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Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado dez 19, 2009 2:15 pm
por azimute
jmap Escreveu:
volt Escreveu:
jmal Escreveu:e mais, assim os vizinhos não chegam a saber a que horas chegas a casa, à uma coisa que não entendo, como é possivel deixarem motas com essa a gasolina e outras fazerem tanto barulho a circular nas estradas, não entendo como podem ser legalizadas motas com um poder de fazer barulho sem terem de pagar no mínimo um imposto pela poluição sonora, é incrível, o fiat do tozerrvm teve de fazer o teste de ruído, será que estas motas também o fazem.
jah agora, estah previsto arrancar, para as motos, o mesmo "esquema" de inspecçoes periodicas (que têm os carros) a partir do proximo ano (salvo erro).
mas realmente, jah cheguei a entrar em casa com a ve de madrugada e... nada de vizinhas ah janela! acho que elas agora soh aparecem quando vou lavar a zona dos caes em tronco nu.
lol.
bem quanto às inspecções tenho sérias duvidas. metade ou mais das motas ficavam proibidas de circular. é um problema de que se fala há mesmo muitos anos mas não tem havido coragem para avançar porque tem uma dimensão incrível. assim costuma-se fechar os olhos um pouco aos motociclistas... até a polícia não lhe aplica as mesmas regras de trânsito e desculpa uma série de coisas que aos automoblistas não perdoa.
bem...relativamente as inspecções, nos açores para todas as motas, elas sao obrigatorias todos os anos desde dez. de 2004, por isso não temos muitas motas ruidosas, mas ainda assim existem os espertalhoes que usam escapes de rendimento e que para eles o gosto esta no acelarar e fazer rateres, mas ao serem interceptados pela policia, a motorizada é imediatamente aprrendida.

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado dez 19, 2009 2:41 pm
por serges
azimute Escreveu:
bem...relativamente as inspecções, nos açores para todas as motas, elas sao obrigatorias todos os anos desde dez. de 2004, por isso não temos muitas motas ruidosas, mas ainda assim existem os espertalhoes que usam escapes de rendimento e que para eles o gosto esta no acelarar e fazer rateres, mas ao serem interceptados pela policia, a motorizada é imediatamente aprrendida.
não me leves a mal mas nas 2 semanas que estive nos açores no ano passado, s miguel, havia disso as paletes assim como carros que faziam mais barulho que motas, o tuning por lá é permitido e de que maneira...
alias os condutores açorianos não são os melhores, pois andei com um carro alugado e andei sempre com o coração nas mãos... não faço de alguns todos mas não havia um dia sem que houvesse uma parvoíce enorme de causar um acidente!!!

voltando ao tópico, parabéns volt faltam mais uns quantos +ara começares a pagar outro pack de baterias!

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado dez 19, 2009 7:56 pm
por azimute
caro serges;
não nego que não existam, ainda ha muitos, mas ja foi muito pior. o pessoal dos tunning nos carros e nas motos, são sim maus condutores. só penssam em si...mas se por acaso passe-se no deposito da camara municipal, poderia (apreciar) a quantidade de viaturas apreendidas por esse motivo.

Re: A minha ZEV...

Enviado: sábado dez 19, 2009 9:16 pm
por serges
azimute Escreveu:caro serges;
não nego que não existam, ainda ha muitos, mas ja foi muito pior. o pessoal dos tunning nos carros e nas motos, são sim maus condutores. só penssam em si...mas se por acaso passe-se no deposito da camara municipal, poderia (apreciar) a quantidade de viaturas apreendidas por esse motivo.
é bom sinal!
fico feliz que exista quem cumpra!

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo dez 20, 2009 9:51 am
por azimute
amigo serges;
deculpem estar a comentar ainda algo off topic. se um dia voltar aqui, nao hesite em contactar-me para tomar a noção da realidade do que disse. relativamente aos veiculos electricos, exitem muito pouco a circular, mesmo motos, mas estou a tentar sensibilizar pela associação a que pertenço " amigos dos açores" para que os seus associados sejam os primeiros a dar o exemplo. muito em breve devo receber a minha scooter electrica, mesmo com tempo chuvoso, quero andar com ela.

Re: A minha ZEV...

Enviado: segunda dez 21, 2009 9:57 pm
por E-olica
texto integralmente moderador por fugir aos propósitos do forum e contrariar o regulamento, especialmente o artigo 1º.
usuário e-olica, com histórico de reincidência, vai ficar alguns dias sem postar nesse forum. se retornar com a carga atual, será banido(a) definitivamente, como todos aqueles que não concordam em conviver de forma harmoniosa dentro dos 4 cantos da tela.
luciano kaefer

Re: A minha ZEV...

Enviado: segunda dez 21, 2009 11:49 pm
por jmap
???

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo dez 27, 2009 12:37 pm
por Volt
vivas a todos.

desculpem esta pequena ausência. muita coisa aconteceu entretanto:
ontem, bati o meu recorde inferior de autonomia... . fiz 41 quilómetros até à "descarga profunda".
o frio e o novo controlo de motor mudaram radicalmente a minha autonomia. ainda não percebi qual dos dois é o maior culpado. neste momento, o mesmo trajecto (que me permitia fazer 30 quilómetros com 55% da carga), gasta 75% da carga da zev.

tenho outras novidades, mas a seu tempo conto...
boas festas.



ps: e viva o glorioso. .

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo dez 27, 2009 1:55 pm
por serges
controlo de motor?

a minha também senti uma perda grande perto de 30 a 40% de carga!

mas já não faço uma descarga profunda já á algum tempo a mais de 400kms...

proximamante vou tentar!

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo dez 27, 2009 2:23 pm
por marcopns
para fazer a descarga completa, não é possível por exemplo deixar as luzes acesas durante uns dias? assim não havia risco de ficar apeado...

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo dez 27, 2009 4:11 pm
por jmap
marcopns Escreveu:para fazer a descarga completa, não é possível por exemplo deixar as luzes acesas durante uns dias? assim não havia risco de ficar apeado...
em principio poderia ser uma boa ideia mas na realidade é muito perigosa porque:
- as luzes não são cortadas quando se entra na voltagem "perigosa" (low cut off) e como resultado a voltagem pode descer perigosamente e colocar em risco as baterias, podendo mesmo ocorrer uma inversão de polaridade nas células;
- a lâmpada precisa de ventilação senão sobreaquece;
- tenho sérias duvidas sobre o comportamento da electrónica perante tão longo período. acho arriscado fazer de beta tester.

Re: A minha ZEV...

Enviado: domingo dez 27, 2009 4:17 pm
por jmap
serges Escreveu:controlo de motor?

a minha também senti uma perda grande perto de 30 a 40% de carga!

mas já não faço uma descarga profunda já á algum tempo a mais de 400kms...

proximamante vou tentar!
eu também verifiquei quebras no desempenho antes da descarga profunda. calculo que tivesse dado para fazer cerca de 60 a 65km (mas não tenho a certeza porque não quis arriscar e carreguei um pouco a meio). agora já fiz a descarga completa mas como não trenciono fazer outra não consigo saber em quanto está a autonomia dela. é sabido que o frio baixa a voltagem, mas a carga está lá, só "não se mostra".

Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta dez 30, 2009 3:36 am
por elav
podias discriminar os euros que ja gastaste em manutenções e avarias nesses ecologicos 20000 km.
já agora sabes o preço de um motor novo?
actualmente qual o preço para substituir a bateria?

Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta dez 30, 2009 9:58 am
por Volt
elav Escreveu:podias discriminar os euros que ja gastaste em manutenções e avarias nesses ecologicos 20000 km.
já agora sabes o preço de um motor novo?
actualmente qual o preço para substituir a bateria?
não sei preços. já ouvi dizer que as baterias são cerca de 2 mil euros, mas não sei se isso é correcto. o jmap e o serges devem saber isso melhor que eu.

quanto aos gastos de manutenção, até hoje, tirando o pneu traseiro, foram zero... aos 16 mil kms precisei de um pneu traseiro novo que me custou cerca de 50 euros. nada mais. tive outros gastos, mas não considero manutenção:
- mudei os punhos (15 euros acho);
- coloquei uns suportes para o gps (50 e tal euros);
- comprei uma extensão (trocos);
- mudei a ficha que estava na ponta do cabo de alimentação ("troquinhos").



ps: não sei preços das baterias porque tenho 5 anos de garantia que ainda estão muito longe de esgotar...

Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta dez 30, 2009 10:29 am
por Volt
pois é, tenho mais novidades para dar.
eu sou um coleccionador de experiências. não sei o que mais me falta acontecer... .

recentemente, quando estava a colocar a zev a abastecer, reparei que um dos pinos da ficha (do "adaptador europeu") estava solto. apesar de estar na garantia, achei que não valia a pena deslocar-me a uma oficina por isto... assim, abri a ficha. um pedaço dela estava desfeito. calculo que este "adaptador europeu" não tenha sido pensado para aguentar a temperatura provocada pela grande quantidade de "quilowatt" que por ele passa. comprei uma ficha nova e troquei-a. ficou óptimo e ainda tive oportunidade de recordar os tempos de adolescente em que ajudava o meu tio electricista.

entretanto, mais recentemente, comprei uns punhos aquecidos. ainda não os montei, por isso, não vou adiantar muito mais...

mais recentemente, cheguei ao pé da zev no final de mais um dia de trabalho e, quem diria, o meu pneu traseiro "novo", estava furado. peguei no tapa-furos que anda sempre debaixo do banco e meti aquela "mistela" lá pra dentro. ficou curada e já fez mais uns 500 quilómetros entretanto. o prego que provocou o furo, esse, mantém-se lá e, em princípio, só sairá quando o pneu for trocado (daqui a uns 10 mil kms).

ainda mais recentemente, acabou-se a pilha da minha via verde. fui à loja deles (via verde) no saldanha residence e em 15 minutos "ganhei" uma pilha nova. custou 7 euros e meio. mas se durar tanto como a original (7 anos e meio) não me importo tanto com este custo exagerado (acho eu).


Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta dez 30, 2009 11:06 am
por hmgp
volt Escreveu:pois é, tenho mais novidades para dar.
eu sou um coleccionador de experiências. não sei o que mais me falta acontecer... .

recentemente, quando estava a colocar a zev a abastecer, reparei que um dos pinos da ficha (do "adaptador europeu") estava solto. apesar de estar na garantia, achei que não valia a pena deslocar-me a uma oficina por isto... assim, abri a ficha. um pedaço dela estava desfeito. calculo que este "adaptador europeu" não tenha sido pensado para aguentar a temperatura provocada pela grande quantidade de "quilowatt" que por ele passa. comprei uma ficha nova e troquei-a. ficou óptimo e ainda tive oportunidade de recordar os tempos de adolescente em que ajudava o meu tio electricista.

entretanto, mais recentemente, comprei uns punhos aquecidos. ainda não os montei, por isso, não vou adiantar muito mais...

mais recentemente, cheguei ao pé da zev no final de mais um dia de trabalho e, quem diria, o meu pneu traseiro "novo", estava furado. peguei no tapa-furos que anda sempre debaixo do banco e meti aquela "mistela" lá pra dentro. ficou curada e já fez mais uns 500 quilómetros entretanto. o prego que provocou o furo, esse, mantém-se lá e, em princípio, só sairá quando o pneu for trocado (daqui a uns 10 mil kms).

ainda mais recentemente, acabou-se a pilha da minha via verde. fui à loja deles (via verde) no saldanha residence e em 15 minutos "ganhei" uma pilha nova. custou 7 euros e meio. mas se durar tanto como a original (7 anos e meio) não me importo tanto com este custo exagerado (acho eu).
boas volt!

realmente... não esperava essa da ficha vindo da vectrix... mas o que vale é que não te acanhas!

obrigado pela partilha sobre essa parte da pilha da via verde. pensei que tinha que trocar de identificador e entrar naquela onda dos novos contractos e de "alugar" o identificador ou desembolsar uns €'s à cabeça para o ter sem ser em aluguer.

e quanto ao tapa furos, aconselhas algum em especial?


boas entradas!

Re: A minha ZEV...

Enviado: quarta dez 30, 2009 11:31 am
por Volt
hmgp Escreveu:realmente... não esperava essa da ficha vindo da vectrix... mas o que vale é que não te acanhas!
não creio que seja vinda da vectrix... por isso é que referi o facto de ser um adaptador "europeu". talvez tenha sido um adaptador do desenrasca para funcionar cá no burgo... ou então sou eu que tenho azar. enfim, nada de grave.
hmgp Escreveu:obrigado pela partilha sobre essa parte da pilha da via verde. pensei que tinha que trocar de identificador e entrar naquela onda dos novos contractos e de "alugar" o identificador ou desembolsar uns €'s à cabeça para o ter sem ser em aluguer.
pois... eu não aderi a nenhum contrato de aluguer (na altura nem havia). sei que a via verde pode ser alugada por 10€ ao ano ou comprada por 30€ (modalidades via verde). aconselho a compra. .
hmgp Escreveu:e quanto ao tapa furos, aconselhas algum em especial?
eu compro no modelo ou continente.
hmgp Escreveu:boas entradas!
para ti também.


Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta dez 31, 2009 11:38 am
por jmal
volt Escreveu:pois é, tenho mais novidades para dar.
eu sou um coleccionador de experiências. não sei o que mais me falta acontecer... .

recentemente, quando estava a colocar a zev a abastecer, reparei que um dos pinos da ficha (do "adaptador europeu") estava solto. apesar de estar na garantia, achei que não valia a pena deslocar-me a uma oficina por isto... assim, abri a ficha. um pedaço dela estava desfeito. calculo que este "adaptador europeu" não tenha sido pensado para aguentar a temperatura provocada pela grande quantidade de "quilowatt" que por ele passa. comprei uma ficha nova e troquei-a. ficou óptimo e ainda tive oportunidade de recordar os tempos de adolescente em que ajudava o meu tio electricista.

entretanto, mais recentemente, comprei uns punhos aquecidos. ainda não os montei, por isso, não vou adiantar muito mais...

mais recentemente, cheguei ao pé da zev no final de mais um dia de trabalho e, quem diria, o meu pneu traseiro "novo", estava furado. peguei no tapa-furos que anda sempre debaixo do banco e meti aquela "mistela" lá pra dentro. ficou curada e já fez mais uns 500 quilómetros entretanto. o prego que provocou o furo, esse, mantém-se lá e, em princípio, só sairá quando o pneu for trocado (daqui a uns 10 mil kms).

ainda mais recentemente, acabou-se a pilha da minha via verde. fui à loja deles (via verde) no saldanha residence e em 15 minutos "ganhei" uma pilha nova. custou 7 euros e meio. mas se durar tanto como a original (7 anos e meio) não me importo tanto com este custo exagerado (acho eu).

então mas vais andar com a "mistela" dentro do pneu os 10 mil kms ??? penso que esses produtos são apenas de desenrascanso, ao fim de algum tempo deixam de fazer efeito dentro do pneu e até te pode meter em causa a segurança.

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta dez 31, 2009 11:53 am
por jmap
tapar um furo não é um processo complicado mas penso que ele deve ter medo de voltar a tirar e por aquela roda...

Re: A minha ZEV...

Enviado: quinta dez 31, 2009 12:03 pm
por jmal
jmap Escreveu:tapar um furo não é um processo complicado mas penso que ele deve ter medo de voltar a tirar e por aquela roda...
a questão não é essa, é o que o material que tá dentro do pneu não vai durar muito tempo, e depois disso o pneu deixa de ser uniforme.