PROJECTO 1 - MOTOR
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
Re: PROJECTO 1 - MOTOR
só vi agora, desculpa tavares. mas está ai um erro muito grande, ainda bem que mostras as fotos. existe uma permeabilidade magnetica ... vou usar uma linguagem simples ... os campos magneticos gerados pelos imãs propagam-se pelo ar, mas se encontrarem ferro vão pelo ferro ou ferrite preferencialmente. outro factor a nunca esquecer: os espaços vazios são tão importantes como o espaço ocupado pelos imãs, nunca encostá-los! queremos criar caminhos ou corredores magneticos, preferencialmente em loop fechado (circulo).
logo será vantajoso tirar pelo menos o espaço de dois imãs entre imãs consecutivos, ou coloca-los mais na extremidade do anel, pois queremos unir os campos nas "costas" dos imãs, mas não na frente deles. nunca esquecer que se a proximidade for grande o campo magnético vai pelo menor caminho e fecha-se o ciclo magnético total, eles "colam" - não podes permitir isso, eles deverão estar somente "colados" por trás pelo anel.
tomando um imã, o polo frontal terá de se fechar no polo frontal oposto do imã do outro disco de imãs do rotor, que circula paralelamente ao primeiro. se isso for feito através de um nucleo das bobinas do estator tanto maior e mais eficaz será a força. pelo ar tambem funciona, com bobinas planas de nucleo de ar, mas ai os dois imãs dos rotores paralelos deverão estar mais proximos que dois imãs consecutivos no mesmo rotor. com nucleos de ferrite as bobinas poderão ser mais altas já que o seu núcleo está a garantir o caminho magnetico, cujo limite é a sua saturação.
o espirito deste motor que tentas construir, embora radial, deveria seguir o principio de worthington. consulta esta patente de 1929
http://www.freepatentsonline.com/1859643.pdf
espero ter sido util
logo será vantajoso tirar pelo menos o espaço de dois imãs entre imãs consecutivos, ou coloca-los mais na extremidade do anel, pois queremos unir os campos nas "costas" dos imãs, mas não na frente deles. nunca esquecer que se a proximidade for grande o campo magnético vai pelo menor caminho e fecha-se o ciclo magnético total, eles "colam" - não podes permitir isso, eles deverão estar somente "colados" por trás pelo anel.
tomando um imã, o polo frontal terá de se fechar no polo frontal oposto do imã do outro disco de imãs do rotor, que circula paralelamente ao primeiro. se isso for feito através de um nucleo das bobinas do estator tanto maior e mais eficaz será a força. pelo ar tambem funciona, com bobinas planas de nucleo de ar, mas ai os dois imãs dos rotores paralelos deverão estar mais proximos que dois imãs consecutivos no mesmo rotor. com nucleos de ferrite as bobinas poderão ser mais altas já que o seu núcleo está a garantir o caminho magnetico, cujo limite é a sua saturação.
o espirito deste motor que tentas construir, embora radial, deveria seguir o principio de worthington. consulta esta patente de 1929
http://www.freepatentsonline.com/1859643.pdf
espero ter sido util
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Platinium
um acrescento: só poderão encostar os imans do rotor se eles tiverem polaridades semelhantes e ai até ganham um concentrador magnetico.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
é impossivel essa separação entre imans , para não quebrar a regra de 1,33 iman por cada bobine , ou então teria que reduzir o numero de bobines para adptar ao novo número de imans , ou em ultimo caso abdicar do anel de ferro .
depois de ler os teus comentários , ainda voltei á oficina e fui fazer uns testes
- com um iman na palma da mão e com os iman encostados uns aos outros corri com as costas da mão ao longo da fila de imans.
- com um iman na palma da mão e com os imans separados corri com as costas da mão ao longo da fila de imans.
sinceramente preferi o primeiro , a troca de polaridade é tão rápida que o iman que tenho na mão gira dentro da mão , mesmo afastando a mão cerca de 5cm da fila de imans o efeito mantem-se .
isto não aconteceu no segundo teste , onde o iman que anteriormente girava dentro da mão agora vai aos saltos ( impulsos ) e não gira na mão.
afastá-los um pouco , é possivel deslocando-os mais para a periferia , mesmo que para isso tenha que redesenhar a posição das bobines.
depois de ler os teus comentários , ainda voltei á oficina e fui fazer uns testes
- com um iman na palma da mão e com os iman encostados uns aos outros corri com as costas da mão ao longo da fila de imans.
- com um iman na palma da mão e com os imans separados corri com as costas da mão ao longo da fila de imans.
sinceramente preferi o primeiro , a troca de polaridade é tão rápida que o iman que tenho na mão gira dentro da mão , mesmo afastando a mão cerca de 5cm da fila de imans o efeito mantem-se .
isto não aconteceu no segundo teste , onde o iman que anteriormente girava dentro da mão agora vai aos saltos ( impulsos ) e não gira na mão.
afastá-los um pouco , é possivel deslocando-os mais para a periferia , mesmo que para isso tenha que redesenhar a posição das bobines.
-
- Membro Platinium
todos os pormenores são de extrema importância, tavares. vamos esclarecer isto!
quando imãs de polaridade oposta "colam", que foi o problema que encontramos, significa que parte das linhas de força periféricas entre imãs são anuladas mutuamente, logo essas forças de colagem são as que perdes na motricidade do motor. se os imãs consecutivos são de polaridade orientada da mesma forma não só não tem problema como é vantajoso, pois alongam os campos para o exterior, reforçando-os onde são necessários. logo não é uma opção, os imãs de polaridade alternada devem estar separados por um espaço ou obviamente o imã foi programado para uma alternância memorizada no próprio material.
relembro o que te disse sobre motores electricos versus motores magneticos: ambos são identicos, funcionando com os mesmos principios magneticos, mas enquanto o tipico motor electrico utiliza maioritariamente bobinas (electroimans) para gerar os campos magneticos responsáveis pelo movimento, já os motores magneticos utilizam maioritariamente (ou mesmo unicamente) os campos magnéticos gerados por imãs permanentes.
eu penso que estejas a utilizar o "principio 1", tavares, para um motor radial (imagem em baixo),as experiências que fazes na mão são um pouco enganadoras pois o que te estão a dizer é uma coisa diferente - precisas de um circuito de controlo! a geometria e funcionamento não vem nos princípios, depende do numero de fases que pretendemos usar e se vais usar um sinal continuo ou pulsado. nos motores magnéticos é preferencial o uso de sinais pulsados ou temporizados, alternados ou não (depende do motor). os sinais tem de ser aplicados nas "valvulas" na altura certa com a duração apropriada.
todos os 3 principios descritos na imagem possuem um duplo estado atracção-repulsão, estes 2 estados serão reais ou pseudo (no sombreamento). podes ver os caminhos magneticos lá representados. estes motores funcionam com esses circuitos magnéticos: incluem os imãs permanentes, o material condutor de magnetismo e as bobinas controladoras de fluxo (valvulas). assim não é dificil agora perceber os principios do motor magnetico, que transforma um motor num circuito magnetico controlado pelas "válvulas", que são os electroímans, exigindo relativamente pouca energia das baterias para fazer esse dito controlo.

quando imãs de polaridade oposta "colam", que foi o problema que encontramos, significa que parte das linhas de força periféricas entre imãs são anuladas mutuamente, logo essas forças de colagem são as que perdes na motricidade do motor. se os imãs consecutivos são de polaridade orientada da mesma forma não só não tem problema como é vantajoso, pois alongam os campos para o exterior, reforçando-os onde são necessários. logo não é uma opção, os imãs de polaridade alternada devem estar separados por um espaço ou obviamente o imã foi programado para uma alternância memorizada no próprio material.
relembro o que te disse sobre motores electricos versus motores magneticos: ambos são identicos, funcionando com os mesmos principios magneticos, mas enquanto o tipico motor electrico utiliza maioritariamente bobinas (electroimans) para gerar os campos magneticos responsáveis pelo movimento, já os motores magneticos utilizam maioritariamente (ou mesmo unicamente) os campos magnéticos gerados por imãs permanentes.
eu penso que estejas a utilizar o "principio 1", tavares, para um motor radial (imagem em baixo),as experiências que fazes na mão são um pouco enganadoras pois o que te estão a dizer é uma coisa diferente - precisas de um circuito de controlo! a geometria e funcionamento não vem nos princípios, depende do numero de fases que pretendemos usar e se vais usar um sinal continuo ou pulsado. nos motores magnéticos é preferencial o uso de sinais pulsados ou temporizados, alternados ou não (depende do motor). os sinais tem de ser aplicados nas "valvulas" na altura certa com a duração apropriada.
todos os 3 principios descritos na imagem possuem um duplo estado atracção-repulsão, estes 2 estados serão reais ou pseudo (no sombreamento). podes ver os caminhos magneticos lá representados. estes motores funcionam com esses circuitos magnéticos: incluem os imãs permanentes, o material condutor de magnetismo e as bobinas controladoras de fluxo (valvulas). assim não é dificil agora perceber os principios do motor magnetico, que transforma um motor num circuito magnetico controlado pelas "válvulas", que são os electroímans, exigindo relativamente pouca energia das baterias para fazer esse dito controlo.

-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo nov 21, 2010 3:05 am
edit..
tavares depois se tiveres oportunidade faz varias experiências com outros formatos de imãs e respectivas distancias..
tavares depois se tiveres oportunidade faz varias experiências com outros formatos de imãs e respectivas distancias..
Imaginar é mais importante do que o saber A. Einstein
-
vai ter que ser.
para já não vou colar os imans aos discos , a " cola magnética " deles é tão forte que de certeza que não saem do sitio e vou experimentar vária localizações e distanciamentos para os mesmos , o que der melhor resultado é o que ficará em definitivo.
quando digo " cola magnética " forte , é mesmo forte , ontem com as experiencias e brincadeiras tive o azar de deixar juntar dois , ou melhor um saltou-me da mão e agora não os consigo separar , numa das tentativas de os descolar levei um entalão num dedo que até me saltou a pele e fez ferida.
para já não vou colar os imans aos discos , a " cola magnética " deles é tão forte que de certeza que não saem do sitio e vou experimentar vária localizações e distanciamentos para os mesmos , o que der melhor resultado é o que ficará em definitivo.
quando digo " cola magnética " forte , é mesmo forte , ontem com as experiencias e brincadeiras tive o azar de deixar juntar dois , ou melhor um saltou-me da mão e agora não os consigo separar , numa das tentativas de os descolar levei um entalão num dedo que até me saltou a pele e fez ferida.
-
- Membro Platinium
cuidado ou acabas com os dedos negros e sangrados. o melhor é fixares com cola um a um já na posição final do anel, sem errar muito. usa uma luvas almofadadas na mão do sacrificio o primeiro é sempre mais dificil, tu aprendes...
-
blue:
estás a rir , mas a culpa foi tua heheheheheheheh
eu já os tinha todos fixos e em posição , só que por tua culpa fui lá brincar com os imans a rodar na palma da mão , um rodou de mais e saltou para cima do anel fixando-se a um , e até agora ainda não o consegui convencer a sair.
deves-me um penso rápido .
para os fixar ao anel foi fácil , fixava-os na periferia e depois empurrava-os para a respectiva posição
diz-me uma coisa:
quando se diz que um iman tem uma força de 20kg , é a força total do iman ou é a força por centimetro quadrado?
é que para descolar estes dois bastaria fazer uma força superior a 40kgs , e acho que nem com 200kgs eles saiem.
estás a rir , mas a culpa foi tua heheheheheheheh
eu já os tinha todos fixos e em posição , só que por tua culpa fui lá brincar com os imans a rodar na palma da mão , um rodou de mais e saltou para cima do anel fixando-se a um , e até agora ainda não o consegui convencer a sair.
deves-me um penso rápido .
para os fixar ao anel foi fácil , fixava-os na periferia e depois empurrava-os para a respectiva posição
diz-me uma coisa:
quando se diz que um iman tem uma força de 20kg , é a força total do iman ou é a força por centimetro quadrado?
é que para descolar estes dois bastaria fazer uma força superior a 40kgs , e acho que nem com 200kgs eles saiem.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
penso que aquecendo é uma das maneiras. cuidado para não te queimares.
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
olá tavares.
tenho seguido com imenso interesse esse projecto.
e seja qual for o resultado final,desde já os meus parabens.
o tavares pertence ao grupo de membros deste forum ,que eu respeito e admiro.
porqê?
porque é alguem que não se fica pela simples teoria ou debate estéril,e mete em prática aquilo que idealizou.
força;.... e boa energia.
quanto aos imanes colados, já me aconteceu o mesmo com duas peças 32kg de força magnética.consegui separá-los,fazendo forças opostas de deslizamento na superficie .
tenho seguido com imenso interesse esse projecto.
e seja qual for o resultado final,desde já os meus parabens.
o tavares pertence ao grupo de membros deste forum ,que eu respeito e admiro.
porqê?
porque é alguem que não se fica pela simples teoria ou debate estéril,e mete em prática aquilo que idealizou.
força;.... e boa energia.
quanto aos imanes colados, já me aconteceu o mesmo com duas peças 32kg de força magnética.consegui separá-los,fazendo forças opostas de deslizamento na superficie .
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
atenção que do pouco que sei de magnetismo, o calor pode alterar as propriedades magnéticas, nos ímanes comuns tenho ideia que roda os 700º (salvo erro chama-se ponto de curie mas posso estar errado) para anular completamente as propriedades, mas nesse tipo de ímanes não sei, mas tenho a certeza que não vais querer perder nada.seal Escreveu:penso que aquecendo é uma das maneiras. cuidado para não te queimares.
bom projecto !
-
- Membro Platinium
exactamente zointz, aquecer imans é um erro basico a evitar a todo o custo.

bingo, porque achas que os motores magnéticos são tão fortes? queres em palavras simples ou a explicação cientifica? está tudo nesta formula, como podes ver a tua intuição foi excelente, a força é efectivamente superior a 40 kg. os 20kg equivale à força de um iman relativamente a um material magnetizavel, como o ferro, orientado segundo um polo. claro que a area que expões, a distancia e a força do fluxo são essenciais ao calculo final.quando se diz que um iman tem uma força de 20kg , é a força total do iman ou é a força por centimetro quadrado?

-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
nos imãs do tavares (estes comuns de neodímio), cerca de 80º.zointz Escreveu:atenção que do pouco que sei de magnetismo, o calor pode alterar as propriedades magnéticas, nos ímanes comuns tenho ideia que roda os 700º (...)seal Escreveu:penso que aquecendo é uma das maneiras. cuidado para não te queimares.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
então é uma excelente opção o aquecimento.
é curie sim
é curie sim
)

-
- Membro Silver
- Contacto:
seal Escreveu:então é uma excelente opção o aquecimento.
estás a ser irónico, correcto? pois destruiria os ímanes
yes, aqui o rapaz ainda se lembra de umas coisasseal Escreveu: é curie sim
-
- Membro Platinium
não é necessário o aquecimento chegar ao ponto de curie. provavelmente basta aquecer um pouco e com umas luvas de forno tentar separá-los.
será mais fácil e penso que não estragará nada, não tenho certezas neste último ponto... de qq modo pouco aquecimento poderá ser suficiente para os separar à mão.
será mais fácil e penso que não estragará nada, não tenho certezas neste último ponto... de qq modo pouco aquecimento poderá ser suficiente para os separar à mão.
)

-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
1º opcão
podias tentar por uma chapa metalica entre eles, depois outra
e com a desmultiplicação que isso provoca colocar uma tabua de madeira
2º opcção
cortar uma tabua em forma de moldura para cada imã e deslizar em direcções contrarias
podias tentar por uma chapa metalica entre eles, depois outra
e com a desmultiplicação que isso provoca colocar uma tabua de madeira
2º opcção
cortar uma tabua em forma de moldura para cada imã e deslizar em direcções contrarias
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
o que o seal não percebeu é que a desmagnetização é "permanente".
Copyright (c) Njay 2012-2015
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Platinium
nao exactamente. todos os imãs são re-magnetizáveis, ou seja, recuperam a sua memoria se forem expostos a um campo magnetico suficientemente forte.
tavares, não temos novidades? como estão os dedos?
tavares, não temos novidades? como estão os dedos?
-
- Membro Silver
- Contacto:
pois, bem verdade, alias que eu tenha conhecimento os ímanes de neodymium são magnetizados artificialmente submetidos a campos magnéticos de alta intensidade usando para isso alta-tensão e muita tecnologia.blue_sky Escreveu:nao exactamente. todos os imãs são re-magnetizáveis, ou seja, recuperam a sua memoria se forem expostos a um campo magnético suficientemente forte.
a maioria dos ímanes de neodymium começam a perder propriedade magnéticas após 80º centígrados, e claro que se pode voltar a magnetizar, pois o material apenas perdeu as propriedades magnéticas, mas infelizmente não acredito que o tavares tenha condições técnicas para remagnetizar o material.
fiquem bem