Página 32 de 38

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 7:58 am
por O_volt
Mas tem algum cuidado especial com a mota? Carregamentos preferidos ou preteridos? Sw diferente? Mudaste alguma celula? Ou ainda são daquelas chinesas que há uns anos tanto alguns temiam?

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 9:11 am
por Jorge Rocha
rocker_pt Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:Fonix.. Tu no fim do trabalho deves andar a dar uns passeios só para fazer kilometros...
He he he...mas nada de mais. Apenas que a uso sempre no dia a dia pois é o meu veiculo de transporte, quer esteja sol, chuva ou vento.
Neste momento o BMS já está a fazer o seu trabalho para amanha eu poder arrancar de novo para mais 40km
bms.jpg
Por vezes as pessoas não percebem como se fazem tantos Km de mota eléctrica, exactamente porque não se conseguem imaginar deslocando-se para todo o lado com apenas esse meio de transporte.
Esta é uma atitude de muito espírito de sacrifício, não tanto pela compensação económica, mas mais pela ecológica. Há pessoas que também não se acreditam nestas atitudes por este ultimo facto (da compensação ambiental). Temos todos que ainda aprender muito (desaprender em alguns aspectos) para que possamos viver em tranquilidade por muitos mais anos neste planeta, o único possível para a vida.


Esse BMS tem algumas vantagens em relação ao outro original quando bom:
-Tensão de corte por alta aos 3,75V
-Balanceamento até aos 3,50V
-Tensão de corte por baixa aos 2,50V
-Potencia de carga de 32A continuos
-Medições das células isoladas do circuito de potencia.
-Led's azuis (para quem é do FCP) ;)
O_volt Escreveu:Mas tem algum cuidado especial com a mota? Carregamentos preferidos ou preteridos? Sw diferente? Mudaste alguma celula? Ou ainda são daquelas chinesas que há uns anos tanto alguns temiam?
Penso que o rocker_pt é um condutor experiente e cauteloso, onde tem especial cuidado com o cair da tensão das células. Quando verifica isso, diminui o acelerador.

Este cuidado é realmente muito bom, já que as células não gostam de andar em trabalho com tensões abaixo das nominais... passo a explicar.
Sabendo que a tensão nominal é de 3,20V, andar com descargas de corrente que promovam o abaixamento desta tensão trará mais stress às células.
Normalmente, com o frio isso é quase inevitável, mas ainda assim se deve ter em conta quando a tensão baixa muito.
Também quando a capacidade desce dos 50%, a facilidade de ver a tensão cair é muito maior, daí o rocker_pt dizer que faz apenas 40Km (certamente até aos 50% da capacidade do pack), pois depois disso verifica um forte abaixamento da tensão, e então teria de andar muito devagar para não promover o stress às células.

Mesmo sem ele saber exactamente disto tudo, o coloca em pratica, talvez por ser sensível e por ter tido outras experiências com os seus anteriores veículos eléctricos, ainda com baterias de chumbo.

Corrigem-me se estiver enganado...

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 9:16 am
por rocker_pt
O_volt, são as celulas originais. Nunca foram mechidas. Parece que o diacho das células são resistentes.
Por acaso agora que relembras, no início todos nós equacionávamos quantos quilómetros é que estas baterias poderiam fazer e se compensaria o investimento em células lítio.
Estes 90 000 km se fossem feitos num carro a gasolina/diesel em contas redondas daria uma despesa próxima de 9 000€ em combustível.

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 9:38 am
por O_volt
rocker_pt Escreveu:O_volt, são as celulas originais. Nunca foram mechidas. Parece que o diacho das células são resistentes.
Por acaso agora que relembras, no início todos nós equacionávamos quantos quilómetros é que estas baterias poderiam fazer e se compensaria o investimento em células lítio.
Estes 90 000 km se fossem feitos num carro a gasolina/diesel em contas redondas daria uma despesa próxima de 9 000€ em combustível.
Ainda bem que está tudo a correr bem, e que tudo não passou de um Velho do Restelo.
Porém, vai relatando a tua experiência única, pois este pack "intacto" ensina-nos muita coisa sobre procedimentos ótimos a ter em conta.
Penso que a resistência interna irá agora aumentar, mas a tua condução ajudará de certeza. Porém, caso algo corra menos mal, sei que vamos aprender graças ao teu pioneirismo e sacrifício, que apenas posso recompensar com as minhas palavras.
Este DB é único, pois incentiva outros a "litizar" ótimas motas, pois sabem que as baterias de lítio afinal vieram para nos convencer...mas já foi há 5 anos! Por isso devemos olhar para o presente com menos receio e mais confiança em soluções audazes.

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 10:12 am
por marcopns
Parabéns pela marca. Daqui a nada tens uma mota nova com 0km :D

Eu vou muito atrás com 59 000km sem nenhum problema no pack. Sempre tive esse cuidado que falam. Eu vejo o voltímetro como um instrumento que me indica o nível de stress do pack. Quando o ponteiro descia demasiado eu aliviava o acelerador.

Sabendo que a RI aumenta com o frio, o Jorge isolou o pack que agora mantém a temperatura das células mais elevadas e as tensões de trabalho mais altas. É algo que recomendo ao Rocker_pt.
Também adicionei 30ah em paralelo, conto agora com 90ah, pois continuo a achar que esta mota vale cada cêntimo que gastei nela. Há dias fiz 180kms com uma carga!

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 11:36 am
por Mumia
marcopns Escreveu:.... Há dias fiz 180kms com uma carga!
:shock: :shock: :shock: nosssaaaaaaaaaaa que biolência moço.... :o

que velocidade foste em média? :)

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 11:37 am
por O_volt
Mumia Escreveu:
marcopns Escreveu:.... Há dias fiz 180kms com uma carga!
:shock: :shock: :shock: nosssaaaaaaaaaaa que biolência moço.... :o

que velocidade foste em média? :)
O Marcopns vive numa planície, já no Leaf consegue consumos invejosos!

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 11:41 am
por Mumia
aaaahhhhhhhhhh tinha de haver aí algo ehehehehe malandro pá!!! sortudo!!! :lol: :lol: :lol:

Mas ainda assim.... que bolência... :shock:

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 11:54 am
por marcopns
Fui a 50-55km/h. Não é fácil, são quase 4 horas em cima da mota! Deu-me um consumo na tomada de 4,3kwh/100km.

No Leaf no passado sábado fiz 145km numa viagem a Coimbra com o CB a mostrar 25km de autonomia restante, a condução foi descontraída, era possível fazer muito melhor.

Vivo numa zona plana e não uso autoestradas nem vias rápidas. Os 50-60km/h são, na maioria das vezes a acompanhar o trânsito. Depois também temos as estradas minadas com radares, fica caro andar depressa.

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 12:02 pm
por Mumia
para viagens longas (encontros nacionais) conheço bem essas velocidades :lol: :lol:

ahhhh pois os radares eles andem aí... eu é sempre a olhar pras bermas, que não quero nada com eles! :evil:

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 4:26 pm
por rnlcarlov
Também pertenço ao grupo das luzes azuis. A primeira vez que as vi, depois da bateria ficar a carregar durante a noite, davam uma luz algo fantasmagórica à divisão. Fiquei uns segundos a pensar de onde raio viria aquela luz toda até olhar para a bateria, lol

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta dez 02, 2015 11:06 pm
por rcardoso
rocker_pt Escreveu:(...) é o meu veiculo de transporte, quer esteja sol, chuva ou vento.
Neste momento o BMS já está a fazer o seu trabalho para amanha eu poder arrancar de novo para mais 40km
bms.jpg
Boa! Isso é que é ser um verdadeiro motard!
Parabéns!

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: domingo dez 06, 2015 7:34 pm
por rocker_pt
rocker_pt Escreveu:
MRider Escreveu:...Que autonomias ainda consegue fazer ?
Não testei autonomias, mas com 5-8 graus faço 40km habitualmente sem medos de ficar a meio. Mas vendo o ponteiro descer controlo o punho para preservar as baterias.
Ainda sobre a questão da autonomia, desta vez tive de fazer uns quilometros extras com temperaturas bem baixas e não consegui fazer cargas intermédias. A mota não cortou mas quando carreguei coloquei lá dentro 3.57kWh

Sem querer fazer testes de autonomia, isto permitiu-me concluir que com temperaturas baixas consigo poder usar mais de 3,57kwh.
Sabendo que à velocidade de 60km/h gasta algo como 5kWh/100, já dá para ter uma noção da autonomia dela.... nas condições de 7-8 graus e a 60km/h talvez uns 70km.
3.57.jpg
3.57.jpg (22.43 KiB) Visto 4072 vezes

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: domingo dez 06, 2015 8:59 pm
por O_volt
5kw aos 100....acho muito a essa velocidade.

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: segunda dez 07, 2015 11:00 pm
por Jorge Rocha
O_volt Escreveu:5kw aos 100....acho muito a essa velocidade.
A 60Km/h, em dias frios, numa máxi-scooter de 200Kg, com controlador trapezoidal, eu não acho muito.
Com o frio, o ar fica mais denso, logo mais atritos com a velocidade.
Com o frio, as baterias ficam com uma resistência interna mais alta, logo terem tendência a aquecer, e ao aquecer, será libertada energia para o ambiente sob a forma de calor.
Tudo se traduz numa menor eficiência.

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta fev 24, 2016 11:20 am
por rocker_pt
92.000km em fevereiro 2016.
Mais um aniversário desde fevereiro 2011
5 anos - 92 000km
Uma média anual de 18 400 km

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: quarta fev 24, 2016 10:30 pm
por Emanuel Couto
São muitos km's... :o

Parabéns.

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: sexta jul 22, 2016 10:49 pm
por rocker_pt
Mais alguns quilometrozinhos.... está nos 98 000km agora
98000.jpg

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: sexta jul 22, 2016 11:09 pm
por MRider
Fantástico. Ainda com baterias de origem.
O que mais espetacular.
Parabéns

Re: Mais um cá no Norte...

Enviado: sábado jul 23, 2016 10:48 am
por joaovt
Muito bem, espetacular