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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quarta ago 01, 2012 2:25 pm
por civic
Vai levar 24 células de 16Ah da headway por cima do motor (fixas, o espaço chega e sobra, já fiz a simulação), isto para já, depois quero arranjar no mínimo outro pack igual para colocar em paralelo (amovível) para viagens maiores.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quarta ago 01, 2012 2:26 pm
por civic
Como estas coisas das adaptações não são fáceis, a corrente não dava no pinhão, veio muito gordo em relação à largura da corrente, nada que com um torno mecânico não se resolva.

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quarta ago 01, 2012 5:41 pm
por MRider
Esta a ficar espetacular :mrgreen:

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quarta ago 01, 2012 6:21 pm
por civic
Mais uma etapa concluída, a mecânica está pronta.

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Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quarta ago 01, 2012 10:01 pm
por sugarstorm
Boas civic,

Também tenho acompanhado com curiosidade este processo.
Afinal de contas as DT's eram a moto de entrada neste mundo nos anos 80. Gente que era gente tinha que ter uma DT :)
Com esses 16Ah, quantos kms esperas de autonomia?

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quarta ago 01, 2012 10:31 pm
por lopes
sugarstorm Escreveu:Afinal de contas as DT's eram a moto de entrada neste mundo nos anos 80. Gente que era gente tinha que ter uma DT :)
O que eu sonhei ter uma DT, mas nunca cheguei a andar de mota... passei direto para as 4 rodas, mas era a minha mota de eleição... só agora passados estes anos todos é que me deu a maluquice para as 2 rodas, e devo confessar - AINDA BEM! :lol:

Aproveito para te congratular mais uma vez pelo fantástico trabalho que estás a ter nesse projecto. Quero ver isso a rodar em breve!

Só uma chamada de atenção à parte mecânica... não sei se deixaste algum tipo de afinação para poder regular o aperto da corrente... não deixes a corrente demasiado esticada correndo o risco de forçar demais o motor. ;)

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: quinta ago 02, 2012 8:43 am
por civic
A afinação da corrente mantém-se como de origem, é feito pela roda traseira. E sim sei dos problemas da corrente esticada, fiz mais de 60 000 km's nesta mota e a corrente muito esticada dá cabo do pinhão e da cremalheira num instante. Tenho esta mota desde 1987, ainda não tratei da mudança das matriculas.
A autonomia não faço ideia, mas penso que uns 20 km's a 30 km's seja possível, pois quero o controlador com regeneração.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: domingo ago 05, 2012 11:01 pm
por MRider
Eu estou tão longe e estou desejoso de ver isso a andar :mrgreen:

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: segunda ago 06, 2012 1:58 am
por Jorge Rocha
Vai ser só cavaladas, com tamanha potencia!!! :D

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sexta ago 10, 2012 2:46 pm
por Mumia
muito tempo sem ver esta secção e.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :o :o :o :o :o


B R U T A L !!!

Epa brutal o restauro quer de pintura... quer do banco quer do mostrador... e mesmo do pormenor "carbono" da chapa perto do motor!!!


Bom quanto as baterias curioso como vao ficar... (minha pequena opinião, deixa já espaço para mais baterias na tal caixa que vais fazer de acrilico), isto para que n seja preciso acrescentar outra "caixa" ou topcase com baterias que "estraga mais a imagem" da dita ;) é fixe tipo estar tudo "incluido" na mota (isto eu a pensa claro) ;)

e va venham de lá mais fotos e videossss

vais ter aqui mais um seguidor bem bem atento!!!

PARABENS!!! por esta brutal DT ;)

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 11, 2012 9:40 am
por civic
A questão é que o espaço dá à justa para as 24 células de 16Ah.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 10:43 am
por civic
Acabada a parte mecânica tenho-me debruçado sobre a parte electrica, em principio o controlador será o Kelly KEB72451,150A,72V,4.5KW /Regen , vou limitar a corrente aos 100Amp (bem longe dos 10C das headway) de pico e os 70Amp constantes, fica bem acima dos 5 cavalos do motor CI que ela tinha, por isso acredito que ande bem.
Tenho umas duvidas acerca da proteção do pack das baterias, como é feito nas predator, é com fusiveis ou disjuntores?
Não pretendo usar o cantactor, o liga desliga da mota será feito pelo comando do controlador, pois o consumo do controlador é insignificante em stand by. Quem tem predator pode dar o seu testemunho, pois acho que utilizam estes controladores.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 11:00 am
por civic
Depois de alguma pesquisa encontrei isto http://www.ebay.com/itm/271030203865?ss ... 1497.l2649 , acho que serve para caso.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 11:37 am
por Jorge Rocha
Um relé de 110v seria perfeito, para que possas ligar ao mesmo tempo o controlador, o conversor DC/DC e todos os componentes inerentes á mota ligada (indicador de bateria, etc.). Seu custo é inferior a uma nota das mais pequenas.

Em relação a esse disjuntor, penso que será suficiente, mas podes comprar artigo nacional por metade do preço com as mesmas caracteristicas (eu já apliquei dois dijuntores de 50A 4,5KA Efapel, numa Predator, e até agora nunca deu prolema).

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 11:45 am
por civic
Pois, o rele vou ter que utilizar para o conversor dc-dc (um pequeno relé), quando desligo a chave desligo tudo (controlador e conversor), apenas se mantem a alimentação principal ao controlador, não sou muito adepto do constante liga e desliga do barramento do controlador, mesmo que tenha a resistênca de pre-carga, que posso utilizar na mesma quando por algum motivo desligue o geral.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 1:46 pm
por Njay
civic Escreveu:Depois de alguma pesquisa encontrei isto http://www.ebay.com/itm/271030203865?ss ... 1497.l2649 , acho que serve para caso.
Esse disjuntor é para AC.

Em relação ao contactor, não percebi se queres dizer que não vais ter nenhum contactor. O contactor é um mecanismo de segurança para o caso do controlador falhar, porque o teu motor é DC.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 2:36 pm
por civic
Mecanismo de segurança, como? O controlador não tem nenhum poder sobre o contactor, se tiver que queimar, queima na mesma, pois a segurança será um disjuntor ou fusivel na alimentação, o contactor não abre por sobrecarga ou outra anomalia.
E sim, o disjuntor é AC tal como o da minha chinesinha e já evitou de queimar aquilo tudo, em caso de sobrecarga abre mais rapidamente do que for DC.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 3:27 pm
por Jorge Rocha
Concordo em tudo o que afirmas!
O que eu queria dizer anteriormente era que o contactor ou relé, poderia ligar e desligar tudo, mas claro que a tensão do pack (correntes fortes) estará sempre ligada ao controlador.

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 3:41 pm
por civic
Exacto Jorge, a minha ideia é colocar um relé accionado pelo contacto da chave que liga e desliga tudo, o controlador mantém-se sempre com o barramento carregado. Embora o contacto da chave dê para 10Amp, o que será difícil de atingir se o ligar directo, pois os consumos serão do conversor DC/DC que é de 10Amp nos 12v e o PWR do controlador que deve ser uma carga irrisória.
A minha questão é se a utilização do contactor na alimentação do barramento B+ não será mais prejudicial do que o manter directo, pois eu por dia ligo e desligo a mota umas 10x no mínimo, isto dará alguma saúde ao controlador?

Re: Conversão Yamaha DT50LC

Enviado: sábado ago 18, 2012 3:56 pm
por Jorge Rocha
civic Escreveu:...
A minha questão é se a utilização do contactor na alimentação do barramento B+ não será mais prejudicial do que o manter directo, pois eu por dia ligo e desligo a mota umas 10x no mínimo, isto dará alguma saúde ao controlador?
Se não for um relé solido (electronico) iria causar um desgaste aos contactos do contactor/relé. Também não vejo qualquer necessidade de o colocar! Mas penso que também não lhe faria mal (ao controlador).