magma Escreveu:boas
hoje fui visitado pelo instalador do sistema ts300l solahart.
este desaconselhou a instalação do módulo solar pelo facto de ser mais difícil a passagem dos tubos, mas principalmente pelo facto de este avariar muito facilmente ou poder fazer avariar os outros equipamentos que ficam condicionados. relatou casos de esquentadores que rebentaram (por excesso de temperatura)
propôs-me fazer a instalação eléctrica com disjuntor e relógio em troca do modulo solar.
como o a torneira termostática está incluída no módulo solar, teria que comprar uma à parte (+50 euros). aconselhou também a instalação de um vaso de expansão(+40 euros) para as válvulas não estarem sempre a abrir no verão.
ou é impressão minha ou estão tentar ganhar mais algum.
pago um modulo solar, fico sem ele
tenho que pagar à parte uma torneira termostática e um vaso de expansão, tudo isto em troca de uma instalação eléctrica não muito cara, quer em de materiais, quer em termos de mão de obra.
alguém tem alguma experiência de quanto custa o referido quadro eléctrico. o módulo solar custa 150 euros.
provavelmente fico a ganhar se alterar a encomenda no banco para "sem módulo solar".
não sei, vou ter que pensar, mas fico com a desagradável sensação de estar a ser levado, no caso de aceitar a proposta.
cumprimentos
caro magma,
quere-me a mim parecer que estamos perante uma proposta muito esquisita!
acho que deverias instalar este sistema sem o módulo solar, não sei a zona onde vives, mas o sistema para já funciona muitissimo bem na zona de lisboa, tal como venho dando informações mesmo nestes dias que choveu e houve muita nebulosidade, aqui nunca acabou a água quente e se acabasse ligava a resistência (que já está incluida) e no máximo ao fim de 2 horas de certeza que já havia água quente novamente.
esse vaso de expansão térmica, á partida deve ser a válvula de expansão térmica que o sistema já tem incorporado, portanto não sei como é que o instalador quer que lhe a pagues á parte.
quanto á misturadora por 50 eur ele deve é querer montar uma torneira de água quente e fria. igual á da cozinha, só pode ser!!!
ao nível da instalação eléctrica depende do material utilizado, mas penso que, no máximo com 150 eur fazes a festa toda.
se achas que não estás satisfeito com o instalador podes conatactar a firma fornecedora do material, e expores a situação.(consultar o site do governo)
cumprimentos,