Uma bereco do dia a dia!

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

RuFuS
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am

Re: 4500 Kms - Baterias começam a fraquejar

Mensagem por RuFuS »

serges Escreveu:para o ano talvez seja cedo dizer mas vai sofrer um upgrade nas baterias já que estas deixam me muito mal, ao que antes fazia 50km de autonomia agora vou nos 40 quando não 30... claro está ando muito no para arranca e com semaforos e obras aqui na zona é mais fácil gastar mas no entanto alegro me em dizer que no fim de novembro tenho a bereco paga, sem recorrer aos almoços só falando nos poucos kms feitos e nas mensalidades do parque pagas (mota não paga) e combustivel que poupei e kms que não fiz no meu vegetariano! tudo isto soma se a manutenção do mesmo...

mais tarde mostro então os valores!
qts km's já fizeste? 1700km? as baterias já acusam desgaste? já não tens a mesma autonomia que tinhas qd a compraste? isso não será de a teres sempre ligada à corrente (casa+colombo)?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas

Mais de 70.000km a electrões em 5 anos... ;)

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Re: Uma bereco do dia a dia!

Mensagem por serges »

olá se leres bem o meu diário de bordo percebes que não faço isso deixo chegar perto da reserva e depois coloco a carga!

tenho é deixado a chegar menos perto da reserva sei que faço os 40km de autonomia mas não os 40km largos que fazia antes...

quando chegar aos 2000km mostro!

um abraço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pois é pessoal já cheguei aos 2000km, não é um grande marco mas para mim é muito importante, creio que a dita está a altura do seu dono, a menina portou se bem até agora, tenho as contas para fazer e as informações todas para postar, posso dizer que a mota já passou os 70% do valor nela investido, mas depois deixo com os números!

já teve mão de profissional para ver o que se passava com os travões depois do que vi é algo que todos devem ver já que é de todo muito importante senão o mais importante!

problemas nenhuns relevantes até agora só uma suspeita mas nada que o eduardo já não tenha curiosidade em que que quer tirar as duvidas da coisa...

os ciclos de carga aumentaram em mais 10, dos quais 5 foram provocados por mim já que era necessário umas viagens mais longas e que precisava de toda a autonomia possível, assim toca a carregar mais cedo!

custos, poucos ou nenhuns nas cargas já que foi tudo carregado no trabalho dos 35 ciclos 3 foram carregados em casa... os gastos esses não cegam a 1€ em electricidade!

mais tarde conto tudo, prometo!

alias as contas são favoráveis a uma nova bereco... quase...
Mapa dos pontos de carga

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

boas, venham então dai essas experiências, principalmente as dos travões, pois o que mais me chateia na minha é o travão da frente que esta sempre a travar um pc a roda.
hoje vinha a fazer uma descida longa e lembrei-me de travar apenas com o travão da frente para ver se gastava as pastilhas de modo a elas não travarem constantemente a roda, enquanto não a levo a uma oficina, e quando cheguei ao final da descida o travão da frente começou a chiar em andamento, só mm quando travava é que ele se calava, parei, deixei o disco arrefecer e deixou de fazer o barulho, mas travou sempre bem, era só a chiadeira como se tivesse o disco empenado.
acredito que se fosse a combustível fóssil não notasse a chiadeira....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

então vamos a contas!

contas fixas que detinha, 25€ mês para estacionar o carro no parqueamento para trabalhar, pagava na altura também passe de metro para poder ir para qualquer lado em lisboa, pois de carro é impossível, 27€ e por fim o combustível!

então posto isto tenho desde fevereiro, vão 9 meses!

contas!

9*35+9*27= 558€ só nas despesas!

agora a parte engraçada da coisa, desde que tenho a bereco andei perto de 5000km com o carro já que foi de férias para a costa alentejana e graças ao lés a lés foi onde fiz mais de metade dos km que o carro tem, os depósitos incrível ou não gastava 2 depósitos por cada mês, ora agora gasto 1 por cada 3 meses!

depósitos poupados 18-3= 15!!! não fiz contas com o gasóleo quando esteve mais elevado mas sim ma média de 60€ o depósito!
15*60= 900€
não difgo que a bereco poupou todos esses depósitos já que no fundo tenho pouco mais de 2000km as aquelas pequenas voltinhas de ir ao supermercado, banco etc coisa de 1 ou 2km comecei a fazer a pé e a mota para algo mais longe consegui ecomizar bastante! já para não falar o quanto adiei a revisão já que terei de a fazer só mesmo porque passou um ano e não pelos km's...

gastos com a bereco desde que a tenho,

11 cargas em casa das 60 totais, o que perfaz 11*kwh gastos dá +/-2.5€ mais uma pequena manutenção feita nos travões 50€, pastilhas, calços tudo revisto e molas substituídas que seguravam os calços, despesas totais 52,5€+ seguro 65€

resultado (900+558) 1458€ - 117.5€ (52.5+65) = 1340.5€

posto isto mais uns 3 meses (1 ano) e já terei a mota paga!

para o ano logo se vê que novidade que novos projectos, pois esta menina fez o seu serviço!

tenho a agradecer ao barrocas a sua rápida intervenção na manutenção dos travões (serviço 5 estrelas, ainda me deu umas dicas valentes de coisas que tinha dadas como certas que eram assim e afinal havia outra forma) já que estava mesmo necessitada pois estava a travar mesmo o desempenho da menina, e também ao meu pai por ter verificado tudo o resto, acho que gostou da menina e vai ficar em família se algum dia a quiser vender!

resultado não percebo com não se vendem mais...

ah agora perguntem o que se fez ao dinheiro poupado, pois uma bimby para a miuda e um lcd para mim junto com uma xbox para o quarto, ah e tal depois para o ano...
Mapa dos pontos de carga

pulka
Dirigente ANE
Dirigente ANE
Registado: terça set 23, 2008 6:41 pm

Mensagem por pulka »

tenho falado com muita gente sobre os veículos eléctricos e facilmente te posso responder porque não se vendem mais:

pontos de carregamento!!

em lisboa a maioria das pessoas não tem condições para carregar. é tão simples quanto isto. contacto diariamente com muita gente e está tudo maravilhado com a mota. mas ficam imediatamente desanimados com a estória dos carregamentos.

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

com um pouco de boa vontade isso vai mudar!

depois temos de falar! alias espero que este ano já tenha novidades!
Mapa dos pontos de carga

electric black
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta ago 15, 2008 4:02 pm

Mensagem por electric black »

tens razão serges.
é preciso é que as pessoas ponham em prática as acções necessárias para que se possa ter mais pontos de carregamento como é o caso do nosso amigo mix que está a desenvolver esforços aqui por coimbra. seguindo o teu exemplo de contactar empresas do sector comercial desta cidade universitária. e porque não as universidades a ter os referidos pontos de carga, trata-se de um caso de educação/formação. não ?
bem hajas: serges, mix, ....
obrigado pela iniciativa.

nota: um dia vamos ser como a china. tudo a circular de scooters. (elétricas)
e-max 110s Preta 8.205Km desde 15-08-2008

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

eu depois vou apresentar um projecto que ajude também esses estabelecimentos mas para já sigilo absoluto, espero ter resposta dia 10 de dezembro e aprtir daí mostro como funciona o dito sistema.

mas uma coisa garanto ninguém fica a perder!

aguardem pois a associação não dorme, está sempre em constante batalha e brevemente vai ser mais uma, ganha!
Mapa dos pontos de carga

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master
Registado: segunda jul 30, 2007 3:08 pm

Mensagem por edupatorod »

caros,

eu pessoalmente acho que as pessoas não compram mais scooters eléctricas, porque a mente ainda não está aberta o suficiente para este tipo de veículos... são muitos anos a andar a gasolina. a mente, a sociedade, a economia está feita para
a gasolina...

por exemplo ainda ontem vieram aqui ver as scooters uns clientes que eram carteiros. diziam que faziam 21km diarios.
eles queriam apenas experimentar as scootes no trabalho e eu pronto lá me mostrei disponivel para na pior das hipotestes eles ao fim de 6 meses se quisessem eu voltava-lhes a comprar a scooter por menos 400 do pvp, porque eles queriam apenas experimentar. eu a dizer-lhes que como os ctt lhes pagavam ao km... eles não iam querer que eu lhes voltasse a comprar a scooter porque iam poupar tanto dinheiro... que nem em trocar queriam pensar. se eu depois lhes ligasse a dizer: " então querem devolver..." eles só iam dizer: "´voces está parvo ??" eheheh

e os camones ainda disseram que iam pensar... ehehe eu até me riu... só de pensar no dinheiro que estas pessoas estão a por fora...
como é que é possivel!?!??!
quando nos metemos com a importação de veículos, claro que queriamos ganhar dinheiro, mas a principal razão para nos metermos nisto foi que acreditamos que isto era uma solução real para melhorar as condições de vida das pessoas e da sociedade.

já agora... serges, a evo tu vais querer experimentar. é o "poder eléctrico nas estradas...". está para muito breve... apenas estamos a finalisar uns detalhes no nosso bereco lab.

eduardo
ecomotores.com

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

pois eduardo já ouvi falar maravilhas dela, mas bolas é um valor justo mas para mim se não tivesse gasto o dinheiro que poupei com a bereco!!!!

upa upa, pois é muito fixe e era tudo o que precisava!

não queres me alugar uma! eh eh eh!
Mapa dos pontos de carga

Nunio
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm

Mensagem por Nunio »

é verdeade eduardo,

a mente de certas pessoas é uma coisa incíivel...
como já disse no meu diário de bordo, tenho um colega que vai de jipe para o trabalho. aquela coisa bebe 13 litros de gasóleo aos 100. ele farta-se de se queixar que o jipe bebe muito, mas quando eu lhe mostrei a bereco...
ele prefere ir a 70km/h e a gastar 15 euros aos 100 que fazer os 3 ou 4 kms a 45km/h e a gastar 4 ou 5 euros aos 1000 (não me enganei, é mesmo aos mil kms)
claro que não estou a fazer contas à manutenção, porque aí seria bastante maior a diferença...

então parece que a evo esta mesmo a sair...
eu também vou querer experimentar, mas depois entro em contacto contigo...

bons kms e bons comentários
nunio

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

nunio Escreveu:é verdeade eduardo,

a mente de certas pessoas é uma coisa incíivel...
como já disse no meu diário de bordo, tenho um colega que vai de jipe para o trabalho. aquela coisa bebe 13 litros de gasóleo aos 100. ele farta-se de se queixar que o jipe bebe muito, mas quando eu lhe mostrei a bereco...
ele prefere ir a 70km/h e a gastar 15 euros aos 100 que fazer os 3 ou 4 kms a 45km/h e a gastar 4 ou 5 euros aos 1000 (não me enganei, é mesmo aos mil kms)
claro que não estou a fazer contas à manutenção, porque aí seria bastante maior a diferença...

então parece que a evo esta mesmo a sair...
eu também vou querer experimentar, mas depois entro em contacto contigo...

bons kms e bons comentários
nunio

quando se montarem numa evo nunca mais vão querer sair.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

sim,

quando tivermos o modelo final da evo mota vai haver oportunidade para todos testarmos... estamos apenas a finalizar alguns detalhes, no bereco lab.

nuno, quando tivermos a mota depois digo-te. se calhar até passo aí para a veres.

eduardo
ecomotores.com

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça nov 04, 2008 11:33 am

Mensagem por marcoluz »

chiça evo, devias ter aparecido mais cedo !

muito bom e será incluída na categoria de ciclomotores?
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caros,

sobre a homologação (espero não me estar a colocar informação já repetida).
em portiugal existem dois tipos de motociclos:

- motociclo com clindrada superior a 50cc (só estes podem circular nas autoestradas).
- motociclo com clindrada inferior a 50cc (não podem circular em auto-estradas).
ambos com velocidades máximas oficiais declaradas de mais de 45km/h.

agora tentado aplicar isto aos veículo eléctricos, a clindrada não pode ser factor de classificação. conforme me disseram numa escola de condução, o codigo da estrada não menciona como se classificam veículos que não têm clindrada (clindrada zero) e que tem vel. max superior a 50cc (é pra verem o quanto a sociedade está feita para o petroleo, ehehe).

então o que penso que o imtt vai fazer (segundo a escola de condução me disse) é: todos os veículos electricos com potencia iguai ou superior a 4kw e velocidade max. mais de 45km/h (a evo tem declarado 5.5kw e vel max de 75km/h) vão ser motociclos sup a 50cc. e vão poder andar na auto-estrada.

no caso particular da evo não se coloca qualquer duvida, porque 5.5kw é superior a 4kw... portanto é um motociclo que pode andar na auto estrada... agora no caso da voltio a homologação tem declarado 4kw e vel max. 80km/h. portanto aqui poderia haver dúvida. caso se classifique como motociclo inferior a 50cc já não podia andar nas autoestradas.

eduardo
ecomotores.com

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

edupatorod Escreveu:caros,

sobre a homologação (espero não me estar a colocar informação já repetida).
em portiugal existem dois tipos de motociclos:

- motociclo com clindrada superior a 50cc (só estes podem circular nas autoestradas).
- motociclo com clindrada inferior a 50cc (não podem circular em auto-estradas).
ambos com velocidades máximas oficiais declaradas de mais de 45km/h.

agora tentado aplicar isto aos veículo eléctricos, a clindrada não pode ser factor de classificação. conforme me disseram numa escola de condução, o codigo da estrada não menciona como se classificam veículos que não têm clindrada (clindrada zero) e que tem vel. max superior a 50cc (é pra verem o quanto a sociedade está feita para o petroleo, ehehe).

então o que penso que o imtt vai fazer (segundo a escola de condução me disse) é: todos os veículos electricos com potencia iguai ou superior a 4kw e velocidade max. mais de 45km/h (a evo tem declarado 5.5kw e vel max de 75km/h) vão ser motociclos sup a 50cc. e vão poder andar na auto-estrada.

no caso particular da evo não se coloca qualquer duvida, porque 5.5kw é superior a 4kw... portanto é um motociclo que pode andar na auto estrada... agora no caso da voltio a homologação tem declarado 4kw e vel max. 80km/h. portanto aqui poderia haver dúvida. caso se classifique como motociclo inferior a 50cc já não podia andar nas autoestradas.

eduardo
ecomotores.com
não concordo nada relativamente ás caracterisiticas necessárias para serem classificadas como motociclo >50cc.

quase todos os motociclos <50cc (a ci) existentes no mercado têm uma força superior a 4kw e velocidades máximas >45km/h. não faz sentido nenhum...

nem mesmo, aqui entre nós, um motociclo com vel. máx de 75km/h deveria poder andar nas ae´s.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

caro,

o que disse em cima é o que está na código da estrada: "2 lei".
se quiseres podem arriscar, agora sujeitam-se a apanhar uma "porrada"... ehehe

eduardo
ecomotores.com

marcoluz
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por marcoluz »

edupatorod Escreveu:caro,

o que disse em cima é o que está na código da estrada: "2 lei".
se quiseres podem arriscar, agora sujeitam-se a apanhar uma "porrada"... ehehe

eduardo
ecomotores.com
caro eduardo,

sublinhei o facto que existem motociclos que deveriam estar na categoria de ciclomotores e não o contrário.
Ecoglady Liberty 2.0
5380 Kms

edupatorod
Patrocinador Master
Patrocinador Master

sim é verdade...

há ciclomotores a gasolina que são verdadeiros motociclos...

eduardo
ecomotores.com

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”