Escolha de Inversor.
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Re: Escolha de Inversor.
Pessoal, recapitulando então, para quem não percebe nada disto:
O Voc dos painéis (ou do conjunto de painéis em série) é que não pode exceder o Vmax de entrada do inversor, é isso?
Há algum tópico com o 'B-A-BA' dessas contas, para o pessoal se orientar?
É que depois há o Vmax de mppt, o V de potência máxima, etc etc...
Obrigado!
O Voc dos painéis (ou do conjunto de painéis em série) é que não pode exceder o Vmax de entrada do inversor, é isso?
Há algum tópico com o 'B-A-BA' dessas contas, para o pessoal se orientar?
É que depois há o Vmax de mppt, o V de potência máxima, etc etc...
Obrigado!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: segunda set 24, 2007 9:59 am
Explico eu, que também não sei nada disto!!!!
O Voc, é a tensão do painel em vazio. Ou seja, medida nos terminais do painel quando está exposto ao sol e sem nenhuma ligação a nenhum tipo de aparelho.
No caso dos meus painéis, são cerca de 29V a que pode chegar a tensão, expostos ao sol e com temperatura de 25ºC. É de notar que quanto mais sobe a temperatura, mais desce o Voc. Por cada 5ºC cerca de 2% do Voc desce! Os painéis normalmente expostos ao sol estão em média 20ºC acima da temperatura ambiente.
O Vmax, é a tensão máxima dos painéis em carga, ou seja, nas melhores condições em que atinge o Voc máximo, mas em carga, ou conectado com a instalação e a debitar!
No caso em apreço será o máximo que os painéis dão expostos ao sol em condições ideais e com temperatura de 25ºC. No meu caso tenho um Voc de cerca de 20V e um Vmax de 23V.
o MPPT, é um intervalo de tensões em que um inversor ou um carregador, mais rendimento retiram dos painéis, por serem capazes de se ajustar sacar o máximo partido!
Na pratica há um intervalo de tensões em que o aparelho funciona. Podemos ver nos inversores por ex. 11 a 34V, mas depois o MPPT é de 14 a 22V ou seja neste intervalo o rendimento é máximo. Fora dele começa a baixar e abaixo de 11 desconecta. Acima de 34 não sei se desconecta ou se queima...
Estes dados são suficientes para pensar num sistema PV. Todo o resto é instalação, colocação e tempos ideais para se lhe retirar o rendimento devido.
Há por ai malta que sabe explicar isto do ponto de vista do transístor, mas creio que apesar de isso ser bom, ajuda pouco na pratica.
Qualquer duvida que eu possa esclarecer depois disto, é chutar! que tentar.... eu tento!
Abraços,
O Voc, é a tensão do painel em vazio. Ou seja, medida nos terminais do painel quando está exposto ao sol e sem nenhuma ligação a nenhum tipo de aparelho.
No caso dos meus painéis, são cerca de 29V a que pode chegar a tensão, expostos ao sol e com temperatura de 25ºC. É de notar que quanto mais sobe a temperatura, mais desce o Voc. Por cada 5ºC cerca de 2% do Voc desce! Os painéis normalmente expostos ao sol estão em média 20ºC acima da temperatura ambiente.
O Vmax, é a tensão máxima dos painéis em carga, ou seja, nas melhores condições em que atinge o Voc máximo, mas em carga, ou conectado com a instalação e a debitar!
No caso em apreço será o máximo que os painéis dão expostos ao sol em condições ideais e com temperatura de 25ºC. No meu caso tenho um Voc de cerca de 20V e um Vmax de 23V.
o MPPT, é um intervalo de tensões em que um inversor ou um carregador, mais rendimento retiram dos painéis, por serem capazes de se ajustar sacar o máximo partido!
Na pratica há um intervalo de tensões em que o aparelho funciona. Podemos ver nos inversores por ex. 11 a 34V, mas depois o MPPT é de 14 a 22V ou seja neste intervalo o rendimento é máximo. Fora dele começa a baixar e abaixo de 11 desconecta. Acima de 34 não sei se desconecta ou se queima...

Estes dados são suficientes para pensar num sistema PV. Todo o resto é instalação, colocação e tempos ideais para se lhe retirar o rendimento devido.
Há por ai malta que sabe explicar isto do ponto de vista do transístor, mas creio que apesar de isso ser bom, ajuda pouco na pratica.
Qualquer duvida que eu possa esclarecer depois disto, é chutar! que tentar.... eu tento!
Abraços,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
Tal como já referi, estou a pensar em colocar este Grid Tie das baterias para a rede.
Como com o regulador de carga posso controlar também os parâmetros de descarga entre os 26,4 e os 23,6V. Este aparelho está dentro deste range.
O facto de não ter MPPT, terá muita influencia para tensões mais estabilizadas como é este caso?
http://www.ebay.co.uk/itm/350W-500W-14- ... Q#shpCntId
Agradeço desde já os inputs.
Abraços,
Como com o regulador de carga posso controlar também os parâmetros de descarga entre os 26,4 e os 23,6V. Este aparelho está dentro deste range.
O facto de não ter MPPT, terá muita influencia para tensões mais estabilizadas como é este caso?
http://www.ebay.co.uk/itm/350W-500W-14- ... Q#shpCntId
Agradeço desde já os inputs.
Abraços,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta set 19, 2014 1:04 pm
Boa tarde José
COmo está isso a correr?
O meu material deve chegar todo até sabado
Onde colocou o Inversor? Penso que estes não devem ficar expostos ao ambiente...
Tenho uns 5 metros entre os paineis e a tomada, sugerem colocar o inversor mais proximo dos paineis ou da tomada? Penso que se o colocar junto aos paineis diminui as perdas pois do inversor já sai a 230v mas os paineis estão em cima do telhado e ficaria o inversor exposto.
Já agora, eu vi no Aki cabo electrico fotovoltaico bastante mais caro que o normal. Qual a diferença? Não posso usar cabo normal?
Obrigado
COmo está isso a correr?
O meu material deve chegar todo até sabado

Onde colocou o Inversor? Penso que estes não devem ficar expostos ao ambiente...
Tenho uns 5 metros entre os paineis e a tomada, sugerem colocar o inversor mais proximo dos paineis ou da tomada? Penso que se o colocar junto aos paineis diminui as perdas pois do inversor já sai a 230v mas os paineis estão em cima do telhado e ficaria o inversor exposto.
Já agora, eu vi no Aki cabo electrico fotovoltaico bastante mais caro que o normal. Qual a diferença? Não posso usar cabo normal?
Obrigado
-
- Membro Dedicado
Desculpem usar este topico mas como o meu sistema é parecido com o do ztxnew penso que faz sentido
Já tenho o material todo e já montei 2 paineis no telhado mais o inversor mas só um ligado.
Mandei vir mais 2 paineis (dos quais já parti um...) que ainda estão na garagem para ver se vendo ou instalo...
Não tenho daqueles medidores de tomada, mas tenho dos outros para ligar ao quadro com uma pinça da Current Cost vendidos pela Home Energy.
No entanto algo de estranho se passou....
Tinha os 2 paineis ligados e o medidor ligado ao quadro. Quando ligava o inversor o consumo da rede pouco baixava (40 ou 50w)
Ouve alturas que me assustaram em que eu ligava o painel e o consumo aparentemente subia....
fiquei na duvida se não estava a injectar na rede e penso que o medidor mede nas duas direcções por isso não ver grandes mudanças.
Por exemplo pode ter acontecido isto:
- Com o inversor desligado estava a consumir 150w da rede - o mostrador mostrava 150w
- Ligava o painel, produzia 250W, injectva na rede 100w - o mostrador mostrava 100w...
Tentei fazer alguns testes como por exemplo ligar uma tv lcd de 40" ou outros aparelhos para ver a fluctuação das contagens mas não deu em nada e não consegui tirar conclusões...
Acabei por desligar o inversor por estar frustrado e com medo de ter feito asneiras ou ter o inversor avariado
No dia seguinte mudei o contador para o painel. Como instalei uma tomada nova, ainda tinha os cabos á mostra e consegui lá colocar a pinça
Estou agora a obter contagens de produção que se forem reais é fantastico.
É preciso ter em conta que tenho um painel de 175w usado com 4 anos, virado a oeste um pouco até mais para norte (sim, eu sei que é mau... mas já vão ver os resulados...) ligado a um inversor chinês.
As produções de hoje são fantasticas... 1,2Kw... com produções constantes durante 4 horas de 130w minimos com picos bem mais altos.
Por estranho que pareça até observei um pequeno pico de 177w que não e parece normal... mas bem...
Estou a estranhar e vou tentar confirmar estes valores com contagens no contador mas para já se for verdade não está nada mau!!!
Ainda não montei o segundo painel pois estou com medo que o contador conte nas duas direcções (um Sagecom CX1000-3 CLK)
Já fiz a comunicação previa e estou a ver se me contactam para mudar o contador ou ligo para eles se não ouver novidades... Alguem já passou por este processo?
Obrigado
Já tenho o material todo e já montei 2 paineis no telhado mais o inversor mas só um ligado.
Mandei vir mais 2 paineis (dos quais já parti um...) que ainda estão na garagem para ver se vendo ou instalo...
Não tenho daqueles medidores de tomada, mas tenho dos outros para ligar ao quadro com uma pinça da Current Cost vendidos pela Home Energy.
No entanto algo de estranho se passou....
Tinha os 2 paineis ligados e o medidor ligado ao quadro. Quando ligava o inversor o consumo da rede pouco baixava (40 ou 50w)
Ouve alturas que me assustaram em que eu ligava o painel e o consumo aparentemente subia....
fiquei na duvida se não estava a injectar na rede e penso que o medidor mede nas duas direcções por isso não ver grandes mudanças.
Por exemplo pode ter acontecido isto:
- Com o inversor desligado estava a consumir 150w da rede - o mostrador mostrava 150w
- Ligava o painel, produzia 250W, injectva na rede 100w - o mostrador mostrava 100w...
Tentei fazer alguns testes como por exemplo ligar uma tv lcd de 40" ou outros aparelhos para ver a fluctuação das contagens mas não deu em nada e não consegui tirar conclusões...
Acabei por desligar o inversor por estar frustrado e com medo de ter feito asneiras ou ter o inversor avariado
No dia seguinte mudei o contador para o painel. Como instalei uma tomada nova, ainda tinha os cabos á mostra e consegui lá colocar a pinça
Estou agora a obter contagens de produção que se forem reais é fantastico.
É preciso ter em conta que tenho um painel de 175w usado com 4 anos, virado a oeste um pouco até mais para norte (sim, eu sei que é mau... mas já vão ver os resulados...) ligado a um inversor chinês.
As produções de hoje são fantasticas... 1,2Kw... com produções constantes durante 4 horas de 130w minimos com picos bem mais altos.
Por estranho que pareça até observei um pequeno pico de 177w que não e parece normal... mas bem...
Estou a estranhar e vou tentar confirmar estes valores com contagens no contador mas para já se for verdade não está nada mau!!!
Ainda não montei o segundo painel pois estou com medo que o contador conte nas duas direcções (um Sagecom CX1000-3 CLK)
Já fiz a comunicação previa e estou a ver se me contactam para mudar o contador ou ligo para eles se não ouver novidades... Alguem já passou por este processo?
Obrigado
-
- Membro Gold
- Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am
Pois, atenção a isso dos contadores EDP.
Relativamente aos 'contadores de pinça', já li que não diferenciam a direção em que segue a corrente, daí os possíveis erros na leitura. Mas se forem colocados na posição 'certa' no quadro, dá para ver tudo direito...
Força nisso!
Relativamente aos 'contadores de pinça', já li que não diferenciam a direção em que segue a corrente, daí os possíveis erros na leitura. Mas se forem colocados na posição 'certa' no quadro, dá para ver tudo direito...
Força nisso!
-
- Membro Dedicado
Obrigado
Já liguei para a EDP e vêm "analisar" o contador e ver se é preciso trocar/programar.
Vou esperar ansiosamente para poder ligar o segundo painel.
Tendo em conta que com 1 painel apenas já cobre os consumos de tarde, estou a pensar virar a segundo painel a este para cobrir consumo de manhã tambem.
Acho que vou tambem mudar de "medidor" pois este apenas me conta em unidade de KW e não watts o que não ajuda muito...
Já liguei para a EDP e vêm "analisar" o contador e ver se é preciso trocar/programar.
Tendo em conta que com 1 painel apenas já cobre os consumos de tarde, estou a pensar virar a segundo painel a este para cobrir consumo de manhã tambem.
Acho que vou tambem mudar de "medidor" pois este apenas me conta em unidade de KW e não watts o que não ajuda muito...
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
ou se este:
http://www.ebay.co.uk/itm/30A-MPPT-Sola ... SwwpdW~PTy
Ou mesmo um idêntico ao anterior mas que me parece uma cópia.
Já estive para comprar um regulador parecido com este o que difere é as cores, e depois encontrei na net um video em que demonstravam que o controlador não era MPPT, por isso tenta ver se realmente é MPPT para não estares a comprar uma coisa mais cara e que não faz aquilo que pensas que faz.
Vou ver se consigo encontrar o video só que já foi a bastante tempo.
entretanto boa sorte e vai relatando as tuas produções.
http://www.ebay.co.uk/itm/30A-MPPT-Sola ... SwwpdW~PTy
Ou mesmo um idêntico ao anterior mas que me parece uma cópia.
Já estive para comprar um regulador parecido com este o que difere é as cores, e depois encontrei na net um video em que demonstravam que o controlador não era MPPT, por isso tenta ver se realmente é MPPT para não estares a comprar uma coisa mais cara e que não faz aquilo que pensas que faz.
Vou ver se consigo encontrar o video só que já foi a bastante tempo.
entretanto boa sorte e vai relatando as tuas produções.
-
Boas noites.
Isto por aqui está mais apagado que a potência dos meus painéis a esta hora da noite.
Relativamente ao primeiro projecto que deu origem a este post, está a bombar em ritmo normal. Tenho produções na casa dos 9,5 a 11 KW por semana. Temos algumas semanas com nuvens, mas nos dias de muitas abertas em que o tempo não aqueceu, a produção foi elevada, já que entra o sol quando os painéis estão frios e a potência sobe.
Tenho os painéis 40 graus desviados do Sul, mas ainda assim consigo potências de 240w para um máximo possível teórico de 350, que na pratica nunca iriam além dos 300w em condições, digamos quase ideais.
Partindo do princípio que com as nossas temperaturas todas as perdas acumuladas sobem tremendamente, não considero que tenha maus rendimentos para o equipamento que tenho.
Relativamente ao projecto com baterias.
Tenho já uma bateria de seis baterias de 65AH a 12V instaladas. Vão ficar todas em paralelo na carga e em dois blocos na descarga para que esta se faça a 24v, o que baixa bastante as correntes.
Não as carrego a 24v porque os painéis não chegam lá e não as carregarão, então vou usar um contactor relé que faz a inversão dos dois grupos e as coloca em série para a descarga.
O outro motivo porque uso só 24V tem a ver com o facto de ser essa a tensão de maior rendimento do grid tie, e como eu o quero a 350w para injectar apenas esta a potência na rede, convém-me que assim seja.
Na pratica de dia três painéis de 175W carregam as baterias através de um carregador inteligente, o qual programo para apenas permitir a descarga se as baterias estiverem acima de 12,6V. Nesta condição a saída deste controlador vai ser usada para accionar o relé que por sua vez põe as baterias em linha com o inversor.
Haverá também um relógio que só permitirá que se injecte carga na rede a determinadas horas. Com estes dois requisitos pretendo cobrir consumos mais intensos das 19 horas até ás 23, assim como das 7 às 8 da manhã.
Basicamente as estas horas a energia é mais cara e são coincidentemente os momentos de maior consumo.
Existe também no sistema um controlador de potência que monitoriza a linha e fornece informação sobre consumos e produção.
Tenho já comigo grande parte do equipamento embora o mais simples como o contactor demore semanas a chegar, já que se trata de uma unidade de 12v com dois contactos abertos e dois fechados que não há no nosso mercado.
Penso ter a instalação concluída em Julho para iniciar os testes e a produção. Ando com pouco tempo devido a assuntos profissionais e tenho um par de semanas com saídas do país. Logo que tenha novidades coloco, se é que alguém lê algo por aqui.
Abraços.
Isto por aqui está mais apagado que a potência dos meus painéis a esta hora da noite.
Relativamente ao primeiro projecto que deu origem a este post, está a bombar em ritmo normal. Tenho produções na casa dos 9,5 a 11 KW por semana. Temos algumas semanas com nuvens, mas nos dias de muitas abertas em que o tempo não aqueceu, a produção foi elevada, já que entra o sol quando os painéis estão frios e a potência sobe.
Tenho os painéis 40 graus desviados do Sul, mas ainda assim consigo potências de 240w para um máximo possível teórico de 350, que na pratica nunca iriam além dos 300w em condições, digamos quase ideais.
Partindo do princípio que com as nossas temperaturas todas as perdas acumuladas sobem tremendamente, não considero que tenha maus rendimentos para o equipamento que tenho.
Relativamente ao projecto com baterias.
Tenho já uma bateria de seis baterias de 65AH a 12V instaladas. Vão ficar todas em paralelo na carga e em dois blocos na descarga para que esta se faça a 24v, o que baixa bastante as correntes.
Não as carrego a 24v porque os painéis não chegam lá e não as carregarão, então vou usar um contactor relé que faz a inversão dos dois grupos e as coloca em série para a descarga.
O outro motivo porque uso só 24V tem a ver com o facto de ser essa a tensão de maior rendimento do grid tie, e como eu o quero a 350w para injectar apenas esta a potência na rede, convém-me que assim seja.
Na pratica de dia três painéis de 175W carregam as baterias através de um carregador inteligente, o qual programo para apenas permitir a descarga se as baterias estiverem acima de 12,6V. Nesta condição a saída deste controlador vai ser usada para accionar o relé que por sua vez põe as baterias em linha com o inversor.
Haverá também um relógio que só permitirá que se injecte carga na rede a determinadas horas. Com estes dois requisitos pretendo cobrir consumos mais intensos das 19 horas até ás 23, assim como das 7 às 8 da manhã.
Basicamente as estas horas a energia é mais cara e são coincidentemente os momentos de maior consumo.
Existe também no sistema um controlador de potência que monitoriza a linha e fornece informação sobre consumos e produção.
Tenho já comigo grande parte do equipamento embora o mais simples como o contactor demore semanas a chegar, já que se trata de uma unidade de 12v com dois contactos abertos e dois fechados que não há no nosso mercado.
Penso ter a instalação concluída em Julho para iniciar os testes e a produção. Ando com pouco tempo devido a assuntos profissionais e tenho um par de semanas com saídas do país. Logo que tenha novidades coloco, se é que alguém lê algo por aqui.
Abraços.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Gold
Andava a ver se encontrava o video que dizia que o controlador não era MPPT e encontrei este video dá uma vista de olhos https://www.youtube.com/watch?v=YnQRBWMwUrE não sei se assim dá para se ver se é MPPT ou não, pode ser que alguem mais entendido possa confirmar ou não, e vê este tambem https://www.youtube.com/watch?v=THHkmwfbOJQ, pelo menos fica o alerta, vai colocando as novidades que há sempre gente que vê pode não ser agora mas daqui a algum tempo podem ver.
-
Bom dia a todos.carfes Escreveu:Obrigado
Em primeiro lugar o meu pedido de desculpas por ter escrito ontem que estava por aqui tudo apagado. Na verdade a minha conta não tinha atualizado os post desde o inicio de Junho, sem que eu entenda o porque. Hoje já se fez "Luz" dos post ora colocados.
Carfes,
Creio que o seu medidor não pode estar correto! Se usar o software que indicia os melhores valores de produção (que coloquei o link atras), verá que nas circunstancias em que tem o seu painel, não é possível toda essa produção, nem obter picos de 177W com um painel de 175W. Esse painel jamais subirá dos 150 práticos e se juntarmos perdas por calor, por cablagens e pelo menor rendimento dos nossos inversores, eu diria que mais de 125W por painel é bom.
Não quero ser "desmancha prazeres", mas creio mesmo que terá o resultado duplicado por qualquer circunstancia! Há que procurar.
Em relação aos contadores. Eu tenho que ver a marca do meu. Não é de disco, mas não sei mesmo a marca.
O que me estranhou foi o Carfes ter falado de pré-comunicação á EDP sobre ter os painéis!!! É necessário faze-lo para potencias instaladas menores que 500W em rede?
Na pratica fiquei a entender que um ou dois painéis de 175W não obrigam a nenhum tipo de Comunicação. Vou indagar se ninguém entretanto tiver a resposta presente.
Quanto ás suas anteriores perguntas que não respondi (já que não as vi por falta da dita atualização).
- Tenho os dois painéis que debitam diretamente na rede sobre os canis dos cães. Os meus cães tem uma pequena casa com telhado de cerâmica (telha lusa), e sobre eles coloquei os painéis. Por baixo coloquei uma caixa de fibra onde tenho a parte elétrica. Na verdade o inversor está la dentro.... abri furos por baixo e por cima para criar uma corrente de convecção para o ar mais quente e assim ele vai arrefecendo. Não é o ideal, mas tenho ido ver e não está muito quente, até porque é uma unidade de 600W para dois painéis de 175W. Nesse mesmo local tinha uma iluminação cujo fio entrava até um interruptor da cozinha. Substitui o interruptor por uma tomada e é ali que faço chegar os 230V 50Hz provenientes do telhado do canil. São dois metros de cabo por cada painel em CC e cerca de 10 já em corrente alternada a 230V!
- Quanto aos cabos, eu estou a usar linha FV de 6 e 10mm. Essa do cabo fotovoltaico está bem para os cabos expostos ao sol. Na pratica o plástico, especialmente o vinilo tem um componente que resiste melhor aos UV's. O resto é cobre com uma camada de alumínio para evitar a oxidação (Chamado verdete).
Eu aconselho esse cabo para zonas expostas. Assim que se sai do exterior pode ser linha FV sem problema.
Nas ligações eu não uso ligadores! Normalmente soldo os cabos com estanho e coloco mangas retrateis de qualidade que impermeabilizam a zona soldada e garante que não vai entrar humidade.
Se me quiser contactar por PM, podemos combinar algum dia para ver-mos as instalações que tenho e que estou a instalar. Se estiver pela zona de Lisboa, diga qq coisa.
Trocar experiencias ajuda sempre os dois.
Abraços
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
O primeiro video diz que é MPPT verdadeiro. Eu tenho as minhas duvidas. O teste que é feito não me diz nada. O que me diria alguma coisa, era medir a corrente de entrada solar e a corrente de saida (carga+ bateria). Se for MPPT, a corrente de entrada será menor que a corrente de saida. Se o controlador de carga for MPPT, converte tensão em corrente.
-
Carfes,
Usando o software e pensando que tem os painéis a Oeste (20º acima em direção Norte). Tem os painéis sobre um telhado e que esse telhado andará pelos 20 a 25º.
Sai do dito programa.
Máximo rendimento em Junho e Julho com 0,88 e 0,89 KW respectivamente.
Rendimentos em Dezembro e janeiro 0,20 e 0,23 KW respectivamente.
Há ainda o efeito temperatura, que quero crer que está refletido no programa, mas com certeza não deve poder esperar mais que isto.
Os meus estão um pouco mais a Sul (40º entre o Sul e Este), e nos melhores dias consigo 1,7 KW com os mesmo painéis.
No meu caso e como tenho um sistema de Amperímetro no quadro geral da moradia, consigo ver diretamente o efeito da entrada de corrente.
Abraços
Usando o software e pensando que tem os painéis a Oeste (20º acima em direção Norte). Tem os painéis sobre um telhado e que esse telhado andará pelos 20 a 25º.
Sai do dito programa.
Máximo rendimento em Junho e Julho com 0,88 e 0,89 KW respectivamente.
Rendimentos em Dezembro e janeiro 0,20 e 0,23 KW respectivamente.
Há ainda o efeito temperatura, que quero crer que está refletido no programa, mas com certeza não deve poder esperar mais que isto.
Os meus estão um pouco mais a Sul (40º entre o Sul e Este), e nos melhores dias consigo 1,7 KW com os mesmo painéis.
No meu caso e como tenho um sistema de Amperímetro no quadro geral da moradia, consigo ver diretamente o efeito da entrada de corrente.
Abraços
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
Bom dia,CrOhN Escreveu:O primeiro video diz que é MPPT verdadeiro. Eu tenho as minhas duvidas. O teste que é feito não me diz nada. O que me diria alguma coisa, era medir a corrente de entrada solar e a corrente de saida (carga+ bateria). Se for MPPT, a corrente de entrada será menor que a corrente de saida. Se o controlador de carga for MPPT, converte tensão em corrente.
Eu tenho esse para instalar no sistema que carrega baterias de dia e descarrega para a rede de casa pela tarde/noite.
Logo que o instale e inicie os testes verei o resultado nesse parâmetro, mas penso que se não fizer essa conversão de tensão em corrente, o controlador deve aquecer bastante.
Logo reporto.
Abraços.
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
Não estou de acordo com essa conclusão.CrOhN Escreveu:O primeiro video diz que é MPPT verdadeiro. Eu tenho as minhas duvidas. O teste que é feito não me diz nada. O que me diria alguma coisa, era medir a corrente de entrada solar e a corrente de saida (carga+ bateria). Se for MPPT, a corrente de entrada será menor que a corrente de saida. Se o controlador de carga for MPPT, converte tensão em corrente.
Embora ele não meça analiticamente as cargas, prova que a bateria continua a receber carga quando coloca 4A de entrada a 17V, e tem uma carga de 4A no elemento de frio. Isso quer dizer que algo sobra da transformação de 17 para 12V (que é o que caba por entrar na bateria). Se não fosse MPPT apenas teríamos amperes e a queda de tensaõ não se faria refletir em potencia transformada.
A eficiência não se mede neste vídeo, e isso sim distinguirá a qualidade dos MPPT's, já que o remanescente de U x V deveria ser a potencia que entra na bateria. No caso ideal 17x4 de entrada deveria ser igual a (12x4) da carga + (12x1,66) para a bateria. Quanto mais baixo for o valor de 1,66 menor é a eficiência do MPPT!
Por outro lado ele diz ter testado os controladores sem o dito símbolo e que esses não são MPPT nem tampouco funcionam em frequência de ajuste pelo radio AM.
Coincidentemente no segundo vídeo, o técnico demostra, com pouca qualidade de imagem, que os controladores não funcionam em MPPT. Mas o que mostra também não tem o dito símbolo.
Entre Chineses também já há os que copiam dos outros os aparelhos. Creio que depois haverá detalhes que ficam no caminho.
Enfim, até os Chinos já se copiam e concorrem da baixa á misera qualidade.
Abraços,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Gold
Onde é que ele prova que a bateria está a ser carregada?
-
Se reparar, a bateria inicialmente esta com 23% e aos 3:30min de filme ela já esta com 28%, enquanto o amperímetro ainda não passou na entradas de 2,5Amps e a carga continua a funcionar.CrOhN Escreveu:Onde é que ele prova que a bateria está a ser carregada?
Quando ele iguala a corrente de entrada com a da carga, a % da bateria aumenta em continuo! Isto significa claramente que está a carregar.
Isto não traduz na verdade a quantidade de corrente que entrou na bateria, mas a % que se vê sobe porque a tensão aos terminais da bateria também sobe e seguramente que há corrente ali a passar.
Depois, quando ele baixa a corrente de entrada para 2,7, a bateria mantem-se a 38% com a carga ainda a consumir 3,2Amps. O valor constante da bateria indicia que houve carga e que se mantem a receber.
É o que me parece. Mas por outro lado nada no vídeo prova o contrário!
Cumprimentos,
Do deserto...nada.
José Teixeira
José Teixeira
-
- Membro Gold
Precisas mesmo ver o comportamento de uma bateria com carga, sem carga, etc. O teste que ele fez, não vale puto! Mostra-me a potência que entra e a que sai em tempo real, e podemos conversar.
Deixo-te uma dica. Quando a bateria está a ficar carregada, o uso de um controlador MPPT é irrelevante. Assim como quando a tensão do painel não seja muito superior à da bateria.
Deixo-te uma dica. Quando a bateria está a ficar carregada, o uso de um controlador MPPT é irrelevante. Assim como quando a tensão do painel não seja muito superior à da bateria.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta out 03, 2013 11:30 pm
Uma observação:CrOhN Escreveu:O primeiro video diz que é MPPT verdadeiro. Eu tenho as minhas duvidas. O teste que é feito não me diz nada. O que me diria alguma coisa, era medir a corrente de entrada solar e a corrente de saida (carga+ bateria). Se for MPPT, a corrente de entrada será menor que a corrente de saida. Se o controlador de carga for MPPT, converte tensão em corrente.
Um controlador de carga MPPT não converte tensão em corrente.
O circuito MPPT do regulador de carga calcula o melhor ponto da curva UxI dos paineis fotovoltaicos, obtendo assim a potência máxima para uma determinada radiação solar.
Como os reguladores com MPPT têm um circuito oscilador (controlado pelo módulo MPPT) e como normalmente são abaixadores de tensão, a corrente de saida é superior à de entrada.
Tambem podem ser "step up" e, nesse caso, a tensão de saída será superior à do painel.
-
- Membro Gold
Nesse mesmo local tinha uma iluminação cujo fio entrava até um interruptor da cozinha. Substitui o interruptor por uma tomada e é ali que faço chegar os 230V 50Hz provenientes do telhado do canil. São dois metros de cabo por cada painel em CC e cerca de 10 já em corrente alternada a 230V!
- Quanto aos cabos, eu estou a usar linha FV de 6 e 10mm. Essa do cabo fotovoltaico está bem para os cabos expostos ao sol. Na pratica o plástico, especialmente o vinilo tem um componente que resiste melhor aos UV's. O resto é cobre com uma camada de alumínio para evitar a oxidação (Chamado verdete).
Eu aconselho esse cabo para zonas expostas. Assim que se sai do exterior pode ser linha FV sem problema.
Se calhar não seria pior colocar um disjuntor ou melhor ainda um interruptor diferencial para proteger esse circuito, e o fio FV (flexível) como o V (rígido) é para ser usado dentro de tubos, sem ser entubado o cabo tem que ter mais que uma protecção de isolamento FVV para flexível ou VV para rígido o" sem problema" é relativo, e para se poupar uns cêntimos as vezes arranjam-se problemas desnecessários.
não é uma critica é apenas a alertar para possíveis acidentes.
Se calhar não seria pior colocar um disjuntor ou melhor ainda um interruptor diferencial para proteger esse circuito, e o fio FV (flexível) como o V (rígido) é para ser usado dentro de tubos, sem ser entubado o cabo tem que ter mais que uma protecção de isolamento FVV para flexível ou VV para rígido o" sem problema" é relativo, e para se poupar uns cêntimos as vezes arranjam-se problemas desnecessários.
não é uma critica é apenas a alertar para possíveis acidentes.