Página 4 de 9
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 9:45 am
por XaYu
BondadeSua Escreveu:PepeLegal Escreveu:Após fazer 70km a andar à chuva, no regresso a casa, a 300mts de chegar, numa curva em "U" a mota derrapa, ando aos "Ss" e só paro no chão

Afinal ias devagar e aconteceu.
Não esqueças que "tal como já por cá foi dito" só há 2 tipos de motociclistas...os que já caíram e os que vão cair!
Do mal o menos!
BondadeSua
X2!!
Caí exactamente da mesma maneira, e nem era em curva, foi numa aproximação a uma rotunda e estava praticamente parado!! Mas lá está, travei com o de traz e a estrada estava um pouco humida pois era de manha e tinha chuvido a noite toda... E isto foi a caminho de um encontro, longe de casa. Conclusão: nem tive tempo de ganhar 'medo', tive que seguir viagem até ao encontro e ainda voltar pra casa, com tempo humido e de noite!
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 9:52 am
por Markito
Companheiro Pepelegal, é sempre triste estas situações...
Mas, apesar de tudo, parece que o estrago não é muito elevado, e assim sendo toca a elevar a moral e dar um tratamento à El e-Dorada

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 10:21 am
por PepeLegal
Obrigado a todos pelas palavras de apoio
Hoje no caminho para o emprego já vim a tentar habituar-me a levar sempre dois dedos no travão da frente e nunca meter a mão no travão esquerdo. Vou tentar mecanizar esta postura nos próximos dias enquanto espero para ir à oficina trocar os pneus...
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 10:25 am
por Edu_Rod
BondadeSua Escreveu:PepeLegal Escreveu:Após fazer 70km a andar à chuva, no regresso a casa, a 300mts de chegar, numa curva em "U" a mota derrapa, ando aos "Ss" e só paro no chão

Afinal ias devagar e aconteceu.
Não esqueças que "tal como já por cá foi dito" só há 2 tipos de motociclistas...os que já caíram e os que vão cair!
Do mal o menos!
BondadeSua
eu já posso dizer, bem vindo ao clube. mas que doí, doí.
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 1:34 pm
por Brunus
Pepelegal, o que importa é que estás bem. As mazelas da mota, por muito que doam na nossa alma, podem sempre ser reparadas.
Eu pelo menos, sempre que regenero na Vx tenho o indicador sobre a manete do travão da frente. Por vezes coloco também o dedo grande, mas isso deixa-me a mão numa posição desconfortável. Normalmente só faço isso quando regenero a descer a A5 em Monsanto.
Assim, se for preciso travar é só apertar o travão da frente. Nunca regenero e travo com o de trás apenas, uso sempre 1º o da frente e tento sempre libertar um pouco a regeneração, e só depois vou ao travão de trás.
Até hoje, com esta técnica e mesmo em chuva nunca tive chatices.

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 2:55 pm
por serges
Brunus Escreveu:Pepelegal, o que importa é que estás bem. As mazelas da mota, por muito que doam na nossa alma, podem sempre ser reparadas.
Eu pelo menos, sempre que regenero na Vx tenho o indicador sobre a manete do travão da frente. Por vezes coloco também o dedo grande, mas isso deixa-me a mão numa posição desconfortável. Normalmente só faço isso quando regenero a descer a A5 em Monsanto.
Assim, se for preciso travar é só apertar o travão da frente. Nunca regenero e travo com o de trás apenas, uso sempre 1º o da frente e tento sempre libertar um pouco a regeneração, e só depois vou ao travão de trás.
Até hoje, com esta técnica e mesmo em chuva nunca tive chatices.

Exactamente essa do dedinho uso sempre...
Sent from my Nexus 4 using Tapatalk 2
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 3:47 pm
por Bluesky

Parabens pepe mais ou restantes proprietarios das Li+...espero que em breve a tua El e-dorada passe a É a-dorada! Queria aproveitar e como estão por aqui os entendidos para colocar 2 questões
1. É possivel transformar uma Nimh em Li+ ou Li++

, o que é necessario mudar?
2. O firmware permite uma re-programação profunda ou nem por isso? E se quizessemos colocar um banco de litio muito acima do normal, seria possivel?
Se te queres rir eu pessoalmente pertenço ao clube dos que ja malharam a serio, desde uma ida à praia como uma casal boss (acelera) e apanhado uma curva com areia das obras e consequente esfoladela de mais de 50 metros no asfalto, bem como a um voo de 10 metros por cima de rochas e urtigas na minha ex-suzuki dr350. Ca para mim estas pronto é para mais outra e a mota é retocada por tuta e meia e em dois tempos....
O mais importante é não repetir o mesmo erro. Como já foi dito o problema foi mesmo regenerar em curva, regenerar significa travar com o motor, ou seja, é o que designamos como travagem electrica, travao electrico, ou mais exactamente, regenerar é um retardamento electrico (não existe um bloqueio fisico e ele só existe enquanto houver movimento). O problema nas motas e automoveis, mais sensivel nas motas, é bloquear as rodas, imobiliza-las em andamento, provocando uma derrapagem sem possibilidade de recuperação.
No caso da vetrix a regeneração é feita na tracção, roda de trás, ou seja, se regenerares e travares simultanemamente acabas por facilmente bloquear a roda - levando ao acidente. Evidentemente se só travares com o pneu da frente e o bloqueares cairas igualmente. Portanto a solução segura é travares simultaneamente com ambos os travões e só utilizares o travão electrico, ou seja, a travagem regenerativa quando for seguro - piso seco, em linha recta.....de modo que nunca "bloqueies". Isso foi o que aqui foi dito, por outras palavras. A novidade é esta: quando sentires a derrapagem, porque abusaste (bloqueaste), só tens que largar (tanto o travão como a regenerativa) até reequilibrares a travagem e recuperares o "grip", e para os mais experimentados dar um pouco de gás pode ajudar...salvo seja! um abraço a todos e continuem assim # (ps: se derem com algum pontape na gramatica foi de proposito mesmo, estou a redesenhar o proximo acordo ortografico)
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 4:39 pm
por Mumia
Bluesky Escreveu:Queria aproveitar e como estão por aqui os entendidos para colocar 2 questões
1. É possivel transformar uma Nimh em Li+ ou Li++

, o que é necessario mudar?
2. O firmware permite uma re-programação profunda ou nem por isso? E se quizessemos colocar um banco de litio muito acima do normal, seria possivel?
Então tens três casos por cá ehehehe a do Serges e a do Jmap e a do Nuno

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: segunda nov 25, 2013 5:55 pm
por PepeLegal
Pois...é essa aprendizagem que estou a fazer....na ML5000 travava sempre com os dois travões e em 2 anos nunca tive problemas. Nesta, por causa do punho regenerativo, já não o fiz. O resultado, senti-o na pele...literalmente...e na carnagem da mota..
Ainda bem que esta semana não chove por estas bandas...
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: quinta nov 28, 2013 8:03 pm
por Volt
Brunus Escreveu:mas isso deixa-me a mão numa posição desconfortável
Não quero armar-me em professor ou corrector, mas com este texto percebi que aceleras/conduzes com os pulsos/braços em vez de acelerares/conduzires com as mãos/dedos... Não sei se me fiz entender, mas por essa razão é que tenho um vídeo parvo no youtube onde se passa alguns 20 minutos a ver a minha mão direita em plena condução...

.
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: quinta nov 28, 2013 11:28 pm
por Mumia
Volt Escreveu:
Não quero armar-me em professor ou corrector, mas com este texto percebi que aceleras/conduzes com os pulsos/braços em vez de acelerares/conduzires com as mãos/dedos... Não sei se me fiz entender, mas por essa razão é que tenho um vídeo parvo no youtube onde se passa alguns 20 minutos a ver a minha mão direita em plena condução...

.
eu assumo q o faço...

mas quero aprender pra me corrigir

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sexta nov 29, 2013 1:53 pm
por PepeLegal
Eu ando com muito mais atenção à posição de condução e à forma de uso do acelerador. Já vi o video do Volt e ajudou-me a perceber que ando a fazer muito semelhante a ele (já não uso tanto o punho).
Mas agora ando-me a obrigar a andar sempre com dois dedos "esticados" perto do travão, principalmente com condução "em cidade"...nas vias rápidas já "fecho mais a mão"...
Há uns dias atrás, senti de novo o pneu traseiro a perder a aderência numa descida em cima de uma das faixas de uma passadeira ...mas desta vez, travei com o travão frontal. Correu tudo bem, consegui controlar a mota e não se passou nada..mas também não estava a chover....
....preciso mesmo de trocar os pneus...

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sexta nov 29, 2013 4:33 pm
por Volt
Em cima de:
- Poça, lama, areia, terra, lago, lagoa, rio, mar, água, sumol, cola-cola (pepsi não que ah e tal Ronaldo), e outras tretas menos sólidas;
- carris, juntas e outras tretas de ferro que se situam no meio da estrada;
- traços, sinais, passadeiras, guias e outras tretas pintadas no asfalto que possam não ser anti-aderentes (e acontece por vezes "alguém" poupar na qualidade das tintas até ao primeiro acidente num determinado local)...
... Há que não curvar, tombar, desviar, acelerar, abrandar, travar (seja com o travão de trás ou de frente, é igual). O que se tem de fazer nestas alturas, é somente deixar ir. Manter a mota direita e seguir em frente enquanto os pneus estiverem a atravessar a "treta", bem como não mudar a velocidade ou fazer qualquer movimento mais brusco.
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sexta nov 29, 2013 6:16 pm
por Mr_Icaro
'you're the man'.
Obrigado pelas dicas motards. Tenho seguido a risca. Se há um verdadeiro motard neste forum és tu.
Abraco
Volt Escreveu:Em cima de:
- Poça, lama, areia, terra, lago, lagoa, rio, mar, água, sumol, cola-cola (pepsi não que ah e tal Ronaldo), e outras tretas menos sólidas;
- carris, juntas e outras tretas de ferro que se situam no meio da estrada;
- traços, sinais, passadeiras, guias e outras tretas pintadas no asfalto que possam não ser anti-aderentes (e acontece por vezes "alguém" poupar na qualidade das tintas até ao primeiro acidente num determinado local)...
... Há que não curvar, tombar, desviar, acelerar, abrandar, travar (seja com o travão de trás ou de frente, é igual). O que se tem de fazer nestas alturas, é somente deixar ir. Manter a mota direita e seguir em frente enquanto os pneus estiverem a atravessar a "treta", bem como não mudar a velocidade ou fazer qualquer movimento mais brusco.
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sexta nov 29, 2013 6:30 pm
por jmal
Volt, confessa lá, quantas vezes é que já deste de caras com o alcatrão ???
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sexta nov 29, 2013 7:02 pm
por Volt
Desde 2006 para a frente: Zero!

.
PS: No entanto, até 2006, se não me falha a memória, foram oito...

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sexta nov 29, 2013 9:12 pm
por Mumia
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sábado nov 30, 2013 11:14 am
por MRider
Uma pergunta neste caso não se aplica o artigo 2 ?
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sábado nov 30, 2013 11:43 am
por serges
visitante2 Escreveu:
Uma pergunta neste caso não se aplica o artigo 2 ?
Caro visitante2, tens feito imensos posts com este tipo de comentários, alias já te tinhamos avisado... o mumia além de moderador não faz destes comentários uma tradição, ao que tens feito e tens sido avisado...
Agradeço que tenhas essa atenção, uma andorinha não faz a primavera...
Voltemos ao topico!
Obrigado
Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal
Enviado: sábado nov 30, 2013 3:17 pm
por Mumia
visitante2 Escreveu:
Uma pergunta neste caso não se aplica o artigo 2 ?
Bom tens razao se aplicar a regra do "uma palavra" apesar de ter uma palavra e varios icons que por si tb expressão algo, pq de resto quanto ao nao ter sentido ou de propositadamente "non-sense", não se aplica, visto como é bem logico no comentário à frase é apenas uma "exclamação" quanto à quantidade de quedas e o quanto isso custa quer monetariamente quer fisicamente. Bem como não fiz a mesma exclamação repetidamente.
Felizmente
sempre me pautei por não entrar em picardias (mt menos as q n sao minhas) que por aí andam , e as que cada vez mais se vêm por aí camufladas!
Tudo o que escrevo faço-o enquanto MEMBRO do grupo, (para que não haja acusações como ja houve noutra secção do forum que escrevo "protegido" pela palavra Moderador), quando tiver de agir como Moderador (que tb ja o fiz) faço-o por MP para o visado e td se resolverá e não em praça publica.
Por isso não percebo essa tua questão, ou o que quer que seja... Mas cá estou para falar ctg quando o quiseres para esclarecer o que escrevo caso seja preciso. Poderia responder por MP para ti visitante2, mas como gosto que as coisas fiquem bem claras e esclarecidas à frente de todos escrevi neste OFF-Topic para que futuramente não haja o disse que disse.