Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

telgui
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 19, 2012 8:48 am

Re: Rendimentos Microprodução - IRS 2011

Mensagem por telgui »

Eu posso me inserir no quadro dos que nao descontam para a SS , desconto para a CGA como os funcionarios publicos e eu na altura frizei isso tudo e o que me disseram ja transcrevi em cima e que já nao era nada como antes, passado mais de 2 meses a unica coisa que recebi foi das finanças a nova nota de liquidação do IRS onde nao alterou em nada por estarmos isentos de IRS. O que me deram a entender é que bastava descontar que os dados eram sempre cruzados entre todas as instituiçoes e ja nao precisavamos de entregar mais nada

De qq maneira como cada caso é um caso basta ligar que eles informam sempre.

areosa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça out 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por areosa »

telgui Escreveu:Eu posso me inserir no quadro dos que nao descontam para a SS , desconto para a CGA como os funcionarios publicos e eu na altura frizei isso tudo e o que me disseram ja transcrevi em cima e que já nao era nada como antes, passado mais de 2 meses a unica coisa que recebi foi das finanças a nova nota de liquidação do IRS onde nao alterou em nada por estarmos isentos de IRS. O que me deram a entender é que bastava descontar que os dados eram sempre cruzados entre todas as instituiçoes e ja nao precisavamos de entregar mais nada

Ok, eu acredito que agora já seja assim mas como não vejo isso escrito em lado nenhum e tendo em conta a informação que está on-line, eu não arriscaria... não custa nada passar por lá e fazer o pedido, não vá o diabo (SS) pregar-lhe uma partidinha de mau gosto! :evil: :evil: :evil:

Cps

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

areosa Escreveu:
telgui Escreveu:Eu posso me inserir no quadro dos que nao descontam para a SS , desconto para a CGA como os funcionarios publicos e eu na altura frizei isso tudo e o que me disseram ja transcrevi em cima e que já nao era nada como antes, passado mais de 2 meses a unica coisa que recebi foi das finanças a nova nota de liquidação do IRS onde nao alterou em nada por estarmos isentos de IRS. O que me deram a entender é que bastava descontar que os dados eram sempre cruzados entre todas as instituiçoes e ja nao precisavamos de entregar mais nada

Ok, eu acredito que agora já seja assim mas como não vejo isso escrito em lado nenhum e tendo em conta a informação que está on-line, eu não arriscaria... não custa nada passar por lá e fazer o pedido, não vá o diabo (SS) pregar-lhe uma partidinha de mau gosto! :evil: :evil: :evil:

Cps
Pois, pois... é que mudam as "direcções", mudam logo os ventos!

É melhor não arriscar! :mrgreen:

Veja-se por exemplo o que se passou este ano com a AT, muita boa gente SÓ começou ESTE ANO a fazer pedidos de "Informação vinculativa"(porque terá sido? :x )....porque ninguém se lembrou de fazer este mesmo pedido desde 2008 (?)... entretanto, mudou o governo, mudou tudo!!! :evil:

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 07, 2012 5:26 pm

Mensagem por didodido »

Já tenho a factura da Certiel passada em Abril (salvo erro) e como já referi ainda não estou coletado nas finanças e claro ainda não pedi isenção na SS.
Que passos tenho de seguir para recuperar o IVA da fatura da Certiel (Abril 2012) e posteriormente da instalação (Janeiro 2013) ?

areosa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por areosa »

didodido Escreveu:Já tenho a factura da Certiel passada em Abril (salvo erro) e como já referi ainda não estou coletado nas finanças e claro ainda não pedi isenção na SS.
Que passos tenho de seguir para recuperar o IVA da fatura da Certiel (Abril 2012) e posteriormente da instalação (Janeiro 2013) ?
Esqueça a factura da Certiel, já vai tarde! :( Só o que pagaria em multas pela entrega fora de prazo do inicio de actividade e da declaração periódica de IVA do 2ºT não compensa o que iria receber de IVA dessa factura, já para não falar da SS com o pedido de isenção a entrar fora de prazo!

Cps :mrgreen:

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por didodido »

areosa Escreveu:
didodido Escreveu:Já tenho a factura da Certiel passada em Abril (salvo erro) e como já referi ainda não estou coletado nas finanças e claro ainda não pedi isenção na SS.
Esqueça a factura da Certiel, já vai tarde! :( Só o que pagaria em multas pela entrega fora de prazo do inicio de actividade e da declaração periódica de IVA do 2ºT não compensa o que iria receber de IVA dessa factura, já para não falar da SS com o pedido de isenção a entrar fora de prazo!

E a fatura da instalação em Janeiro, posso recuperar o Iva ?? Como é que faço quando chegar a altura ??

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

didodido Escreveu:
areosa Escreveu:

E a fatura da instalação em Janeiro, posso recuperar o Iva ?? Como é que faço quando chegar a altura ??
É só preciso fazer alguma leitura neste tópico, pois está cá tudo! ;) ...alguma duvida, estamos cá para ajudar!!! :)

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por didodido »

A da Certiel percebi que é melhor esquecer.

A minha pergunta é sobre a da instalação que ainda vai ser feita ... consigo receber alguma coisa ?? Se sim como fazer ??

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

didodido Escreveu:A da Certiel percebi que é melhor esquecer.

A minha pergunta é sobre a da instalação que ainda vai ser feita ... consigo receber alguma coisa ?? Se sim como fazer ??

Consegue SIM... :) pode reaver o IVA pago no investimento... :mrgreen: tem as respostas na folha 35 deste tópico!!!!

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por didodido »

PaulOL Escreveu:

Consegue SIM... :) pode reaver o IVA pago no investimento... :mrgreen: tem as respostas na folha 35 deste tópico!!!!
:evil: :evil: :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por didodido »

didodido Escreveu:
PaulOL Escreveu:

:evil: :evil: :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:
Já vi que sim ... isso independentemente de sermos nós a movimentar o IVA ??
O porquê de deduzir o IVA em 4 anos ??

areosa
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por areosa »

didodido Escreveu: Já vi que sim ... isso independentemente de sermos nós a movimentar o IVA ??
Esta questão do IVA funciona assim: na compra do equipamento, paga IVA à empresa que lhe prestou o serviço, vamos supor, no valor de 2000€. Se optar por movimentar IVA, vai declarar esse valor nas aquisições e fica com crédito de IVA que vai descontando à medida que a EDP lhe vai pagando o IVA da electricidade que vai vendendo, que anda na ordem dos 40 a 80€/mês. Deste modo, a EDP passa a entregar-lhe o IVA todos os meses e no final da cada trimestre faz as contas do IVA que ainda tem em crédito com o que entretanto recebeu, se o saldo der positivo, fica com esse IVA, se der negativo, vai ter que o devolver ao estado. Assim, este processo de regularização do IVA poderá levar até 4 anos até que esgote o crédito dos 2000€. Após essa fase, o IVA que receber vai ter que devolver ao estado no final de cada trimestre.

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

Ferreira73 Escreveu:Boa noite a todos

Vejo com agrado que o tópico que abri está a suscitar algum interesse, e ainda mais agora que se iniciou hoje a entrega das declarações de rendimentos de IRS do ano de 2011.

Realmente esta é uma questão que até aqui não se levantou, uma vez que nunca existiu um campo específico para o efeito na declaração de rendimentos para este tipo de rendimentos.

O JDuarte diz.."Mas ao ligar para a linha de apoio ao microproductor, fui informado que essas declarações só são enviadas se o valor ultrapassar os 5000€. Segundo informação da EDP só esses microprodutores é que necessitam de declarar os valores (incluindo a parte isenta)"......está é também a minha opinião pessoal.

A resposta que igualmente enviaram ao JDuarte da DGCI, pelo que percebi resposta a e-mail enviado à DSIRS, tem o seu valor e importância, no entanto peço a todos que através do Portal das Finanças com as senhas de acesso respectivas, façam um pedido de informação vinculativa. Apenas este tipo de pedido vincula a administração, uma vez que não existem ainda instruções superiores para esta questão dentro da administração tributária e a resposta dada via mail, foi a interpretação pessoal do técnico que deu a resposta e que à luz da lei tem todo o apoio.

A questão mais grave que se pode ainda vir a levantar é o facto de ninguém se encontrar colectado para a venda de electricidade. Nada na lei nos dispensa desta obrigação, independentemente de na maioria dos casos os valores recebidos não serem na totalidade tributados em IRS (<5.000€) e em sede de IVA existir a inversão da obrigação da entrega do Imposto para a EDP.

Como disse no meu post de abertura, a única forma de este tipo de rendimentos serem declarados no anexo B da declaração de IRS é através de acto isolado, uma vez que ninguém tem um CAE de actividade.

Claro que um acto isolado é praticado apenas uma vez, não por forma reiterada como é o nosso caso. Tudo isto vai levantar imensas questões e muitos de nós vamos ser incomodados e "obrigados" ao registo desta nossa actividade comercial. Claro que existiram as respectivas coimas pelo atraso.

Pessoalmente, e se até final de Maio não existirem instruções superiores quanto à microprodução não irei declarar absolutamente nada, uma vez que não atinjo os 5.000€ (mas isto é uma posição pessoal que pode ter consequências).

Uma vez mais peço a todos que efectuem um pedido de informação vinculativa através do Portal das Finanças, seguindo os seguintes passos:Seviços Tributários=>Cidadãos=>Entregar=>Pedido=>Informação Vinculativa.

Qualquer novidade actualizo o tópico.

#Pessoalmente, e se até final de Maio não existirem instruções superiores quanto à microprodução não irei declarar absolutamente nada, uma vez que não atinjo os 5.000€ (mas isto é uma posição pessoal que pode ter consequências).#
eu pessoalmente estou a fazer a mesma coisa , ate agora nao declarei nada, e segundo sei 90% dos microprodutores esta questao esta-lhes a passar totalmente ao "lado"Logo se vê ,isto é um pais governado por gente doida.

Boas produções
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

jama Escreveu:
Ferreira73 Escreveu:
#Pessoalmente, e se até final de Maio não existirem instruções superiores quanto à microprodução não irei declarar absolutamente nada, uma vez que não atinjo os 5.000€ (mas isto é uma posição pessoal que pode ter consequências).#
eu pessoalmente estou a fazer a mesma coisa , ate agora nao declarei nada, e segundo sei 90% dos microprodutores esta questao esta-lhes a passar totalmente ao "lado"Logo se vê ,isto é um pais governado por gente doida.

Boas produções
Boas,

Temos que admitir que actualmente o texto acima já está desactualizado, se não vejamos:
- "até final de Maio não existirem instruções superiores" - agora já existem instruções superiores e mais, basta ler as respostas da AT aos pedidos de informação vinculativa!
- "segundo sei 90% dos microprodutores" - bom... isto é discutível, na minha zona por essa altura tem andava por aí, mas actualmente, arrisco a dizer que já é inferior a 50%!
- "isto é um pais governado por gente doida" - actualmente, é muito mais que isso!...nem me atrevo a adjectivar :twisted: :lol:

De qualquer forma, são opções que se compreendem e se respeita, mas na verdade...tudo caminha no sentido oposto! :(

Cpts.

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por didodido »

areosa Escreveu:
didodido Escreveu: Já vi que sim ... isso independentemente de sermos nós a movimentar o IVA ??
Esta questão do IVA funciona assim: na compra do equipamento, paga IVA à empresa que lhe prestou o serviço, vamos supor, no valor de 2000€. Se optar por movimentar IVA, vai declarar esse valor nas aquisições e fica com crédito de IVA que vai descontando à medida que a EDP lhe vai pagando o IVA da electricidade que vai vendendo, que anda na ordem dos 40 a 80€/mês. Deste modo, a EDP passa a entregar-lhe o IVA todos os meses e no final da cada trimestre faz as contas do IVA que ainda tem em crédito com o que entretanto recebeu, se o saldo der positivo, fica com esse IVA, se der negativo, vai ter que o devolver ao estado. Assim, este processo de regularização do IVA poderá levar até 4 anos até que esgote o crédito dos 2000€. Após essa fase, o IVA que receber vai ter que devolver ao estado no final de cada trimestre.

Grande ajuda. Era mesmo uma explicação desta que precisava.
Obrigado.

Só mais duas confirmações no seguimento:

1- Não existe nenhum campo na declaração anual de IRS em que se possa declarar o investimento na microprodução .... certo ??

2 - Não movimentando o IVA, também não tenho que declarar trimestralmente, tendo só de declarar o rendimento da microprodução aquando do preenchimento anual da declaração de IRS .. é isso ???

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

didodido Escreveu:
Só mais duas confirmações no seguimento:

1- Não existe nenhum campo na declaração anual de IRS em que se possa declarar o investimento na microprodução .... certo ??

2 - Não movimentando o IVA, também não tenho que declarar trimestralmente, tendo só de declarar o rendimento da microprodução aquando do preenchimento anual da declaração de IRS .. é isso ???

Correcto e afirmativo!! :mrgreen: :lol:

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo jan 31, 2010 1:03 pm

Mensagem por Ferreira73 »

areosa Escreveu:

Apenas uma pequena correcção...sei que o amigo areosa não vai levar a mal....os 4 anos que existem para execer o direito à dedução aplica-se relativamente à inclusão desse crédito a favor do sujeito passivo na declaração periodica....depois disso efectuado, não existe prazo para que o crédito se esgote ou seja "comido" pelo imposto a entregar ao Estado.

Cps

didodido
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por didodido »

Ferreira73 Escreveu:
areosa Escreveu:

Apenas uma pequena correcção...sei que o amigo areosa não vai levar a mal....os 4 anos que existem para execer o direito à dedução aplica-se relativamente à inclusão desse crédito a favor do sujeito passivo na declaração periodica....depois disso efectuado, não existe prazo para que o crédito se esgote ou seja "comido" pelo imposto a entregar ao Estado.

Cps
Resumindo:
Deve ser raro o produtor que consegue reaver todo o IVA gasto no equipamento .... certo ???

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado

PaulOL Escreveu:
jama Escreveu:
Ferreira73 Escreveu:

Boas produções
Boas,

Temos que admitir que actualmente o texto acima já está desactualizado, se não vejamos:
- "até final de Maio não existirem instruções superiores" - agora já existem instruções superiores e mais, basta ler as respostas da AT aos pedidos de informação vinculativa!
- "segundo sei 90% dos microprodutores" - bom... isto é discutível, na minha zona por essa altura tem andava por aí, mas actualmente, arrisco a dizer que já é inferior a 50%!
- "isto é um pais governado por gente doida" - actualmente, é muito mais que isso!...nem me atrevo a adjectivar :twisted: :lol:

De qualquer forma, são opções que se compreendem e se respeita, mas na verdade...tudo caminha no sentido oposto! :(

Cpts.
Após esse texto, a minha opinião mudou e não cheguei a tomar a posição que então pensava ser a mais correcta.

Como todos sabem estou "colectado" e apelo a todos que façam o mesmo.

Mais cedo ou mais tarde o Gaspar vai bater à porta...e se não existia até agora conhecimento por parte da AT dos valores que cada um de nós recebe (fala-se de uma famosa listagem que ainda ninguém confirmou), na proposta de orçamento para 2013 existe uma alteração aos recapitulativos de clientes e fornecedores na IES que passam de 25.000€ para 3.000€ as obrigações declarativas.

Isto quer dizer que a EDP terá que informar à AT quem são os seus fornecedores com quem mantém relações comerciais de valor superior a 3.000€. Essa informação já vai apanhar muitos de nós.

Cps

Autor do tópico
Ferreira73
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Cps[/quote]

Resumindo:
Deve ser raro o produtor que consegue reaver todo o IVA gasto no equipamento .... certo ???[/quote]

De modo algum, pode recuperar o IVA do equipamento durante 10,15...100 anos, tudo isso depende do IVA que tem para abater ao crédito....quanto mais produzir mais IVA vai abater e "comer" o tal crédito...e desde que o IVA passou para 23% esse processo é muito mais rápido.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”