O fusível de 160A aguenta 200A (RMS) durante cerca de 3 horas.
O problema é que o rating destes fusíveis (pensado para o mercado dos empilhadores) é no máximo de 80V DC e a capacidade de corte de 2.500A DC ficam também aquém do desejado.
Não é fácil arranjar material para estas aplicações a preços contidos.
A instalação está com bom aspecto Jorge.
Aquela barra de ligadores vai ter de ser retirada quando instalares um BMS. Aquelas ligações são problemáticas do ponto de vista da fiabilidade particularmente quando há vibrações. Podes utilizar ligadores industriais de ligação rápida com mola p/ calha DIN. Quanto mais vibra mais ele aperta.
Faço por vezes a substituição de escovas a martelos eléctricos, onde as vibrações são milhões de vezes superiores, e verifico em quase todas as marcas, que existem ligadores eléctricos de aperto por parafusos e que nunca se desapertaram.
É mais fácil um ratinho roer um ou mais fios, fazendo estragos num BMS, que estes ligadores se desapertarem com as vibrações na carroçaria de um Peugeot.
Já vi fios 0,5 mm2 multi-filares (sem ponteiras) serem cortados pelo próprio ligador industrial de ligação rápida com mola p/ calha DIN, com apenas algum manuseio dos fios. Ele comporta-se como uma guilhotina, e quando o fio é puxado, faz com que a aresta lhe exerça ainda mais pressão.
Prefiro colocar ligadores de barra de junção, e com terminais/ponteiras para refortalecer os fios multi-filares, com toda a sensibilidade bem apurada, fazer um aperto ao parafuso do ligador (nem volta a mais, nem volta a menos).
Por vezes, mesmo aplicando os materiais melhores, e com as melhores ferramentas, esquecemos que não os manuseamos da melhor forma e falhamos.
Com materiais de menor qualidade e ferramentas menos apropriadas, mas tendo a devida atenção no seu manuseio e aplicação, poderemos obter bons resultados.
Jorge Rocha Escreveu:Já vi fios 0,5 mm2 multi-filares (sem ponteiras) serem cortados pelo próprio ligador industrial de ligação rápida com mola p/ calha DIN, com apenas algum manuseio dos fios. Ele comporta-se como uma guilhotina, e quando o fio é puxado, faz com que a aresta lhe exerça ainda mais pressão.
Tens toda a razão. Uso sempre ponteiras por essa razão.
Já reparaste que nas instalações eléctricas residênciais a maior parte dos problemas com as tomadas Schuko de parede têm a ver com a cedência do cobre prejudicando o aperto dos terminais. O aperto tem de ser realizado em várias fases para compensar a cedência natural do cobre. Em terminais cravados é mais fácil realizar o aperto final numa só operação.
Nesta semana que passou, durante dois dias seguidos que o meu pai me disponibilizou este carro, pode verificar que estas células têm uma resistencia interna muito baixa. Justifico:
Puxando 1,7C (204A para os 120Ah) de descarga, mesmo quando já tinha menos de 50%, as tensões mínimas por célula não baixavam dos 3,05V.
Estou a falar de uma experiencia feita em dois dias com um total de 200Km realizados, onde as correntes mais constantes andavam na ordem dos 60A ou 0,5C de descarga.
Sabendo que o carro não tem dormido na garagem e que as possas de água lá fora têm estado, todos os dias pela manhã, congeladas, indicativo que as baterias deverão estar sempre abaixo dos 10ºC, prova que os comportamentos destas células são muito positivos relativamente aos dados do fabricante, comparativamente com alguns de outros fabricantes.
Como o carregador ainda está com a limitação por não ter sido feito o reset ao software, carregando assim apenas a 12A ou 0,1C de carga, os tempos livres nestes dois dias foram muito reduzidos. Ora estava a andar, ora estava a carregar.
Por as baterias estarem com isolamento térmico, pensei que iriam aumentar mais do que se verificou.
Não fui confirmar com algum medidor de temperatura regulado, foi apenas as costas da minha mão, que já têm alguma sensibilidade, e onde verifiquei um aumento de uns 5ºC ao final desses 200Km em dois dias realizados. As células não estavam geladas como as chapas do carro, mas estava muito frias.
Este teste para mim foi muito positivo, pois tenho alguns projectos a decorrer e outros ainda em planos, para estas mesmas células, e verifico que terão um bom comportamento.
Jorge Rocha Escreveu:...
O carro já passou dos 41.000Km.
Jorge, agora passados todos estes kms, consegues perceber qual é o consumo do carro?
Eu estou a apontar para 12kWh/100kms.
É minimamente realista, certo?
(Já agora, fico contente por ver a garagem "vazia", é bom sinal )
Carago, está difícil.
Mas sou capaz de jurar que conheço esse carro. Aliás, era capaz de jurar que já andei num, há muuuuuuito tempo atrás. Vou arriscar algo mais exótico. Yugo?
Jorge Rocha Escreveu:Carago, está difícil.
Mas sou capaz de jurar que conheço esse carro. Aliás, era capaz de jurar que já andei num, há muuuuuuito tempo atrás. Vou arriscar algo mais exótico. Yugo?
O sistema aqui do forum deve estar a passar-se de todo... NÃO FUI EU QUEM ESCREVEU O QUE ESTÁ AQUI EM CIMA! O autor que se acuse por favor!
Como pode isto ser possível?
E a minha resposta de ontem desapareceu... (tinha respondido a todos)
pafi Escreveu:Isso... ou estás a começar a sofrer de dupla personalidade e ainda não deste conta
Só se for...
Também com tudo o que se passou nesta semana... não é para menos. Hoje foi uma das minhas GOVECS T1.4 roubada, eram 19H00, e às 20H00 já eu estava na PSP para a ir buscar. Amanhã vou a tribunal para ver se os dois indivíduos (15 e 17 anos) apanhem uns apertos valentes.
"Apenas" forçaram a direcção que estava trancada e partiram a carnagem de baixo.
Valeu a boa observação de um morador dali de perto, por sinal também PSP, para dar o alerta e assim apanha-los em flagrante.