Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Tenho avançado pouco na projecto (vertente prática), pois tenho-me dedicado a fazer no pc uma esquematizarão do mesmo, de forma a que nada falhe na altura da montagem, e assim também posso tirar partido de uma melhor optimização do sistema.

A programação tem assim ficado para trás, mas de vez enquando lá me vou lembrando de alguns pormenores. Pensei numa solução em que seria melhor o sistema ficar sempre ligado, até mesmo para monitorizar o carregamento, aliás, acho que terá que ser mesmo assim se quiser ter um total controlo sobre a informação da autonomia. Acho que consigo arranjar maneira de ligar o display apenas quando ligar a ignição para reduzir o consumo em repouso.

Ainda não medi o consumo do sistema (coisa que vou tentar fazer a seguir), mas acho que em "standby" deva rondar os 50mA. Se não estou enganado nas contas, para uma alimentação que vai ser de 9V, o consumo daria 0,45W. Não é muito para ter aquilo sempre ligado, pois não?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por MRider »

Bem agora vou dizer uma barbaridade ou não :mrgreen:

Porque não arranjar uma bateria de 12v com o minimo de capacidade nessessario tipo 1 Ah para a memoria desses sistemas e usar um sistema para carregar a bateria com o conversor DC DC da moto?

Será que funcionava?
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

visitante2 Escreveu:Bem agora vou dizer uma barbaridade ou não :mrgreen:

Porque não arranjar uma bateria de 12v com o minimo de capacidade nessessario tipo 1 Ah para a memoria desses sistemas e usar um sistema para carregar a bateria com o conversor DC DC da moto?

Será que funcionava?
Não estás a dizer barbaridade nenhuma... já me tinha lembrado disso, até porque devem existir carregadores por exemplo para usar nos isqueiros dos carros (12V) e podia usar por exemplo uma pilha recarregável de 9V - tensão que em principio irei usar na alimentação do sistema.

Isso até me ia facilitar o uso de variáveis e reduzir o uso de memória para ir gravando os dados.

Entretanto já fiz medições - tinha-me esquecido que tenho que ter em consideração também o consumo do transformador 12V - 9V que estou a usar:
- Com o arduino + TFT ligado - cerca de 130mA
- Desligando a alimentação do TFT - cerca de 80mA

Reformulo a questão anterior... consumo em standby de +/- 1W é muito?


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

Eu planeio usar uma bateria "auxiliar" de 12V na mota convertida. Isto permite ter outras coisas sempre ligadas, como alarmes.

O 1W só depende da bateria que vai ter que fornecer esse W, e desligares o sistema se o veiculo for ficar parado mais do que X tempo. Se for uma bateria auxiliar de 12V 1Ah, esse 1W vai drená-la toda em 12 horas. Se vais ter um conversor 12V -> 9V, ele também vai drenar alguma energia (não é 100% eficiente).

Mas há outras coisas a considerar. Vais ter ainda mais uma "caixa", um outro conversor, de 12V para 9V?

Mesmo a 9V, se o sistema consome 80mA, o regulador do arduino vai dissipar (9 - 5) * 0.08 ~ 0.32W. Isto deve dar para aquecer bem o chip, pois só tem algum cobre do PCB para dissipar o calor. Já lhe mediste a temperatura (mesmo a dedo)? E quando está tudo a funcionar, já mediste a temperatura? Sentes-te confortável com ter essa temperatura num veículo que pode passar horas ao sol? É isto que vais ter que verificar.
E a funcionar normalmente, esses 130mA são alimentados pelos 5V do arduino? Se sim, isso são 0.48W dissipados no tal chip regulador, e ele vai aquecer ainda mais. Que conversor 12V -> 9V tás a usar? Se não é comutado, ele tb larga 0.39W com o sistema activo e 0.24W com TFT desligado (ou mais um pouco, que o sistema de 12V do veiculo deve ser na verdade de 13V-14V).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Njay Escreveu:Eu planeio usar uma bateria "auxiliar" de 12V na mota convertida. Isto permite ter outras coisas sempre ligadas, como alarmes.

O 1W só depende da bateria que vai ter que fornecer esse W, e desligares o sistema se o veiculo for ficar parado mais do que X tempo. Se for uma bateria auxiliar de 12V 1Ah, esse 1W vai drená-la toda em 12 horas. Se vais ter um conversor 12V -> 9V, ele também vai drenar alguma energia (não é 100% eficiente).

Mas há outras coisas a considerar. Vais ter ainda mais uma "caixa", um outro conversor, de 12V para 9V?

Mesmo a 9V, se o sistema consome 80mA, o regulador do arduino vai dissipar (9 - 5) * 0.08 ~ 0.32W. Isto deve dar para aquecer bem o chip, pois só tem algum cobre do PCB para dissipar o calor. Já lhe mediste a temperatura (mesmo a dedo)? E quando está tudo a funcionar, já mediste a temperatura? Sentes-te confortável com ter essa temperatura num veículo que pode passar horas ao sol? É isto que vais ter que verificar.
E a funcionar normalmente, esses 130mA são alimentados pelos 5V do arduino? Se sim, isso são 0.48W dissipados no tal chip regulador, e ele vai aquecer ainda mais. Que conversor 12V -> 9V tás a usar? Se não é comutado, ele tb larga 0.39W com o sistema activo e 0.24W com TFT desligado (ou mais um pouco, que o sistema de 12V do veiculo deve ser na verdade de 13V-14V).
Acabaste por "puxar" para aqui uma série de teoria que me vai obrigar a fazer algumas verificações... eu também tenho que fazer medições com outro multímetro, pois o meu não está fiável e também estou a achar muito 80mA de consumo sem TFT se bem que só o transformador consome 20mA. Também tenho que ver essa situação da dissipação de calor.
Quanto à alimentação, o arduino recomenda entre 7 e 12V, pelo que pensei usar 9V - não quis arriscar os +/- 12V do dc-dc da mota. Encontrei na minha "sucata" um carregador de telemóvel de isqueiro que debita 8.8V - é o que estou a usar nos testes.

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4089
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por MRider »

Não se pode armazenar os dados numa memoria tipo Pen assim poderia desligar tudo não ?
Live long and prosper!


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Numa pen não sei se dará, mas o arduino tem uns módulos de cartões SD, que talvez dê para fazer isso.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

visitante2 Escreveu:Não se pode armazenar os dados numa memoria tipo Pen assim poderia desligar tudo não ?
Sim, no modulo TFT está incluido um leitor de cartões SD que ainda não testei, mas serviria para esse efeito.
A questão do estar sempre ligado, prende-se com a questão do carregamento, pois o sistema vai precisar fazer a leitura da quantidade de carga efectuada para actualizar a autonomia.
O que já pensei fazer foi usar as 3 posições que tenho na chave para o seguinte:
- posição 1 (em que tranca o guiador) - tudo desligado;
- posição 2 - sistema ligado em modo standby (TFT desligado) e ignição desligada - usava esta posição nos carregamentos;
- posição 3 - tudo ligado (incluindo ignição);
Fidel Escreveu:Numa pen não sei se dará, mas o arduino tem uns módulos de cartões SD, que talvez dê para fazer isso.
Isso mesmo! ;)


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Olha, ja tenho o LCD + shield, e se tudo correr bem amanha ja tenho o arduino mega, podes mostrar o que tens ate agora de código? ja tentas-te correr o código daquele exemplo que te tas a basear? eu tentei mas não consegui, o gajo da sempre erro nas librarias, mas acho que meti todas.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Uma das dificuladade que senti na parte das livrarias foi com a versão do programa usado para descarregar os programas no arduino. Não consegui pôr aquilo a trabalhar com a versão mais recente. Depois experimentei outras versões mais antigas, e ora dava erro numas funções com umas versões, ora dava outros erros com outras. A versão em que consegui que toda a programação funcionasse foi a 1.0.2.


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

lopes Escreveu:Uma das dificuladade que senti na parte das livrarias foi com a versão do programa usado para descarregar os programas no arduino. Não consegui pôr aquilo a trabalhar com a versão mais recente. Depois experimentei outras versões mais antigas, e ora dava erro numas funções com umas versões, ora dava outros erros com outras. A versão em que consegui que toda a programação funcionasse foi a 1.0.2.
Mas estas a usar um dos códigos que o gajo disponibilizou? na pasta tem dois, o "Scooterputer_Arduino" e o "Scooterputer_TouchShield", em qualquer uma delas falta-me livrarias, uma que não consigo mesmo de forma alguma é esta: "SubPGraphics.h", esta parece ser quase impossível.
Mas desconfio que algumas nem me fazem falta. Nao podes disponibilizar o código que tens ate agora?? só para ver se consigo aproveitar alguma coisa.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Fidel Escreveu:
lopes Escreveu:Uma das dificuladade que senti na parte das livrarias foi com a versão do programa usado para descarregar os programas no arduino. Não consegui pôr aquilo a trabalhar com a versão mais recente. Depois experimentei outras versões mais antigas, e ora dava erro numas funções com umas versões, ora dava outros erros com outras. A versão em que consegui que toda a programação funcionasse foi a 1.0.2.
Mas estas a usar um dos códigos que o gajo disponibilizou? na pasta tem dois, o "Scooterputer_Arduino" e o "Scooterputer_TouchShield", em qualquer uma delas falta-me livrarias, uma que não consigo mesmo de forma alguma é esta: "SubPGraphics.h", esta parece ser quase impossível.
Mas desconfio que algumas nem me fazem falta. Nao podes disponibilizar o código que tens ate agora?? só para ver se consigo aproveitar alguma coisa.
Viva, eu não usei os códigos do outro projecto. Comecei por colocar o arduino a trabalhar com os exemplos que "acompanhavam" o módulo TFT, como aquela primeira imagem que coloquei a mostrar NE (novaenergia) no ecran. A seguir estudei as várias funções que o modulo permite (ver documentação do mesmo) e a partir daí fui construíndo o código à medida da necessidade.

Se o módulo for igual/idêntico ao meu podes ver a documentação e códigos com exemplos práticos aqui: http://www.elecfreaks.com/wiki/index.ph ... een_Module

Desculpa, mas para já não quero avançar com código... ;)


Njay
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1981
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Njay »

lopes Escreveu:Desculpa, mas para já não quero avançar com código... ;)
Ohhhh... então, não vais partilhar o código aqui com a malta? Vais fazer um produto pa vender?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Njay Escreveu:
lopes Escreveu:Desculpa, mas para já não quero avançar com código... ;)
Ohhhh... então, não vais partilhar o código aqui com a malta? Vais fazer um produto pa vender?
hehehehehe, ele deve disponibilizar mais la para o final :D
Eu so queria mesmo tirar umas ideias, eu nao sou la grande coisa em programaçao, so consigo editar alguma coisa apartir de um codigo ja concluido. Mas vou estudar esse link que o lopes indicou e ver se me desenrasco.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Njay Escreveu:Ohhhh... então, não vais partilhar o código aqui com a malta? Vais fazer um produto pa vender?
Até foi coisa que me passou pela cabeça, principalmente pela trabalheira que esta a dar, e horas "perdidas" a navegar pela web à procura de soluções para este e para aquele problema. Mas como será em proveito do forum e como vocês até são uns tipos porreiros, se pedirem muito eu faculto o código! :mrgreen:

Só não queria estar a mostrar o que tenho agora pois está com algumas secções do código desactivadas, visto que tenho andado a fazer testes função a função.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

... mas como é Natal! ;)
Anexos
main02.rar
(2.71 KiB) Transferido 120 vezes


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

lopes Escreveu:... mas como é Natal! ;)
Muito obrigado :D
Espero que nao penses que me quero aproveitar do teu trabalho... dou-te muito merito pelo que ja tens feito e acredito que te tenha dado muito trabalho. Eu bem sei o que ja passei.
Vais ver que ainda vamos ajudar-nos(varios membros) em concluir este projecto.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Fidel Escreveu:Vais ver que ainda vamos ajudar-nos(varios membros) em concluir este projecto.
Também é essa a ideia! ;)

Para habilitar todas as funções que apareciam na última imagem que coloquei, deves no "void loop", retirar os comentários todos.

Abraço,


Fidel
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1069
Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por Fidel »

Ontem não tive tempo de ver o código, mas agora com mais tempo ja vi. A livraria "ITDB02_Graph16.h" já foi descontinuada, agora é esta: "UTFT.h" podes fazer download aqui: http://www.henningkarlsen.com/electroni ... f=UTFT.rar... talvez fosse este o problema de não conseguires por as livrarias a dar com outras versões que não a 1.0.2.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1053
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm
Localização: Ferreira do Zêzere

Re: Projecto arduino - Painel de Instrumentos TFT para VE

Mensagem por lopes »

Fidel Escreveu:Ontem não tive tempo de ver o código, mas agora com mais tempo ja vi. A livraria "ITDB02_Graph16.h" já foi descontinuada, agora é esta: "UTFT.h" podes fazer download aqui: http://www.henningkarlsen.com/electroni ... f=UTFT.rar... talvez fosse este o problema de não conseguires por as livrarias a dar com outras versões que não a 1.0.2.
Pode realmente ter sido esse o problema, mas olha, agora está a trabalhar, vou deixar assim ;)

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”