Controlador de velocidade para motor CC

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Controlador de velocidade para motor CC

Mensagem por Josenir »

na verdade o filtro snuber já está um pouco sub-dimensionado. pode ser que, mesmo com o capacitor correto venha a não ter bom rendimento em alguns motores com maior indutância na bobina.
mas não se preocupe, é fácil de resolver. ligue nos dois fios do motor um capacitor eletrolítico despolarizado de 100 uf x 100v, que vai funcionar com qualquer motor. mas o capacitor tem que ser despolarizado. se não conseguir use um eletrolítico comum, mas só para fazer um teste e confirmar se o motor funciona bem, por pouquíssimo tempo, pois ele vai aquecer.
se você não conseguir o capacitor despolarizado ligue dois capacitores eletrolíticos de 200uf em série, ligando positivo com positivo e isolando, sobrando os dois negativos, que você liga aos dois fios do motor.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta out 03, 2008 10:54 pm

filtro

Mensagem por cassio_brasil »

entendi o que devo fazer. vou ver o que acontece, mas vou tentar explicar melhor o sintoma pois pode ser outro problema talvez, e como sou leigo no assunto...
estando o potenciômetro no máximo, o motor está pouco menos potente do que quando ligado direto à bateria sem o circuito, isto se regular o trim pot no limite inferior (me corrija se estiver falando besteira). mas o potenciômetro está pouco funcional, limitando a operação de aceleração do motor a uma pequena faixa; diferente do funcionamento com a lâmpada, onde a intensidade de iluminação varia uniformemente durante toda a amplitude do potenciômetro. da forma como acontece com a lâmpada seria o ideal para a aceleração do motor.
Última edição por cassio_brasil em quinta nov 20, 2008 7:03 pm, editado 1 vez no total.
Viçosa - Zona da Mata de Minas Gerais - Brasil

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Re: filtro

Mensagem por Josenir »

é isso mesmo. veja que com carga resistiva, no caso da lâmpada, a aceleração é linear e bem proporcional, mas com o motor, como a carga é indutiva, é necessário que o filtro funcione perfeitamente para que a curva de potência seja mais ou menos linear. se você girar o potenciômetro de 10k para a posição de menor resistência deve notar que melhora um pouco, pois a frequência de oscilação sobre e o snuber responde melhor à frequência mais alta.
faça com o eu disse, ponha um capacitor de 100uf ligado nos fios do motor, mas tem que ser despolarizado. assim você tem um snuber super-dimensionado e vai funcionar perfeito com qualquer motor.
mas cuidado ! um capacitor eletrolítico comum de 100 uf ou de qualquer valor com tensão inferior a 100v neste local explode em uma fração de segundo !!! devido aos altos picos de tensão reversa que são devolvidos pela bobina do motor !!!

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

ok, valeu pela advertência.

é exatamente o que está acontecendo com o controlador. e o seu, como está se saindo?

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

aceleração macia e progressiva... qdo conectar o cabo do acelerador vai ser o bicho!

pode demonstrar o que o capacitor 'consertou' usando um gráfico?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:ok, valeu pela advertência.
é exatamente o que está acontecendo com o controlador. e o seu, como está se saindo?
a minha bicileta elétrica com o controlador cc já andou um bom tanto. tenho feito pequenos passeios pelo bairro e já fiz duas viagens um pouco mais longas, em torno de 6 a 8 quilômetros com trecho de subida e ela tem se comportado muito bem. mas esta semana um colega pegou ela e não andou 20 metros, queimaram dois transistores. como também deu um problema na correia do motor, já tem uma semana que está parada. mas amanhã vou fazer uma nova polia para o motor e trocar a correia.

sobre o que aconteceu com o seu controlador é simples, com um osciloscópio daria para ver bem. simplesmente os picos de tensão reversa anulam parte da potência que é enviada para o motor. o que o capacitor faz é absorver esses pulsos e estabilizar a tensão de saída. assim que eu tiver uma folga envio uma cópia dos oscilogramas, com e sem o capacitor.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

novo teste

por que acha que os transístores queimaram?

fiz novo video, desta vez controlando o motor que comprei por 30 reais num ferro-velho.

Link

perfeito.
amanhã vou começar a acoplar tudo numa bicicletinha infantil.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

não sei exatamente o que fez os transístores queimarem, mas já é a segunda vez que isso acontece, mas sempre com outra pessoa. comigo não queimou nenhuma vez, e tenho andado bastante com a bicilceta. já pensei até que é "olho gordo", porque toda pessoa que vê, acha fantástica a minha bicicleta. a quinze dias atrás eu saí de casa para um local onde tinha uma festa de aniversário, à noite. chegando no local todo o pessoal ficou maravilhado com a bicicleta. de imediato, logo um dos mais gordos pediu para experimentar e eu deixei. ele andou dez metros e subiu uma fumaça branca como se tivesse pego fogo em tudo. quando olhei, tinham queimado dois fusíveis e pipocado todo o cabo da alimentação negativa do motor. apenas repus os fusíveis e voltei normalmente para casa, uma distância de +- 8 km, mesmo com o fio desencapado.
mas nas ciências não há espaço para superstição, logo provavelmente vai ter que sair uma versão 2.0 do nosso controlador que aproveite o recurso que o sg3525 possui de proteção contra sobrecarga dos transístores de saída. se eu fizer esta nova versão, você pode dar um curto circuito nos dois fios de saída do motor e acelerar o máximo, que não tem problema algum, pois a potência vai ser limitada a um valor suportado pelos transístores. e à medida que a corrente de saída aumenta o ci diminui a potência conduzida pelos transistores.
aí sim, vai ser a versão "à prova de pé frio". poderíamos chamar de "controlador cold feet free", eh eh eh ! aguarde que vai sair...

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

josenir Escreveu: aí sim, vai ser a versão "à prova de pé frio". poderíamos chamar de "controlador cold feet free", eh eh eh ! aguarde que vai sair...
muito, muito bom. se for passar pra gente vou tentar montá-lo também. estou tomando gosto pela coisa - é muito enriquecedor montar um circuito e ver que funciona. juntar as peças e materializar um objeto útil transmite uma satisfação inexplicável. por isso trabalho com fibra de vidro: desenvolvi uma técnica aonde crio as peças em 3d e então 'materializo' a partir deste projeto, em escala, usando papercraft e softwares gratuitos e fáceis de trabalhar.

sobre fusível, quantos, quais e em que local me sugere?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:
josenir Escreveu: aí sim, vai ser a versão "à prova de pé frio". poderíamos chamar de "controlador cold feet free", eh eh eh ! aguarde que vai sair...
muito, muito bom. se for passar pra gente vou tentar montá-lo também. estou tomando gosto pela coisa - é muito enriquecedor montar um circuito e ver que funciona. juntar as peças e materializar um objeto útil transmite uma satisfação inexplicável. por isso trabalho com fibra de vidro: desenvolvi uma técnica aonde crio as peças em 3d e então 'materializo' a partir deste projeto, em escala, usando papercraft e softwares gratuitos e fáceis de trabalhar.

sobre fusível, quantos, quais e em que local me sugere?
eu sugiro um fusível de 30a no fio que traz o negativo da alimentação da bateria para o circuito e dois fusíveis de 15a, um em cada fio que leva o negativo para cada transístor de saída. mas procure usar fusível lâmina automotivo. os fusíveis de vidro esquentam e dão muito problema com valores altos assim.
aqui eu também uso fibra, mas não sou bom nisso. faço apenas alguns consertos. mas a sua idéia é boa.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

fibra de vidro

querendo saber mais sobre o processo te mando um material que escrevi

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

olho gordo e pé frio, essa não, josenir! dá ideia que gordo tem pé frio mas mão quente, isso é que foi acelarar!!! bom trabalho, pessoal, tou gostanto mesmo... viu? já falo carioca...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Re: fibra de vidro

Mensagem por Josenir »

cassio_brasil Escreveu:querendo saber mais sobre o processo te mando um material que escrevi
mas é claro que eu me interesso. eu tenho boa habilidade para trabalhos manuais e consigo dar bom acabamento às peças que faço em metal e madeira, mas me falta um aperfeiçoamento na fibra de vidro. às vezes tenho aqui ótimas idéias, mas não tem um cara habilidoso com a fibra, e aí a idéia acaba se perdendo. em fibra eu faço qualquer conserto com bom nível de acabamento, o que me falta é conseguir fazer peças novas.
se tiver aí um bom material a respeito, que possa fornecer, eu agradeço.

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

OFF TOPIC

josenir Escreveu: mas é claro que eu me interesso. eu tenho boa habilidade para trabalhos manuais e consigo dar bom acabamento às peças que faço em metal e madeira, mas me falta um aperfeiçoamento na fibra de vidro. às vezes tenho aqui ótimas idéias, mas não tem um cara habilidoso com a fibra, e aí a idéia acaba se perdendo. em fibra eu faço qualquer conserto com bom nível de acabamento, o que me falta é conseguir fazer peças novas.
se tiver aí um bom material a respeito, que possa fornecer, eu agradeço.

josenir, vou te passar alguns links legais enquanto não completo minha apostila. não sei se você já os viu, mas tem informações bem interessantes:
http://www.barracudatec.com.br/dicas.htm
http://www.comercialfiberglass.com.br/a ... rglass.pdf
http://www.comercialfiberglass.com.br/m ... bertos.pdf
http://www.abcol.com.br/apostilas.html

agora a respeito do meu projeto, ontem testei a bicicletinha com uma transmissão por fricção e ficou bem legal. um motor de 100w conseguiu me movimentar! aí uma molecada viu a bikezinha elétrica e aglomerou no portão do meu galpão. então coloquei um deles na bicicletinha e filmei. coloquei o video no youtube. hoje vou começar a montar o acelerador e amanhã vou começar uma capa de fibra de vidro para a mini-bike-moto.

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Mensagem por Bluesky »

cassio, vais usar o design que nos apresentas-te? gostei dos links, obrigado tambem.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

muito bom mesmo. vão para os favoritos...

cassio_brasil
Membro Dedicado
Membro Dedicado

bluesky Escreveu:cassio, vais usar o design que nos apresentas-te? gostei dos links, obrigado tambem.
bons sim, vc aprende melhor sobre fibra com materias de náutica. vale a pena adquirir aqueles livros de um dos links.

estou ainda longe de tentar algo como aquela bike/moto (em que categoria se enquadra?). estou começando bem lá de baixo, com veículos baratos e simples principalmente. colocar a criançada para acelerar gastando poucos reais é a minha meta.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

josenir, o diodo uf5406 é um zener?
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

njay Escreveu:josenir, o diodo uf5406 é um zener?
não, as iniciais uf significam ultra fast, ele é um diodo retificador de recuperação rápida usado em altas frequências, com capacidade de corrente de 3a. ele é semelhante ao 1n5406, apenas trabalha em frequências mais altas.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

é que eu não estou a ver o que é que esse díodo está a fazer nessa posição do teu circuito... para proteger os mosfets, o díodo tinha que estar com o ánodo ligado ao dreno dos mosfets e o cátodo aos 12v, servindo assim para descarregar a corrente das bobinas do motor quando os mosfets são desligados, ou pelo menos é esse o meu entendimento.

ou então o uf tinha que ser um zener, para não deixar a tensão nos drenos dos mosfets ficar muito elevada (kickback das bobinas do motor).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”