Página 5 de 11

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: sábado out 01, 2011 10:04 pm
por tavares
SÓ HOJE 91 KMS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Hoje tirei o dia para visitar alguns clientes e efectuar a manutenção aos equipamentos por mim montados , decidi aventurar-me de Evader mesmo tendo em conta a distancia a percorrer.
Bagagem:
- Mala da ferramenta , cerca de 4kgs
- Multimetro
- Saco do almoço

Partida:
- Kilómetros iniciais : 8060
- Hora : 9horas

-O primeiro cliente distava a 9kms , sempre em alcatrão plano só com uma subida de cerca de 800m mais acentuada que me reduziu a velocidade para 25-30kms/h.
-O segundo cliente distava 32kms do primeiro, , piso plano com pequenas subidas e descidas e no final 6 kms de terra batida , cheguei pelas 11 horas , almocei neste cliente , e dei almoço á mota desde as 12h10 até ás 14h08, hora em que saí.
-O terceiro cliente distava 22kms do segundo , piso plano com ligeiras subidas e descidas e os 6kms iniciais em terra batida, neste cliente a mota lanchou entre as 16h05 e as 17h00, quando saí.
-O quarto cliente distava 7kms do terceiro, piso com algumas subidas fortes embora curtas , a mota jantou entre as 18h e as 18h45, hora em que saí, este cliente deu-me dois garrafões de 5l de leite acabadinho de tirar das vaquinhas , cerca de 10kgs.
- Regresso a casa que distava 21kms do ultimo cliente , primeiros kilometros com descidas , depois com ligeiras subidas, mais ao menos a meio do trajecto estive algum tempo de conversa com uns ciclistas que me mandaram parar e claro as perguntas da praxe.

Chegada:
Bagagem:
- mala da ferramenta
- multimetro
- saco do almoço ( vazio )
- 10l de leite
Kilometros finais : 8151kms
Hora: 20h25

No regresso o indicador de bateria na última subida antes de chegar desceu até um quarto na zona verde, depois de parar verifiquei a tensão total que deu 48,99V destribuidos pelos seguintes valores:
- bateria 1 : 12,2V
- bateria 2 : 12,22V
- bateria 3 : 12,32V
- bateria 4 : 12,25V

Conclusões finais:
-Fiz 91kms tendo saído com as baterias totalmente carregadas , pelo meio levaram 3 cargas parciais que perfizeram no total cerca de 3h45m.
-A mota por ser pequena não é confortável em percursos superiores a 10kms , causando-me dores de costas e de rins.
-Quando estamos limitados á autonomia ou aos pontos de recarga , há um maior planeamento dos percursos e logistica , podendo assim poupar muitos €uros
-Foi um bom dia de trabalho, tanto meu como da mota, e juntos hoje ganhámos um bom dinheirinho. :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 02, 2011 11:50 am
por tavares
Ontem coloquei a mota á carga pelas 20h45.

Hoje quando cheguei á minha oficina pelas 9h , a mota continuava á carga , tendo terminado pelas 10h15 ( 13,5h de carga ), 20 minutos após o fim da carga medi o pack que deu 54,78V destribuidos assim:

- bateria 1 : 13,67V
- bateria 2 : 13,71V
- bateria 3 : 13,75V
- bateria 4 : 13,65V

Diferença entre a bateria mais forte e a mais fraca : 0,1V

- O carregador (6A) para o pack actual ( 40AH) é o mesmo que tinha para o pack anterior ( 36AH), talvez justifique o tempo da carga do pack , mas acho que assim é melhor porque as baterias de chumbo gostam de cargas com corrente baixa e isso ajuda a prolongar a vida das mesmas , o tempo de carga não é problema.

- Ontem durante o dia apliquei cerca de 3h45 de cargas parciais , tendo em conta que acabei por colocar pouca carga nas baterias , mas que a mesma me permitiu fazer aqueles kilometros todos , agora digo que :
Pouco é melhor que nada !!!!!!!!

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 02, 2011 1:26 pm
por zointz
tavares Escreveu:Ontem coloquei a mota á carga pelas 20h45.

Hoje quando cheguei á minha oficina pelas 9h , a mota continuava á carga , tendo terminado pelas 10h15 ( 13,5h de carga ), 20 minutos após o fim da carga medi o pack que deu 54,78V destribuidos assim:

- bateria 1 : 13,67V
- bateria 2 : 13,71V
- bateria 3 : 13,75V
- bateria 4 : 13,65V

Diferença entre a bateria mais forte e a mais fraca : 0,1V

- O carregador (6A) para o pack actual ( 40AH) é o mesmo que tinha para o pack anterior ( 36AH), talvez justifique o tempo da carga do pack , mas acho que assim é melhor porque as baterias de chumbo gostam de cargas com corrente baixa e isso ajuda a prolongar a vida das mesmas , o tempo de carga não é problema.

- Ontem durante o dia apliquei cerca de 3h45 de cargas parciais , tendo em conta que acabei por colocar pouca carga nas baterias , mas que a mesma me permitiu fazer aqueles kilometros todos , agora digo que :
Pouco é melhor que nada !!!!!!!!

Eu não sei a opinião dos outros mas para mim está excelente.... é um optimo aproveitamento do VE ;)

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: segunda out 03, 2011 11:27 am
por lopes
tavares Escreveu:SÓ HOJE 91 KMS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Isso para mim está mais que bom... está excelente! ;)
Vou ficar com um setup muito parecido com o teu em termos técnicos... se eu ficasse com uma autonomia dessas ficava bastante satisfeito, mesmo tendo em conta os pequenos carregamentos feitos pelo meio. E concordo contigo, são melhor que nada! ;)
Parabéns pela máquina! ;)

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: segunda out 10, 2011 10:11 pm
por tavares
Hoje apanhei um bom susto !!!!!!!!!

Todos os dias carrego a mota , faça 5 ou 50 Kms,
Hoje de manhã quando saí , tudo bem , á tarde quando vou para casa assim que arranquei o ponteiro do indicador de bateria caiu para a zona amarela , aliviando o acelerador subia um pouco para a zona verde, acelerando voltava a cair e estava a 4kms de casa portanto o ficar a pé estava iminente.

O que terá acontecido?
- As baterias rebentaram? possivelmente
- deixei as luzes ligadas ? não podia ser pq só ligam com a chave
- alguém andou com a mota? Não, ela estava igual e tinhas os mesmos kilometros com que a deixei de manhã
- um cabo de bateria solto? é possivel mas eu vi tudo ontem á tarde e estava tudo bem

Bom, vou desligar a chave e voltar a ligar , e então não é que ficou tudo bem?
Liguei e desliguei a chave umas poucas de vezes e ficou sempre bem.

A causa: quando liguei a chave não devo ter levado a chave até ao fim e ficou um mau contacto que não deixava passar toda a corrente.

Mas, por descarga de consciencia quando cheguei , desmontei a fechadura , verifiquei os contactos , passei lixa e um pouco de wd40 e ficou tudo impec.

O susto maior era o de ter que ficar a pé a 4kms de casa!!!!!!!!!!!!!

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: segunda out 10, 2011 10:20 pm
por jmal
Pela chave só passa corrente para as luzes, sistema 12v e uma pequeníssima alimentação do controlador.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: segunda out 10, 2011 10:36 pm
por tavares
Não é uma pequenissima corrente que passa porque o fio que vai á chave e que vem ao controlador é dos mais grossos da mota (6mm2 ), não sei a corrente que por ali passa mas hei-de investigar.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: segunda out 10, 2011 11:02 pm
por jmal
tavares Escreveu:Não é uma pequenissima corrente que passa porque o fio que vai á chave e que vem ao controlador é dos mais grossos da mota (6mm2 ), não sei a corrente que por ali passa mas hei-de investigar.
É simples de verificar, basta medires se tens tensão nos terminais que corrente que entram no controlador com a chave desligada.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: sábado out 15, 2011 10:27 pm
por tavares
Aproveitei este fim de semana para fazer uma revisão á Evader, género preparação para o Inverno:

- Verificação da fixação das baterias
- Verificação do aperto dos bornes
- Verificação das cablagens
- verificações gerais da mota
- Afinação de travões
- Re-aperto de todos os parafusos

Amanhã vai ainda ser instalado:

- O ventilador do controlador
- Aplicação interma do carregador
- Protecção de tela de borracha por cima das baterias

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 9:48 pm
por tavares
Hoje foi um dia de muito trabalho á volta da Evader , que foi quase toda desmontada para uma revisão mais profunda , uma das partes da revisão era a verificação das cablagens e ligações das baterias , todos os bornes foram re-apertados e limpos , só um dos bornes apresentava aquele pó caracteristico da oxidação , para prevenir todos os bornes levaram um produto protector , este :

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 9:56 pm
por tavares
Para hoje tinha também preparado a aplicação do carregador in-board , o carregador é o de origem para as anteriores baterias , no carregamento das novas baterias o carregador aquece mais , ultimamente de vez em quando tenho que abrir o carregador e aplicar uma gota de óleo no eixo do ventilador porque começa a fazer muito ruído , assim e de forma radical o anterior ventilador foi retirado , e aplicado um maior , de maior caudal e de melhor qualidade.

O anterior ventilador era pequeno e estava colocado num dos topos do carregador , para aplicar o novo foi necessário abrir um buraco na tampa , assim o ar fresco é canalizado direntamente para os dissipadores de calor no interior.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 10:03 pm
por tavares
E aqui está o chapéu do ventilador , este chapéu vai servir no fim de suporte á tela para isolar o interior.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 10:10 pm
por tavares
Outra das alterações a efectuar era a aplicação de um ventilador no controlador , como já anteriormente tinha dito , a localização do controlador é na parte traseira da mota numa zona fechada e com pouca ventilação , como uma vez dei com o controlador a escaldar , passei a verificá-lo regularmente , para isso bastava meter a mão por cima da roda e tocar na chapa onde está fixo.

Dei uma volta pela minha sucata á procura de um ventilador e de um suporte para o fixar ao controlador , como não encontrei nada de jeito , optei por aplicar a caixa de uma fonte de alimentação de um PC com o respectivo ventilador:

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 10:15 pm
por tavares
Aqui a aplicação na mota , e também a aplicação do carregador sobre a caixa de ventilação do controlador:

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 10:20 pm
por tavares
Como a zona onde estão localizados agora carregador e controlador tem pouca ventilação , foram aplicados dois tubos de admissão de ar , para evitar que o ar fique viciado e esta zona se torne um forno, estes tubos veem "respirar" á grelha existente junto aos pés, assim em andamento é provável que o ar seja "empurrado".

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 10:32 pm
por tavares
Tal como a zona das baterias , também a zona do controlador foi isolada com uma tela de borracha , incluindo a parte superior sendo a tela fixa aos 4 parafusos do chapéu do ventilador do carregador, esta tela superior evita que se por acaso entrar água pela tampa exterior da carenagem , esta não atinja o carregador , a tela como só está fixa aos 4 parafusos continua a dar acesso ao interior.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: domingo out 16, 2011 10:39 pm
por tavares
Faltou dizer que a ventilação do controlador funciona em conjunto com a lampada de minimos traseira ( já anteriormente trocada por LED) , existindo ainda um interruptor no compartimento debaixo do banco que permite desligar o ventilador.

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: terça out 18, 2011 10:11 pm
por tavares
Ventilação totalmente aprovada !!!!!!

Que melhor sitio para experimentar a ventilação? A serra de S. Mamede ( 1025m).

Eu tenho um terreno na Serra de S.Mamede e ontem fui verificar como estavam as castanhas e levei a Evader , são cerca de 12kms sempre a subir umas vezes mais inclinado outras vezes menos ao ponto de em dois sitios a mota parar mesmo tendo que sair da mota e ajudar a subir cerca de 50m, com a ventilação ligada o controlador não passou de morno ao contrário do motor que estava extremamente quente.

Hoje fui lá novamente mas com a ventilação desligada , apesar das temperaturas terem baixado , tanto o motor como o controlador estavam extremamente quentes , além disso perde força e velocidade nas subidas em especial nos dois pontos criticos onde tive que empurrar mais tempo.

Cheguei á conclusão que o controlador perde eficiencia com o aumento de temperatura

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: terça out 18, 2011 10:40 pm
por lopes
Grande tavares, isso está um espectáculo!
Estava a ler os vários posts e a pensar que seria bom ires verificando a temperatura do controlador, ainda para mais depois de ver aquela tela por cima... mas já vi que a coisa está a ser bem acompanhada... :)
Alterações simples e eficazes, é o que a malta gosta de ver! ;)
Abraço,

Re: EVADER EV100METRO em Portalegre

Enviado: quarta out 26, 2011 11:00 pm
por tavares
Funcionou !!!!!!!

Hoje no regresso a casa apanhei uma grande pancada de água , a minha preocupação quando cheguei a casa foi ver se tinha entrado água projectada pela roda traseira para o compartimento onde está o controlador e o carregador, nada, ficou sequinho , valeu a pena o tempo dedicado a colocar toda aquela tela.