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Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 7:03 pm
por vinato
Se fossem 24 imãs de neodímio N50 2"x1"x1/2" melhoraria?
Wolfire Escreveu:Melhoraria tanto que com uma furadeira de 440w nem venceria o cogging. E com essa configuração de imãs e bobinas fica com um gerador super ineficiente. Isso se tiver a sorte de não esmagar todos os dedos entre os imãs ;)
Tenho a impressão que a furadeira, como o ciclista empurrando a locomotiva citado pelo Aless, se devidamente equipados e assistidos se sairiam muito bem. Menos o Hamster...

Por favor você poderia traduzir cogging?

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 7:35 pm
por marciopinto
Wolfire Escreveu: Por favor você poderia traduzir cogging?
Não sei a tradução, mas deve estar a referir a isto.


Link

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 7:53 pm
por vinato
Olá, Márcio

Não vi neste vídeo o que o torque da furadeira não venceria.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 7:56 pm
por vinato
O que sei é que levei uma lambada da cinta de fibra de vidro, tal o ritmo do motor.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 8:04 pm
por marciopinto
vinato Escreveu:Olá, Márcio

Não vi neste vídeo o que o torque da furadeira não venceria.
Nem sei o que é para ser sincero,apenas usei o nome e encontrei este video.
Edit: Já sei o que é ;) é a resistencia no movimento entre polos magnéticos (tradução rasca por ouvido do ingles) problema meu em entender inglês e não conseguir fazer a tradução. :|

Acho que não existe tradução, mas poderemos dizer Cogging = Soluços
vinato Escreveu:O que sei é que levei uma lambada da cinta de fibra de vidro, tal o ritmo do motor.
autch :shock:

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 8:33 pm
por vinato
O problema seria o start. O soluço viraria brisa a 4000 rpm.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 8:41 pm
por Aless
Olá,
apesar da boa vontade do Marcio, o video foi uma escolha infeliz - culpa do título inapropriado e de quem o postou no youtube.
"Cogging" é o efeito do rotor, em repouso, ficar "agarrado" nas posições de alinhamento com os ímãs.
A tentativa de movimentá-lo com a mão mostra que tal movimento se dá aos "saltos", e que sempre é necessário empregar uma certa força para que ele "salte" para a próxima posição de alinhamento.

Foi a isto que o Wolfire se referiu.
Abraços!

PS: entre eu ver o video e acabar de escrever a resposta, o Marcio encontrou alguma coisa...

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 8:51 pm
por Wolfire
Aless Escreveu:Olá,
apesar da boa vontade do Marcio, o video foi uma escolha infeliz - culpa do título inapropriado e de quem o postou no youtube.
"Cogging" é o efeito do rotor, em repouso, ficar "agarrado" nas posições de alinhamento com os ímãs.
A tentativa de movimentá-lo com a mão mostra que tal movimento se dá aos "saltos", e que sempre é necessário empregar uma certa força para que ele "salte" para a próxima posição de alinhamento.

Foi a isto que o Wolfire se referiu.
Abraços!

PS: entre eu ver o video e acabar de escrever a resposta, o Marcio encontrou alguma coisa...
Então já respondido.
Vinato, vejo que não tens noção da força desses imãs de neodimeo, força aí mas vai com cuidado!

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 8:59 pm
por Wolfire
Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 9:11 pm
por vinato
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Quero saber quem será o primeiro a jogar o aerogerador do telhado!

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 9:14 pm
por marciopinto
Aless Escreveu:Olá,
apesar da boa vontade do Marcio, o video foi uma escolha infeliz - culpa do título inapropriado e de quem o postou no youtube.
"Cogging" é o efeito do rotor, em repouso, ficar "agarrado" nas posições de alinhamento com os ímãs.
A tentativa de movimentá-lo com a mão mostra que tal movimento se dá aos "saltos", e que sempre é necessário empregar uma certa força para que ele "salte" para a próxima posição de alinhamento.

Foi a isto que o Wolfire se referiu.
Abraços!

PS: entre eu ver o video e acabar de escrever a resposta, o Marcio encontrou alguma coisa...
Por acaso ia fazer outro edit, mas o meu pc parece que fez "cogging" e tive que reiniciar. :lol:
Eu encontrei a resposta noutro forum BR, mas a sua resposta ainda simplificou a minha dúvida.

Obrigado

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 9:16 pm
por marciopinto
vinato Escreveu: Quero saber quem será o primeiro a jogar o aerogerador do telhado!
:shock: DAWM

Desculpem mais esta...

Indepedentemente da voltagem produzida, qual é o mais eficiente com ou sem cogging?
PS: É só curiosidade minha.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 9:29 pm
por vinato
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 9:47 pm
por Wolfire
marciopinto Escreveu:
vinato Escreveu: Quero saber quem será o primeiro a jogar o aerogerador do telhado!
:shock: DAWM

Desculpem mais esta...

Indepedentemente da voltagem produzida, qual é o mais eficiente com ou sem cogging?
PS: É só curiosidade minha.
O cogging não serve para nada, só atrapalha, geradores com bobinas com núcleo ferroso são mais eficientes mas o cogging dos imãs para nucleo dificultam sua arrancada por isso nos aerogeradores se usam bobinas sem núcleo para começar a girar com ventos fracos e ir ganhando velocidade ;)

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 9:52 pm
por Wolfire
vinato Escreveu:
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.
Se com essa condição inexplorada conseguiu tão pouca eficiência num gerador devias desistir ;)

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 10:22 pm
por Aless
vinato Escreveu:
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.
De fato, gastar 440W para obter 50W não esbarra em nenhuma lei Física.
Sugiro mais uma vez que revejas a medida de velocidade. Estás a construir uma igreja no pântano...
Abraços!

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 10:22 pm
por vinato
Wolfire Escreveu:
vinato Escreveu:
Wolfire Escreveu:Também com o material que fez o gerador, a 4400 rpm se fosse um gerador eficiente, teria que ter mais de 200v e não só 80v acho que tem que estudar um pouco mais sobre geradores axias, para os 50w que conseguiu, com 80v são mais ou menos 600 ma muito pouco para esse gerador mostrando sua ineficiência.
Parece que consegui vencer o mundo de opiniões contrárias, baseados nas leis da Física, que em nenhum momento esbarrei, nem poderia. O que fiz foi explorar uma condição ainda não explorada.
Se com essa condição inexplorada conseguiu tão pouca eficiência num gerador devias desistir ;)
Sim, este que aqui esta montado figurara no Museu do Moto-Perpetuo.

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 10:28 pm
por vinato
Teremos também: Museu do carro elétrico, que funcionara com apenas uma bateria, somente para dar partida; Museu do aero gerador, do gerador a gasolina, a óleo diesel, carvão, biodiesel...

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 10:36 pm
por Wolfire
Vinato, um motor funciona independente ao seu tamanho, um motor a combustão interna por exemplo, funciona tanto com 1,2,4,6 pistões.
Para veres se tua maquina é viavel, não a nessecidade de fazeres mais rotores ou usar imãs de maior poder é só colocar como força motris, no lugar da furadeira de 440w que consome mais do que o gerador pode fornecer, um motor de impressora de 30v por exemplo, que consome bem menos do que a capacidade do seu gerador, ai então se o gerador conseguir alimentar o motor e ganhar velocidade entraste para a historia ;)

Re: Mecânica dos Magnetos

Enviado: sábado set 28, 2013 10:44 pm
por marciopinto
Wolfire Escreveu: O cogging não serve para nada, só atrapalha, geradores com bobinas com núcleo ferroso são mais eficientes mas o cogging dos imãs para nucleo dificultam sua arrancada por isso nos aerogeradores se usam bobinas sem núcleo para começar a girar com ventos fracos e ir ganhando velocidade ;)
Obrigado ;)