentam a criação de cristais grandes, portanto cuidados com essas cargas lentas.
Se leres bem os teus argumentos vais chegar à mesma conclusão que eu, "que confusão anda aqui", repara que ambos os veiculos usam a mesma tecnologia (as baterias da vectrix são recomendadas também para hibridos) e com tratamento diferente. Porque é que no prius os cristais são quebrados com descargas parciais e na vectrix só os tira com descargas profundas ?? estranho não, sabendo ainda que os hibridos carregam super-rapidamente as baterias, sim alguns segundos, na maioria das vezes nas travagens, portanto a vectrix nem suga assim tantos C's das baterias. Um prius tem um motor(até mais que um) que é 3 vezes mais potente que o da vectrix, no entanto tem um pack 3 vezes mais pequeno. Estranho não ?

As cargas lentas não são prejudiciais, tanto que o fabricante recomenda 6 ah até 15 ah, e recomenda também usar 3 metodos de finalização da mesma.
Cumps Inovadores

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

zointz Escreveu: E-man, o Rufus está a referir-se ao software que ele comercializa junto com o Jmal, e será provavelmente a melhor alternativa ao software original, infelizmente não é gratuito pelo que acaba-se por estar a infrigir as regras do forum ao publicita-lo... as minhas desculpas à administração. O SW do Laird em Portugal não funciona bem pelo nosso clima quente.
Eu não vendo sw nenhum, apenas cobro um valor pelo teste que faço ás baterias para determinar os parametros de cada pack e parametrizar o sw, além de tb fazer alterações a nivel do seu hardware, não devem estar à espera que além de vir aqui partilhar conhecimentos e ideias (que muita gente que vem para aqui dar bitaides não o faz) ainda tenho de dar horas e horas de trabalho....

Já agora o "the laird" fez um grande trabalho, mas não o finalizou, deixou o corte por tensão baixa por conta do utilizador e à conta disso já alguns packs morreram, ainda assim fez um grande trabalho.
Cumps Inovadores

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

RuFuS Escreveu:Com este software não me acontece como o software de origem que por mais que uma vez tinha ainda meia-carga e fiquei sem barras...Por sorte tive sempre onde carregar!
RuFuS Escreveu: O efeito memória não é tão pronunciado ao ponto de se perder metade das barras, por algum motivo eu já não tenho esse efeito...eu e quem usa esta versão do software para as vectrix's nimh... ;)
Por acaso tenho de te corrigir neste aspecto.
Na minha moto, visto que o pack já está algo danificado, a luz vermelha acende com 8 ou 9 barras.
E com ela completamente descarregada (117v), já a arrastar-se (20kms/h máximo), nunca consegui ter menos de 5 barras no mostrador. Isto com o software do jmal. Atenção, não estou a diminuir a qualidade do trabalho dele. Apenas te digo que talvez esteja perfeito para packs...sem problemas. Como o teu :D.

É algo com que já aprendi a viver. Mas acontece. Todos os dias. Aos 30 a 35 kms entro na reserva (luz vermelha) e aos 40 a 45 estou vazio.
zointz Escreveu:As baterias NI-MH não sofrem de efeito de memoria, sofrem sim de "Voltage depression" que basivamente deve-se à formação de cristais grandes que fazem aumentar a resistência interna e pr sua vez baixar a tensão e disponibilizar menos corrente. Isto acontece porque nas descargas parciais algum do material reactivo dentro da bateria não e usado na descarga, e ao carregar junta-se mais material nessa zona criando os cristais grandes. (Isto é uma simplificação do que acontece).
Quanto a este aspecto, talvez seja também um problema do MEU pack, mas acreditem que noto uma grande diferença quando faço uma descarga profunda. Que diferença? Digamos que antes de a fazer chego ao destino com 126v. Depois de fazer uma descarga profunda posso ir mais rápido e chego ao mesmo destino com 131v. Eu diria que após uma descarga profunda ganho uns 10 a 15 kms de autonomia. Mas é só mesmo durante os primeiros dias. Depois volta tudo ao normal :(

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”