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Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quarta ago 01, 2012 2:25 pm
por civic
Vai levar 24 células de 16Ah da headway por cima do motor (fixas, o espaço chega e sobra, já fiz a simulação), isto para já, depois quero arranjar no mínimo outro pack igual para colocar em paralelo (amovível) para viagens maiores.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quarta ago 01, 2012 2:26 pm
por civic
Como estas coisas das adaptações não são fáceis, a corrente não dava no pinhão, veio muito gordo em relação à largura da corrente, nada que com um torno mecânico não se resolva.

Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quarta ago 01, 2012 5:41 pm
por MRider
Esta a ficar espetacular

Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quarta ago 01, 2012 6:21 pm
por civic
Mais uma etapa concluída, a mecânica está pronta.

Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quarta ago 01, 2012 10:01 pm
por sugarstorm
Boas civic,
Também tenho acompanhado com curiosidade este processo.
Afinal de contas as DT's eram a moto de entrada neste mundo nos anos 80. Gente que era gente tinha que ter uma DT

Com esses 16Ah, quantos kms esperas de autonomia?
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quarta ago 01, 2012 10:31 pm
por lopes
sugarstorm Escreveu:Afinal de contas as DT's eram a moto de entrada neste mundo nos anos 80. Gente que era gente tinha que ter uma DT

O que eu sonhei ter uma DT, mas nunca cheguei a andar de mota... passei direto para as 4 rodas, mas era a minha mota de eleição... só agora passados estes anos todos é que me deu a maluquice para as 2 rodas, e devo confessar - AINDA BEM!
Aproveito para te congratular mais uma vez pelo fantástico trabalho que estás a ter nesse projecto. Quero ver isso a rodar em breve!
Só uma chamada de atenção à parte mecânica... não sei se deixaste algum tipo de afinação para poder regular o aperto da corrente... não deixes a corrente demasiado esticada correndo o risco de forçar demais o motor.

Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: quinta ago 02, 2012 8:43 am
por civic
A afinação da corrente mantém-se como de origem, é feito pela roda traseira. E sim sei dos problemas da corrente esticada, fiz mais de 60 000 km's nesta mota e a corrente muito esticada dá cabo do pinhão e da cremalheira num instante. Tenho esta mota desde 1987, ainda não tratei da mudança das matriculas.
A autonomia não faço ideia, mas penso que uns 20 km's a 30 km's seja possível, pois quero o controlador com regeneração.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: domingo ago 05, 2012 11:01 pm
por MRider
Eu estou tão longe e estou desejoso de ver isso a andar

Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: segunda ago 06, 2012 1:58 am
por Jorge Rocha
Vai ser só cavaladas, com tamanha potencia!!!

Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sexta ago 10, 2012 2:46 pm
por Mumia
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 11, 2012 9:40 am
por civic
A questão é que o espaço dá à justa para as 24 células de 16Ah.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 10:43 am
por civic
Acabada a parte mecânica tenho-me debruçado sobre a parte electrica, em principio o controlador será o Kelly KEB72451,150A,72V,4.5KW /Regen , vou limitar a corrente aos 100Amp (bem longe dos 10C das headway) de pico e os 70Amp constantes, fica bem acima dos 5 cavalos do motor CI que ela tinha, por isso acredito que ande bem.
Tenho umas duvidas acerca da proteção do pack das baterias, como é feito nas predator, é com fusiveis ou disjuntores?
Não pretendo usar o cantactor, o liga desliga da mota será feito pelo comando do controlador, pois o consumo do controlador é insignificante em stand by. Quem tem predator pode dar o seu testemunho, pois acho que utilizam estes controladores.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 11:00 am
por civic
Depois de alguma pesquisa encontrei isto
http://www.ebay.com/itm/271030203865?ss ... 1497.l2649 , acho que serve para caso.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 11:37 am
por Jorge Rocha
Um relé de 110v seria perfeito, para que possas ligar ao mesmo tempo o controlador, o conversor DC/DC e todos os componentes inerentes á mota ligada (indicador de bateria, etc.). Seu custo é inferior a uma nota das mais pequenas.
Em relação a esse disjuntor, penso que será suficiente, mas podes comprar artigo nacional por metade do preço com as mesmas caracteristicas (eu já apliquei dois dijuntores de 50A 4,5KA Efapel, numa Predator, e até agora nunca deu prolema).
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 11:45 am
por civic
Pois, o rele vou ter que utilizar para o conversor dc-dc (um pequeno relé), quando desligo a chave desligo tudo (controlador e conversor), apenas se mantem a alimentação principal ao controlador, não sou muito adepto do constante liga e desliga do barramento do controlador, mesmo que tenha a resistênca de pre-carga, que posso utilizar na mesma quando por algum motivo desligue o geral.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 1:46 pm
por Njay
Esse disjuntor é para AC.
Em relação ao contactor, não percebi se queres dizer que não vais ter nenhum contactor. O contactor é um mecanismo de segurança para o caso do controlador falhar, porque o teu motor é DC.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 2:36 pm
por civic
Mecanismo de segurança, como? O controlador não tem nenhum poder sobre o contactor, se tiver que queimar, queima na mesma, pois a segurança será um disjuntor ou fusivel na alimentação, o contactor não abre por sobrecarga ou outra anomalia.
E sim, o disjuntor é AC tal como o da minha chinesinha e já evitou de queimar aquilo tudo, em caso de sobrecarga abre mais rapidamente do que for DC.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 3:27 pm
por Jorge Rocha
Concordo em tudo o que afirmas!
O que eu queria dizer anteriormente era que o contactor ou relé, poderia ligar e desligar tudo, mas claro que a tensão do pack (correntes fortes) estará sempre ligada ao controlador.
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 3:41 pm
por civic
Exacto Jorge, a minha ideia é colocar um relé accionado pelo contacto da chave que liga e desliga tudo, o controlador mantém-se sempre com o barramento carregado. Embora o contacto da chave dê para 10Amp, o que será difícil de atingir se o ligar directo, pois os consumos serão do conversor DC/DC que é de 10Amp nos 12v e o PWR do controlador que deve ser uma carga irrisória.
A minha questão é se a utilização do contactor na alimentação do barramento B+ não será mais prejudicial do que o manter directo, pois eu por dia ligo e desligo a mota umas 10x no mínimo, isto dará alguma saúde ao controlador?
Re: Conversão Yamaha DT50LC
Enviado: sábado ago 18, 2012 3:56 pm
por Jorge Rocha
civic Escreveu:...
A minha questão é se a utilização do contactor na alimentação do barramento B+ não será mais prejudicial do que o manter directo, pois eu por dia ligo e desligo a mota umas 10x no mínimo, isto dará alguma saúde ao controlador?
Se não for um relé solido (electronico) iria causar um desgaste aos contactos do contactor/relé. Também não vejo qualquer necessidade de o colocar! Mas penso que também não lhe faria mal (ao controlador).