Página 5 de 7

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: segunda nov 04, 2013 4:10 pm
por MRider
Uma pergunta . Essas baterias foram novas ?
Compraste na GWLPOWER ?
O facto de abrir não afecta a garantia delas ?

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: segunda nov 04, 2013 6:44 pm
por rmiguel
visitante2 Escreveu:Uma pergunta . Essas baterias foram novas ?
Compraste na GWLPOWER ?
O facto de abrir não afecta a garantia delas ?
Sim, foram novas, não sei se afecta a garantia :(
Mas eles no site ensinam como abrir, julgo que não deve afectar

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça nov 05, 2013 10:29 am
por jmal
Qual garantia ? se estava tudo bem quando as recebeste ! acabou-se a garantia.

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça nov 05, 2013 10:33 am
por rmiguel
"Maximum 12 months limited warranty is provided."

"Factory's defects will be repaired free or exchanged for the same or similar goods. All shiping fees must be paid by the customer."

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça nov 05, 2013 10:40 am
por jmal
rmiguel Escreveu:"Maximum 12 months limited warranty is provided."

"Factory's defects will be repaired free or exchanged for the same or similar goods. All shiping fees must be paid by the customer."
Exacto, maximo.... e troca em caso de defeito, portanto se estava bom quando recebeste, acabou.....

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: quinta nov 07, 2013 4:29 am
por Jorge Rocha
rmiguel Escreveu:Boas Jorge.

Quais são os ajustes de discharge e balance que metes nos balanceadores?
Podias me dar um exemplo de quando os utilizas, tipo carregas até x depois metes na opção de discharge Y até atingir Z, etc

Quanto ás ligações não tinha muito espaço para fazer melhor, tou á espera de um material que ainda não chegou. Podias postar uma foto desses teus ligadores?

Abraço
Boas,
Coloco inicialmente o Discharge a 3,50V, e assim quando alguma ultrapassar destes valores, o aparelho começa a descarrega-la.
Quando já estão todas mais equilibradas, passo para os 3,60V e assim posso ir gerindo, mediante a tensão total no final do carregamento.

Costumo ajudar na descarga com uma lâmpada de 55/60W em paralelo (uma lâmpada vulgar de automóvel), colocando na célula que mais tensão tiver, podendo assim mais rapidamente fazer o balanceamento.

Os ligadores que me refiro são feitos em chapa de cobre e adaptados a qualquer medida, promovendo assim a boa organização e condução eléctrica. Qualquer um com uma tesoura de cortar chapa e um berbequim, mais a chapa e a broca, pode fazer os ligadores à medida e com a secção que quiser. Tenho publicado muitas fotos nos meus trabalhos onde aparecem os ligadores, podes por exemplo verificar no meu DB da "Flash 2000 a Swen 4352Wh".

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: sexta nov 08, 2013 2:39 pm
por rmiguel
Jorge Rocha Escreveu: Os ligadores que me refiro são feitos em chapa de cobre e adaptados a qualquer medida, promovendo assim a boa organização e condução eléctrica. Qualquer um com uma tesoura de cortar chapa e um berbequim, mais a chapa e a broca, pode fazer os ligadores à medida e com a secção que quiser. Tenho publicado muitas fotos nos meus trabalhos onde aparecem os ligadores, podes por exemplo verificar no meu DB da "Flash 2000 a Swen 4352Wh".
Não sei se tenho espaço para os colocar num lugar acessível...
Tou á espera de umas fichas e umas pegas para as fichas, depois tiro uma foto para veres.

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça nov 12, 2013 2:39 pm
por rmiguel
Boas.

Uma pergunta, qual a minima tensão admissivel que uma celula (3,2 LiFePo4) pode atingir sem se danificar, em carga, ou seja imaginando num arranque ou numa subida de punho trancado?

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça nov 12, 2013 5:46 pm
por Jorge Rocha
rmiguel Escreveu:Boas.

Uma pergunta, qual a minima tensão admissivel que uma celula (3,2 LiFePo4) pode atingir sem se danificar, em carga, ou seja imaginando num arranque ou numa subida de punho trancado?
Querias dizer em esforço! Porque em carga seria o oposto! ;)

Tudo o que descer dos 3,00V já é muito abuso para as células. Tanto pela forte corrente como pela avançada descarga!

Num arranque ou numa subida, com o acelerador a fundo, e tendo um controlador de 50A, este patamar pode ser facilmente atingido quando se vai com mais de 50% de descarga da capacidade total das células. Daí eu recomendar para este tipo de veiculo uma capacidade não inferior a 60Ah.

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: quarta nov 13, 2013 7:47 am
por rmiguel
É mesmo em carga que se diz, mas pode gerar confusão visto carga e carregar serem palavras da mesma família e neste caso com os significados bem diferentes lol


Sent from my MT15i using Tapatalk

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça nov 26, 2013 9:39 am
por rmiguel
Boas, estou a pensar em meter 2 sensores de temperatura, em que sitio os devo colocar?
Entre as baterias, um entre baterias outro para a temperatura ambiente, um no motor outro nas baterias,etc?

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: quarta nov 27, 2013 2:37 am
por Jorge Rocha
No motor deve ser dificil!
Nas baterias, sim! O outro como temperatura ambiente.
É que no controlador não dará grande noção de estar tudo bem ou tudo mal, e ele já terá um térmico lá dentro!

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: quarta nov 27, 2013 8:48 am
por rmiguel
Então vou meter um sensor entre duas baterias e o outro coloco por baixo dos plásticos da frente, de maneira a que não apanhe "vento" em andamento, certo?
Estou a preparar uma instalação de um monitor de baterias em tempo real.
Assim que o receber e montar coloco as fotos.
Penso que é uma alternativa barata para poder controlar as baterias. Sempre se evita algumas asneiras que poderão acontecer a quem não tem BMS.

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: quarta nov 27, 2013 10:42 am
por MRider
Qual o monitor que vais instalar ?

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: quarta nov 27, 2013 10:47 am
por rmiguel
Um chargery BM16LF

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: segunda dez 16, 2013 11:41 am
por rmiguel
Boas malta.

Podem me dizer a diferença destas duas montagens?
http://www.chargery.com/doc/BM16%20conn ... iagram.pdf

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: segunda dez 16, 2013 6:56 pm
por MVS
Ricardo, tens todo o interesse por questões de fiabilidade em substituir esses ligadores de parafuso por blocos de ligação (de parafuso em terminais cravados, mola ou rápidos) numa calha DIN ou simplesmente por ligações cravadas.

Esses parafusos são uma falsa segurança. O cobre vai cedendo e mesmo sem a vibração do veículo quando menos esperares podes ter uma data de fios soltos...

Tens como exemplo na figura abaixo vários tipos de terminais. Se pretenderes ligar dois fios de forma a que os possas desligar usa "bullet terminals" - procura no google. São o tipo 1 na figura (fêmea como ex.).

Imagem

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: segunda dez 16, 2013 8:46 pm
por rmiguel
Boas MVS.
Obrigado pela ajuda.

Eu tenho os do tipo 3 ligados à bateria, que depois vão ligar às barras de junção.
Os fios são rígidos de 2mm se n me engano, irei mudar as barras de junção, isto está só temporário, porque ainda tou em testes e como comprei um dispositivo para ler as baterias em andamento ainda não estudei bem como vai ficar a montagem final.
O Jorge Rocha tb me falou nessas barras, também tenho de ver se ainda sobra espaço para a colocar em sítio acessível.

Por agora e já com 1000 km a lítio sem BMS as baterias continuam balanceadas.

O segredo tem sido carregar até aos 3,5 e carregar aos 3,27

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: segunda dez 16, 2013 9:49 pm
por rmiguel
Aqui ficam as fotos das tensões medidas hoje.

Re: Guewer ZWD 406

Enviado: terça dez 17, 2013 4:50 am
por Jorge Rocha
rmiguel Escreveu:Boas malta.

Podem me dizer a diferença destas duas montagens?
http://www.chargery.com/doc/BM16%20conn ... iagram.pdf
Boas rmiguel,
Sabendo que as células estão em série será a 2ª figura, mas a 1ª acaba por ser igual, se verificarmos o shunt está lá em ambos, de uma ou de outra forma.

Parabéns! Estás a fazer uma boa gestão do teu pack!

Quando mais verificações fizeres mais te certificas de como é fácil todo esse processo (depois de alguns esforços em formação)! :)

Continuação de bons kms!