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Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 2:18 pm
por zointz
edu_rod Escreveu:boas
esses consumos estão mesmo um pouco altos..
a minha está com uma média de 6,6 kwh/100km...
cumpr.
boas,
já depois da minha aventura de ontem medi os consumo, e como carreguei lá cerca de 50minutos acrescentei 0,9kw portanto tem um certo grau de erro, mas se considerarmos que fui bastante conservador na ida para lisboa (60-70km/h) coloca os meus consumos dentro do que se vê por ai.
date odometer distance quantity eur ø
18.03.2011 796 46,0 2,40 0,25 5,22 kw/100
se clicarem no link que está na minha assinatura têm um visão geral dos meus carregamentos.
fiquem bem!
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 3:54 pm
por marcopns
zointz
fiz o teste com os 2 contadores, importas-te que eu os publique no teu db?
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 4:07 pm
por e_bike
nunca fiz bem as contas, mas acho que os meus consumos andam na ordem do 8 kw/100km. ando sempre bastante depressa apanho várias subidas, além disso também ando um bocado de ae e é sempre a fundo!
como posso carregar no trabalho ando sempre despreocupado, e acelero à vontade.
se andas devagar estás a gastar bastante, porque eu normalmente ando sempre acima dos 70 km/h e às vezes levo o meu filho atrás.
gostei do pormenor da fotografia! não é muito ecológico mas ainda bem que te desenrascaram!
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 5:05 pm
por zointz
e_bike Escreveu:nunca fiz bem as contas, mas acho que os meus consumos andam na ordem do 8 kw/100km. ando sempre bastante depressa apanho várias subidas, além disso também ando um bocado de ae e é sempre a fundo!
como posso carregar no trabalho ando sempre despreocupado, e acelero à vontade.
se andas devagar estás a gastar bastante, porque eu normalmente ando sempre acima dos 70 km/h e às vezes levo o meu filho atrás.
gostei do pormenor da fotografia! não é muito ecológico mas ainda bem que te desenrascaram!
boas,
vi agora que o copy/paste que fiz do site ficou bastante mau, mas o consumo da viagem foi de 5,22kw/100km devagar, pelo que corresponde ao que dizes, mas como eu normalmente faço praticamente sempre pára arranca porque me desloco em zonas com o que eu tenho chamado efeito de quarteirão, que basicamente significa que não faço 1km seguido, tenho de travar, e logo depois acelerar, dai os consumos de 8kw/100km.
eu tb gostei da ironia da foto
fica bem !
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 5:13 pm
por marcopns
o objectivo deste teste foi comparar as leituras de um contador lidl, com um contador edp oficial. abrir novo tópico estava fora de questão, entretanto a autorização do zointz para usar o seu db chegou por pm... aqui vai...
a descarga foi de 34km. trajecto de estrada sem transito mas com muitas paragens em cruzamentos, arranques fortes e sempre que possível acima dos 80km/h. cerca de 14km feitos com temperatura de 2º. o ideal para por a honda pcx a gastar 3l.
como o meu contador edp é digital e sem casas decimais, a carga foi efectuada (a borla) em casa dos meus pais que têm um contador mais antigo analógico. desliguei todos os disjuntores do quadro excepto o da tomada onde liguei a mota. não havia qualquer outro consumo em casa.
inicio de carga o contador analógico marcava xx62,2kw
o contador lidl marcava um consumo de 1345wh e um factor de potencia de 0,69. segundo o manual do contador lidl, o factor de potencia não deve ser tido em conta nos valores lidos em wh.
o cb da mota mostrava uma entrada de 15ah um valor a variar entre 1,2 e 1,3kw. foto complicada... ou mau fotografo
apos 1 hora e 40 minutos concluiu-se a carga, com o contador lidl a marcar 1,91kw.
e o da edp xx64,2kw ou seja 2kw.
concluindo o contador lidl mediu menos 90w num carregamento de 2kw que representa um erro por defeito de 4,5%
segundo o contador edp a mota fez um consumo de 5882w aos 100km. o custo em vazio seria 0,165€. autonomia esperada nestas condições, 100km.
qualquer duvida... não me chateiem...
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 5:36 pm
por zointz
marcopns Escreveu:o objectivo deste teste foi comparar as leituras de um contador lidl, com um contador edp oficial. abrir novo tópico estava fora de questão, entretanto a autorização do zointz para usar o seu db chegou por pm... aqui vai...
a descarga foi de 34km. trajecto de estrada sem transito mas com muitas paragens em cruzamentos, arranques fortes e sempre que possível acima dos 80km/h. cerca de 14km feitos com temperatura de 2º. o ideal para por a honda pcx a gastar 3l.
como o meu contador edp é digital e sem casas decimais, a carga foi efectuada (a borla) em casa dos meus pais que têm um contador mais antigo analógico. desliguei todos os disjuntores do quadro excepto o da tomada onde liguei a mota. não havia qualquer outro consumo em casa.
inicio de carga o contador analógico marcava xx62,2kw
o contador lidl marcava um consumo de 1345wh e um factor de potencia de 0,69. segundo o manual do contador lidl, o factor de potencia não deve ser tido em conta nos valores lidos em wh.
o cb da mota mostrava uma entrada de 15ah um valor a variar entre 1,2 e 1,3kw. foto complicada... ou mau fotografo
apos 1 hora e 40 minutos concluiu-se a carga, com o contador lidl a marcar 1,91kw.
e o da edp xx64,2kw ou seja 2kw.
concluindo o contador lidl mediu menos 90w num carregamento de 2kw que representa um erro por defeito de 4,5%
segundo o contador edp a mota fez um consumo de 5882w aos 100km. o custo em vazio seria 0,165€. autonomia esperada nestas condições, 100km.
qualquer duvida... não me chateiem...
boas,
como tenho a mania da precisão (não ligues é mesmo mania, mas é mais forte que eu)
o contador edp no fim lia 64,15
o contador edp no inicio lia 62,14
o que dá uma leitura de 2,01kw
o do lidl lia 1,91kw, pelo que ao leres no lidl tens de acrescentar 5,24% á leitura, neste caso
1,91kw + 5,34% = 2,010084 kw - bem apróximado heim
para nota final, eu já fiz mais algumas leituras com o meu e variou em +/-2%, pode ser que o meu contador electrónico não preste (bem provável), mas foi bem mais caro que os do lidl
deixo aqui uma foto da minha instalação (os arames não servem para nada, e a ficha está com os fios á mostra porque pretendo que fique permanente).

- contador.jpg (90.49 KiB) Visto 5287 vezes
fiquem bem
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 5:55 pm
por marcopns
pois.. erro meu... mas penso que este aparelho cumpre bem o fim a que se destina, a margem de erro é perfeitamente aceitável... ok... é a minha imprecisão a falar novamente.
até agora carreguei 29€ para 6738km, um aumento de 5% é insignificante.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 6:05 pm
por jmal
zointz Escreveu:hmma Escreveu:podes sempre usar o sistema start-stop nos sinais... rodas a chave quando paras
já usei algumas vezes na minha, e aposto que me deu mais autonomia do que se tivesse travagem regenerativa
por acaso essa é uma excelente questão, qual será o consumo em "stand by" da chica, justifica fazer start/stop ?
mas o problema acho que é mesmo o tal efeito quarteirão, pois penalizamos o consumo de 2 maneiras, na aceleração, e depois desperdiçamos em calor na travagem.
será apenas o consumo das luzes, o controlador não consome nada de significativo quando parado, algo em torno dos 50 mha.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta mar 18, 2011 6:10 pm
por zointz
marcopns Escreveu:pois.. erro meu... mas penso que este aparelho cumpre bem o fim a que se destina, a margem de erro é perfeitamente aceitável... ok... é a minha imprecisão a falar novamente.
até agora carreguei 29€ para 6738km, um aumento de 5% é insignificante.
claro que sim, é mesmo a minha faceta geek a trabalhar, na realidade até os 29€ são ridículos para 6738kms.
fica bem, espero que não tenhas levado a mal !
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: terça mar 22, 2011 7:54 pm
por zointz
boas,
hoje batemos recordes, foi o dia da formação na microsoft e a minha chica fez a maior viagem num só dia, tivemos de tudo, mas correu tudo bem. consegui autorização da microsoft para efectuar o carregamento na formação que alias foram impecáveis, pois quando cheguei tinha uma extensão a minha espera. a chica ficou na rua mesmo junto a porta da entrada para o auditório, e lá ficou a papar. não consegui o ponto de carga oficial, mas recomendo que quem necessite de lá ir envie um email com antecedência que não prevejo problemas.
a microsoft aproveitou para tirar fotos para colocarem no facebook e disseram que me informariam quando saísse, aqui o palerma não tirou fotos nenhumas duh!
no regresso como a mónica temia, choveu, e eu tive um misto de chuva, espera debaixo da ponte e agua muito suja lançada pelos outros veículos.
ainda não tenho dados do consumo, só amanhã, por isso voltarei para os indicar.
é verdade, ia-me esquecendo, hoje saboreei verdadeiramente a sensação de ultrapassar todos os "enlatados" parados na fila na a5/ponte 25 de abril, confesso que não me orgulho do sentimento , mas eu estava com um sorriso de orelha a orelha.
fiquem bem.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: quarta mar 23, 2011 9:17 am
por zointz
boas,
então aqui vão os resultados....
sai com intenção de fazer aproximadamente 70km/h, que foi o que fiz,infelizmente na microsoft não medi a carga, mas sei que carregou totalmente.
assim com os valores possíveis, fiz uma média de 5,04kw / 100, que está em linha com o que se faz por aqui (deixa-me satisfeito porque sei que não tenho problema nenhum que possa causar os elevados consumos que apresento).
fiz um total de 66,3 kms com as costas a queixaram-se (tenho mesmo de pensar como poderei fazer com que a suspensão fique mais macia)
analisando o meu histórico acho que posso concluir que a condução em zonas com mudanças de direcção constantes, com rectas muito curtas (100 a 300mts) e com grandes variações na velocidade o consumo é penalizado em aproximadamente 60%. basicamente o que se aplica aos veículos ci, tb se aplica aos electricos.
fiquem bem
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: domingo abr 03, 2011 2:00 pm
por zointz
boas,
ao ver o db do volt, lembrei-me do que aconteceu a mim a minha chica á dias....
vinha eu descer a via rápida da caparica a uns estonteantes 80km/h quando reparo num carro branco atrás de mim e penso, mas porque é que este tipo não passa, acabo de pensar isto e o carro branco liga tudo o que é luzes, strobs e afins, afina era um carro da policia
começo eu na minha mente a rever todo o código da estrada a pensar o que tinha feito de errado, e é então que passa por mim um todo o terreno e a dito carro da policia descaracterizado rapidamente segue atrás dele (o motivo do alarido tinha sido o todo terreno em excesso de velocidade).
após esta situação começo a rir para mim a pensar o ridículo que era eu num ve de 2 rodas ser multado por excesso de velocidade
afinal não é assim tão ridículo e até acontece...
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta abr 08, 2011 7:44 pm
por zointz
boas ,
ontem foi a minha vez .... 1000km's já cá cantam... a descer a via rápida da caparica tive de encostar para tirar a prova.

- 1000km.jpg (31.87 KiB) Visto 4971 vezes
foram 1000 sem problemas...venham mais !
fiquem bem !
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta abr 08, 2011 8:07 pm
por monicasalgado
parabéns !
(mais um a tentar apanhar o volt)
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sexta abr 08, 2011 8:32 pm
por Mumia
ahahahah ahhhh poissss é..... eles andem aí bem escondidos os malandros... mas até foram simpaticos e tiveram consciencia de te "avisar" que vinha por aí um maluco quanto ao ser possivel.. é sempre possivel se andar mais que os limites estabelecidos..
fico contente por ver que a microsoft tambem teve algum interesse (pela foto) e ainda bem que facultaram a bela da tomada
quanto aos mil... parabens
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: terça abr 12, 2011 2:40 pm
por MH_electric
zointz Escreveu:boas ,
ontem foi a minha vez .... 1000km's já cá cantam... a descer a via rápida da caparica tive de encostar para tirar a prova.
1000km.jpg
foram 1000 sem problemas...venham mais !
fiquem bem !
parabens pela marca....
eu também lá cheguei
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sábado abr 23, 2011 2:59 pm
por zointz
boas,
uma duvida aos especialistas em electrónica, como sabem eu tenho uma batlight thunder 4000, e tenho um botão que quando pressionado limita a velocidade a +/-45 km/h e acende uma luz no painel o que na pratica é bastante inútil, pois 45km/h é uma velocidade demasiado baixa para se usar com frequência mas se pensarmos bem é uma espécie de "cruise control" com velocidade fixa, a minha duvida será se:
será possível alterar no controlador a velocidade pré-estabelecida do tipo 70km/h para trajectos mais longos ? mexendo num eventual potenciómetro (gostava que alguém me explica-se mais ou menos como é que o contrilador consegue manter a velocidade constante ajustando a corrente).
ainda melhor, seria possível colocar esse variador no volante ?
é claro que enquanto estiver na garantia, este procedimento teria de ser feito pela marca, mas a mim parece-me que falta tão pouco para uma espécie de "cruise control" que eu apreciaria muito devido a sensibilidade do acelerador, alem de que é sabido que um "cruise control" reduz o consumo em mais/menso 5%.
isto é uma idea/desafio aos experts, a comunidade agradecia !
fiquem bem
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: sábado abr 23, 2011 6:47 pm
por e_bike
não sei que controladores usa a batlight, mas se for kelly, é fácil programá-lo ligando-o a um pc com software especifico.
se ligares um potenciómetro em série com o acelerador, consegues limitar a velocidade máxima da mota. aliás o acelerador é ele próprio um potenciómetro.
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: domingo abr 24, 2011 9:10 pm
por zointz
e_bike Escreveu:não sei que controladores usa a batlight, mas se for kelly, é fácil programá-lo ligando-o a um pc com software especifico.
se ligares um potenciómetro em série com o acelerador, consegues limitar a velocidade máxima da mota. aliás o acelerador é ele próprio um potenciómetro.
boas,
os controladores da batlight não são da kelly, mas não sei de que marca são, mas acho que não compreendes-te bem o que eu dizia.
o que o meu controlador faz não é limitar o acelerador, pois isso faria variar a velocidade com as subidas/descidas, o que limita é a velocidade, e vem de origem limitado a 45km/h independente do terreno, isso até é engraçado de ver a alteração que causa no amperímetro.
a solução que apresentas até é gira e não é complicada de executar, mas não é bem o que pretendia.
ideias ??
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
Enviado: segunda abr 25, 2011 7:10 pm
por e_bike
então não vejo outra maneira senão configurar o próprio controlador, e alterar o valor máximo da velocidade limitada, se for possível claro.
os controladores da kelly não fazem isso, apenas dá para limitar a corrente no motor. a marcha atrás é que está limitada a 50% da velocidade máxima, ou seja podes andar a 50 em marcha atrás, coisa que só aconselho a quem seja aventureiro!
tenta descobrir o fabricante do controlador, se tiver porta de comunicação, podes ligar um pc para o configurar.