Uma bereco do dia a dia!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
segundo a legislação actual, há ciclomotores (velocidade limitada a 45km/h em plano), há motociclos inferiores a 50cc (alguns iguais aos ciclomotores mas sem limite de velocidade) e motociclos superiores a 50cc. todos parecidos, todos diferentes.
depois também existem alguns ciclomotores que não cumprem o que deviam, mas isso já cai fora do legal
depois também existem alguns ciclomotores que não cumprem o que deviam, mas isso já cai fora do legal
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Re: Uma bereco do dia a dia!
não se admirem...
num país onde se pintam os táxis pelo gosto do proprietário....
...e onde convivem chapas de matrícula de veículos com vários visuais (velhas, velhas modernizadas e novas).
já nada espanta
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já nada espanta
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Re: Uma bereco do dia a dia!
boas a todos!
li com atenção este tópico todo pois fui desafiado a lançar um clube para scooters eléctricas e como não percebo nada delas ando a pesquisar toda a informação. sou também administrador de um fórum sobre maxi scooters e possuo uma para as minhas deslocações casa-trabalho-casa.
depois de ler o que aqui foi escrito aprendi muita coisa sobre motas eléctricas e posso transmitir os meus conhecimentos sobre as de ci e utilizam de motas em geral.
uma 50cc pode durar 100.000 kms mas à custa de muita manutenção e reparações elevando o custo dela para 3 ou 4 vezes o valor de aquisição. as manutenções numa 50cc não se limitam a óleo (quer seja mistura ou 4t), travões, pneus etc. têm gastos com correias de transmissão, roletes, variador, embraiagem, etc. isto para dizer que a economia de uma eléctrica, desde que possua baterias com qualidade, é superior ao até aqui anunciado. os consumos de uma 50cc a 2t andam por volta dos 3.5 lts. e a 4t a 2 lts. contudo as 50cc a 4t são lentas, mais que uma eléctrica.
quando se circula de mota deve-se equipar a rigor, capacete, blusão e luvas são equipamentos "obrigatórios". sabemos todos que a lei só obriga ao capacete mas os outros dois elementos são igualmente importantes. a titulo de exemplo, os tendões das mãos ficam imediatamente por debaixo da pele. uma simples queda, até parado, pode provocar lesões graves.
para o serges, em caso de acidente, por muito insignificante que seja, desde que o capacete sofra algum impacto, deve ser substituído. eu sei que custa seguir esta regra mas é a nossa cabeça em jogo.
para terminar, antes de comprar uma mota sentem-se nela durante alguns minutos e vejam se ficam com os pés assentes no chão. para alguns motociclistas não é problema, mas para a grande maioria é um factor importante. infelizmente, mesmo que pudesse comprar, não poderia ter a vectrix por ser muito alta e não as aconselho a alguém com estatura inferior a 1.70
um pormenor, honda holiday não existe, existe sim a honda today, que é uma 50cc a 4t das mais económicas do mercado.
eu acredito nas eléctricas e quero comprar uma. infelizmente os receios económicos não me permitem nenhuma aventura nesta altura, por muito pequena que seja. assim que tiver uma oportunidade a minha mj400 vai ficar mais tempo na garagem.
qualquer coisa que precisem de ajuda sobre ciclomotores ou motociclos é só pedir.
li com atenção este tópico todo pois fui desafiado a lançar um clube para scooters eléctricas e como não percebo nada delas ando a pesquisar toda a informação. sou também administrador de um fórum sobre maxi scooters e possuo uma para as minhas deslocações casa-trabalho-casa.
depois de ler o que aqui foi escrito aprendi muita coisa sobre motas eléctricas e posso transmitir os meus conhecimentos sobre as de ci e utilizam de motas em geral.
uma 50cc pode durar 100.000 kms mas à custa de muita manutenção e reparações elevando o custo dela para 3 ou 4 vezes o valor de aquisição. as manutenções numa 50cc não se limitam a óleo (quer seja mistura ou 4t), travões, pneus etc. têm gastos com correias de transmissão, roletes, variador, embraiagem, etc. isto para dizer que a economia de uma eléctrica, desde que possua baterias com qualidade, é superior ao até aqui anunciado. os consumos de uma 50cc a 2t andam por volta dos 3.5 lts. e a 4t a 2 lts. contudo as 50cc a 4t são lentas, mais que uma eléctrica.
quando se circula de mota deve-se equipar a rigor, capacete, blusão e luvas são equipamentos "obrigatórios". sabemos todos que a lei só obriga ao capacete mas os outros dois elementos são igualmente importantes. a titulo de exemplo, os tendões das mãos ficam imediatamente por debaixo da pele. uma simples queda, até parado, pode provocar lesões graves.
para o serges, em caso de acidente, por muito insignificante que seja, desde que o capacete sofra algum impacto, deve ser substituído. eu sei que custa seguir esta regra mas é a nossa cabeça em jogo.
para terminar, antes de comprar uma mota sentem-se nela durante alguns minutos e vejam se ficam com os pés assentes no chão. para alguns motociclistas não é problema, mas para a grande maioria é um factor importante. infelizmente, mesmo que pudesse comprar, não poderia ter a vectrix por ser muito alta e não as aconselho a alguém com estatura inferior a 1.70
um pormenor, honda holiday não existe, existe sim a honda today, que é uma 50cc a 4t das mais económicas do mercado.
eu acredito nas eléctricas e quero comprar uma. infelizmente os receios económicos não me permitem nenhuma aventura nesta altura, por muito pequena que seja. assim que tiver uma oportunidade a minha mj400 vai ficar mais tempo na garagem.
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Re: Uma bereco do dia a dia!
obrigado meldias, para mim foi uma grande ajuda, é sempre bom ter uma boa opinião de quem tem experiência na matéria. reforça a ideia, para quem ainda não a tem, de que os ve´s e em especial as scooters elétricas são uma excelente escolha nos dias de hoje e de amanhã!meldias Escreveu:boas a todos!
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uma 50cc pode durar 100.000 kms mas à custa de muita manutenção e reparações elevando o custo dela para 3 ou 4 vezes o valor de aquisição. as manutenções numa 50cc não se limitam a óleo (quer seja mistura ou 4t), travões, pneus etc. têm gastos com correias de transmissão, roletes, variador, embraiagem, etc. isto para dizer que a economia de uma eléctrica, desde que possua baterias com qualidade, é superior ao até aqui anunciado. os consumos de uma 50cc a 2t andam por volta dos 3.5 lts. e a 4t a 2 lts. contudo as 50cc a 4t são lentas, mais que uma eléctrica.
quando se circula de mota deve-se equipar a rigor, capacete, blusão e luvas são equipamentos "obrigatórios". sabemos todos que a lei só obriga ao capacete mas os outros dois elementos são igualmente importantes. a titulo de exemplo, os tendões das mãos ficam imediatamente por debaixo da pele. uma simples queda, até parado, pode provocar lesões graves.
para o serges, em caso de acidente, por muito insignificante que seja, desde que o capacete sofra algum impacto, deve ser substituído. eu sei que custa seguir esta regra mas é a nossa cabeça em jogo.
para terminar, antes de comprar uma mota sentem-se nela durante alguns minutos e vejam se ficam com os pés assentes no chão. para alguns motociclistas não é problema, mas para a grande maioria é um factor importante. infelizmente, mesmo que pudesse comprar, não poderia ter a vectrix por ser muito alta e não as aconselho a alguém com estatura inferior a 1.70
um pormenor, honda holiday não existe, existe sim a honda today, que é uma 50cc a 4t das mais económicas do mercado.
eu acredito nas eléctricas e quero comprar uma. infelizmente os receios económicos não me permitem nenhuma aventura nesta altura, por muito pequena que seja. assim que tiver uma oportunidade a minha mj400 vai ficar mais tempo na garagem.
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Re: Uma bereco do dia a dia!
meldias bem vindo, começas mesmo com o pé direito e sim concordo contigo em tudo o que disseste em relação ao capacete,mas tive o azar de andar a limpar o alcatrão mas foi com o corpo felizmente o capacete não tocou no chão!
agradeço a tua participação e força com o teu projecto!
um abraço!
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: Uma bereco do dia a dia!
boas,
hoje pela primeira vez a minha bereco (e eu) apanhou uma verdadeira molha!
deixei-a fora de telha a pensar que não ia chover, mas parece que estava enganado.
quando estava para ir almoçar a casa ela já se encontrava à chuva à 2h, e ainda esperei mais 30min que a chuva diminuísse para que a molha não fosse tão grande.
o compartimento debaixo do banco onde tinha livros, carregador, etc(coisas que não gostam de água) estava impecavelmente seco! a única água que entrou foram umas gotitas para o compartimento das baterias, mas foi tão pouco que é insignificante comparando, por ex, com as baterias de camião que apanham com a chuva toda!
os meus colegas todos a dizerem que era desta que ia apanhar um choque, mas como é óbvio, nada, portou-se lindamente ate casa, com o mesmo desempenho como se tivesse sol.
o único problema que notei com a chuva, e não é bem um problema, é o relay dos piscas depois de desligar os piscas continuar a fazer barulho, mas com intervalos de tempo maior. depois de desligar a mota obviamente o barulho para, mas é tão baixinho e como não influencia nos sinais luminosos que não tem problema!
serges, desculpa estar a utilizar o teu tópico para colocar as minhas experiências, mas como as nossas scooters apenas diferem na cor, penso que seja desnecessário estar a criar o meu próprio tópico ficando os comportamentos das nossas scooters relatados todos juntos!
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hoje pela primeira vez a minha bereco (e eu) apanhou uma verdadeira molha!
deixei-a fora de telha a pensar que não ia chover, mas parece que estava enganado.
quando estava para ir almoçar a casa ela já se encontrava à chuva à 2h, e ainda esperei mais 30min que a chuva diminuísse para que a molha não fosse tão grande.
o compartimento debaixo do banco onde tinha livros, carregador, etc(coisas que não gostam de água) estava impecavelmente seco! a única água que entrou foram umas gotitas para o compartimento das baterias, mas foi tão pouco que é insignificante comparando, por ex, com as baterias de camião que apanham com a chuva toda!
os meus colegas todos a dizerem que era desta que ia apanhar um choque, mas como é óbvio, nada, portou-se lindamente ate casa, com o mesmo desempenho como se tivesse sol.
o único problema que notei com a chuva, e não é bem um problema, é o relay dos piscas depois de desligar os piscas continuar a fazer barulho, mas com intervalos de tempo maior. depois de desligar a mota obviamente o barulho para, mas é tão baixinho e como não influencia nos sinais luminosos que não tem problema!
serges, desculpa estar a utilizar o teu tópico para colocar as minhas experiências, mas como as nossas scooters apenas diferem na cor, penso que seja desnecessário estar a criar o meu próprio tópico ficando os comportamentos das nossas scooters relatados todos juntos!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
mix,
aqui fica uma dica, para resolveres esse pequeno barulho dos piscas.
para resolver esse problema... faz o seguinte:
- abre o compratimento do guiador tirando os parafusos que estão por baixo na parte plastica preta.
lá dentro tens o relé dos piscas... saca o relé dos piscas do apoio e embrulha o rele dos piscas numa saca plasctica de modo a que quando chova não entre água. usa fita isoladora para que o plastico fique bem agarrado ao rele. volta a colocar o rele no mesmo local e fecha o compratimento do guiador.
assim o rele dos piscas não volta a fazer barulho.
só detectamos esse problema em meados de agosto 2007, por isso não deu tempo de aplicarmos este "patch" às motas já vendidas, ehehe.
de qualquer maneira aqui fica como se resolve o problema. todos os outros proprietários podem fazer o mesmo caso detectem esse barulho.
eduardo
ecomotores.com
aqui fica uma dica, para resolveres esse pequeno barulho dos piscas.
para resolver esse problema... faz o seguinte:
- abre o compratimento do guiador tirando os parafusos que estão por baixo na parte plastica preta.
lá dentro tens o relé dos piscas... saca o relé dos piscas do apoio e embrulha o rele dos piscas numa saca plasctica de modo a que quando chova não entre água. usa fita isoladora para que o plastico fique bem agarrado ao rele. volta a colocar o rele no mesmo local e fecha o compratimento do guiador.
assim o rele dos piscas não volta a fazer barulho.
só detectamos esse problema em meados de agosto 2007, por isso não deu tempo de aplicarmos este "patch" às motas já vendidas, ehehe.
de qualquer maneira aqui fica como se resolve o problema. todos os outros proprietários podem fazer o mesmo caso detectem esse barulho.
eduardo
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Re: Uma bereco do dia a dia!
boas
a chuva ainda não me afectou mas o frio sim, pois a autonomia da minha mota desceu assustadoramente já que estava habituado a anadra pertod s30km de autonomia, no outro dia a noite fui aos meus pais, massamá ida e volta 20km fiquei quase pendurado... já que perto da minha casa tenho uma pequena subida a mota no fim da mesma já desligava se!
sinto que as baterias não estão a ser o que eram e acredito que o frio tenha ajudado mas abaixo de 20km de autonomia acho francamente pouco! já fiz mais testes e o que antes fazia 3 a 4 idas e voltas, no trajecto trabalho casa, casa trabalho agora fico me por 2 a 3 o que noto uma diferença enorme no desenvolvimento da mota quando quero que ela de a 3º volta e por vezes tenho de diminuir a velocidade se quero chegar a casa! tamb´´em tenho apanhado temperaturas inferiores a 5cº mas...
podes relatar o decréscimo de autonomia da tua mix!
sem stress sempre enriquecemos este diário de bordo de nós todos com este modelo!mix Escreveu:serges, desculpa estar a utilizar o teu tópico para colocar as minhas experiências, mas como as nossas scooters apenas diferem na cor, penso que seja desnecessário estar a criar o meu próprio tópico ficando os comportamentos das nossas scooters relatados todos juntos!
a chuva ainda não me afectou mas o frio sim, pois a autonomia da minha mota desceu assustadoramente já que estava habituado a anadra pertod s30km de autonomia, no outro dia a noite fui aos meus pais, massamá ida e volta 20km fiquei quase pendurado... já que perto da minha casa tenho uma pequena subida a mota no fim da mesma já desligava se!
sinto que as baterias não estão a ser o que eram e acredito que o frio tenha ajudado mas abaixo de 20km de autonomia acho francamente pouco! já fiz mais testes e o que antes fazia 3 a 4 idas e voltas, no trajecto trabalho casa, casa trabalho agora fico me por 2 a 3 o que noto uma diferença enorme no desenvolvimento da mota quando quero que ela de a 3º volta e por vezes tenho de diminuir a velocidade se quero chegar a casa! tamb´´em tenho apanhado temperaturas inferiores a 5cº mas...
podes relatar o decréscimo de autonomia da tua mix!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
boas, como comecei a andar a apenas +/- um mês nunca tive autonomias acima de 45km pois também nunca tive temperaturas acima dos 15ºc, mas ultimamente, com a descida de temp, tenho feito sensivelmente 30km e ela tem-se portado bem. penso que dava um pouco mais, mas também não arrisco.
outro factor para que eu tenha possivelmente mais autonomia é o facto de ainda só ter feito quase 900km, comparado com os teus 2 mil e tal,
também não sei quanto pesas, mas eu sou levezinho 60kg!
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outro factor para que eu tenha possivelmente mais autonomia é o facto de ainda só ter feito quase 900km, comparado com os teus 2 mil e tal,
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Re: Uma bereco do dia a dia!
pois sou mais comprido é o peso dos ossos... 76kg 1.87 de altura!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
excluindo motor, controlador e baterias.
existe mais alguma diferença entre a bereco 2.5kw para a evo?
existe mais alguma diferença entre a bereco 2.5kw para a evo?
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Re: Uma bereco do dia a dia!
as rodas, são maiores e mais largas e parece me mais comprida de chassi!!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
sei que pelo menos a suspensão também vai ser diferente e vai ter também travão de disco a traz!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
serges,
a tua mota tem algum problema... desconfio que deve estar relacionado com um problema de as rodas estarem a travar mais do que devem, e isso está a afectar a autonomia...
se a mota não fizer mais de 30km no verão... (pelo menos)... têm que se fazer alguma koisa.
possivelmente trocar travões (frente ou tras), ou mesmo trocar rolamentos das rodas.
se o problema for das baterias... trocam-se as baterias... vou a lisboa no fim de semana de 8 de dezembro, e aí vejo isso...
relativamente à evo:
adicionalmente ao que foi dito a mota tem depois travões de disco à frente e a trás...
já agora, o que lhe a faz ser tão diferente da bereco 2500w são as rodas mais largas e maiores. isto da-lhe a estabilidade que precisa para poder andar a 80km/h (ou até mais numa descida maior).
já agora digo-vos a evo não tem nada a ver com a 2500w (nada mesmo). todo o comportamento é diferente.
mas isso só andando nela e vendo.
eduardo
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a tua mota tem algum problema... desconfio que deve estar relacionado com um problema de as rodas estarem a travar mais do que devem, e isso está a afectar a autonomia...
se a mota não fizer mais de 30km no verão... (pelo menos)... têm que se fazer alguma koisa.
possivelmente trocar travões (frente ou tras), ou mesmo trocar rolamentos das rodas.
se o problema for das baterias... trocam-se as baterias... vou a lisboa no fim de semana de 8 de dezembro, e aí vejo isso...
relativamente à evo:
adicionalmente ao que foi dito a mota tem depois travões de disco à frente e a trás...
já agora, o que lhe a faz ser tão diferente da bereco 2500w são as rodas mais largas e maiores. isto da-lhe a estabilidade que precisa para poder andar a 80km/h (ou até mais numa descida maior).
já agora digo-vos a evo não tem nada a ver com a 2500w (nada mesmo). todo o comportamento é diferente.
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Re: Uma bereco do dia a dia!
boas eduardo, como sabes isto é um diário de bordo por isso coloco tudo sobre o mesmo, no que toca a mota queixo me dos sintomas que apresenta mas creio que travões não seja como tive uma revisão aos mesmos notei até que andava mais, mas no caso das baterias é realmente estranho, mas nada como tu para ajuizares tal, a tua assistência técnica nunca falhou por isso em mais uma vez mostras tal daí é bom para todos verem!edupatorod Escreveu:serges,
a tua mota tem algum problema... desconfio que deve estar relacionado com um problema de as rodas estarem a travar mais do que devem, e isso está a afectar a autonomia...
se a mota não fizer mais de 30km no verão... (pelo menos)... têm que se fazer alguma koisa.
possivelmente trocar travões (frente ou tras), ou mesmo trocar rolamentos das rodas.
quanto a evo é uma mota já mota séria pois 80km/h é algo que é necessário existir mais segurança que na bereco tradicional, o caso da suspensão e por fim discos atrás e á frente, muito bom em termos de características e com estes extras todos creio que é uma cereja no topo de um bolo já que é neste momento o que existe entre a bereco 2500 e a vectrix se vier para o mercado é a solução necessário com baixo custo!
abraços!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
boas,
jcsa, estou a fazer uma lista de ve's que participam por cá, gostaria de saber se posso contar contigo!
obrigado!
aqui!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
a barreira dos 1000km em ev já foi ultrapassada na minha bereco
ia debaixo de uma enorme chuvada e mesmo assim tirei foto com o tlm, não ficou grande coisa, mas os 1kkm feitos em ev tinham que ficar documentados
ela tem dado alguns problemas devido à chuva, como a caminho da reunião cá em coimbra, de vez em quando deixava de acelerar, mas as luzes continuavam todas ligadas e o voltímetro também no máximo, isto com menos de 10km percorridos, mas depois de ligar e desligar, a chave, la voltada a andar.
hoje fiz +/- o mesmo percurso e a intensidade da chuva era muito maior e ela falhou 2 vezes ambas a descer e por breves momentos (1segundo) como se tivesse carregado no travão e largado logo. ontem, não choveu, e também não deu nenhum problema, mas deve ser algum mau contacto das fixas pois como andei a tapar o rele dos piscas posso ter deixado algo mal ligado, tenho que ver com tempo!
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ia debaixo de uma enorme chuvada e mesmo assim tirei foto com o tlm, não ficou grande coisa, mas os 1kkm feitos em ev tinham que ficar documentados
ela tem dado alguns problemas devido à chuva, como a caminho da reunião cá em coimbra, de vez em quando deixava de acelerar, mas as luzes continuavam todas ligadas e o voltímetro também no máximo, isto com menos de 10km percorridos, mas depois de ligar e desligar, a chave, la voltada a andar.
hoje fiz +/- o mesmo percurso e a intensidade da chuva era muito maior e ela falhou 2 vezes ambas a descer e por breves momentos (1segundo) como se tivesse carregado no travão e largado logo. ontem, não choveu, e também não deu nenhum problema, mas deve ser algum mau contacto das fixas pois como andei a tapar o rele dos piscas posso ter deixado algo mal ligado, tenho que ver com tempo!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
mix
qual é o teu equipamento de protecçao para a chuva?
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Re: Uma bereco do dia a dia!
até agora tenho utilizado apenas um casaco de penas impermeável, mas tenho de arranjar algo para as pernas pois eu ponho-as no meio da mota e a chuva frontal não afecta, mas a água que escorre pelo casaco molha um pouco a zona das coxas. uma "manta" impermeavel deveria ser o suficiente, mas como não deve dar muito jeito terei que procurar umas calças mesmo!
como quando chove não faz muito frio quando chego ao destino tiro o casaco e deixo-o a secar!
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Re: Uma bereco do dia a dia!
no mínimo deverias ter um casaco com protecções e calças impermiavéis, epa as calças na sportzone são a 20€ não me digas que são caras!
o casaco já é mais caro mas merece a pena!
luvas tenho pena de o meu orçamento ter reduzido imenso devido a ter comprado o casaco mas nada como ter um gore tex a proteger te da chuva é material que nunca mais compras!
o casaco já é mais caro mas merece a pena!
luvas tenho pena de o meu orçamento ter reduzido imenso devido a ter comprado o casaco mas nada como ter um gore tex a proteger te da chuva é material que nunca mais compras!
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