Primeiros Km a METANOL

Onde se pode discutir de tudo um pouco sobre o Etanol e o Metanol.

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

boas

entao mais alguem fez mistura com metanol 50/50.
tou a pensar em usar a minha suzuki 50 pra cobaia, só tenho uma duvida, como é um motor 2t precisa de oleo, com é que se comportará o metano misturado com o oleo 2t sintetico.
só penso usar metanol porquenao tenho condiçoes em casa para fazer etanol, só comprando mesmo.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

para que queres fazer isso?
pela ecologia não é porque o metanol que é vendido em portugal é obtido de petróleo; pela carteira também não....portanto...é só para fazer experiências?

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am

Mensagem por Sa »

orbis Escreveu:para que queres fazer isso?
pela ecologia não é porque o metanol que é vendido em portugal é obtido de petróleo; pela carteira também não....portanto...é só para fazer experiências?
boas
basicamente é isso mesmo. só pa testar.

X-Blade
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta abr 20, 2007 2:45 pm

etanol

Mensagem por X-Blade »

os 4% de água no etanol pode ser retirado adicionando cal viva, ao álcool 96º, pelo que vi num site, mas so nao me perguntem como se separa depois tudo

o oxido de calcio (cal viva) mistura-se na água mas nao no álcool.

Junglas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta ago 22, 2007 11:40 am

Mensagem por Junglas »

mas porque é que estão a fazer isso? metanol na gasolina?

a temperatura de funcionamento vai subir, os consumos sobem, o desgaste do motor é superior... estão a destruir o motor mais depressa, criando sucata mais depressa.

metanol é útil quando utilizado em misturas de 50% com água destilada num sistema de water injection, mesmo que simples...

André Canella
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta out 24, 2007 5:21 pm

Vai estragar o motor.

Mensagem por André Canella »

olá,

misturar metanol a gasolina vai causar um problema sério no seu motor, e caso voce misture etanol, este por conter água vai causar problemas ainda mais sérios.

http://www.envenenado.com.br/seguranca/ ... lcool.html

o link acima explica melhor o problema.

em resumo, ao menos que você tenha um motor adaptado para alcool, não utilize este como combustivel.

esperando ter ajudado.

andré

Luis Filipe
Membro
Membro
Registado: sábado dez 01, 2007 9:32 pm

Etanol

Mensagem por Luis Filipe »

olá!!

nunca pensaram em produzir o pp etanol.

distilação caseira.

será tecnicamente possivél e economicamente rentavel??

aguardo resposta.

luis

carlos
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta nov 03, 2006 3:14 pm

Re:

Mensagem por carlos »

sa Escreveu:
entao mais alguem fez mistura com metanol 50/50
oi, eu coloquei o meu carro durante uma semanaa alccol etilico inicialmente a mistura (gasolin/alcool) ,nao respeitei percentagem ,apenas despejei alcool para dentro do deposito e depois durante a semana fui sempre adicionando alcool para dentro do deposito .

inicialmente ,enquanto havia gasolna no depsito nada a relatar , assim que a gasolina acabou e so ficou alcool no deposito , tive que atrasar o distribuidor para evitar a batida de pinos, a mistura do combustivel ficou mais pobre, na veolcidade maxima desceu de 180 km\h(gasolina) para 140 km\h (alcool), e tinha dificuldade em pegar de manha como consequencia saia um cheiro intenso a alcool de morrer.

eu para alem de atrasar o distruidor nao fiz qualquer alteraçao no motor

p.s. o alcool reage quimicamente com o aluminio que se encontra no interior do motor , para ultrapassar esse problema teria se que banhar todo o aluminio (que tivesse em contacto com o alcool) com niquel.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Re: Primeiros Km a METANOL

Mensagem por orbis »

o cheiro a álcool mostra que a combustão não era eficiente.

katzilla
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm

Mensagem por katzilla »

cuidado ao soprar o balão

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

olá pessoal,para se usar o álcool anidro a taxa de compressão do motor tem de ser alterada para mais o menos 10:1 ( não tenho certeza , se quiserem eu vejo o certo), e realmente os motores carburados tem de ser revestidos se não pode haver corrosão!!!

abraços a todos!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: etanol

Mensagem por Ferra »

x-blade Escreveu:os 4% de água no etanol pode ser retirado adicionando cal viva, ao álcool 96º, pelo que vi num site, mas so nao me perguntem como se separa depois tudo

com filtração.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Cagaita
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo mai 20, 2007 1:09 am

Mensagem por Cagaita »

li há mais de 1 ano um artigo sobre a introdução de alcool na gasolina por parte das gasolineiras e o ponto principal do artigo eram os estragos resultantes disso, principalmente nas borrachas do sistema de alimentação de combustivel que, de acordo com as queixas, ficavam ressequidos.
relativamente ao teor de oxigénio e o seu efeito na sonda lambda, é de facto um factor a ter em conta porque o efeito sobre o consumo é exactamente o contrário do esperado e a sua correcção obriga a ajustes na sonda ou na programação do carro.
nesse campo os que se safam melhor são os velhinhos carburadores.
quanto ao etanol, o problema é o fisco.
o alcool etilico é vendido no seu estado quase puro (96%) nas farmácias mas leva um desnaturante qualquer para se tornar intragável e ninguém o beber de bom grado. não sei se ainda o vendem puro mas lembro-me de uma vez ter perguntado e me terem dito que era quatro vezes mais caro sem o desnaturante.
hoje em dia os grandes clientes do etanol são os produtores de bebidas espirutuosas e têm um controlo apertadissimo, pelo que o mais certo é que a produção de alcool seja problemática e tenha grandes exigencias em termos de licenciamento. de qualquer forma vou tentar saber alguns pormenores legais sobre isso.
actualmente o etanol paga mais imposto que a gasolina e portanto qualquer coisa que signifique perda de receita fiscal não é vista com bons olhos pelos nossos desgovernantes.
a titulo de curiosidade sobre a toxicidade do metanol podem ler este artigo (http://super.abril.uol.com.br/superarqu ... 4630.shtml).

filisilva
Membro
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 11:17 am

Re: etanol

Mensagem por filisilva »

ferra Escreveu:
x-blade Escreveu:os 4% de água no etanol pode ser retirado adicionando cal viva, ao álcool 96º, pelo que vi num site, mas so nao me perguntem como se separa depois tudo

com filtração.
uma maneira de aumentar a % de alcool e retirar a água, é uma solução com peneiros moleculares, deve ser a forma mais barata de fazer isto para um longo periodo.
mesmo assim a percentagem máxima obtida por mim foi de 98,4%.

é possivel chegar perto dos 100% com ultra filtração...
Se precisarem de eng quimico...para Portugal ou RM...PM me...:D

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

filisilva, e depois como é que conseguiste determinar essa percentagem tão ao pormenor? que método usaste?
3º sócio novaenergia

filisilva
Membro
Membro
Registado: domingo mar 16, 2008 11:17 am

Mensagem por filisilva »

escalavardo Escreveu:filisilva, e depois como é que conseguiste determinar essa percentagem tão ao pormenor? que método usaste?
vou aproveitar para ir buscar esses documentos que estão para ali guardados e ponho com mais rigor:

métodos utilizados:
cromatografia gasosa e pelo método do picnometro ou densidades..

ainda bem que fui rever os papeis que para ali tinha, os 98,4% apresentados são o ganho atingido em relação aos 96% iniciais.. ou seja de 2,4%... porque na realidade o etanol que utilizei era o normal "comercial" cujo rotulo diz 96%, mas esse tipo de alcool "comercial" a % indicada por eles é meramente teórica... da destilação directa que tem como rendimento da separação água-etanol de cerca de 96%, porque no meu caso o etanol utilizado tinha uma % inicial de cerca 92,2 e o ganho conseguido foi de 2,4%, no meu trabalho por falta de tempo não deu para estudar bem o efeito da temperatura que é extremamente importante em processos de adsorção que é o caso dos peneiros moleculares de 3a.

em destilação simples o teor máximo obtido é de cerca de
96.5%, porque a água e o etanol a essa percentagem formam uma mistura
chamada azeotrópica. misturas azeotrópicas são características de terem o
mesmo teor dos seus ingredientes, tanto na fase líquida como na fase gasosa
e para que uma destilação simples funcione é necessário que a fase de vapor
da mistura seja mais rica na substância que se quer purificar, como a mistura
azeotrópica não apresenta enriquecimento da fase de vapor, não acontece
purificação. a destilação azeotrópica aparece para contornar este facto.
outros métodos para a purificação do etanol:
- destilação extractiva
- pervaporação em membranas
- adsorção em peneiros moleculares
Se precisarem de eng quimico...para Portugal ou RM...PM me...:D

Autor do tópico
escalavardo
Staff Member
Staff Member
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm

Mensagem por escalavardo »

ok, thanks. deu para entender.
3º sócio novaenergia

antonio47
Membro
Membro
Registado: sexta abr 04, 2008 7:17 pm

Mensagem por antonio47 »

desculpem a pergunta:
o etanol (julgo que é o vulgar alccol etilico ou muito parecido) tem 4% de água certo?
e se for alcool isopropilico é a 99% não dará para os carros ? ou terá incovenientes? (pouco ecologico já que é derivado do petroleo) mas muito mais barato que a gasolina.
obrigado
antónio

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

antonio47 Escreveu:desculpem a pergunta:
o etanol (julgo que é o vulgar alccol etilico ou muito parecido) tem 4% de água certo?
e se for alcool isopropilico é a 99% não dará para os carros ? ou terá incovenientes? (pouco ecologico já que é derivado do petroleo) mas muito mais barato que a gasolina.
obrigado
antónio
segundo wikipedia .

o etanol (ch3 ch2oh), também chamado álcool etílico e, na linguagem popular, simplesmente álcool, é uma substância obtida da fermentação de açúcares, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria. no brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para um combustível obtido de maneira renovável e o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.

o etanol é o mais comum dos álcoois. os álcoois são compostos que têm grupos hidroxilo ligados a átomos de carbono sp3. podem ser vistos como derivados orgânicos da água em que um dos hidrogênios foi substituído por um grupo orgânico.

acho que estas a confundir etanol com metanol, pesquisa mais um pouco que as dúvidas vão desaparecendo!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

antonio47
Membro
Membro
Registado: sexta abr 04, 2008 7:17 pm

Mensagem por antonio47 »

amigo lobão
eu sei que etanol e metanol são distintos nada igual, apenas não sabia que o etanol é o vulgar etilico,(mas agora já sei).
agora o alcool isopropilico é alcool não tem nada haver com o metanol.
a minha duvida mantem-se: o alcool isopropilico (á quem lhe chame propanol) dá para os carros a gasolina?
se sim qual a transformação a fazer??

obrigado
antónio

Responder

Voltar para “Etanol e Metanol”