Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.
Responder

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por Tugamor »

juikiuj Escreveu:
ricardoa Escreveu: .... não terei problemas, por exemplo, com deteorização do material em consequência de sobreaquecimento?
esta é uma questão que me preocupa, vivo no interior do alentejo onde no verão faz mesmo muito calor.
dos poucos conhecimentos que tenho, a única resposta que posso dar é que realmente fica com um sistema sobredimensionado, mas antes a mais do que a menos, ao nível de segurança do sistema ele tem a válvula de expansão térmica, que quando existir muita pressão faz uma pequena descarga e o sistema tende a normalizar, penso eu de que, solicita-se a quem ttenha mais conhecimentos que me corrija.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

bem, lá tenho que dizer bem do sistema mais uma vez, já que hoje a água mantem-se bem quente e esteve praticamente o dia todo com aguaceiros e muito nublado.
vamos ver se é para continuar assim, já que as previsões meteorológicas não são as melhores.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jun 09, 2009 10:03 pm

Mensagem por juikiuj »

saloio Escreveu:quantos dias demorou desde a compra/encomenda na instituição bancaria.
no protocolo assinado entre o estado e os bancos pode ler
? contacto com consumidor para marcação de visita para instalação: <3 dias;
? deslocação ao consumidor para instalação: < 4 semanas;
? tempo de instalação do equipamento: < 4 dias;
? tempo médio de reparação/reposição/manutenção: < 2 semanas;

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

interrogação Escreveu:
valter silva Escreveu: eu tenho tubos de vacuo e tenho uma micro- produção a funcionar (como sabes )
caro valter

como se comportam os tubos de vácuo? (especialmente no inverno, com pouca exposição solar)
de que marca são?
que características têem? (rendimento e percas)

estou indeciso entre os tubos do programa (remarcados como vicoren, mas da ritter) (64% rendimento / 0,8 perca ) e os wikora (79% rensimento / 3,7 perca)

muito obrigado

boas,
vicoren = ritter??? de certeza?

realmente, não encontro muita informação sobre a vicoren, o unico kit de tubos de vacuo, excepto no site galecia e pouco mais.

quem tiver mais informações , que poste por favor!!

obrigado!

será que presta?? alguem já montou??
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

hoje termina o meu diário de água quente, pois pelos vistos para já é sempre a andar, quando existirem situações que valha a pena expor elas aqui serão colocadas, continuando atento a qualquer dúvida que surja sobre este equipamento e que eu saiba responder.
mas hoje verifiquei mais uma coisa, para quem para além de poupar energia, tambem pensa em poupar água, nada como quando vai tomar banho, molhar-se com a água á temperatura escolhida, fechar a água para colocar o shampoo e tudo o resto, de seguida para retirar toda a espuma é só abrir a água que ela já está á temperatura desejada, já não existe o incomodo do esquentador, que a água até estar boa primeiro vinha quente depois fria e só depois é que ficava á maneira.

cumprimentos,

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

system32 Escreveu:boas,
vicoren = ritter??? de certeza?
sim, de certeza. mas o rendimento é muito baixo para o que estava à espera.
vou para wikora, afinal.

Magma
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 12, 2007 8:24 pm

Mensagem por Magma »

boas

hoje fui visitado pelo instalador do sistema ts300l solahart.
este desaconselhou a instalação do módulo solar pelo facto de ser mais difícil a passagem dos tubos, mas principalmente pelo facto de este avariar muito facilmente ou poder fazer avariar os outros equipamentos que ficam condicionados. relatou casos de esquentadores que rebentaram (por excesso de temperatura)
propôs-me fazer a instalação eléctrica com disjuntor e relógio em troca do modulo solar.
como o a torneira termostática está incluída no módulo solar, teria que comprar uma à parte (+50 euros). aconselhou também a instalação de um vaso de expansão(+40 euros) para as válvulas não estarem sempre a abrir no verão.

ou é impressão minha ou estão tentar ganhar mais algum.

pago um modulo solar, fico sem ele

tenho que pagar à parte uma torneira termostática e um vaso de expansão, tudo isto em troca de uma instalação eléctrica não muito cara, quer em de materiais, quer em termos de mão de obra.

alguém tem alguma experiência de quanto custa o referido quadro eléctrico. o módulo solar custa 150 euros.

provavelmente fico a ganhar se alterar a encomenda no banco para "sem módulo solar".

não sei, vou ter que pensar, mas fico com a desagradável sensação de estar a ser levado, no caso de aceitar a proposta.

cumprimentos
Vamos lutar por um desenvolvimento sustentável

tlicas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 17, 2009 10:22 am

Mensagem por tlicas »

o vaso de expansão é um elemento fundamental, tanto no primário como no secundário.
verifica na pmelink se ele não faz parte do grupo de segurança ou do material fornecido.
se não vais instalar o módulo solar, não o compres ou então negoceia com o instalador (vale 200 euros preço de mercado).
cumprimentos
tlicas

fyntas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mai 18, 2009 10:45 pm

Mensagem por fyntas »

o porquê de negociar o modulo solar?
será mais facil adquir o sistema sem modulo e pedir a proposta para os extras, pelo menos é assim que o fáço e acho que é o mais correcto para que inventar.

cblfreitas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jun 23, 2008 1:36 pm

Mensagem por cblfreitas »

outra achega: a válvula termostática deve ser do tipo solar, para aguentar temperaturas acima de 85 ºc. por esse preço (50€) imagino que não deve ser.....

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

magma Escreveu:boas

hoje fui visitado pelo instalador do sistema ts300l solahart.
este desaconselhou a instalação do módulo solar pelo facto de ser mais difícil a passagem dos tubos, mas principalmente pelo facto de este avariar muito facilmente ou poder fazer avariar os outros equipamentos que ficam condicionados. relatou casos de esquentadores que rebentaram (por excesso de temperatura)
propôs-me fazer a instalação eléctrica com disjuntor e relógio em troca do modulo solar.
como o a torneira termostática está incluída no módulo solar, teria que comprar uma à parte (+50 euros). aconselhou também a instalação de um vaso de expansão(+40 euros) para as válvulas não estarem sempre a abrir no verão.

ou é impressão minha ou estão tentar ganhar mais algum.

pago um modulo solar, fico sem ele

tenho que pagar à parte uma torneira termostática e um vaso de expansão, tudo isto em troca de uma instalação eléctrica não muito cara, quer em de materiais, quer em termos de mão de obra.

alguém tem alguma experiência de quanto custa o referido quadro eléctrico. o módulo solar custa 150 euros.

provavelmente fico a ganhar se alterar a encomenda no banco para "sem módulo solar".

não sei, vou ter que pensar, mas fico com a desagradável sensação de estar a ser levado, no caso de aceitar a proposta.

cumprimentos
caro magma,

quere-me a mim parecer que estamos perante uma proposta muito esquisita!

acho que deverias instalar este sistema sem o módulo solar, não sei a zona onde vives, mas o sistema para já funciona muitissimo bem na zona de lisboa, tal como venho dando informações mesmo nestes dias que choveu e houve muita nebulosidade, aqui nunca acabou a água quente e se acabasse ligava a resistência (que já está incluida) e no máximo ao fim de 2 horas de certeza que já havia água quente novamente.
esse vaso de expansão térmica, á partida deve ser a válvula de expansão térmica que o sistema já tem incorporado, portanto não sei como é que o instalador quer que lhe a pagues á parte.
quanto á misturadora por 50 eur ele deve é querer montar uma torneira de água quente e fria. igual á da cozinha, só pode ser!!!
ao nível da instalação eléctrica depende do material utilizado, mas penso que, no máximo com 150 eur fazes a festa toda.
se achas que não estás satisfeito com o instalador podes conatactar a firma fornecedora do material, e expores a situação.(consultar o site do governo)

cumprimentos,

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

na realidade o preço do módulo solar no mercado é de aproximadamente 200€ mas na campanha ele só vale 90€. o problema quando fazemos o pedido com o módulo e depois voltamos lá para modificar é que o processo atrasa-se. penso que o negócio que o instalador te propõe é bom mas é para a carteira dele. eu fiz esse negócio com o meu instalador mas foi em troca da válvula termostática (cale** solar) e resistência eléctrica. segundo o que ele me informou o quadro eléctrico (disjuntores) faz parte do pacote de instalação, não cabe ao cliente pagar. o instalador é que tem de a por porque não é seguro simplesmente ligar o sistema a uma tomada no meu caso ele adicionou também um disjuntor independente para a resistência. o relógio eu pedi-lhe mais tarde para o colocar mas também não me cobrou mais um cêntimo por ele.
o vaso de expansão ele instalou-o de livre e espontânea vontade. disse-me que não era obrigado a fazê-lo mas que sempre instalou em todos os sistemas.
os únicos extras que paguei foi uma adaptação do telhado e 10m de tubo ...no que toca a instalador tive muita sorte mesmo. pode até não estar tudo montado da forma mais perfeita ... mas ficou uma adaptação bem integrada na arquitectura da casa

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

d'eu Escreveu:na realidade o preço do módulo solar no mercado é de aproximadamente 200€ mas na campanha ele só vale 90€.

d'eu
boas

@d'eu 90€ é na vulcano, o modulo solar da solahart é de 150€.

no meu caso fiz pedido sem modulo solar e vou adquirir ao instalador a torneira (válvula) termoestática, tenho é alguma duvida em relação a parte eléctrica, que material se deve ter?

cump's
*****Saloio*****

D'eu
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 21, 2009 5:33 pm

Mensagem por D'eu »

por acaso eu tinha lido a parte dos 90€ numas condições gerais quaisqueres ... mas agora reparando bem, este módulo solar deve ser uma peça bem complicada pois o seu preço varia desde os 70€ openplus e os 150€ da solahart (entre outras com este preço)! pelo preço do módulo da solahart compra-se dois da openplus e ainda se fica com 10€ para pagar o almoço. na realidade, não compreendo. a peça não é a mesma?

d'eu
Porque o Futuro, pode ser melhor ...

Interrogação
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta mai 01, 2009 6:16 pm

Mensagem por Interrogação »

o da baxi roca, automático (?????), custa 315 € ...

saloio
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 14, 2008 12:34 am

Mensagem por saloio »

tugamor Escreveu: esse vaso de expansão térmica, á partida deve ser a válvula de expansão térmica que o sistema já tem incorporado, portanto não sei como é que o instalador quer que lhe a pagues à parte.
boas

bem amigo @tugamor estive a ver as características dos componentes e a solahart não refere a existência de vaso de expansão como podes ver aqui http://www.paineissolares.gov.pt/assets ... ahart.html, em contrapartida este sistema é referido por exemplo na vulcano (interno), ver aqui http://www.paineissolares.gov.pt/assets ... lcano.html.

ora tal situação pode ser devido a uma descrição do produto um pouco pobre.

será que algum instalador me pode confirmar a existência ou não deste vaso.

cump's
*****Saloio*****

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

amigo saloio,

assim que estiver com o instalador vou verificar melhor toda esta situação, a questão da válvula de expansão térmica ( válvula que caso exista demasiada pressão dentro do cilindro devido á alta temperatura da água, abre para libertar um pouco essa pressão?),e a questão do tubo que aqui tenho instalado, depois dou noticias.

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

boas tardes

até as vulgares panelas de pressão e chaleiras de fazer café nas nossas cozinhas pussuem válvulas de expansão, não percebo porquê tanta confusão.

todos os termo-acumuladores (o depósito solar também o é) possuem válvulas de expansão e raras são as pessoas que verificam a sua operacionalidade, idem com as válvulas de expansão das panelas de pressão.

já verificaram alguma vez a operacionalidade da panela de pressão por exemplo, essa sim é que é de se preocuparem pois em caso de explosão esta dá-se dentro de casa.

sou pela simplicidade das coisas, quanto mais simples menos avarias/problemas daí que a existência de um vaso de expansão dentro de outro não me convença.

qual o problema de perder-se alguma água pela válvula de expansão? incomoda? meta-se um esgoto pois então.

bom fim de semana a todos.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

parece-me haver aqui alguma confusão.
um vaso de expansão é um dispositivo (aberto ou fechado) que acomoda a variação de volume de um fluido dependendo da sua temperatura. (mais quente = mais volume).
uma válvula de pressão, ou válvula de segurança, é um dispositivo automático calibrado para permitir o escape a uma pressão pré-determinada e o fecho abaixo desse valor.
Porreiro, pá!

juikiuj
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por juikiuj »

boa noite

sistemas de segurança, vai dar tudo ao mesmo, todos existem com a mesma finalidade.
lembro-me agora de outro o dos radiadores dos automóveis com depósito anexo.
os sistemas abertos terão que ter uma regulação tipo autoclismo, se se avaria teremos ainda mais água entornada.

só quiz dar uma achega ao diálogo, os entendidos que se manifestem.

continuação de um bom fim de semana para todos

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”