Boa noite!
Jmal,
Concordo plenamente com as inspecções, servem mesmo para conferir regularmente a segurança do veículo! Mas é assustador saber que não existe para os CI's de duas rodas! Que pelos vistos é a única razão de não se poder legalizar a conversão.
Para mim isso é triste para um país supostamente desenvolvido e - em alguns aspectos - a investir em energias renováveis. Ora acrescentando isto à enorme lista de aspectos negativos que sofro graças à crise e de que não tenho culpa nenhuma, está é na hora de me pisgar e não mais voltar! Neste momento estou num daqueles programas CEI e 12 meses, depois de não conseguir trabalho onde tenho formação profissional, que termina em Dezembro. Apesar de o trabalho ser interessante, mais uma vez voltamos ao mesmo e o sistema funciona muito mal. Adiante.
Este projecto veio pela necessidade de ter um transporte económico nas voltas pela cidade, que no verão é um caos (e no inverno um tédio!), e ao mesmo tempo algo feito por mim, com os recursos que conseguir. Apesar de ganhar pouquinho, estou disposto a gastar numa conversão, por prazer! Acho que é escusado dizer que a ideia era ir para carro e etc, mas isso é outro campeonato 8).
Resumindo, em caso de falhanço é mais uma desculpa para emigrar!
Confesso que tenho alguma curiosidade em saber o que aconteceria ao ser parado numa qualquer situação em que isso viesse à baila ou fosse o motivo da paragem. Não sei exactamente que artigos estaria a violar (partindo do princípio claro que a mota era registada/inscpecionada por um especialista), mas penso que em qualquer caso poderia sempre alegar/provar que é um veículo conforme as normas europeias de segurança.
Também posso ser só eu a divagar demasiado, mas logo se vê. Para já quero é ir ver peças e preços! Aí logo decido se avanço ou não
Será que se lhe meter uns pedais, passa como bicicleta eléctrica?
pedrotfmendes,
A scooter eléctrica é uma alternativa, mas no meu ver é um veículo demasiado inseguro para cidade, tanto como para uma ou outra viagem pouco maior, mesmo que sejam só 30 ou 40km. Em algumas estradas nacionais é mais que suficiente para ser sugado por um camião a 90km/h, e puff. Pode ser um bocadinho drástico, mas é verdade e os azares acontecem.
Digo isto pois todos os acessos a minha casa são extremamente perigosos tanto para peões como para bicicletas, e os ditos ciclomotores - Não há passeios e na maioria das vezes a berma é o traço contínuo (apagado) e valeta ou casas ou simplesmente sem espaço.
Gosto bastante de andar de bicicleta, e mesmo com as novas leis o respeito dos outros automobilistas é o mesmo. Basta dizer que na semana passada passou um FD* por mim a 80/90kmh na curva de uma recta. Ainda era de dia e tinha luz trazeira alta e bem visível e ainda assim não passou a mais de 50cm de mim sem contar com o espelho lateral, que me pareceu bem mais perto! Foi um belo dum cagaço foi...
E isso dispoletou duas coisas: Visibilidade e performance. Não é preciso dar 120kmh, mesmo que dê 70, tem quase sempre muito melhor acelaração que a maioria dos veículos... e dependendo do bicho, pode ser ágil q.b. para o que eu considero conduzir seguramente num veículo de duas rodas, e se acontecer, será eléctrico.
(entretanto vou acrescentar umas quantas luzes à bicicleta!)
Tenho visto umas Aprílias RS 50/125 bem baratas, e até uma kawasaki ninja! Mas essa já me parece grande e pesada demais, mas é bonita e ia ficar bem melhor
As velhinhas também são uma hipótese, Casal Boss, Sachs e similares, mas são mais pequenas e precisam normalmente de um restauro mais profundo. Eu não percebo grande coisa de motas, é verdade, por isso também pelo que tenho visto de outros projectos, se puder sigo para uma dessas de meio porte.
O que pretendo de autonomia, seria na casa dos 40km, com uma velocidade média de 50/70kmh, e se possível top speed algo superior, não precisa de ser muito.
Tenho namorado os motores Motenergy, e há lá dois ou 3 dos mais baratos a 48/72V bem interessantes! Que parecem-me mais que suficientes. Já fiz algumas contas, e assim muito por alto penso que -na eventualidade...- com um pack de 90Ah conseguiria
sem problema 70-80km. Mas aqui entro no ponto em que não sei o que vou encontrar lá na sucata, se é que encontro alguma coisa, e portato não sei o que vou escolher/gastar no motor/controlador/carregador, para decidir o pack de baterias!
Presumo (espero!) que vou encontrar motores de empilhadoras e coisas do género, e talvez alguns mais pequenos, não sei. Espero é ter facilidade em distinguir os AC dos DC e aí, dos brushed e brushless! Não sei mesmo o que vou encontrar! Sei que há muitos e de vários tipos, é só
Mas estou completamente aberto a opções, sugestões e bitaites!
![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
Tenho estudado o que posso sobre o assunto e espero mesmo que se não for muito em breve, seja daqui a um par de anos, longe deste pedaço de terra tão mal aproveitado!