a energia para a mota, sai da bateria, certo ? quem carrega a bateria é o alternador correcto ? quem faz o alternador rodar é o motor ci correcto ? quem faz o motor ci andar é o gasóleo correcto ?
se não precisasses de energia, o alternador rodava mais livremente, logo menos esforço = menos consumo.
errado:
o alternador é um motor que gera electricidade e está sempre a rodar, mais ou menos, conforme a rotação do motor. se a bateria estiver sempre carregada o alternador trabalha da mesma forma e sempre. o conversor vai buscar a energia a bateria e faz trabalhar o carregador que carrega a mota. quando a mota está carregada o alternador vai repondo a energia na bateria. se deixares as luzes acesas com o automóvel desligado, passa-se exactamente o mesmo, aqui o que varia são as potencias necessárias.
o que varia significativamente em termos de consumo é o facto de se levar atrelado ou mais carga fazendo alterar a necessidade de binário e consecutivamente o consumo.
esta situação pode ser contrariada se por exemplo levarmos a bagagem no atrelado ao invés de utilizar grade no tejadilho.
no entanto, a grande vantagem é chegar a uma cidade e poder visita-la de ve deixando o carro estacionado no parque do supermercado.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sexta dez 10, 2010 5:33 pm
por jmal
scooteko Escreveu:
a energia para a mota, sai da bateria, certo ? quem carrega a bateria é o alternador correcto ? quem faz o alternador rodar é o motor ci correcto ? quem faz o motor ci andar é o gasóleo correcto ?
se não precisasses de energia, o alternador rodava mais livremente, logo menos esforço = menos consumo.
errado:
o alternador é um motor que gera electricidade e está sempre a rodar, mais ou menos, conforme a rotação do motor. se a bateria estiver sempre carregada o alternador trabalha da mesma forma e sempre. o conversor vai buscar a energia a bateria e faz trabalhar o carregador que carrega a mota. quando a mota está carregada o alternador vai repondo a energia na bateria. se deixares as luzes acesas com o automóvel desligado, passa-se exactamente o mesmo, aqui o que varia são as potencias necessárias.
o que varia significativamente em termos de consumo é o facto de se levar atrelado ou mais carga fazendo alterar a necessidade de binário e consecutivamente o consumo.
esta situação pode ser contrariada se por exemplo levarmos a bagagem no atrelado ao invés de utilizar grade no tejadilho.
no entanto, a grande vantagem é chegar a uma cidade e poder visita-la de ve deixando o carro estacionado no parque do supermercado.
não é bem assim, o alternador não está sempre "ligado", tá a rodar através da polie, mas não está a causar qualquer esforço, além daquela que precisa para rodar livremente. conforme é necessário, o controlador de carga da bateria liga o alternador, alimentando o seu núcleo, a partir dai ele está a converter a rotação em energia eléctrica, nesta fase está a causar esforço no motor ci.
existe neste fórum um link para um teste onde se desligou electronicamente e mecanicamente o alternador num carro, e a poupança de combustível chegou a 1 litro 100 kms.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sexta dez 10, 2010 7:16 pm
por scooteko
duvido desses valores em motores modernos.
na opel vivaro 2.0 cdti com, ar condicionado, tv, gps, geleira eléctrica 12v. dvd e portátil tudo ligado, o computador de bordo não altera significativamente o consumo.
com caravana atrelada o consumo sobe em apenas 2 litros em cada 100km.
num motor mais antigo, talvez isso aconteça.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sexta dez 10, 2010 7:44 pm
por jmal
scooteko Escreveu:duvido desses valores em motores modernos.
na opel vivaro 2.0 cdti com, ar condicionado, tv, gps, geleira eléctrica 12v. dvd e portátil tudo ligado, o computador de bordo não altera significativamente o consumo.
com caravana atrelada o consumo sobe em apenas 2 litros em cada 100km.
num motor mais antigo, talvez isso aconteça.
não deve de haver grande diferença, apenas aquela que o motor mais tem por ser mais eficiente, e o computador de bordo não indica o consumo, mas sim uma estimativa.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sexta dez 10, 2010 10:15 pm
por Njay
é um erro bastante comum, considerar-se que o alternador está sempre a produzir energia que quando não usada é "desperdiçada". como disse o jmal, o alternador só retira do motor (hidrocarbonetos) a energia (eléctrica) que lhe pedem.
vamos imaginar que estamos a rodar à manivela um gerador, que não tem nada ligado na sua saída eléctrica; o esforço que fazemos é a. se ligarmos alguma carga (lampada, motor eléctrico, frigorifico, etc) à saída do gerador, automáticamente sentiremos que fica mais dificil dar à manivela, tanto mais difícil quanto maior for o consumo eléctrico da carga. a energia vem do nosso braço.
num veículo vulgar o alternador também só esforça o motor o necessário para conseguir alimentar as suas cargas (tudo o que for eléctrico que esteja ligado ao sistema eléctrico do veículo). um exemplo que costumo dar é o que acontece por exemplo muitos carros ao ralenti; se ligarmos os faróis ou a sofagem notamos que há uma baixa momentanea na rotação do motor, que sobe logo de seguida para o valor normal. isto acontece porque o alternador ficou de repente mais dificil de rodar e o combustível que estava a ser consumido pelo motor deixa de ser suficiente para manter as mesmas rpm e tem que aumentar, e este ajuste demora um tempo curto mas perceptível.
quando o motor está a trabalhar, toda a energia eléctrica para consumo vem do alternador. a bateria só é usada quando o motor está desligado. repare-se que a tensão do sistema eléctrico de um veículo ligeiro com o motor desligado é ~12-13v, enquanto que com o motor ligado é ~14-15v. enquanto a tensão gerada pelo alternador for acima da da bateria, é o alternador que fornece toda a energia eléctrica.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sábado dez 18, 2010 12:20 am
por scooteko
mais uma divulgação de ve.
veiculo eléctrico faz parte da decoração, num desfile de moda.
veículo eléctrico (scooteko) participa como veículo de apoio na corrida comemorativa do dia de portugal em paredes.
no passado dia 25 de abril, um veículo eléctrico serviu para transporte do fotografo de serviço ao evento.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sexta mai 13, 2011 11:14 pm
por scooteko
mais uma vez, "scooteko" volta a acompanhar, na sua luta pela divulgação do ve uma prova desportiva.
desta vez realizada em baltar.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sábado mai 14, 2011 12:17 am
por monicasalgado
parabéns !!!
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sábado mai 14, 2011 1:10 am
por scooteko
ola professora, já soube que não se deu bem com a marca anterior que por acaso também é a marca da minha.
espero que tenhas mais sorte com a nova.
Re: Eko 2.0 K
Enviado: sábado mai 14, 2011 1:08 pm
por e_bike
bem vindo de volta sousa!
continua a divulgar os ve aí pelo norte. parabéns pela iniciativa!
Re: Eko 2.0 K
Enviado: terça mai 17, 2011 11:47 am
por serges
e_bike Escreveu:bem vindo de volta sousa!
continua a divulgar os ve aí pelo norte. parabéns pela iniciativa!