aqui fica uma actualização do tema...
mecânica
ar-condicionado doméstico funciona com energia solar
redação do site inovação tecnológica
16/07/2008
ar-condicionado solar foi projetado para uso doméstico
engenheiros espanhóis desenvolveram o protótipo de um sistema de ar-condicionado alimentado por energia solar especialmente projetado para aplicações domésticas. mais eficiente do que os equipamentos comerciais, o aparelho resfria um ambiente com um volume de até 120 m3, ou 40 m2 de área.
ar-condicionado solar
o aumento na eficiência deu-se graças à redução da quantidade de água necessária para que o aparelho funcione e à utilização de uma solução de brometo de lítio na captação da umidade do ar.
segundo avaliação conduzida pela equipe do professor marcelo izquierdo, os aparelhos de ar-condicionado domésticos conseguem produzir água fria com temperaturas na faixa de 12º c a 16º c partindo de temperaturas externas entre 28º c e 34º c.
graças aos melhoramentos introduzidos no projeto do ar-condicionado solar, ele é capaz de resfriar a água entre 7º c e 18º c a partir de temperaturas externas entre 33º c e 43º c.
banimento dos hcfc
o desenvolvimento de sistemas de ar-condicionado domésticos utilizando gases que não afetem a camada de ozônio e que consumam menos energia é uma necessidade cada vez mais urgente.
o protocolo de montreal estabelece que todos os refrigerantes hcfc ainda utilizados deverão ser substituídos até o ano de 2020. e o consumo de energia dos equipamentos deverá ser equivalente a 25% do que era permitido em 1996.
o novo sistema de ar-condicionado também pode funcionar reaproveitando o calor exaurido na atmosfera por algum outro tipo de equipamento.
Painel termodinamico_Energie
-
- Membro Silver
- Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am
Re: Painel termodinamico_Energie
boas,
na minha opinião este sistema não tem qualquer vantagem!
tendo ele apoio eléctrico, deixou de ser solar!
já agora deixo a pergunta:
qualquer tipo de sistema, bombas de calor, solares com resistência incorporada, etc. paga de iva 20%, este sistema da energie tem apoio eléctrico e paga de iva 12%!
como possível!!! mais não digo, fica para entender!!!!
na minha opinião este sistema não tem qualquer vantagem!
tendo ele apoio eléctrico, deixou de ser solar!
já agora deixo a pergunta:
qualquer tipo de sistema, bombas de calor, solares com resistência incorporada, etc. paga de iva 20%, este sistema da energie tem apoio eléctrico e paga de iva 12%!
como possível!!! mais não digo, fica para entender!!!!
-
- Membro Silver
- Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
n entendi raposo.
o meu painel também é solar e usa apoio de resistencia.
aliás eu não sou perito nisso, mas acho que todos ou a maioria dos paineis solares tem apoio electrico (resistencia), pode é estar desligada, como é o meu caso.
e paguei iva a 12% ( mas n posso garantir pois ainda n me mandaram a factura)
por falar disso, tenho que relembrar a firma a enviar-me a factura, pois dá jeito p irs, acho que se estão a fazer esquecidos...
o meu painel também é solar e usa apoio de resistencia.
aliás eu não sou perito nisso, mas acho que todos ou a maioria dos paineis solares tem apoio electrico (resistencia), pode é estar desligada, como é o meu caso.
e paguei iva a 12% ( mas n posso garantir pois ainda n me mandaram a factura)
por falar disso, tenho que relembrar a firma a enviar-me a factura, pois dá jeito p irs, acho que se estão a fazer esquecidos...
Dos Fracos Não Reza a História...
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
acho que o q o raposo quis dizer é q os paineis solares como o teu em termossifão conseguem quando o sol assim permite(normalmente nos meses de verão), aquecer águas sem precisarem de qq apoio electrico ou de outro tipo de energia, o que não acontece com o sistema termodinamico energie que precisa de ter sempre todo o ano o compressor alimentado por energia electrica e a bomba de recirculação para aquecer as mesmas águas.ou seja, sendo verão ou inverno se n houver chupetazinha na tomada n há aguazinha quentinha...
eu sei que cheguei tarde, mas aquilo que o djgh disse sobre a unidade exterior do a/c de inverno exposto ao sol melhorar o rendimento é verdade. pois os a/c no modo bomba de calor (para aquecer a casa) o que faz é transferir o calor de fora para dentro da casa, ou seja qt mais quente estiver o ar que a unidade exterior estiver a ir buscar menos esforço vai fazer para aquecer para a mesma temperatura a casa.
o rendimento é um factor afectado(entre outras coisas) pela relação entre a diferença de temperatura do ar que a unidade exterior vai "buscar calor" e a temperatura do fluido (gás do a/c). se a unidade está ao sol de inverno e a intenção é aquecer obviamente terá alguns ganhos neste cenário dado q a temperatura do ar será maior dada a exposição ao sol, mais do que teria se estivesse à sombra onde o ar seria obviamente mais frio onde o diferencial entre a temperatura do ar e do fluido seria obviamente menor.
espero ter ajudado.
cumps!
eu sei que cheguei tarde, mas aquilo que o djgh disse sobre a unidade exterior do a/c de inverno exposto ao sol melhorar o rendimento é verdade. pois os a/c no modo bomba de calor (para aquecer a casa) o que faz é transferir o calor de fora para dentro da casa, ou seja qt mais quente estiver o ar que a unidade exterior estiver a ir buscar menos esforço vai fazer para aquecer para a mesma temperatura a casa.
o rendimento é um factor afectado(entre outras coisas) pela relação entre a diferença de temperatura do ar que a unidade exterior vai "buscar calor" e a temperatura do fluido (gás do a/c). se a unidade está ao sol de inverno e a intenção é aquecer obviamente terá alguns ganhos neste cenário dado q a temperatura do ar será maior dada a exposição ao sol, mais do que teria se estivesse à sombra onde o ar seria obviamente mais frio onde o diferencial entre a temperatura do ar e do fluido seria obviamente menor.
espero ter ajudado.
cumps!
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda jun 16, 2008 11:06 pm
??!!!!!toze_feup Escreveu: aquilo que o djgh disse sobre a unidade exterior do a/c de inverno exposto ao sol melhorar o rendimento é verdade.
lá por a unidade exterior do ac estar a apanhar um "solzinho", isso não quer dizer que o ar que está a captar (e são muito m3 por hora) esteja mais quente do que se a unidade estivesse nesse mesmo sitio mas à sombra!!
assim já parecia o "famoso" painel preto...
cump
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm
não vou desdizer o q disseste simplesmente explicar-te melhor o q queria dizer.
tenho uma estação metereologica ligada com vários sensores nos vários alçados da casa, e posso dizer-te q por exemplo normalmente a leitura no lado virado a sul ás 15h com o sensor à sombra num dia de meia estação, o sensor pode medir até +1.5 graus na temp do ar, do que o mesmo sensor do lado nascente à mesma hora, ambos por baixo do entabulamento da casa ou seja protegidos do sol directo. mas em contacto directo com o ar exterior da casa.
por isso é natural q se o ac estiver no lado sul (o lado do sol ás 15h) ainda que n esteja ao sol q o seu rendimento de inverno para aquecer seja superior em relação a estar no alçado nascente, exactamente por causa dessa diferença de temperatura q pode haver na temperatura do ar ambiente q é influenciada tb pelo aquecimento da massa de ar local se não existirem correntes de ar obviamente dada a superior exposição solar...até porque mesmo do lado do sol existe irradiação de calor pelo chão por exemplo se for alcatrão ou cimento e das proprias paredes da casa o q aquece sempre o ar circundante...
se a diferença é mensuravel ou é importante em termos de rendimento global da maquina ou não isso é outra questão q eu n tou a discutir mas q tem todo o aspecto de ser + favorável qt maior for a exposição solar do sistema ao sol isso não há grandes duvidas pelo menos para aquecimento...
cumps!
tenho uma estação metereologica ligada com vários sensores nos vários alçados da casa, e posso dizer-te q por exemplo normalmente a leitura no lado virado a sul ás 15h com o sensor à sombra num dia de meia estação, o sensor pode medir até +1.5 graus na temp do ar, do que o mesmo sensor do lado nascente à mesma hora, ambos por baixo do entabulamento da casa ou seja protegidos do sol directo. mas em contacto directo com o ar exterior da casa.
por isso é natural q se o ac estiver no lado sul (o lado do sol ás 15h) ainda que n esteja ao sol q o seu rendimento de inverno para aquecer seja superior em relação a estar no alçado nascente, exactamente por causa dessa diferença de temperatura q pode haver na temperatura do ar ambiente q é influenciada tb pelo aquecimento da massa de ar local se não existirem correntes de ar obviamente dada a superior exposição solar...até porque mesmo do lado do sol existe irradiação de calor pelo chão por exemplo se for alcatrão ou cimento e das proprias paredes da casa o q aquece sempre o ar circundante...
se a diferença é mensuravel ou é importante em termos de rendimento global da maquina ou não isso é outra questão q eu n tou a discutir mas q tem todo o aspecto de ser + favorável qt maior for a exposição solar do sistema ao sol isso não há grandes duvidas pelo menos para aquecimento...
cumps!